LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - DESCRIÇÃO
A bomba rotativa com
ressaltos (3), montada na parte dianteira do bloco do motor, é
acionada diretamente pela árvore de manivelas através de acoplamento. O óleo
aspirado do cárter
através de um pescador (1), é filtrado pelo filtro existente no próprio
pescador e em seguida enviado em pressão pela bomba através de uma canalização
ao filtro de óleo (6) com elemento filtrante de capacidade total com válvula
by-pass de segurança, que garante a passagem do óleo mesmo em caso de
entupimento do elemento.
No suporte do filtro
está instalado um trocador de calor água - óleo (5) para manter a
temperatura do óleo do motor dentro dos valores ideais.
A pressão máxima de
lubrificação é regulada por uma válvula limitadora (4) montada
na bomba.
Após ser filtrado,
o óleo chega, através de uma canalização na tampa dianteira do motor,
no tubo longitudinal principal de envio localizado no bloco.
Dali, através de cinco
tubos de óleo, é enviado para as canalizações dos mancais e
destes aos moentes através de canalizações na árvore de manivelas.
Para um melhor arrefecimento
da saia do pistão, são previstos no bloco pulverizadores
(8) com uma válvula de esfera incorporada que se abre a uma pressão
de 2.25 ÷ 2.75 bar.
Do tubo longitudinal
principal no bloco sai uma canalização vertical para lubrificar os
suportes das árvores da distribuição. No tubo de lubrificação relativo à árvore
da distribuição,
lado da aspiração, são previstas duas canalizações para a passagem
do óleo para acionamento do variador de fase. o circuito de recuperação
é constituído de alguns
tubos colocados no cabeçote que recolhem o óleo proveniente
das descargas e descarregado do cabeçote, por queda, para o cárter.
A instalação de lubrificação
é dotada de um sistema de recirculação de vapores de
óleo que consente recuperar os vapores provenientes do cárter e do cabeçote.
A instalação possui
um sensor de mínima pressão de óleo do motor (7) que sinaliza
através do acendimento da luz espia no quadro de instrumentos a insuficiente
pressão de lubrificação.
Em algumas versões
existem também o sensor de temperatura do óleo do motor, o
sensor da luz espia de mínimo nível de óleo do motor e o transmissor de pressão
de óleo do
motor (para maiores informações, ver o relativo parágrafo).