REVISÃO DO MOTOR 1.8 T. SPATK-
INTRODUÇÃO
As instruções descritas nos parágrafos a seguir referem-se à revisão completa
do motor na
bancada, com prévia remoção do grupo motopropulsor do veículo. As instruções
se dividem da seguinte forma:
- Desmontagem do motor:retirada dos acessórios e dos componentes do motor e
desmontagem dos principais
grupos que o compõem.
- Desmontagem e revisão
do cabeçote:revisão completa dos componentes de
movimento.
- Advertências para
a remontagem:compreendem as operações de remontagem
específicas que diferem, em boa parte, das instruções de desmontagem.
- Verificações e controles dos componentes elétricos e circuito de lubrificação.
Todos os procedimentos de desmontagem descritos na parte que se segue, se feitos
na ordem inversa,
são válidos também para a remontagem, salvo indicação específica.
Os procedimentos que
se seguem referem-se à revisão completa de todo o motor; todavia,
é possível utilizar separadamente somente algumas partes, quando isto
for necessário por
tratar de componentes específicos.
CAIXA DE ASPIRAÇÃO - REMOÇÃO
1 - Retirar as fixações
e remover a caixa de aspiração
completa.
- Retirar a relativa
guarnição.
BOBINAS DE IGNIÇÃO - REMOÇÃO
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar as bobinas
de ignição completas com os cabos dasvelas.
2 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o suporte
das bobinas de ignição.- Retirar as velas de
ignição.
POLIA DE COMANDO DA CORREIA DOS ÓRGÃOS AUXILIARES - REMOÇÃO
1 - Montar a ferramenta
de travamento do volante
1.820.624.000.
2 - Soltar os quatro
parafusos de fixação e retirar a
polia da correia de comando da dos órgãos
auxiliares.
3 - Puxar e retirar
a correia de comando da
distribuição.
SUPORTE DIANTEIRO DO MOTOPROPULSOR - REMOÇÃO
1 - Soltar os três
parafusos de fixação e remover o
suporte dianteiro do motopropulsor.
Trocador de calor - Remoção
- Retirar o filtro de óleo do motor.
1 - Soltar o pino
de fixação e retirar o trocador de
calor completo com tubulações de entrada e saída
do líquido de arrefecimento.
- Retirar o anel
O-Ring.
CÁRTER DE ÓLEO - REMOÇÃO
1 - Girar o motor
no cavalete de revisão, soltar os
parafusos de fixação e retirar o cárter.
2 - Soltar os dois
parafusos de fixação e retirar o
pescador de óleo do motor com a relativa
guarnição.
POLIA DE COMANDO DA CORREIA DA DISTRIBUIÇÃO - REMOÇÃO
1 - Soltar o parafuso
com rosca esquerda e retirar a
polia de comando da correia da distribuição.
VOLANTE DO MOTOR - REMOÇÃO
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o volante
do motor.
2 - Retirar o reparo do volante.
- Retirar a ferramenta
de travamento do volante
anteriormente montada.
TAMPA TRASEIRA DO BLOCO - REMOÇÃO
PISTÕES E BIELAS - REMOÇÃO
- Girar a árvore de
manivelas de forma que os pistões
do 1° e 4° cilindro se encontrem no P.M.I.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar as capas
de biela do 1° e 4° cilindro.
2 - Retirar os relativos casquilhos de biela.
3 - Retirar os pistões e as bielas do 1° e 4° cilindros.
4 - Retirar os relativos casquilhos de biela.
- Proceder analogamente para a 2° e 3° cilindro.
- Utilizando uma ferramenta
adequada, extrair do
pistão os anéis de retenção e raspador de óleo.
ATENÇÃO : Operar com
cautela para evitar o rompimento
acidental dos anéis eventualmente reutilizáveis.
- Extrair os dois anéis elásticos de retenção do pino.
- Extrair o pino e
separar o pistão da biela.
BOMBA DE ÁGUA - REMOÇÃO
1 - Soltar os dois
parafusos de fixação e retirar a
bomba de água completa com o anel O-Ring.