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MOTOR 1.8 T. SPARK - DESCRIÇÃO

Motor : tipo 4 cilindros em linha, com dupla árvore de cammes no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, variador de fase e dupla ignição estática comandadas por uma única central MOTRONIC M 2.10.4.
Na parte traseira do motor está ligado o grupo embreagem - câmbio - diferencial e constitui parte integral do motopropulsor.
O motopropulsor é instalado na parte dianteira e colocado no sentido transversal com uma inclinação de 18° 30'.
O grupo é fixado à carroceria por meio de dois suportes do tipo "suspenso", com amortecimento elástico, e um terceiro, tipo compasso, à travessa da suspensão.
Para conter os deslocamentos, o motor é ligado na parte de cima à carroceria através de uma biela.
Todas as correias possuem tensores automáticos para uma longa durabilidade das mesmas.
A alimentação, com gasolina sem chumbo, está em conformidade a adequados sistemas contra poluição que caracterizam baixos níveis de emissões na descarga.


Retirada do motor
- Colocar o veículo em um elevador;
- Retirar a bateria;
- Retirar as rodas dianteiras e as respectivas proteções

1 - Levantar o veículo e descarregar o líquido de arrefecimento do motor desligando a mangueira de saída do radiador.


Retirar os relés do suporte da bateria e posicioná-los lateralmente com os relativos chicotes de modo a não nterferir nas operações seguintes.

1 - Soltar os parafusos de fixação, e em seguida remover o suporte da bateria e em seguida retirar a chapa traseira de suporte dos cabos da bateria.


1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de vazão de ar (debímetro).

2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar aspirado (NTC).

3 - Afrouxar a abraçadeira e desligar o tubo de recirculação da tampa do cabeçote.


1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (NTC).

2 - Desligar a conexão elétrica do transmissor do indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e o contato da luz espia de máxima temperatura, e deslocar lateralmente o relativo chicote.


1 - Desligar as conexões elétricas do sensor de fase (1a), do sensor de detonação (1b) e do sensor de giros de fase (1c).
2 - Desligar da caixa de aspiração o tubo de recirculação dos vapores de combustivél.


1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte de reforço.
2 - Retirar o trecho dianteiro da tubulação de descarga completo com a sonda lambda, após retirar as relativas fixações.