AMORTECEDOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda do lado interessado.
A)
1 - Levantar o veículo e, utilizando um macaco
hidráulico posicionado sob o braço longitudinal
da suspensão, comprimir a mola.
2 - Soltar o parafuso inferior de fixação do
amortecedor ao braço longitudinal da
suspensão.
B)
1 - Retirar o tampão de proteção do furo de acesso
ao parafuso superior de fixação do
amortecedor.
2 - Operando pelo vão da roda, soltar o parafuso
superior de fixação do amortecedor.
NOTA:
Uma vez que a carroceria, na zona
interessada da operação é fechada,
operar com cuidado para não deixar
cair o parafuso dentro da caixa.
C) 1 - Retirar o amortecedor.
VERIFICAÇÕES E CONTROLES
- Verificar as condições do amortecedor relativamente
quanto a funcionalidade e a eventuais vazamentos
de óleo. Neste caso, fazer a substituição completa
do amortecedor.
MOLA HELICOIDAL - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda do lado interessado.
A)
1 - Soltar o parafuso de fixação do suporte do cabo
do freio de mão e tubulações dos freios.
2 - Soltar os parafusos de fixação da barra
estabilizadora em ambos os lados da suspensão.
B)
1 - Colocar um macaco hidráulico sob o braço
longitudinal e comprimir a mola.
2 - Soltar o parafuso de fixação do amortecedor.
C)
1 - Abaixar o macaco e retirar a mola completa
com os coxins de fim de curso.
MOLA HELICOIDAL - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
1 - verificar visualmente se as molas não apresentam
rachaduras, deformações nem anomalias em
geral, que possam prejudicar sua funcionalidade.
2 - Verificar a integridade dos elementos de borracha
e se danificados, deformados ou exessivamente
gastos, fazer sua substituição.
As molas helicoidais são subdivididas em classes de
rigidez e marcadas, a fim de facilitar a identificação,
com marcas de tinta de cores diferentes. Em caso de
substituição de uma ou de ambas as molas, verificar
se as novas molas possuem a mesma cor daquelas
substituídas