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1 - Verificar a planicidade do plano inferior do cabeçote; se o mesmo estiver excessivamente gasto, fazer a aplainamento.


- Após o aplainamento, verificar se a profundidade da câmara de combustão no cabeçote supera o valor mínimo admitido.

ATENÇÃO :
Não ultrapassar o limite mínimo admitido uma vez que podem verificar-se graves anomalias de funcionamento do motor.
- Verificar o bom acabamento do plano inferior do cabeçote.


Se necessário, fazer o torneamento das sedes das válvulas utilizando um ferramental adequado e respeitando as quotas indicadas no item de Especificações Técnicas deste mesmo grupo.


- Completada a usinagem, esmerilhar cada uma das válvulas em suas respectivas sedes procedendo como segue:
- espalmar as superfícies "A" e "B" de contato das válvulas e das respectivas sedes com pasta abrasiva (SIPAL AREXONS Carbosilicium para válvulas);
- lubrificar a haste da válvula com óleo do motor
- colocar a superfície inferior da cabeça da válvula na ventosa "C" de um esmerilhador pneumático;
- introduzir a válvula na respectiva guia e efetuar o esmerilhamento;
- efetuado o esmerilhamento, limpar cuidadosamente tanto a válvula como a respectiva sede.

Em caso de torneamento e conseqüente esmerilhamento das sedes das válvulas, recomenda-se efetuar um controle do torneamento das válvulas, com as velas montadas, operando da seguinte forma:
- encher a cavidade da câmara de explosão com gasolina;
- introduzir ar a baixa pressão nos tubos de aspiração e verificar se não se formam bolhas de ar na gasolina;
- verificar da mesma forma a vedação das válvulas de descarga introduzindo ar nos tubos de descarga;
- se forem notados vazamentos, certificar-se de que as válvulas estão perfeitamente ajustadas em suas sedes e repetir a operação de controle da vedação;
caso o resultado da prova for negativo, é necessário esmerilhar novamente.