- Colocar o veículo
em um elevador;
- Retirar a bateria;
- Retirar as rodas dianteiras e as respectivas proteções
1 - Levantar o veículo
e descarregar o líquido de
arrefecimento do motor desligando a mangueira
de saída do radiador.
Retirar os relés do
suporte da bateria e posicioná-los lateralmente
com os relativos chicotes de modo a não interferir
nas operações seguintes.
1 - Soltar os parafusos
de fixação, e em seguida
remover o suporte da bateria e em seguida retirar
a chapa traseira de suporte dos cabos da bateria.
1 - Desligar a conexão
elétrica do medidor de vazão
de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do ar aspirado (NTC).
3 - Afrouxar a abraçadeira
e desligar o tubo de
recirculação da tampa do cabeçote.
1 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do líquido de arrefecimento do motor
(NTC).
2 - Desligar a conexão
elétrica do transmissor do
indicador de temperatura do líquido de
arrefecimento do motor e o contato da luz espia
de máxima temperatura, e deslocar lateralmente
o relativo chicote.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar a tampa da
bobina de ignição.
1 - Desigar as conexões
elétricas das bobinas de
ignição.
2 - Desligar a coneção
elétrica do sensor de
temperatura do liquido de arrefecimento do motor
(NTC).
3 - Desligar a conexão
elétrica do transmissor do
indicador de temperatura do liquido de
arrefecimento do motor e contati da luz espia de
maxima temperatura.
1 - Desligar da válvula
termostática a mangueira de
envio de líquido de arrefecimento ao radiador.
2 - Desligar o conecto
de retorno do líquido de
arrefecimento à bomba, a mangueira de retorno
ao radiador.
3 - Desligar da válvula
termostática o tubo de envio
e retorno do líquido de arrefecimento ao
aquecedor da instalação do ar condicionado.
4 - Desligar da válvula
termostática o tubo de envio
de líquido de arrefecimento ao trocador de calor
do circuito de lubrificação do motor.
1 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de fase.
2 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
detonação.
3 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de giros e
fase.
4 - Desligar a caixa
de aspiração, o tubo de
recirculação dos vapores de combustível.
- Desligar o tubo
de recolhimento dos vapores de
óleo da tampa do cabeçote.
1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar a tampa
do cabeçote completa com a guarnição.
1 - Soltar os parafusos
de fixação do cabeçote e
remove-lo.
2 - Retirar a relativa
guarnição.
Fazer a recolocação
do cabeçote operando no sentido
contrario da retirada, tendo cuidado em observar
as seguintes advertências:
- girar a árvore de
manivelas até colocar os pistões
da 1º e do 4º cilindro no P.M.S.
- Colocar uma nova guarnição no bloco.
NOTA:
A guarnição do cabeçote e de fibra especial e não
estão previstos reapertos do cabeçote por toda a vida
no motor.
ATENÇÃO:
No ato da remontagem, limpa cuidadosamente
as superfícies do cabeçote e do bloco.
- Montar o cabeçote completo no bloco.
- Fazer o aperto dos
parafusos de fixaçãodo cabeçote
operando como descrito a seguir e observando que,
para cada fase, a ordem de aperto é aquela
indicada na figura.
PROCEDIMENTO DE APERTO
Colocar os parafusos com um torque de:
20Nm (2.0kgm).
Apertar os parafusos com um pré torque de:
40Nm (4.1kgm).
Girar os parafusos com um angulo de:
90°+90°+90º
- Para o aperto no
ângulo utilizar o disco graduado
n° 1.820.227.000 como indicado na figura.
Para a remontagem
da correia de comando de distribuição
e a relativa colocação em fase e para a montagem
da correia de comando dos orgãos auxiliares
consulte os itens de torque de aperto e especifícações
ténicas.