Especificações Técnicas Imprimir
VÁLVULAS - RETIRADA
A) 1 - Retirar as válvulas hidráulicas das relativas sedes.

B) 1 - Montar no cabeçote as ferramentas n° 1.820.011.000 (A.2.0192), n° 1.820.049.000 (A.2.0359) e n° 1.821.124.000 (A.3.0522).

C)
1 - Utilizando a alavanca n° 1.821.058.000 (A.3.0324)
e 1.821.205.000, retirar os semi-cones do lado da haste da válvula.
2 - Retirar o prato superior.
3 - Retirar as molas externa e interna.
4 - Retirar a ferramenta e remover a válvula.
5 - Retirar o prato inferior da válvula.



A) 1 - Utilizando a ferramenta n° 1.821.208.000, retirar
a capa de vedação de óleo.

B) Para a remontagem da capa de vedação de óleo, utilizar a ferramenta n° 1.821.206.000.




Controle da folga entre as guias de válvulas
A) 1 - Medir o diâmetro das hastes das válvulas e verificar se estão dentro dos valoresprescritos.

B) 1 - Medir o diâmetro interno das guias de válvulas e verificar se estão dentro dos valores prescritos.

- Calcular a folga entre as guias de válvulas e as hastes e verificar se estão dentro do valor prescrito; em caso contrário, substituir as partes gastas.

Nota: Os valores prescritos encontram-se no item Especifícações Técnicas.




Substituição das guias de válvulas
A) 1 - Utilizando o extrator n° 1.821.176.000 (A.3.0641), retirar as guias de válvulas gastas.
- Verificar se o diâmetro externo das guias de válvulas e das respectivas sedes no cabeçote estejam dentro dos valores prescritos e respeitem a interferência de montagem.

B) 1 - Introduzir as novas guias de válvulas utilizando a ferramenta n° 1.821.254.000
- Fresar o diâmetro interno das guias de válvulas para calibrar os furos no diâmetro prescrito.




Controle das molas das válvulas
A) 1 - Desligar do coletor de retorno do líquido de arrefecimento à bomba, a conexão do tubo de saída do trocador de calor do óleo do motor.

B)
1 - Soltar as fixações e remover o coletor de
retorno do líquido de arrefecimento à bomba com a relativa guarnição.
2 - Retirar a guarnição "lamelar" do coletor de descarga.

A) - Verificar se o comprimento "livre" das molas das
válvulas esteja dentro dos valores prescritos.


NOTA: Os planos de apoio devem ser paralelos entre
si e perpendiculares ao eixo da mola com um erro máximo de 2°.


B) 1 - Utilizando um dinamômetro, verificar se os dados característicos das molas estejam dentro dos valores prescritos.


Nota: Os valores prescritos encontram-se no item Especifícações Técnicas




Controle da folga entre tuchos e relativas sedes
A) 1 - Verificar se o diâmetro das sedes dos tuchos está dentro dos valores prescritos.

B) 1 - Verificar se o diâmetro externo dos tuchos está dentro dos valores prescritos.
- Calcular a folga entre tuchos e as respectivas sedes, verificando se entra dentro dos valores prescritos.




Torneamento das sedes das válvulas
- Se necessário, fazer o torneamento das sedes das válvulas utilizando um ferramental adequado e respeitando as quotas indicadas.


- Completada a usinagem, esmerilhar cada uma das válvulas em suas respectivas sedes procedendo com segue:
- espalmar as superfícies "A" e "B" de contato das válvulas e das respectivas sedes com pasta abrasiva (SIPAL AREXONS Carbosilicium para válvulas);
- lubrificar a haste da válvula com óleo do motor
- colocar a superfície inferior da cabeça da válvula na ventosa "C" de um esmerilhador pneumático;
- introduzir a válvula na respectiva guia e efetuar o esmerilhamento;
- efetuado o esmerilhamento, limpar cuidadosamente tanto a válvula como a respectiva sede.
- Em caso de torneamento e conseqüente esmerilhamento das sedes das válvulas, recomenda-se efetuar um controle do torneamento das válvulas, com as velas montadas, operando da seguinte forma:
- encher a cavidade da câmara de explosão com gasolina;
- introduzir ar a baixa pressão nos tubos de aspiração e verificar se não se formam bolhas de ar na gasolina;
- verificar da mesma forma a vedação das válvulas de descarga introduzindo ar nos tubos de descarga;
- se forem notados vazamentos, certificar-se de que as válvulas estão perfeitamente ajustadas em suas sedes e repetir a operação de controle da vedação; caso o resultado da prova for negativo, é necessário esmerilhar novamente.




Suportes e árvores da distribuição
A) 1 - Montar os mancais das árvores da distribuição e apertar os relativos aos parafusos de fixação no torque prescrito; em seguida verificar se o diâmetro dos suportes está dentro dos valores prescritos.


NOTA: No suporte dianteiro do lado da aspiração são
montados os relativos casquilhos.


B) 1 - Verificar se o diâmetro dos eixos das árvores de distribuição estejam dentro dos valores prescritos.

C) - Calcular a folga entre os eixos das árvores de distribuição e os relativos suportes, verificando se entram dentro dos valores prescritos.

NOTA: Os valores prescritos encontram-se no item Especifícações Técnicas.




Verificação da folga axial das árvores da distribuição
- Posicionar as árvores da distribuição no cabeçote, montar os relativos mancais e apertar os parafusos de fixação no torque prescrito.
1 - Colocar um comparador centesimal e medir a folga axial das árvores da distribuição, verificando se estão dentro dos valores prescritos.