1 - Verificar a planicidade
do plano inferior do
cabeçote; se o mesmo estiver excessivamente
gasto, fazer a aplainamento.
- Após o aplainamento,
verificar se a profundidade da
câmara de combustão no cabeçote supera o valor
mínimo admitido.
ATENÇÃO :
Não ultrapassar o
limite mínimo admitido uma vez que
podem verificar-se graves anomalias de funcionamento
do motor.
- Verificar o bom
acabamento do plano inferior do
cabeçote.
Se necessário, fazer
o torneamento das sedes das válvulas
utilizando um ferramental adequado e respeitando
as quotas indicadas no item de Especificações
Técnicas deste mesmo grupo.
- Completada a usinagem,
esmerilhar cada uma das
válvulas em suas respectivas sedes procedendo
como segue:
- espalmar as superfícies
"A" e "B" de contato das
válvulas e das respectivas sedes com pasta
abrasiva (SIPAL AREXONS Carbosilicium para
válvulas);
- lubrificar a haste da válvula com óleo do motor
- colocar a superfície
inferior da cabeça da válvula
na ventosa "C" de um esmerilhador pneumático;
- introduzir a válvula
na respectiva guia e efetuar o
esmerilhamento;
- efetuado o esmerilhamento,
limpar cuidadosamente
tanto a válvula como a respectiva sede.
Em caso de torneamento
e conseqüente esmerilhamento
das sedes das válvulas, recomenda-se
efetuar um controle do torneamento das
válvulas, com as velas montadas, operando da seguinte
forma:
- encher a cavidade
da câmara de explosão com
gasolina;
- introduzir ar a
baixa pressão nos tubos de aspiração
e verificar se não se formam bolhas de ar na
gasolina;
- verificar da mesma
forma a vedação das válvulas
de descarga introduzindo ar nos tubos de descarga;
- se forem notados
vazamentos, certificar-se de que
as válvulas estão perfeitamente ajustadas em suas
sedes e repetir a operação de controle da vedação;
caso o resultado
da prova for negativo, é necessário
esmerilhar novamente.