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- Colocar o veículo em um elevador;
- Retirar a bateria;
- Retirar as rodas dianteiras e as respectivas proteções

1 - Levantar o veículo e descarregar o líquido de arrefecimento do motor desligando a mangueira de saída do radiador.


Retirar os relés do suporte da bateria e posicioná-los lateralmente com os relativos chicotes de modo a não interferir nas operações seguintes.

1 - Soltar os parafusos de fixação, e em seguida remover o suporte da bateria e em seguida retirar a chapa traseira de suporte dos cabos da bateria.


1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de vazão de ar (debímetro).

2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar aspirado (NTC).

3 - Afrouxar a abraçadeira e desligar o tubo de recirculação da tampa do cabeçote.


1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (NTC).

2 - Desligar a conexão elétrica do transmissor do indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e o contato da luz espia de máxima temperatura, e deslocar lateralmente o relativo chicote.


1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa da bobina de ignição.


1 - Desigar as conexões elétricas das bobinas de ignição.
2 - Desligar a coneção elétrica do sensor de temperatura do liquido de arrefecimento do motor (NTC).
3 - Desligar a conexão elétrica do transmissor do indicador de temperatura do liquido de arrefecimento do motor e contati da luz espia de maxima temperatura.


1 - Desligar da válvula termostática a mangueira de envio de líquido de arrefecimento ao radiador.
2 - Desligar o conecto de retorno do líquido de arrefecimento à bomba, a mangueira de retorno ao radiador.
3 - Desligar da válvula termostática o tubo de envio e retorno do líquido de arrefecimento ao aquecedor da instalação do ar condicionado.
4 - Desligar da válvula termostática o tubo de envio de líquido de arrefecimento ao trocador de calor do circuito de lubrificação do motor.


1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de fase.
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de detonação.
3 - Desligar a conexão elétrica do sensor de giros e fase.
4 - Desligar a caixa de aspiração, o tubo de recirculação dos vapores de combustível.


- Desligar o tubo de recolhimento dos vapores de óleo da tampa do cabeçote.

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa do cabeçote completa com a guarnição.


1 - Soltar os parafusos de fixação do cabeçote e remove-lo.
2 - Retirar a relativa guarnição.


Fazer a recolocação do cabeçote operando no sentido contrario da retirada, tendo cuidado em observar as seguintes advertências:

- girar a árvore de manivelas até colocar os pistões da 1º e do 4º cilindro no P.M.S.
- Colocar uma nova guarnição no bloco.

NOTA:
A guarnição do cabeçote e de fibra especial e
não estão previstos reapertos do cabeçote por toda a vida no motor.

ATENÇÃO:
No ato da remontagem, limpa
cuidadosamente as superfícies do cabeçote e do bloco.

- Montar o cabeçote completo no bloco.
- Fazer o aperto dos parafusos de fixaçãodo cabeçote operando como descrito a seguir e observando que, para cada fase, a ordem de aperto é aquela indicada na figura.

PROCEDIMENTO DE APERTO

Colocar os parafusos com um torque de:
20Nm (2.0kgm).
Apertar os parafusos com um pré torque de:
40Nm (4.1kgm).
Girar os parafusos com um angulo de:
90°+90°+90º


- Para o aperto no ângulo utilizar o disco graduado n° 1.820.227.000 como indicado na figura.

Para a remontagem da correia de comando de distribuição e a relativa colocação em fase e para a montagem da correia de comando dos orgãos auxiliares consulte os itens de torque de aperto e especifícações ténicas.