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CAIXA DE CÂMBIO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

- Colocar o veículo no elevador.

- retirar as rodas dianteiras e as relativas proteções.
- Retirar a bateria.
- Retirar os relés do suporte da bateria e posicioná-los lateralmente para não obstruir as operações seguintes.

A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e em seguida retirar o suporte da bateria após retirar o suporte traseiro dos cabos.

B)
1 - Retirar as conexões elétricas do suporte fixado
com o cilindro da embreagem.
2 - Desligar o cabo de massa da tampa do câmbio.


1 - Soltar os parafusos de fixação e em seguida afastar lateralmente o cilindro de comando da embreagem sem desligar as relativas tubulações.


A) 1 - Desligar a conexão elétrica do interruptor da marcha-à-ré.

B) 1 - Desligar a conexão elétrica da sonda lambda.


1 - Soltar os dois parafusos superiores de fixação do câmbio ao motor.


- Retirar o pára-choque dianteiro (ver GRUPO 70)
- Colocar o suporte do motor 1.820.226.000, com os relativos suportes 1.820.239.000 e a travessa 1.820.581.000 como indicado na figura.
- Montar dois esquadros adequados de suporte no bloco, e em seguida, com uma corrente, colocar a ferramenta de suporte nos esquadros sustentando assim o grupo motopropulsor.




CAIXA DE CÂMBIO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
A) 1 - Levantar o veículo, retirar o tampão e descarregar o óleo do câmbio-diferencial recolhendo-o em um recipiente adequado.

B)
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte
de reforço.
2 - Retirar o trecho dianteiro da tubulação de descarga completo com a sonda lambda, após retirar as relativas fixações.




CAIXA DE CÂMBIO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

1 - Soltar os parafusos de fixação dos braços oscilante nos montantes das rodas


A)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da direção
hidráulica na travessa dianteira.
2 - Soltar os quatro parafusos dianteiros e afrouxar os outros parafusos de fixação do suporte dos comandos do câmbio, que deve ser ligeiramente abaixado para permitir o
desencaixe da travessa dianteira.

B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e remover o suporte traseiro do motopropulsor.

C)
1 - Colocar um macaco hidráulico sob a travessa.

2 - Soltar os seis parafusos traseiros de fixação da travessa à carroceria.

D)
1 - Soltar os dois parafusos dianteiros de fixação da
travessa à carroceria.
2 - Abaixar o macaco hidráulico e retirar a travessa.


A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e desligar a junta homocinética da semi-árvore do lado do diferencial.

B) 1 - Operando pelo vão da roda esquerda, soltar as porcas de fixação e desligar as hastes de comando das marchas.


1 - Soltar os três parafusos de fixação do motor de partida ao câmbio.


A) 1 - Soltar os três parafusos de fixação do motor de partida ao câmbio.

B) 1 - Soltar os dois parafusos inferiores de fixação da tampa do câmbio e fixar nos relativos furos o suporte 1.820.623.001.


NOTA:
Para a fixação do suporte, utilizar parafusos de comprimento ligeiramente superior aos retirados.

2 - Acrescentar um parafuso de dimensões adequadas no furo à direita do suporte.
3 - Soltar o parafuso de fixação do câmbio ao motor.


1 - Soltar a porca restante de fixação do câmbio ao motor.
2 - Abaixar o macaco hidráulico e retirar o grupo câmbio-diferencial.




Intervenção no veículo
SUBSTITUIÇÃO DO RETENTOR DA CAIXA O DIFERENCIAL DO LADO DO CÂMBIO

- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Levantar o veículo.
- Retirar a roda e as proteções dianteiras esquerdas.
- Operando pelo vão da roda dianteira esquerda, desligar a conexão elétrica do sensor de desgaste das pastilhas dos freios.
- Desligar do suporte, o cabo do sensor indutivo do A.B.S.

A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e desligar a junta homocinética esquerda da semi-árvore do lado do diferencial.
1 - Afrouxar os dois parafusos de fixação do montante esquerdo ao amortecedor, e em seguida retirar somente o parafuso superior.

B)
1 - Utilizando as ferramentas 1.820.229.000 e
1.821.161.000, retirar o flange do diferencial.
2 - Retirar o retentor a ser substituído.

C) 1 - Utilizando as ferramentas 1.821.170.000 e 1.821.171.000, introduzir o novo retentor.

Completar a remontagem operando em ordem inversa da desmontagem.



SUBSTITUIÇÃO DO RETENTOR DA CAIXA DO DIFERENCIAL DO LADO DO MOTOR

- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Levantar o veículo.
- Retirar a roda e as proteções dianteiras direitas.
- Operando pelo vão da roda dianteira direita, desligar a conexão elétrica do sensor de desgaste das pastilhas dos freios.
- Desligar do suporte, o cabo do sensor indutivo do A.B.S.

A) 1- Soltar os parafusos de fixação e desligar a junta homocinética direita da árvore intermediária.

B) 1 - Soltar os parafusos de fixação da árvore intermediária.

C)
1 - Retirar a árvore intermediária do diferencial e
remover o retentor de óleo a ser substituído.
2 - Utilizando as ferramentas 1.821.170.000 e 1.821.171.000, introduzir o novo retentor.

Completar a remontagem operando em ordem inversa da desmontagem.



Haste do comando de marchas

- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o console central do câmbio (ver GRUPO 70).

1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte inferior de fixação do painel.
2 - Soltar o parafuso de fixação do suporte dos comandos do câmbio.


A) 1 - Soltar as conexões elétricas relativas à operação.

B)
1 - Levantar o veículo, soltar os parafusos de
fixação e retirar o suporte de reforço.
2 - Retirar o trecho dianteiro da tubulação de descarga completo com a sonda lambda, após retirar as relativas fixações.

C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e remover o catalisador completo com o primeiro silencioso da instalação de descarga.


A) 1 - Soltar os parafusos de fixação do suporte dos comandos do câmbio exceto os dois traseiros.

B) 1 - Utilizando um macaco hidráulico como sustentação, abaixar a parte dianteira do suporte dos comandos do câmbio como indicado na figura.


A) 1 - Desligar a haste de comando as marchas da alavanca soltando o parafuso de fixação.

B) 1 - Desligar a haste de comando das marchas do suporte de comando localizado na caixa da direção hidráulica, soltando a porca de fixação.

C)
1 - Retirar a haste de comando das marchas.

2 - Se necessário, retirar as alavancas de comando soltando a porca de fixação restante.




ALAVANCA DE COMANDO DAS MARCHAS

A) Operar como indicado no procedimento "Haste de
comando das marchas
- Retirada / Recolocação" até o desligamento da alavanca de comando das marchas da relativa haste, e tendo o cuidado de retirar os dois parafusos (1) de fixação da alavanca de comando das marchas ao suporte, antes de soltar as fixações do suporte de comandos do câmbio.

B) 1 - Por baixo do veículo, retirar a alavanca do câmbio completa com a articulação e estrutura.




VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E SUBSTITUIÇÃO DO ÓLEO
Substituição do óleo

- Colocar o veículo no elevador.
1 - Retirar o tampão de abastecimento (1a) e o de descarga (1b), e em seguida deixar escorrer completamente o óleo.

- Limpar o tampão de descarga e recolocá-lo no torque prescrito.
- Introduzir o óleo do tipo e quantidade prescritos, através do furo de enchimento.
- Verificar se o nível aflora a borda do furo, limpar o tampão de enchimento e recolocá-lo no torque prescrito.