DISCO DOS FREIOS TRASEIROS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda do lado em questão.
A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação da pinça do
freio no relativo suporte e deslocá-la
lateralmente sem desligar a tubulação e o cabo
do freio de mão.
B) Na recolocação, substituir os parafusos de fixação
do corpo da pinça, apertando-os no torque
prescrito.
1 - Retirar as pastilhas dos freios.
C) 1 - Soltar os dois pinos de fixação e retirar o
espaçador e o disco dos freios.
DISCO DOS FREIOS TRASEIROS - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
A)
1 - Verificar a espessura dos discos e se as
superfícies de trabalho não apresentam
profundos riscos ou porosidades. Se necessário,
fazer a retífica observando as tolerâncias
prescritas.
B) 1 - Em caso de substituição somente das pastilhas
dos freios, verificar se a oscilação do disco, em
relação ao eixo de rotação, esteja dentro dos
limites prescritos (máx. 0,15 mm)
NOTA:
O valor deve ser levantado a 2 mm do
diâmetro externo do disco
PINÇA DOS FREIOS TRASEIROS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Utilizando uma seringa adequada, esvaziar o
reservatório do líquido dos freios-embreagem.
- Retirar a roda do lado em questão.
- Retirar o acabamento em couro da alavanca do freio
de mão.
A) 1 - Operando na porca de regulagem na alavanca
do freio de mão, afrouxar a tensão dos relativos
cabos
B)
1 - Desligar o cabo do freio de mão da pinça dos
freios.
2 - Desligar a conexão da tubulação flexível.
3 - Remover a trava e retirar a conexão da
tubulação flexível.
C) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação da pinça dos
freios completa.
D)
1 - Retirar a pinça completa.
2 - Retirar o espaçador.
PINÇA DOS FREIOS TRASEIROS - DESMONTAGEM
A) 1 - Desligar a conexão da tubulação flexível da
pinça dos freios.
B)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da pinça dos
freios no relativo suporte e retirá-la.
2 - Retirar as pastilhas dos freios.
C) 1 - Retirar o parafuso de sangria.
- Utilizando a ferramenta n° 1.822.108.000 (A),
desmontar o pistão (A), a coifa de proteção (B) e o
anel de vedação (C).
PINÇA DOS FREIOS TRASEIROS - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
- O pistão e o corpo da pinça não devem apresentar sinais de abrasão nem
engripamento; em caso de contrário substituir a pinça completa com o pistão.
- Substituir sempre a coifa de proteção e a guarnição de vedação.
- Certificar-se de que o parafuso de sangria não está obstruído.
- Verificar se a tubulação flexível não apresenta inchações nem desfiamentos.
- Substituir as pastilhas dos freios quando a espessura do material de atrito for
inferior a 1,5 mm.
- Verificar se o suporte de sustentação da pinça dos freios não apresenta
rachaduras ou deformações.
- Em caso de funcionamento incorreto do dispositivo de regulagem automática do
curso dos cabos de comando do freio de estacionamento, substituir a pinça
completa.
PINÇA DOS FREIOS TRASEIROS - REMONTAGEM
A)
1 - Montar o anel de vedação no corpo da pinça.
2 - Posicionar a coifa de proteção na parte traseira
do pistão.
3 - Montar o pistão e regular a posição usando a
ferramenta n° 1,822.108.000.
B)
1 - Rosquear parcialmente o parafuso de sangria.
2 - Efetuar o enchimento da pinça com o fluido
prescrito até que do furo de ligação da
tubulação flexível saia fluido sem bolhas de ar.
C)
1 - Apertar o parafuso de sangria no torque de
prescrito.
2 - Montar a tubulação flexível e apertar a conexão
no torque de aperto prescrito.
D)
1 - Posicionar as pastilhas dos freios e em seguida
montar a pinça no relativo suporte apertando os
novos parafusos de fixação no torque prescrito.
NOTA: Os valores prescritos encontram-se no item
Especifícações Técnicas.
PASTILHAS DOS FREIOS
- Retirar a roda traseira.
A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação do corpo da
pinça e deslocá-la de modo a acelerar a
substituição das pastilhas.
Na recolocação, substituir os parafusos de fixação do
corpo da pinça, apertando-os no torque prescrito.
B) 1 - Substituir as pastilhas dos freios.
NOTA:
As pastilhas dos freios traseiros não
possuem sentido de montagem.
2 - Utilizando a ferramenta n° 1.822.108.000, afastar
o pistão para acelerar a remontagem da pinça,
e em seguida remontá-la.