Imprimir
INTRODUÇÃO

As instruções descritas nos parágrafos a seguir referem-se à revisão completa do motor na bancada, com prévia remoção do grupo motopropulsor do veículo. As instruções se dividem da seguinte forma:

- Desmontagem do motor:
retirada dos acessórios e dos componentes do motor e desmontagem dos principais grupos que o compõem.

- Desmontagem e revisão do cabeçote:
revisão completa de todos os componentes do cabeçote.

- Revisão do bloco do motor:
revisão completa dos componentes giratórios.

- Advertências para a remontagem:
compreendem as operações de remontagem específicas que diferem, em boa parte, das instruções de desmontagem.

- Verificações e controles dos componentes elétricos e circuito de lubrificação Todos os procedimentos de desmontagem descritos na parte que se segue, se feitos na ordem inversa, são válidos também para a remontagem, salvo indicação específica.
Os procedimentos que se seguem referem-se à revisão completa de todo o motor;
todavia, é possível utilizar separadamente somente algumas partes, quando isto for necessário por tratar de componentes específicos.
DESMONTAGEM DO MOTOR

1 - Colocar o motor em um cavalete de revisão utilizando os suportes N° 1.820.145.000(R.4.0178).


COLETOR DE DESCARGA - REMOÇÃO

1 - Soltar o parafuso de fixação e remover a vareta de controle do nível do óleo do motorcompleta.

2 - Soltar as porcas de fixação e retirar o coletor de descarga.


COLETOR DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO - REMOÇÃO

1 - Retirar o coletor de retorno do líquido de arrefecimento à bomba, após desligar o tubo deligação com a taça termostática e soltar as relativas fixações.
- Retirar a guarnição do coletor de descarga.


CAIXA DE ASPIRAÇÃO - REMOÇÃO

1 - Soltar as porcas de fixação e retirar a caixa de aspiração completa.
- Retirar a relativa guarnição.


GRUPO DE TERMOSTATIZAÇÃO - REMOÇÃO

1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar o grupo de termostatização completo com tubulações e sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (NTC).
- Retirar a relativa guarnição


SUPORTE DIANTEIRO DO MOTOR - REMOÇÃO

1 - Soltar os três parafusos de fixação e retirar o suporte dianteiro do motor.


SENSOR DE GIROS E FASE - REMOÇÃO

1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o sensor de giros e fase.


BOBINAS DE IGNIÇÃO - REMOÇÃO

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as bobinas de ignição completas com os cabos dasvelas.

2 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte das bobinas de ignição.

- Retirar as velas de ignição.


CABEÇOTE - REMOÇÃO
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o cabeçote.
- Retirar a guarnição.


POLIA DE COMANDO DA CORREIA DA DISTRIBUIÇÃO - REMOÇÃO

1 - Montar a ferramenta de travamento do volante 1.820.624.000.
2 - Soltar o parafuso com rosca esquerda e retirar a polia de comando da correia da distribuição.


VOLANTE DO MOTOR - REMOÇÃO

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o volante do motor.
2 - Retirar o reparo do volante.
- Retirar a ferramenta de travamento do volante anteriormente montada.


1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa da bomba de óleo do motor.
2 - Retirar a engrenagem condutora.
3 - Retirar a engrenagem conduzida.
4 - Soltar o pino de fixação e extrair a mola e a caixa da válvula de sobre-pressão da bombade óleo do motor.


PISTÕES E BIELAS - REMOÇÃO

- Girar a árvore de manivelas de forma que os pistões do 1° e 4° cilindro se encontrem no P.M.I.
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as capas de biela do 1° e 4° cilindro.
2 - Retirar os relativos casquilhos de biela.
3 - Retirar os pistões e as bielas do 1° e 4° cilindros.
- Proceder analogamente para a 2° e 3° cilindro.
- Utilizando uma ferramenta adequada, extrair do pistão os anéis de retenção e raspador de óleo.

ATENÇÃO : Operar com cautela para evitar o rompimento acidental dos anéis eventualmente reutilizáveis.
- Extrair os dois anéis elásticos de retenção do pino.
- Extrair o pino e separar o pistão da biela.


BOMBA DE ÁGUA - REMOÇÃO

1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar a bomba de água completa com o anel O-Ring.