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Retirada do motor



Retirada do motor
DESCRIÇÃO

Motor : tipo 4 cilindros em linha, com dupla árvore de cammes no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, variador de fase e dupla ignição estática comandadas por uma única central MOTRONIC M 2.10.3.
Na parte traseira do motor é ligado o grupo embreagem - câmbio - diferencial e constitui parte integral do motopropulsor.
O motopropulsor é instalado na parte dianteira e colocado no sentido transversal com uma inclinação de 18° 30'.
O grupo é fixado à carroceria por meio de dois suportes do tipo "suspenso", com amortecimento elástico, e um terceiro, tipo compasso, à travessa da suspensão.
Para conter os deslocamentos, o motor é ligado na parte de cima à carroceria através de uma biela.
Todas as correias possuem tensores automáticos para uma longa durabilidade das mesmas.
A alimentação, com gasolina sem chumbo, está em conformidade a adequados sistemas contra poluição que caracterizam baixos níveis de emissões na descarga.

Retirada do motor
- Colocar o veículo em um elevador;
- Retirar a bateria;
- Retirar as rodas dianteiras e as respectivas proteções

1 - Levantar o veículo e descarregar o líquido de arrefecimento do motor desligando a mangueira de saída do radiador.


Retirar os relés do suporte da bateria e posicioná-los lateralmente com os relativos chicotes de modo a não interferir nas operações seguintes.

1 - Soltar os parafusos de fixação, e em seguida remover o suporte da bateria e em seguida retirar a chapa traseira de suporte dos cabos da bateria.


1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de vazão de ar (debímetro).

2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar aspirado (NTC).

3 - Afrouxar a abraçadeira e desligar o tubo de recirculação da tampa do cabeçote.


1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (NTC).

2 - Desligar a conexão elétrica do transmissor do indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e o contato da luz espia de máxima temperatura, e deslocar lateralmente o relativo chicote.


1 - Desligar as conexões elétricas do sensor de fase (1a), do sensor de detonação (1b) e do sensor de giros de fase (1c).
2 - Desligar da caixa de aspiração o tubo de recirculação dos vapores de combustivél.


1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte de reforço.
2 - Retirar o trecho dianteiro da tubulação de descarga completo com a sonda lambda, após retirar as relativas fixações.


Retirada do motor
1 - Colocar um macaco hidráulico completo com as ferramentas nº 1.820.225.000 e n° 1.820.623.000 como indicado na figura.



Retirada do motor
* Abaixar completamente o macaco hidráulico e retirar o grupo motorpropulsor do vão do motor.

ATENÇÃO: O macaco hidráulico deve ter uma capacidade de pelo menos 1000Kg.

* Sustentar o grupo motopropulsor com uma talha hidráulica além do macaco usado para a remoção.

ATENÇÃO: Para deslocamentos do grupo motopropulsor, utilizar uma talha hidráuluca após libera-lo do macaco hidráulico.
- Liberar o motopropulsor das ferramentas de suporte e coloca-lo em uma bancada adequada para o trabalho.

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o motor de partida.


Retirada do motor
1 - Soltar os parafusos e as porcas de fixação, e retirar o grupo cambio - diferencial.

2 - Retirar as duas tubulações de envio e retorno do líquido de arrefecimento no trocador de calor.


1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte da bomba de direção hidráulica e alternador completo com o suporte da caixa de apiração.


1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o sensor de detonação do bloco.
2 - Soltar e retirar o sensor de mínima pressão de óleo do motor.


1 - Soltar os quatro parafusos de fixação e retirar o suporte do compressor do ar condicionado.


RECOLOCAÇÃO

Repetir em ordem inversa as operações de retirada, observando as seguintes considerações:

* Preparar o vão do motor para a colocação do conjunto do motor, colocando todos os cabos elétrico, tubos, ect., de modo que não interfiram com a recolocação.

ATENÇÃO:

Certificar-se de que os pontos de suporte do grupo motopropulsor estejam fixados corretamente.

* Após a montagem, verificar o correto tencionamento das correias, abastecer as várias instalações de acordo com as modalidades prescritas ( Ver grupo 00 ).

* Fazer todos os controles e intervenções necessárias ( Ver grupo 00 ).

Nota: Instruções sobre componetes elétrico procurar no grupo 55.
Instruções sobre direção hidráulica procurar no grupo 41.
Instruções sobre rodas procurar no grupo 44.