Ferramentas Especificações Técnicas Funcionamento Diagnóstico Imprimir
Tubulação do evaporador ao filtro desidratador ao compressor - Remoção

- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria (ver GRUPO 55).
- Operar como nos primeiros sete passos de procedimento descritos no parágrafo "CONJUNTO CONVERGEDOR E GRUPO AQUECEDOR-DISTRIBUIDOR".

1 - Utilizando as chaves 1.822.112.000 e 1.822.115.000, desligar do evaporador a conexão do tubo em questão e removê-lo.


TUBULAÇÃO DO COMPRESSOR AO CONDENSADOR - REMOÇÃO

- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver parágrafo específico).

A) 1 - Soltar o parafuso de fixação e desligar do condensador o tubo de chegada de fluido do compressor.

B) 1 - Soltar o parafuso de fixação e desligar do compressor o tubo de envio de fluido refrigerante ao condensador.
2 - Liberar da abraçadeira de fixação o tubo de ligação do compressor ao condensador e retirá-lo.
TUBULAÇÃO DO FILTRO DESIDRATADOR AO COMPRESSOR - REMOÇÃO

- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).

A) 1 - Desligar do filtro desidratador a conexão do tubo de envio ao compressor.

B) 1 - Soltar o parafuso de fixação e desligar do compressor o tubo de chegada de fluido do filtro desidratador.
2 - Liberar da abraçadeira de fixação o tubo de ligação do filtro desidratador ao compressor.
TUBULAÇÃO DO CONDENSADOR À VÁLVULA DE EXPANSÃO - REMOÇÃO

- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver parágrafo específico).

A) 1 - Soltar o parafuso de fixação e desligar do condensador o tubo de saída do líquido refrigerante.

B) 1 - Desligar a conexão elétrica do pressostato de três níveis.

C) 1 - Soltar o quanto basta o revestimento isolante, e em seguida desligar a conexão na válvula de expansão.
2 - Retirar o trecho do tubo de envio de fluido refrigerante do condensador à válvula de expansão completo com o pressostato de três níveis e, se necessário, desmontá-los na bancada.
Tubulação do evaporador ao filtro desidratador - Remoção

- Descarregar o fluido refrigerante da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria (ver parágrafo específico).

A) 1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de vazão de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar aspirado.
3 - Afrouxar a abraçadeira de fixação e desligar o tubo de recirculação dos vapores de óleo da tampa do cabeçote.

B) 1 - Afrouxar a abraçadeira de fixação e retirar a mangueira corrugada completa.

C) 1 - Desligar a conexão elétrica do atuador da marcha lenta constante.
2 - Desligar a conexão elétrica do potenciômetro da borboleta.

D) 1 - Desligar o cabo do acelerador do corpo da borboleta.
2 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido de arrefecimento no corpo da borboleta.
3 - Desligar o tubo de recirculação dos vapores de óleo em marcha lenta.
Tubulação da válvula de expansão ao evaporador - Remoção

Operar analogamente ao quanto descrito no procedimento anterior até o desligamento da tubulação de saída do líquido refrigerante do evaporador.

A) 1 - Utilizando as chaves 1.822.111.000 e 1.822.113.000, desligar esta tubulação do evaporador.
- retirar os relés do suporte da bateria e colocá-los lateralmente com os relativos chicotes de modo a não obstruir as operações seguintes.

B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte da bateria após retirar do mesmo o suporte traseiro dos cabos.

C) 1 - Retirar o quanto basta o revestimento isolante e desligar a conexão na válvula de expansão.

D) 1 - Retirar o trecho de tubo da válvula de expansão no evaporador.
Tubulação do evaporador ao filtro desidratador ao compressor - Remoção

RETIRADA DO PRIMEIRO TRECHO

- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico)
- Retirar a bateria (ver GRUPO 55).
- Operar como nos primeiros três passos de
procedimento descritos no parágrafo "VÁLVULA DE EXPANSÃO".
Desligar as duas conexões do trecho do tubo em questão e retirá-lo.


