VÁLVULAS - RETIRADA
A) 1 - Retirar as válvulas hidráulicas das relativas
sedes.
B) 1 - Montar no cabeçote as ferramentas n°
1.820.011.000 (A.2.0192), n° 1.820.049.000
(A.2.0359) e n° 1.821.124.000 (A.3.0522).
C)
1 - Utilizando a alavanca n° 1.821.058.000 (A.3.0324)
e 1.821.205.000, retirar os semi-cones do lado da
haste da válvula.
2 - Retirar o prato superior.
3 - Retirar as molas externa e interna.
4 - Retirar a ferramenta e remover a válvula.
5 - Retirar o prato inferior da válvula.
A) 1 - Utilizando a ferramenta n° 1.821.208.000, retirar
a capa de vedação de óleo.
B) Para a remontagem da capa de vedação de óleo,
utilizar a ferramenta n° 1.821.206.000.
Controle da folga entre as guias de válvulas
A) 1 - Medir o diâmetro das hastes das válvulas e
verificar se estão dentro dos valoresprescritos.
B) 1 - Medir o diâmetro interno das guias de válvulas
e verificar se estão dentro dos valores prescritos.
- Calcular a folga entre as guias de válvulas e as
hastes e verificar se estão dentro do valor prescrito;
em caso contrário, substituir as partes gastas.
Nota: Os valores prescritos encontram-se no item
Especifícações Técnicas.
Substituição das guias de válvulas
A) 1 - Utilizando o extrator n° 1.821.176.000 (A.3.0641),
retirar as guias de válvulas gastas.
- Verificar se o diâmetro externo das guias de válvulas
e das respectivas sedes no cabeçote estejam dentro
dos valores prescritos e respeitem a interferência de
montagem.
B) 1 - Introduzir as novas guias de válvulas utilizando
a ferramenta n° 1.821.254.000
- Fresar o diâmetro interno das guias de válvulas para
calibrar os furos no diâmetro prescrito.
Controle das molas das válvulas
A) 1 - Desligar do coletor de retorno do líquido de
arrefecimento à bomba, a conexão do tubo de
saída do trocador de calor do óleo do motor.
B)
1 - Soltar as fixações e remover o coletor de
retorno do líquido de arrefecimento à bomba
com a relativa guarnição.
2 - Retirar a guarnição "lamelar" do coletor de
descarga.
A) - Verificar se o comprimento "livre" das molas das
válvulas esteja dentro dos valores prescritos.
NOTA: Os planos de apoio devem ser paralelos entre
si e perpendiculares ao eixo da mola com um
erro máximo de 2°.
B) 1 - Utilizando um dinamômetro, verificar se os
dados característicos das molas estejam dentro
dos valores prescritos.
Nota: Os valores prescritos encontram-se no item
Especifícações Técnicas
Controle da folga entre tuchos e relativas sedes
A) 1 - Verificar se o diâmetro das sedes dos tuchos
está dentro dos valores prescritos.
B) 1 - Verificar se o diâmetro externo dos tuchos está
dentro dos valores prescritos.
- Calcular a folga entre tuchos e as respectivas sedes,
verificando se entra dentro dos valores prescritos.
Torneamento das sedes das válvulas
- Se necessário, fazer o torneamento das sedes das
válvulas utilizando um ferramental adequado e
respeitando as quotas indicadas.
- Completada a usinagem, esmerilhar cada uma das
válvulas em suas respectivas sedes procedendo
com segue:
- espalmar as superfícies "A" e "B" de contato das
válvulas e das respectivas sedes com pasta abrasiva
(SIPAL AREXONS Carbosilicium para válvulas);
- lubrificar a haste da válvula com óleo do motor
- colocar a superfície inferior da cabeça da válvula
na ventosa "C" de um esmerilhador pneumático;
- introduzir a válvula na respectiva guia e efetuar o
esmerilhamento;
- efetuado o esmerilhamento, limpar cuidadosamente
tanto a válvula como a respectiva sede.
- Em caso de torneamento e conseqüente
esmerilhamento das sedes das válvulas,
recomenda-se efetuar um controle do torneamento
das válvulas, com as velas montadas, operando da
seguinte forma:
- encher a cavidade da câmara de explosão com
gasolina;
- introduzir ar a baixa pressão nos tubos de aspiração
e verificar se não se formam bolhas de ar na
gasolina;
- verificar da mesma forma a vedação das válvulas
de descarga introduzindo ar nos tubos de descarga;
- se forem notados vazamentos, certificar-se de que
as válvulas estão perfeitamente ajustadas em suas
sedes e repetir a operação de controle da vedação;
caso o resultado da prova for negativo, é necessário
esmerilhar novamente.
Suportes e árvores da distribuição
A) 1 - Montar os mancais das árvores da distribuição e
apertar os relativos aos parafusos de fixação no
torque prescrito; em seguida verificar se o
diâmetro dos suportes está dentro dos valores
prescritos.
NOTA: No suporte dianteiro do lado da aspiração são
montados os relativos casquilhos.
B) 1 - Verificar se o diâmetro dos eixos das árvores de
distribuição estejam dentro dos valores
prescritos.
C) - Calcular a folga entre os eixos das árvores de
distribuição e os relativos suportes, verificando
se entram dentro dos valores prescritos.
NOTA: Os valores prescritos encontram-se no item
Especifícações Técnicas.
Verificação da folga axial das árvores da distribuição
- Posicionar as árvores da distribuição no cabeçote,
montar os relativos mancais e apertar os parafusos
de fixação no torque prescrito.
1 - Colocar um comparador centesimal e medir a
folga axial das árvores da distribuição, verificando
se estão dentro dos valores prescritos.