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REVISÃO DO MOTOR 1.8 T. SPATK- INTRODUÇÃO

As instruções descritas nos parágrafos a seguir referem-se à revisão completa do
motor na bancada, com prévia remoção do grupo motopropulsor do veículo. As instruções se dividem da seguinte forma:

- Desmontagem do motor:retirada dos acessórios e dos componentes do motor e
desmontagem dos principais grupos que o compõem.
- Desmontagem e revisão do cabeçote:revisão completa dos componentes de movimento.
- Advertências para a remontagem:compreendem as operações de remontagem específicas que diferem, em boa parte, das instruções de desmontagem.
- Verificações e controles dos componentes elétricos e circuito de lubrificação.

Todos os procedimentos de desmontagem descritos na parte que se segue, se feitos
na ordem inversa, são válidos também para a remontagem, salvo indicação específica.
Os procedimentos que se seguem referem-se à revisão completa de todo o motor; todavia, é possível utilizar separadamente somente algumas partes, quando isto for necessário por tratar de componentes específicos.
CAIXA DE ASPIRAÇÃO - REMOÇÃO

1 - Retirar as fixações e remover a caixa de aspiração completa.
- Retirar a relativa guarnição.


BOBINAS DE IGNIÇÃO - REMOÇÃO

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as bobinas de ignição completas com os cabos dasvelas.
2 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte das bobinas de ignição.- Retirar as velas de ignição.


POLIA DE COMANDO DA CORREIA DOS ÓRGÃOS AUXILIARES - REMOÇÃO

1 - Montar a ferramenta de travamento do volante 1.820.624.000.
2 - Soltar os quatro parafusos de fixação e retirar a polia da correia de comando da dos órgãos auxiliares.
3 - Puxar e retirar a correia de comando da distribuição.


SUPORTE DIANTEIRO DO MOTOPROPULSOR - REMOÇÃO

1 - Soltar os três parafusos de fixação e remover o suporte dianteiro do motopropulsor.


Trocador de calor - Remoção

- Retirar o filtro de óleo do motor.
1 - Soltar o pino de fixação e retirar o trocador de calor completo com tubulações de entrada e saída do líquido de arrefecimento.
- Retirar o anel O-Ring.


CÁRTER DE ÓLEO - REMOÇÃO

1 - Girar o motor no cavalete de revisão, soltar os parafusos de fixação e retirar o cárter.
2 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar o pescador de óleo do motor com a relativa guarnição.


POLIA DE COMANDO DA CORREIA DA DISTRIBUIÇÃO - REMOÇÃO

1 - Soltar o parafuso com rosca esquerda e retirar a polia de comando da correia da distribuição.


VOLANTE DO MOTOR - REMOÇÃO

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o volante do motor.
2 - Retirar o reparo do volante.
- Retirar a ferramenta de travamento do volante anteriormente montada.


TAMPA TRASEIRA DO BLOCO - REMOÇÃO
PISTÕES E BIELAS - REMOÇÃO

- Girar a árvore de manivelas de forma que os pistões do 1° e 4° cilindro se encontrem no P.M.I.
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as capas de biela do 1° e 4° cilindro.
2 - Retirar os relativos casquilhos de biela.
3 - Retirar os pistões e as bielas do 1° e 4° cilindros.
4 - Retirar os relativos casquilhos de biela.

- Proceder analogamente para a 2° e 3° cilindro.
- Utilizando uma ferramenta adequada, extrair do pistão os anéis de retenção e raspador de óleo.

ATENÇÃO : Operar com cautela para evitar o rompimento acidental dos anéis eventualmente reutilizáveis.
- Extrair os dois anéis elásticos de retenção do pino.
- Extrair o pino e separar o pistão da biela.


BOMBA DE ÁGUA - REMOÇÃO

1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar a bomba de água completa com o anel O-Ring.