Especificações Técnicas Torques de aperto Imprimir
DISCO DIANTEIRO DOS FREIOS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

- Colocar o veículo no elevador.

- Retirar a roda do lado envolvido.

A)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da chapa de
suporte da pinça dos freios.
2 - Retirar e deslocar lateralmente a pinça dos freios completa sem desligar a tubulação

B) 1 - Soltar os dois pinos de fixação e retirar o espaçador e o disco do freio.

(*) Para parafusos em "Driloc" : substituir toda vez que forem retirados ou desapertados.




DISCO DIANTEIRO DOS FREIOS - VERIFICAÇÕES E CONTROLES

A) 1 - Verificar a espessura dos discos e se as
superfícies de trabalho apresentam profundos riscos ou porosidades. Se necessário, fazer a retífica observando as tolerâncias prescritas
no item Especifícações Técnicas.

B) 1 - Em caso de substituição somente das pastilhas dos freios, verificar se a oscilação do disco, em relação ao eixo de rotação, esteja dentro dos limites prescritos (máx. 0,15 mm)

NOTA:
O valor deve ser levantado a 2 mm do diâmetro externo do disco.




PINÇA DOS FREIOS DIANTEIROS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

Para versão pré-modificada


- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a roda do lado envolvido.

A)
1 - Desligar a conexão intermediária entre o tubo
rígido e o tubo flexível de envio de líquido à pinça do freio.
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de desgaste das pastilhas e em seguida liberá-lo das fixações no amortecedor.

B) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar a pinça dos freios e as relativas pastilhas.

NOTA:
Na recolocação substituir os parafusos de fixação do corpo da pinça, apertando-os no torque prescrito.


ATENÇÃO:
Na recolocação, verificar se as coifas de borracha de proteção das roscas dos pinos de fixação estão em boas condições. Em caso contrário, substitua-as. Na recolocação, a pastilha do freio com o sensor de desgaste, deve ser montada no lado interno do disco (lado do pistão da pinça dos freios); ao mesmo tempo verificar se a descarga, existente na parte externa da pastilha, está posicionada posteriormente em relação ao sentido de marcha.


Na recolocação, fazer a sangria de ar da instalação frenante (ver sub-grupo 3330A).




PINÇA DOS FREIOS DIANTEIROS - DESMONTAGEM / MONTAGEM

A)
1 - Desligar a conexão da tubulação flexível da
pinça.
2 - Retirar o parafuso de sangria.

B)
1 - Soprar um jato de ar comprimido no furo de
introdução do fluido dos freios, para empurrar o pistão para fora.
2 - Retirar o pistão (2A), a guarnição de vedação (2B) e a coifa de proteção (2C).




PINÇA DOS FREIOS DIANTEIROS - VERIFICAÇÕES E CONTROLES

- O pistão e o corpo da pinça não devem apresentar sinais de abrasão nem
engripamento; em caso de contrário substituir a pinça completa com o pistão.
- Substituir sempre a coifa de proteção e a guarnição de vedação.
- Certificar-se de que o parafuso de sangria não está obstruído.
- Verificar se a tubulação flexível não apresenta inchações nem desfiamentos.
- Substituir as pastilhas dos freios quando a espessura do material de atrito for inferior a 1,5 mm.
- Verificar se o suporte de sustentação da pinça dos freios não apresenta rachaduras ou deformações.


PASTILHAS DOS FREIOS - SUBSTITUIÇÃO

- Retirar a roda dianteira.

A)
1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de
desgaste das pastilhas.
2 - Soltar o parafuso superior de fixação do corpo da pinça.

Na recolocação, substituir os parafusos de fixação do corpo da pinça, apertando-os no torque prescrito.

B)
1 - Girar o corpo da pinça como indicado na figura
e substituir as pastilhas dos freios

NOTA:
A pastilha do freio, com o sensor de desgaste, deve ser montada no lado interno do disco (lado do pistão da pinça dos freios); ao mesmo tempo, verificar se a descarga, existente na
parte externa da própria pastilha, esteja posicionada posteriormente em relação ao sentido de marcha.

2 - Na remontagem da pinça, regular a posição do pistão utilizando a ferramenta n° 1.821.034.000.