Índice
Página Assunto
02 Retentor de óleo da árvore de manivelas - Remoção
09 Tampa traseira do bloco - Substituição
11 Retentores da árvore da distibuição - Substituição
Retentor de óleo da árvore de manivelas
A)
1 - Levantar o veículo e agindo como na figura "A"
no tensor da correia, afrouxar a tensão da
correia dos órgãos auxiliares e desencaixa-la.
2 - Soltar os quatro parafusos de fixação e retirar a
polia de comando dos órgãos auxiliares.
B)
1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o tensor da
correia.
2 - Soltar o parafuso de fixação e retirar a polia de
apoio da correia de comando dos órgãos
auxiliares.
3 -Soltar os parafusos de fixação e retirar a
proteção inferior das correias da distribuição e
árvores contra-girantes.
C) - Soltar os parafusos inferiores da proteção
superior das correias de comando da distribuição
e árvore contra-girantes.
1 - Abaixar o veículo, soltar os parafusosde fixação
e retirar a proteção superior.
1 - Desligar e retirar as tubulações de recuperação
dos vapores de óleo.
A)
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa
das bobinas de ignição.
2 - Desligar a conexão elética das bobinas de
ignição.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as
bobinas de ignição.
2 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o
suporte das bobinas d ignição.
C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a tampa
do cabeçote completa com a guarnição.
A) 1 - Afrouxar a tensão da correia das árvores
contra-girantes soltando a porca de fixação do
relativo tensor, e em seguida desencaixar e
retirar a correia.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a polia
de comando da correia das árvores
contra-girantes.
C) 1 - Agindo no tensor da correia de distribuição,
afrouxar a tensão da correia e desencaixa-la
em seguida.
Solução para motores pré modificados
1 - Utilizando a ferramenta n° 1.820.617.000 como
torque de reação, soltar o parafuso de fixação
(rosca esquerda) da polia de comando da correia
de distribuição e retirá-la.
Solução para motores pós modificados
- Soltar o parafuso de fixação e retirar a proteção
inferior do volante.
1 - Montar a ferramenta de trava do volante n°
1.820.630.000 como indicado na figura, soltar o
parafuso de fixação (rosca esquerda) e retirar a
polia de comando da distribuição.
1 - Retirar o retentor e colocar um novo utilizando a
ferramenta n ° 1.821.247.000.
- Fazer a remontagem operando em ordem inversa
da retirada.
Referir-se ao item Especifícações Técnicas para a
remontagem das correias da distribuição, árvores
contra girantes e a relativa colocação em fase e para
a montagem da correia de comando dos órgãos
auxiliares.
Substituição da tampa traseira do bloco
Retirar a embreagem, ver grupo 18.
Retirar o câmbio, ver grupo 21.
A)
1 - Montar a ferramenta para travar o volante do
motor n° 1.820.624.000.
2 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o volante
do motor.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação no cárter de óleo
e no bloco, e remover a tampa traseira do bloco
com anel retentor integrado.
Prosseguir operando da seguinte forma:
- Colocar a ferramenta n°1.820.619.000 no retentor da
tampa traseira do bloco.
- Montar o conjunto ferramenta - tampa traseira e
apertar os parafusos no bloco e no cárter, e em
seguida retirar a ferramenta.