Tubulação do condensador ao evaporador - Remoção

Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico)
- Retirar a bateria (ver GRUPO 55).
- Operar como nos primeiros sete passos de procedimento descritos no parágrafo
- Operar como nos primeiros três passos de procedimento descritos no parágrafo "VÁLVULA DE EXPANSÃO".
1 - Utilizando as chaves 1.822.111.000 e 1.822.113.000, desligar do evaporador a conexão do tubo mencionado.
Tubulação do lado do compressor - Remoção

- Colocar o veículo no elevador.
Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a grade do radiador e o pára-choque dianteiro ( ver GRUPO 70).
- Operar como nos três passos de procedimento descritos no parágrafo "VÁLVULA DE EXPANSÃO".

1 - Desligar do condensador a conexão das tubulações em questão.
2 - Desligar a conexão intermediária das tubulações em questão.


PROCURA DE VAZAMENTOS NA INSTALAÇÃO

Verificar se todas as conexões estão bem apertadas. Se os vazamentos persistirem, certificar-se da presença dos O-Ring nas conexões, e em seguida introduzir na instalação uma certa quantidade de R134a (cerca de 200 gr) e com um procurador de fugas, localizar o ponto de vazamento. Descarregar o fluido e eliminar o vazamento.
Esvaziamento do instalação - Recolhimento do fluido

É necessário observar as normas de segurança descritas como premissa.
Particularmente, é oportuno considerar o quanto segue:
O fluido refrigerante R134a que sair acidentalemtne da instalação ou da aparelhagem para o esvaziamento/recolhimento/recarga pode tornar-se tóxico se muito próximo a chamas ou na presença de alguns metais (por exemplo, magnésio e alumínio) em forma de partículas finas e poeirentas.
Portanto, é oportuno operar na ausência de chamas e em ambientes ventilados com a instalação de aeração ativada.Evitar o contato prolongado do fluido R134a com a pelena fase de evaporação, uma vez que a baixa temperatura (cerca de - 30 °C) atingida no final da expansão pode causar “queimaduras” pelo frio excessivo. É, portanto, recomendável usar luvas de couro ou de tecido espesso.
É indispensável proteger os olhos do contato com o fluido refrigerante uma vez que a excessiva e instantanea baixa temperatura pode causar sérios acidentes.
A descarga do fluido refrigerante ao ar livre constitui perigo para o ambiente. Para o esvaziamento da instalação do R134a, utilizar exclusivamente as aparelhagens adequadas indicadas nos boletins específicos e aqui utilizadas na próxima página.

1 - Retirar a tampa da válvula no tubo de baixa pressão.
2 - Ligar a tubulação de descarga à estação de esvaziamento/recolhimento/recarga.
3 - Colocar na válvula o tubo adequado com conexão de engate rápido com a qual está equipada a aparelhagem para o recolhimento do R134a e descarregar completamente o fluido da instalação, observando o quanto descrito no manual de utilização da própria aparelhagem.


RECARGA DO FLUIDO REFRIGERANTE

O R134a é um fluido que, utilizado da maneira correta, é inócuo tanto para as pessoas como para os veículos; todavia, sendo mantido sob pressão, é suscetível de transformações físicas que podem tornar-se danosas se não forem perfeitamente controladas, pelo qual é necessário seguir escrupulosamente as advertências a seguir.
O refrigerante é normalmente fornecido em bombas de metal. Não expor nunca as bombas aos raios solares por períodos prolongados. O aumento de temperatura faz aumentar a pressão que poderia superar o limite de segurança.
Em baixa temperatura ambiente, é provável que a passagem do fluido da bomba de metal para a estação de carga seja dificultoso por causa da baixa pressão na bomba. Neste caso, antes de transportá-lo, colocar a bomba por uns vinte minutos em um ambiente aquecido a temperaturas não superiores a 35 °C, porém nunca utilizando chama para o aquecimento da bomba. Não deixar nunca por períodos prolongados, a bomba da estação de carga completamente cheia.
Antes de efetuar a recarga da instalação, recolocar no compressor a quantidade de óleo retirado durante o procedimento de descarga (ver parágrafo seguinte).
Para completar o óleo lubrificante nos compressores que utilizam o R134a, utilizar exclusivamente o óleo do tipo e na quantidade indicados.
Para a recarga do líquido refrigerante R134a utilizar exclusivamente as aparelhagens apropriadas indicadas nos Boletins Técnicos específicos.
Restabelecimentodo nível do óleo no compresso

