DISCO DIANTEIRO DOS FREIOS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda do lado envolvido.
A)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da chapa de
suporte da pinça dos freios.
2 - Retirar e deslocar lateralmente a pinça dos
freios completa sem desligar a tubulação
B) 1 - Soltar os dois pinos de fixação e retirar o
espaçador e o disco do freio.
(*) Para parafusos em "Driloc" : substituir toda vez
que forem retirados ou desapertados.
DISCO DIANTEIRO DOS FREIOS - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
A) 1 - Verificar a espessura dos discos e se as
superfícies de trabalho apresentam profundos
riscos ou porosidades. Se necessário, fazer a
retífica observando as tolerâncias prescritas
no item Especifícações Técnicas.
B) 1 - Em caso de substituição somente das pastilhas
dos freios, verificar se a oscilação do disco, em
relação ao eixo de rotação, esteja dentro dos
limites prescritos (máx. 0,15 mm)
NOTA:
O valor deve ser levantado a 2 mm do
diâmetro externo do disco.
PINÇA DOS FREIOS DIANTEIROS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
Para versão pré-modificada
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a roda do lado envolvido.
A)
1 - Desligar a conexão intermediária entre o tubo
rígido e o tubo flexível de envio de líquido à
pinça do freio.
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de
desgaste das pastilhas e em seguida liberá-lo
das fixações no amortecedor.
B) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar a
pinça dos freios e as relativas pastilhas.
NOTA:
Na recolocação substituir os parafusos
de fixação do corpo da pinça,
apertando-os no torque prescrito.
ATENÇÃO:
Na recolocação, verificar se as coifas de borracha de
proteção das roscas dos pinos de fixação estão em
boas condições. Em caso contrário, substitua-as.
Na recolocação, a pastilha do freio com o sensor de
desgaste, deve ser montada no lado interno do disco
(lado do pistão da pinça dos freios); ao mesmo tempo
verificar se a descarga, existente na parte externa da
pastilha, está posicionada posteriormente em relação
ao sentido de marcha.
Na recolocação, fazer a sangria de ar da instalação
frenante (ver sub-grupo 3330A).
PINÇA DOS FREIOS DIANTEIROS - DESMONTAGEM / MONTAGEM
A)
1 - Desligar a conexão da tubulação flexível da
pinça.
2 - Retirar o parafuso de sangria.
B)
1 - Soprar um jato de ar comprimido no furo de
introdução do fluido dos freios, para empurrar o
pistão para fora.
2 - Retirar o pistão (2A), a guarnição de vedação
(2B) e a coifa de proteção (2C).
PINÇA DOS FREIOS DIANTEIROS - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
- O pistão e o corpo da pinça não devem apresentar sinais de abrasão nem
engripamento; em caso de contrário substituir a pinça completa com o pistão.
- Substituir sempre a coifa de proteção e a guarnição de vedação.
- Certificar-se de que o parafuso de sangria não está obstruído.
- Verificar se a tubulação flexível não apresenta inchações nem desfiamentos.
- Substituir as pastilhas dos freios quando a espessura do material de atrito for
inferior a 1,5 mm.
- Verificar se o suporte de sustentação da pinça dos freios não apresenta
rachaduras ou deformações.
PASTILHAS DOS FREIOS - SUBSTITUIÇÃO
- Retirar a roda dianteira.
A)
1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de
desgaste das pastilhas.
2 - Soltar o parafuso superior de fixação do corpo
da pinça.
Na recolocação, substituir os parafusos de fixação do
corpo da pinça, apertando-os no torque prescrito.
B)
1 - Girar o corpo da pinça como indicado na figura
e substituir as pastilhas dos freios
NOTA:
A pastilha do freio, com o sensor de
desgaste, deve ser montada no lado
interno do disco (lado do pistão da
pinça dos freios); ao mesmo tempo,
verificar se a descarga, existente na
parte externa da própria pastilha,
esteja posicionada posteriormente em
relação ao sentido de marcha.
2 - Na remontagem da pinça, regular a posição do
pistão utilizando a ferramenta n° 1.821.034.000.