Imprimir
Índice
Página Assunto

02 Retentor de óleo da árvore de manivelas - Remoção

09 Tampa traseira do bloco - Substituição

11 Retentores da árvore da distibuição - Substituição


Retentor de óleo da árvore de manivelas

A)
1 - Levantar o veículo e agindo como na figura "A"
no tensor da correia, afrouxar a tensão da correia dos órgãos auxiliares e desencaixa-la.
2 - Soltar os quatro parafusos de fixação e retirar a polia de comando dos órgãos auxiliares.

B)
1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o tensor da
correia.
2 - Soltar o parafuso de fixação e retirar a polia de apoio da correia de comando dos órgãos auxiliares.
3 -Soltar os parafusos de fixação e retirar a proteção inferior das correias da distribuição e árvores contra-girantes.

C) - Soltar os parafusos inferiores da proteção superior das correias de comando da distribuição e árvore contra-girantes.
1 - Abaixar o veículo, soltar os parafusosde fixação e retirar a proteção superior.


1 - Desligar e retirar as tubulações de recuperação dos vapores de óleo.



A)
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa
das bobinas de ignição.
2 - Desligar a conexão elética das bobinas de ignição.

B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as bobinas de ignição.
2 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte das bobinas d ignição.

C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa do cabeçote completa com a guarnição.



A) 1 - Afrouxar a tensão da correia das árvores contra-girantes soltando a porca de fixação do relativo tensor, e em seguida desencaixar e retirar a correia.

B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a polia de comando da correia das árvores contra-girantes.

C) 1 - Agindo no tensor da correia de distribuição, afrouxar a tensão da correia e desencaixa-la em seguida.




Solução para motores pré modificados

1 - Utilizando a ferramenta n° 1.820.617.000 como torque de reação, soltar o parafuso de fixação (rosca esquerda) da polia de comando da correia de distribuição e retirá-la.




Solução para motores pós modificados

- Soltar o parafuso de fixação e retirar a proteção inferior do volante.

1 - Montar a ferramenta de trava do volante n° 1.820.630.000 como indicado na figura, soltar o parafuso de fixação (rosca esquerda) e retirar a polia de comando da distribuição.


1 - Retirar o retentor e colocar um novo utilizando a ferramenta n ° 1.821.247.000.

- Fazer a remontagem operando em ordem inversa da retirada.
Referir-se ao item Especifícações Técnicas para a remontagem das correias da distribuição, árvores contra girantes e a relativa colocação em fase e para a montagem da correia de comando dos órgãos auxiliares.




Substituição da tampa traseira do bloco

Retirar a embreagem, ver grupo 18.
Retirar o câmbio, ver grupo 21.

A)
1 - Montar a ferramenta para travar o volante do
motor n° 1.820.624.000.
2 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o volante do motor.

B) 1 - Soltar os parafusos de fixação no cárter de óleo e no bloco, e remover a tampa traseira do bloco com anel retentor integrado.


Prosseguir operando da seguinte forma:
- Colocar a ferramenta n°1.820.619.000 no retentor da tampa traseira do bloco.
- Montar o conjunto ferramenta - tampa traseira e apertar os parafusos no bloco e no cárter, e em seguida retirar a ferramenta.