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LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - DESCRIÇÃO

A bomba rotativa com ressaltos (3), montada na parte dianteira do bloco do motor, é acionada diretamente pela árvore de manivelas através de acoplamento. O óleo aspirado do cárter através de um pescador (1), é filtrado pelo filtro existente no próprio pescador e em seguida enviado em pressão pela bomba através de uma canalização ao filtro de óleo (6) com elemento filtrante de capacidade total com válvula by-pass de segurança, que garante a passagem do óleo mesmo em caso de entupimento do elemento.
No suporte do filtro está instalado um trocador de calor água - óleo (5) para manter a temperatura do óleo do motor dentro dos valores ideais.
A pressão máxima de lubrificação é regulada por uma válvula limitadora (4) montada na bomba.
Após ser filtrado, o óleo chega, através de uma canalização na tampa dianteira do motor, no tubo longitudinal principal de envio localizado no bloco.
Dali, através de cinco tubos de óleo, é enviado para as canalizações dos mancais e destes aos moentes através de canalizações na árvore de manivelas.
Para um melhor arrefecimento da saia do pistão, são previstos no bloco pulverizadores (8) com uma válvula de esfera incorporada que se abre a uma pressão de 2.25 ÷ 2.75 bar.
Do tubo longitudinal principal no bloco sai uma canalização vertical para lubrificar os suportes das árvores da distribuição. No tubo de lubrificação relativo à árvore da distribuição, lado da aspiração, são previstas duas canalizações para a passagem do óleo para acionamento do variador de fase. o circuito de recuperação é constituído de alguns tubos colocados no cabeçote que recolhem o óleo proveniente das descargas e descarregado do cabeçote, por queda, para o cárter.
A instalação de lubrificação é dotada de um sistema de recirculação de vapores de óleo que consente recuperar os vapores provenientes do cárter e do cabeçote.
A instalação possui um sensor de mínima pressão de óleo do motor (7) que sinaliza através do acendimento da luz espia no quadro de instrumentos a insuficiente pressão de lubrificação.
Em algumas versões existem também o sensor de temperatura do óleo do motor, o sensor da luz espia de mínimo nível de óleo do motor e o transmissor de pressão de óleo do motor (para maiores informações, ver o relativo parágrafo).