MOTOR 1.8 T. SPARK - DESCRIÇÃO
Motor : tipo 4 cilindros
em linha, com dupla árvore de cammes no cabeçote, quatro válvulas
por cilindro, variador de fase e dupla ignição estática comandadas por
uma única central
MOTRONIC M 2.10.4.
Na parte traseira
do motor está ligado o grupo embreagem - câmbio - diferencial e constitui
parte integral do motopropulsor.
O motopropulsor é
instalado na parte dianteira e colocado no sentido transversal com
uma inclinação de 18° 30'.
O grupo é fixado à
carroceria por meio de dois suportes do tipo "suspenso", com amortecimento
elástico, e um terceiro, tipo compasso, à travessa da suspensão.
Para conter os deslocamentos,
o motor é ligado na parte de cima à carroceria através
de uma biela.
Todas as correias
possuem tensores automáticos para uma longa durabilidade das mesmas.
A alimentação, com
gasolina sem chumbo, está em conformidade a adequados sistemas
contra poluição que caracterizam baixos níveis de emissões na descarga.
Retirada do motor
- Colocar o veículo em um elevador;
- Retirar a bateria;
- Retirar as rodas dianteiras e as respectivas proteções
1 - Levantar o veículo
e descarregar o líquido de
arrefecimento do motor desligando a mangueira
de saída do radiador.
Retirar os relés do
suporte da bateria e posicioná-los lateralmente
com os relativos chicotes de modo a não nterferir
nas operações seguintes.
1 - Soltar os parafusos
de fixação, e em seguida
remover o suporte da bateria e em seguida retirar
a chapa traseira de suporte dos cabos da bateria.
1 - Desligar a conexão
elétrica do medidor de vazão
de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do ar aspirado (NTC).
3 - Afrouxar a abraçadeira
e desligar o tubo de
recirculação da tampa do cabeçote.
1 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do líquido de arrefecimento do motor
(NTC).
2 - Desligar a conexão
elétrica do transmissor do
indicador de temperatura do líquido de
arrefecimento do motor e o contato da luz espia
de máxima temperatura, e deslocar lateralmente
o relativo chicote.
1 - Desligar as conexões
elétricas do sensor de fase
(1a), do sensor de detonação (1b) e do sensor de
giros de fase (1c).
2 - Desligar da caixa
de aspiração o tubo de
recirculação dos vapores de combustivél.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o suporte
de reforço.
2 - Retirar o trecho
dianteiro da tubulação de
descarga completo com a sonda lambda, após
retirar as relativas fixações.