Solução para falta de potência do Tempra i.e 8v

Como já sabemos, o Tempra é um carro que apesar de ter um alto índice de nacionalização, possui projeto originalmente Europeu. Com isso, alguns “resquícios” de sua naturalidade Européia aparecem.

Um dos resquícios é o caso da mangueira para aquecimento do ar admitido, presente nos Tempras 8v I.E.

Essa mangueira aspira ar quente do próprio motor, para um melhor funcionamento em épocas de inverno, mas foi concebida para países onde faz muito frio, com neve e temperaturas abaixo de zero. No Brasil não há necessidade dessa mangueira e ela não costuma vir na maioria dos carros (exceto carburados, onde pode haver algum ganho).

No pé da caixa de filtro de ar, há um recurso que regula a entrada de ar quente/frio. De acordo com a temperatura do ar aspirado, uma porta define se o ar que será aspirado será o externo ou o aquecido pelo motor. Se essa porta emperrar ou estragar e parar travada puxando ar quente do motor, você terá uma diminuição do desempenho do seu Tempra, especialmente em dias quentes.

Considerando isso, nós recomendamos que você, exceto se morar no Rio Grande do Sul, em alguma cidade que faça neve, desative esse recurso e deixe a porta travada sempre na posição para aspirar ar externo.

Veja o vídeo abaixo encontrado no Youtube que explica melhor a questão:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LXz-Ocf8jH0]

Posted in tutoriais.