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Controle do alinhamento das rodas dianteiras

OPERAÇÕES PRELIMINARES

- Calibrar os pneus na pressão prescrita.
- Colocar o veículo no elevador.
- Predispor o veículo em ordem de marcha (com abastecimentos)
- Oscilar o veículo para assentar as suspensões.
1 - Colocar o aparelho no plano de apoio do veículo.
2 - Utilizando um gabarito, verificar a distância “B” entre o plano de apoio do veículo e o centro do parafuso de fixação do pino esférico.
- Com o auxílio de uma régua milimetrada, medir a distância levantada.
3 - Utilizando o gabarito, verificar a distância “A” entre o plano de apoio do veículo e o centro do pino do braço oscilante.

- Com o auxílio de uma régua milimetrada, medir a distância levantada.
- Calcular a diferença entre a quota “B” e a quota “A” e verificar se está dentro dos valores prescritos.

Alinhamento dianteiro B - A
36 ± 5 mm


Controle do alinhamento das rodas traseiras

OPERAÇÕES PRELIMINARES

- Calibrar os pneus na pressão prescrita.
- Colocar o veículo no elevador.
- Predispor o veículo em ordem de marcha (com abastecimentos)
- Oscilar o veículo para assentar as suspensões.
1 - Colocar o aparelho no plano de apoio do veículo.
2 - Utilizando um gabarito, verificar a distância “C” entre o plano de apoio do veículo e o fulcro do braço oscilante traseiro.
- Com o auxílio de uma régua milimetrada, medir a distância levantada.
3 - Utilizando o gabarito, verificar a distância “D” entre o plano de apoio do veículo e o centro da roda traseira.
- Com o auxílio de uma régua milimetrada, medir a distância levantada.
- Calcular a diferença entre a quota “C” e a quota “D” e verificar se está dentro dos valores prescritos.

Alinhamento traseiro C - D
7 ± 5 mm
- 43 ± 5 mm

NOTA:
Se as quotas de alinhamento não estiverem
dentro dos valores prescritos, fazer a substituição de ambas as molas da suspensão.


Controle dos ângulos característicos e convergência dos angulos

OPERAÇÕES PRELIMINARES

- Calibrar os pneus na pressão prescrita.
- Verificar se a excentricidade e a ortogonalidade das rodas não supera:• para rodas de aço, o valor de 1 mm• para rodas de liga, o valor de 0,3 mm

- Utilizando um ferramental adequado, verificar se o valor de convergência/divergência está dentro dos limites prescritos.
Convergência / Divergência das rodas dianteiras
A - B (*)
0 ± 1 mm(*)

Valor medido com veículo vazio e em ordem de marcha (com abastecimentos prescritos)


Se no controle da convergência forem encontrados valores diferentes dos prescritos, operar como segue:
1 - Afrouxar as fixações para a regulagem dos tirantes da direção.

ATENÇÃO:
Toda vez que for feita a convergência das rodas dianteiras, é necessário verificar se as coifas giram livremente nos tirantes e, eventualmente, desencaixar e lubrificar com graxa prescrita.
2 - Girar os tirantes, até atingir o valor prescrito sem alterar a posição dos raios do volante.

NOTA:
A regulagem deve ser feita operando nos tirantes de ambas as rodas.

- Apertar no torque prescrito as fixações para a regulagem dos tirantes da direção.

CONTROLE DO CÂMBER E DO CÁSTER DAS RODAS

Vereficação e controle

- Verificar se os ângulos do câmber e do cáster (não reguláveis) estão dentro dos valores prescritos.
Câmber “ a (*)
- 50’ ± 20’

(*) Valores medidos com o veículo em ordem de marcha (com abastecimentos prescritos)

Cáster “ b “ (*)
3°20’ ± 30’(*) Valores medidos com o veículo em ordem de marcha (com abastecimentos prescritos)

NOTA:
Caso os valores encontrados não sejam os
prescritos, é necessário fazer o controle do enquadramento da carroceria (ver GRUPO 70)


CONTROLE DA CONVERGÊNCIA DAS RODAS TRASEIRAS

Verificação

- Utilizando uma aparelhagem adequada, verificar se o valor de convergência (não regulável) está dentro dos valores prescritos.

Convergência das rodas traseiras A - B (*)
0 ± 1 mm(*)

Valores medidos com o veículo em ordem de marcha (com abastecimentos prescritos)


CONTROLE DO CÂMBER DAS RODAS TRASEIRAS

Verificação

- Verificar se o ângulo do câmber (não regulável) está dentro do valor prescrito.Câmber das rodas traseiras “a “ (*)
- 1° ± 15’
- 1° ± 20’

(*) Valores medidos com o veículo em ordem de marcha (com abastecimentos prescritos)