CABEÇOTE - DESCRIÇÃO
Tipo monolítico, compacto,
fundido em conquília em liga
de alumínio e silício.
As quatro válvulas
por cilindro são montadas nas respectivas
guias dispostas em "V" de ~ 47° e comandadas
por duas árvores de cammes através de
válvulas hidráulicas.
A árvore da distribuição
do lado da aspiração gira em
seis suportes, e do lado da descarga em cinco, e são
comandadas através de correia dentada.
As sedes das válvulas
são montadas no cabeçote após
o mesmo ter sido aquecido a 80° C e resfriado as
sedes com azoto líquido.
As guias de válvulas
são colocadas nas relativas sedes
do cabeçote por interferência e o ajuste do diâmetro
interno é realizado, após a montagem, por uma
retífica específica e controlado por um par de calibres
do tipo passa-não passa.
A guarnição entre
o cabeçote e o bloco é do tipo com fibra
aramídica e não são previstos reapertos do cabeçote
por toda a vida do motor.