Controle do alinhamento das rodas dianteiras
OPERAÇÕES PRELIMINARES
- Calibrar os pneus na pressão prescrita.
- Colocar o veículo no elevador.
- Predispor o veículo
em ordem de marcha (com abastecimentos)
- Oscilar o veículo para assentar as suspensões.
1 - Colocar o aparelho no plano de apoio do veículo.
2 - Utilizando um
gabarito, verificar a distância “B” entre
o plano de apoio do veículo e o centro do parafuso
de fixação do pino esférico.
- Com o auxílio de
uma régua milimetrada, medir a distância
levantada.
3 - Utilizando o gabarito,
verificar a distância “A” entre
o plano de apoio do veículo e o centro do pino do
braço oscilante.
- Com o auxílio de
uma régua milimetrada, medir a distância
levantada.
- Calcular a diferença
entre a quota “B” e a quota “A”
e verificar se está dentro dos valores prescritos.
Alinhamento dianteiro B - A
36 ± 5 mm
Controle do
alinhamento das rodas traseiras
OPERAÇÕES PRELIMINARES
- Calibrar os pneus na pressão prescrita.
- Colocar o veículo no elevador.
- Predispor o veículo
em ordem de marcha (com abastecimentos)
- Oscilar o veículo para assentar as suspensões.
1 - Colocar o aparelho no plano de apoio do veículo.
2 - Utilizando um
gabarito, verificar a distância “C” entre
o plano de apoio do veículo e o fulcro do braço oscilante
traseiro.
- Com o auxílio de
uma régua milimetrada, medir a distância
levantada.
3 - Utilizando o gabarito,
verificar a distância “D” entre
o plano de apoio do veículo e o centro da roda traseira.
- Com o auxílio de
uma régua milimetrada, medir a distância
levantada.
- Calcular a diferença
entre a quota “C” e a quota “D”
e verificar se está dentro dos valores prescritos.
Alinhamento traseiro C - D
7 ± 5 mm
- 43 ± 5 mm
NOTA:
Se as quotas de alinhamento não estiverem dentro
dos valores prescritos, fazer a substituição de ambas
as molas da suspensão.
Controle dos
ângulos característicos e convergência dos angulos
OPERAÇÕES PRELIMINARES
- Calibrar os pneus na pressão prescrita.
- Verificar se a excentricidade
e a ortogonalidade das rodas
não supera:• para rodas de aço, o valor de 1
mm• para rodas de liga, o valor de 0,3 mm
- Utilizando um ferramental
adequado, verificar se o valor
de convergência/divergência está dentro dos limites
prescritos.
Convergência / Divergência das rodas dianteiras
A - B (*)
0 ± 1 mm(*)
Valor medido com
veículo vazio e em ordem de marcha
(com abastecimentos prescritos)
Se no controle da
convergência forem encontrados valores diferentes dos prescritos,
operar como segue:
1 - Afrouxar as fixações para a regulagem dos tirantes da direção.
ATENÇÃO:
Toda vez que for feita
a convergência das rodas dianteiras, é necessário verificar se
as coifas giram livremente nos tirantes e, eventualmente, desencaixar e lubrificar
com graxa prescrita.
2 - Girar os tirantes,
até atingir o valor prescrito sem alterar a posição dos raios do volante.
NOTA:
A regulagem deve ser feita operando nos tirantes de ambas as rodas.
- Apertar no torque prescrito as fixações para a regulagem dos tirantes da direção.
CONTROLE DO
CÂMBER E DO CÁSTER DAS RODAS
Vereficação e controle
- Verificar se os
ângulos do câmber e do cáster (não reguláveis)
estão dentro dos valores prescritos.
Câmber “ a (*)
- 50’ ± 20’
(*) Valores medidos
com o veículo em ordem de marcha
(com abastecimentos prescritos)
Cáster “ b “ (*)
3°20’ ± 30’(*) Valores
medidos com o veículo em ordem
de marcha (com abastecimentos prescritos)
NOTA:
Caso os valores encontrados não sejam os prescritos,
é necessário fazer o controle do enquadramento
da carroceria (ver GRUPO 70)
CONTROLE DA
CONVERGÊNCIA DAS RODAS TRASEIRAS
Verificação
- Utilizando uma aparelhagem
adequada, verificar se o
valor de convergência (não regulável) está dentro dos
valores prescritos.
Convergência das rodas traseiras A - B (*)
0 ± 1 mm(*)
Valores medidos com
o veículo em ordem de marcha (com
abastecimentos prescritos)
CONTROLE DO
CÂMBER DAS RODAS TRASEIRAS
Verificação
- Verificar se o ângulo
do câmber (não regulável) está dentro
do valor prescrito.Câmber das rodas traseiras “a
“ (*)
- 1° ± 15’
- 1° ± 20’
(*) Valores medidos
com o veículo em ordem de marcha
(com abastecimentos prescritos)