INTRODUÇÃO
As instruções descritas
nos parágrafos a seguir referem-se à revisão completa do motor
na bancada, com prévia remoção do grupo motopropulsor do veículo. As instruções
se dividem da seguinte forma:
- Desmontagem do motor:
retirada dos acessórios
e dos componentes do motor e desmontagem dos
principais grupos que o compõem.
- Desmontagem e revisão do cabeçote:
revisão completa de todos os componentes do cabeçote.
- Revisão do bloco do motor:
revisão completa dos componentes giratórios.
- Advertências para a remontagem:
compreendem as operações
de remontagem específicas que diferem, em boa
parte, das instruções de desmontagem.
- Verificações e controles
dos componentes elétricos e circuito de lubrificação
Todos os procedimentos de desmontagem descritos na parte que se segue, se
feitos na ordem inversa,
são válidos também para a remontagem, salvo indicação
específica.
Os procedimentos que se seguem referem-se à revisão completa de todo o motor;
todavia, é possível
utilizar separadamente somente algumas partes, quando isto for
necessário por tratar de componentes específicos.
DESMONTAGEM DO MOTOR
1 - Colocar o motor
em um cavalete de revisão
utilizando os suportes N° 1.820.145.000(R.4.0178).
COLETOR DE DESCARGA - REMOÇÃO
1 - Soltar o parafuso
de fixação e remover a vareta
de controle do nível do óleo do motorcompleta.
2 - Soltar as porcas
de fixação e retirar o coletor de
descarga.
COLETOR DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO - REMOÇÃO
1 - Retirar o coletor
de retorno do líquido de
arrefecimento à bomba, após desligar o tubo
deligação com a taça termostática e soltar as
relativas fixações.
- Retirar a guarnição
do coletor de descarga.
CAIXA DE ASPIRAÇÃO - REMOÇÃO
1 - Soltar as porcas
de fixação e retirar a caixa de
aspiração completa.
- Retirar a relativa
guarnição.
GRUPO DE TERMOSTATIZAÇÃO - REMOÇÃO
1 - Soltar os dois
parafusos de fixação e retirar o
grupo de termostatização completo com
tubulações e sensor de temperatura do líquido de
arrefecimento (NTC).
- Retirar a relativa
guarnição
SUPORTE DIANTEIRO DO MOTOR - REMOÇÃO
1 - Soltar os três
parafusos de fixação e retirar o
suporte dianteiro do motor.
SENSOR DE GIROS E FASE - REMOÇÃO
1 - Soltar o parafuso
de fixação e retirar o sensor de
giros e fase.
BOBINAS DE IGNIÇÃO - REMOÇÃO
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar as bobinas
de ignição completas com os cabos dasvelas.
2 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o suporte
das bobinas de ignição.
- Retirar as velas
de ignição.
CABEÇOTE - REMOÇÃO
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o cabeçote.
- Retirar a guarnição.
POLIA DE COMANDO DA CORREIA DA DISTRIBUIÇÃO - REMOÇÃO
1 - Montar a ferramenta
de travamento do volante
1.820.624.000.
2 - Soltar o parafuso
com rosca esquerda e retirar a
polia de comando da correia da distribuição.
VOLANTE DO MOTOR - REMOÇÃO
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o volante
do motor.
2 - Retirar o reparo do volante.
- Retirar a ferramenta
de travamento do volante
anteriormente montada.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar a tampa da
bomba de óleo do motor.
2 - Retirar a engrenagem condutora.
3 - Retirar a engrenagem conduzida.
4 - Soltar o pino
de fixação e extrair a mola e a caixa
da válvula de sobre-pressão da bombade óleo do
motor.
PISTÕES E BIELAS - REMOÇÃO
- Girar a árvore de
manivelas de forma que os pistões
do 1° e 4° cilindro se encontrem no P.M.I.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar as capas
de biela do 1° e 4° cilindro.
2 - Retirar os relativos casquilhos de biela.
3 - Retirar os pistões e as bielas do 1° e 4° cilindros.
- Proceder analogamente para a 2° e 3° cilindro.
- Utilizando uma ferramenta
adequada, extrair do
pistão os anéis de retenção e raspador de óleo.
ATENÇÃO : Operar com
cautela para evitar o
rompimento acidental dos anéis
eventualmente reutilizáveis.
- Extrair os dois anéis elásticos de retenção do pino.
- Extrair o pino e
separar o pistão da biela.
BOMBA DE ÁGUA - REMOÇÃO
1 - Soltar os dois
parafusos de fixação e retirar a
bomba de água completa com o anel O-Ring.