CAIXA DE CÂMBIO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- retirar as rodas dianteiras e as relativas proteções.
- Retirar a bateria.
- Retirar os relés do suporte da bateria e posicioná-los
lateralmente para não obstruir as operações
seguintes.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e em seguida
retirar o suporte da bateria após retirar o
suporte traseiro dos cabos.
B)
1 - Retirar as conexões elétricas do suporte fixado
com o cilindro da embreagem.
2 - Desligar o cabo de massa da tampa do câmbio.
1 - Soltar os parafusos de fixação e em seguida
afastar lateralmente o cilindro de comando da
embreagem sem desligar as relativas tubulações.
A) 1 - Desligar a conexão elétrica do interruptor da
marcha-à-ré.
B) 1 - Desligar a conexão elétrica da sonda lambda.
1 - Soltar os dois parafusos superiores de fixação do
câmbio ao motor.
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver GRUPO 70)
- Colocar o suporte do motor 1.820.226.000, com os
relativos suportes 1.820.239.000 e a travessa
1.820.581.000 como indicado na figura.
- Montar dois esquadros adequados de suporte no
bloco, e em seguida, com uma corrente, colocar a
ferramenta de suporte nos esquadros sustentando
assim o grupo motopropulsor.
CAIXA DE CÂMBIO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
A) 1 - Levantar o veículo, retirar o tampão e
descarregar o óleo do câmbio-diferencial
recolhendo-o em um recipiente adequado.
B)
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte
de reforço.
2 - Retirar o trecho dianteiro da tubulação de
descarga completo com a sonda lambda, após
retirar as relativas fixações.
CAIXA DE CÂMBIO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
1 - Soltar os parafusos de fixação dos braços oscilante
nos montantes das rodas
A)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da direção
hidráulica na travessa dianteira.
2 - Soltar os quatro parafusos dianteiros e afrouxar
os outros parafusos de fixação do suporte dos
comandos do câmbio, que deve ser
ligeiramente abaixado para permitir o
desencaixe da travessa dianteira.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e remover o
suporte traseiro do motopropulsor.
C)
1 - Colocar um macaco hidráulico sob a travessa.
2 - Soltar os seis parafusos traseiros de fixação da
travessa à carroceria.
D)
1 - Soltar os dois parafusos dianteiros de fixação da
travessa à carroceria.
2 - Abaixar o macaco hidráulico e retirar a travessa.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e desligar a junta
homocinética da semi-árvore do lado do
diferencial.
B) 1 - Operando pelo vão da roda esquerda, soltar as
porcas de fixação e desligar as hastes de
comando das marchas.
1 - Soltar os três parafusos de fixação do motor de
partida ao câmbio.
A) 1 - Soltar os três parafusos de fixação do motor de
partida ao câmbio.
B) 1 - Soltar os dois parafusos inferiores de fixação da
tampa do câmbio e fixar nos relativos furos o
suporte 1.820.623.001.
NOTA:
Para a fixação do suporte, utilizar parafusos de
comprimento ligeiramente superior aos retirados.
2 - Acrescentar um parafuso de dimensões
adequadas no furo à direita do suporte.
3 - Soltar o parafuso de fixação do câmbio ao
motor.
1 - Soltar a porca restante de fixação do câmbio ao
motor.
2 - Abaixar o macaco hidráulico e retirar o grupo
câmbio-diferencial.
Intervenção no veículo
SUBSTITUIÇÃO DO RETENTOR DA CAIXA O
DIFERENCIAL DO LADO DO CÂMBIO
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Levantar o veículo.
- Retirar a roda e as proteções dianteiras esquerdas.
- Operando pelo vão da roda dianteira esquerda, desligar a conexão elétrica do sensor de desgaste das
pastilhas dos freios.
- Desligar do suporte, o cabo do sensor indutivo do
A.B.S.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e desligar a junta
homocinética esquerda da semi-árvore do lado
do diferencial.
1 - Afrouxar os dois parafusos de fixação do
montante esquerdo ao amortecedor, e em
seguida retirar somente o parafuso superior.
B)
1 - Utilizando as ferramentas 1.820.229.000 e
1.821.161.000, retirar o flange do diferencial.
2 - Retirar o retentor a ser substituído.
C) 1 - Utilizando as ferramentas 1.821.170.000 e
1.821.171.000, introduzir o novo retentor.
Completar a remontagem operando
em ordem inversa da desmontagem.
SUBSTITUIÇÃO DO RETENTOR DA CAIXA DO
DIFERENCIAL DO LADO DO MOTOR
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Levantar o veículo.
- Retirar a roda e as proteções dianteiras direitas.
- Operando pelo vão da roda dianteira direita,
desligar a conexão elétrica do sensor de desgaste
das pastilhas dos freios.
- Desligar do suporte, o cabo do sensor indutivo do
A.B.S.
A) 1- Soltar os parafusos de fixação e desligar a junta
homocinética direita da árvore intermediária.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação da árvore
intermediária.
C)
1 - Retirar a árvore intermediária do diferencial e
remover o retentor de óleo a ser substituído.
2 - Utilizando as ferramentas 1.821.170.000 e
1.821.171.000, introduzir o novo retentor.
Completar a remontagem operando
em ordem inversa da desmontagem.
Haste do comando de marchas
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o console central do câmbio (ver GRUPO 70).
1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte
inferior de fixação do painel.
2 - Soltar o parafuso de fixação do suporte dos
comandos do câmbio.
A) 1 - Soltar as conexões elétricas relativas à
operação.
B)
1 - Levantar o veículo, soltar os parafusos de
fixação e retirar o suporte de reforço.
2 - Retirar o trecho dianteiro da tubulação de
descarga completo com a sonda lambda, após
retirar as relativas fixações.
C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e remover o
catalisador completo com o primeiro silencioso
da instalação de descarga.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação do suporte dos
comandos do câmbio exceto os dois traseiros.
B) 1 - Utilizando um macaco hidráulico como
sustentação, abaixar a parte dianteira do
suporte dos comandos do câmbio como
indicado na figura.
A) 1 - Desligar a haste de comando as marchas da
alavanca soltando o parafuso de fixação.
B) 1 - Desligar a haste de comando das marchas do
suporte de comando localizado na caixa da
direção hidráulica, soltando a porca de fixação.
C)
1 - Retirar a haste de comando das marchas.
2 - Se necessário, retirar as alavancas de comando
soltando a porca de fixação restante.
ALAVANCA DE COMANDO DAS MARCHAS
A) Operar como indicado no procedimento "Haste de
comando das marchas
- Retirada / Recolocação" até o desligamento da
alavanca de comando das marchas da relativa
haste, e tendo o cuidado de retirar os dois parafusos
(1) de fixação da alavanca de comando das marchas
ao suporte, antes de soltar as fixações do suporte de
comandos do câmbio.
B) 1 - Por baixo do veículo, retirar a alavanca do
câmbio completa com a articulação e estrutura.
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E SUBSTITUIÇÃO DO ÓLEO
Substituição do óleo
- Colocar o veículo no elevador.
1 - Retirar o tampão de abastecimento (1a) e o de
descarga (1b), e em seguida deixar escorrer
completamente o óleo.
- Limpar o tampão de descarga e recolocá-lo no
torque prescrito.
- Introduzir o óleo do tipo e quantidade prescritos,
através do furo de enchimento.
- Verificar se o nível aflora a borda do furo, limpar o
tampão de enchimento e recolocá-lo no torque
prescrito.