Imprimir
DISTRIBUIÇÃO - DESCRIÇÃO

Com comando direto, através de correias dentadas, com tensor automático e com as árvores de cammes no cabeçote. As válvulas, do tipo hidráulico em contato com os cammes comandam diretamente as válvulas. Este dispositivo anula automaticamente a "folga das válvulas" durante o funcionamento do motor, permitindo assim reduzir drasticamente as periódicas exigências de manutenção.
A haste das válvulas de descarga é cromada e apresenta internamente uma cavida de que cheia em 50 ÷ 60% com sódio, permite uma melhor dissipação do calor ao qual são submetidas.
As sedes das válvulas são fabricadas com material apropriado para funcionamento com gasolina sem chumbo.

POLIA DE COMANDO DA CORREIA DA DISTRIBUIÇÃO

1 - Soltar o parafuso com rosca esquerda e retirar a polia de comando da correia da distribuição.


CORREIA DA DISTRIBUIÇÃO - MONTAGEM E FASAGEM

- Montar as polias dentadas de comando das árvores da distribuição sem apertar os relativos parafusos de fixação, as polias de comando da correia e os relativos tensores.
1 - Montar a ferramenta n° 1.825.013.000 (C.6.0183) munida de comparador na sede davela central do 1° cilindro.
- Girar a árvore de manivelas até colocar o pistão do primeiro cilindro no P.M.S. na fase de explosão.


1 - Retirar os mancais da árvore da distribuição indicados na figura e no seu lugar montar o calibre n° 1.825.041.000 apertando os parafusos de fixação com um torque de 10 Nm (1Kgm) e verificando o correto acoplamento com os cammes.

NOTA:
Para a rotação das árvores da distribuição,
utilizar a ferramenta n° 1.822.155.000 para o lado da aspiração e as ferramentas 1.822.146.000 e n° 1.822.156.000 para o lado da descarga, a serem aplicadas nas relativas polias.


1 - Montar a correia de comando da distribuição tendo o cuidado de verificar o correto acoplamento com os dentes da polia, colocando-a na seguinte ordem:
- polia da árvore de manivelas
- chapa fixa
- polia da árvore da distribuição do lado da descarga
- polia da árvore da distribuição do lado da aspiração
- chapa do tensor automático
- chapa da bomba do líquido de arrefecimento
2 - As marcas pintadas na correia devem coincidir com as marcas gravadas na polia daárvore de manivelas e na polia da árvore da distribuição do lado da descarga.

ATENÇÃO:
Durante a montagem da correia dentada, a fim de não comprometer a estrutura das fibras da correia, evitar de forma absoluta provocar dobras com ângulo vivo.
A correia, para a montagem correta, apresenta uma seta que indica o sentido de rotação do motor.


1 - Utilizando a ferramenta n° 1.822.149.000 como indicado na figura, aplicar o máximo tensionamento na correia.
2 - Apertar a porca de fixação do tensor automático da correia da distribuição.


1 - Apertar os parafusos de fixação da polia de comando da árvore da distribuição do ladoda aspiração.
2 - Utilizando a ferramenta n° 1.822.146.000 completa com a ferramenta n° 1.822.156.000,apertar o parafuso de fixação da polia de comando da árvore da distribuição do lado dadescarga.
- Retirar os dois gabaritos das árvores da distribuição e dar dois giros na árvore de manivelas no sentido de sua rotação até colocar o pistão do 1° cilindro no P.M.S. na fase deexplosão.
3 - Destravar a porca de fixação do tensor automático utilizando a ferramenta n°1.822.149.000, e colocar o indicador móvel (a) coincidente com o furo de referência (b).
- Apertar a porca de fixação do tensor automático no torque prescrito.
- Dar dois giros na árvore de manivelas em seu sentido de rotação até colocar o pistão do 1° cilindro no P.M.S. na fase de explosão e verificar a correspondência de todas as referências de fasagem.