Retirada do motor
Retirada do motor
DESCRIÇÃO
Motor : tipo 4 cilindros
em linha, com dupla árvore de cammes no cabeçote, quatro válvulas
por cilindro, variador de fase e dupla ignição estática comandadas por
uma única central
MOTRONIC M 2.10.3.
Na parte traseira
do motor é ligado o grupo embreagem - câmbio - diferencial e constitui
parte integral do motopropulsor.
O motopropulsor é
instalado na parte dianteira e colocado no sentido transversal com
uma inclinação de 18° 30'.
O grupo é fixado à
carroceria por meio de dois suportes do tipo "suspenso", com amortecimento
elástico, e um terceiro, tipo compasso, à travessa da suspensão.
Para conter os deslocamentos,
o motor é ligado na parte de cima à carroceria através
de uma biela.
Todas as correias
possuem tensores automáticos para uma longa durabilidade das mesmas.
A alimentação, com
gasolina sem chumbo, está em conformidade a adequados sistemas
contra poluição que caracterizam baixos níveis de emissões na descarga.
Retirada do motor
- Colocar o veículo em um elevador;
- Retirar a bateria;
- Retirar as rodas dianteiras e as respectivas proteções
1 - Levantar o veículo
e descarregar o líquido de
arrefecimento do motor desligando a mangueira
de saída do radiador.
Retirar os relés do
suporte da bateria e posicioná-los lateralmente
com os relativos chicotes de modo a não interferir
nas operações seguintes.
1 - Soltar os parafusos
de fixação, e em seguida
remover o suporte da bateria e em seguida retirar
a chapa traseira de suporte dos cabos da bateria.
1 - Desligar a conexão
elétrica do medidor de vazão
de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do ar aspirado (NTC).
3 - Afrouxar a abraçadeira
e desligar o tubo de
recirculação da tampa do cabeçote.
1 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do líquido de arrefecimento do motor
(NTC).
2 - Desligar a conexão
elétrica do transmissor do
indicador de temperatura do líquido de
arrefecimento do motor e o contato da luz espia
de máxima temperatura, e deslocar lateralmente
o relativo chicote.
1 - Desligar as conexões
elétricas do sensor de fase
(1a), do sensor de detonação (1b) e do sensor de
giros de fase (1c).
2 - Desligar da caixa
de aspiração o tubo de
recirculação dos vapores de combustivél.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o suporte
de reforço.
2 - Retirar o trecho
dianteiro da tubulação de
descarga completo com a sonda lambda, após
retirar as relativas fixações.
Retirada do motor
1 - Colocar um macaco
hidráulico completo com as
ferramentas nº 1.820.225.000 e n° 1.820.623.000
como indicado na figura.
Retirada do motor
* Abaixar completamente
o macaco hidráulico e retirar o grupo motorpropulsor do
vão do motor.
ATENÇÃO:
O macaco hidráulico deve ter uma capacidade de pelo menos 1000Kg.
* Sustentar o grupo
motopropulsor com uma talha hidráulica além do macaco usado
para a remoção.
ATENÇÃO: Para deslocamentos
do grupo motopropulsor, utilizar uma talha hidráuluca
após libera-lo do macaco hidráulico.
- Liberar o motopropulsor
das ferramentas de suporte
e coloca-lo em uma bancada adequada para o
trabalho.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o motor de
partida.
Retirada do motor
1 - Soltar os parafusos
e as porcas de fixação, e retirar
o grupo cambio - diferencial.
2 - Retirar as duas
tubulações de envio e retorno do
líquido de arrefecimento no trocador de calor.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o suporte
da bomba de direção hidráulica e alternador
completo com o suporte da caixa de apiração.
1 - Soltar o parafuso
de fixação e retirar o sensor de
detonação do bloco.
2 - Soltar e retirar
o sensor de mínima pressão de
óleo do motor.
1 - Soltar os quatro
parafusos de fixação e retirar o
suporte do compressor do ar condicionado.
RECOLOCAÇÃO
Repetir em ordem inversa
as operações de retirada, observando as seguintes considerações:
* Preparar o vão do
motor para a colocação do conjunto do motor, colocando todos
os cabos elétrico, tubos, ect., de modo que não interfiram com a recolocação.
ATENÇÃO:
Certificar-se de
que os pontos de suporte do grupo motopropulsor
estejam fixados corretamente.
* Após a montagem,
verificar o correto tencionamento das correias, abastecer as várias
instalações de acordo com as modalidades prescritas ( Ver grupo 00 ).
* Fazer todos os controles e intervenções necessárias ( Ver grupo 00 ).
Nota: Instruções sobre componetes elétrico procurar no grupo 55.
Instruções sobre direção hidráulica procurar no grupo 41.
Instruções sobre rodas procurar no grupo 44.