NOTA:

O restabelecimento do nível do óleo do compressor é uma operação a ser feita exclusivamente nos casos em que presume-se que possa ser verificado um sensível vazamento de óleo lubrificante devido a danos ou desligamentos de componentes da instalação de ar condicionado ou em caso de esvaziamento/recarga da mesma.
Em caso de operações e intervenções no vão do motor com tubulações da instalação deixadas expostas ao ar por um tempo superior a seis horas, não é suficiente completar o nível do óleo. É necessário substituí-lo completamente no compressor, operando como indicado no ponto C seguinte (com lavagem prévia da instalação - ver parágrafo específico).
Para o restabelecimento do nível do óleo utilizar exclusivamente o óleo do tipo indicado nas prescrições técnicas (ver GRUPO 00).

A) ESVAZIAMENTO LENTO DA INSTALAÇÃO
Em caso de manutenção ordinária Durante o esvaziamento da instalação com a aparelhagem descrita anteriormente, o óleo retirado do compressor acumula-se em um recipiente graduado.
- Antes da recarga do fluido refrigerante, restabelecer na instalação a quantidade indicada no recipiente, acrescida de 15 cm³.
- Operar com uma seringa introduzindo o óleo no furo apropriado existente no tubo de saída do evaporador.

B) ESVAZIAMENTO RÁPIDO DA INSTALAÇÃO
(Em menos de 15 minutos)
- Em caso de defeitos acidentaisNesta circunstância, não é possível determinar a quantidade exata do óleo que vazou. Completar da forma acima descrita, acrescentando 50 cm³ de óleoN.B. Se, por qualquer motivo, for efetuada a operação de retirada e recolocação do compressor, operar como indicado no ponto C.

C) ESVAZIAMENTO COM SUCESSIVA RETIRADA E RECOLOCAÇÃO DO COMPRESSOR
- Descarregar o fluido refrigerante R134a da instalação de ar condicionado.
- Retirar o compressor (ver parágrafo específico).
- Retirar o tampão do furo de descarga/carga de óleo e descarregar todo o óleo contido no compressor (N.B. : é necessário girar manualmente algumas vezes o compressor de modo a fazer com que o óleo saia completamente).
- Abastecer com o óleo do tipo e na quantidade prescrita n (ver GRUPO 00).
- Recolocar o compressor no veículo.
- Fazer a recarga da instalação.

NOTE BEM:
Em caso de substituição do compressor por um novo, não é necessário
efetuar este procedimento de abastecimento, uma vez que o compressor já é fornecido com a quantidade de óleo prescrita.
LAVAGEM DA INSTALAÇÃO

Em caso de danificação ou rompimento do compressor ou de outros componentes da instalação, é necessário fazer uma cuidadosa lavagem da instalação.
Mesmo em caso de intervenções no vão do motor nas quais as tubulações ficam abertas e expostas ao ar por mais de seis horas, é necessário fazer a lavagem para eliminar a presença de umidade.
Operar da seguinte forma:
- Caso o compressor tenha sofrido danos que possam determinar a presença de partes metálicas nas tubulações, é necessário primeiramente efetuar uma limpeza com ar comprimido nas tubulações de ligação com o compressor (conexões).
- Ligar a instalação com a aparelhagem de esvaziamento/recolhimento/recarga citada anteriormente.
- Introduzir uma quantidade de 1,5 ÷ 2 kg de R134a no lado da alta pressão - registro vermelho.
- Efetuar o recolhimento do lado da baixa pressão.
- Introduzir uma segunda vez 1,5 ÷ 2 kg de R134a (utilizar o mesmo fluido).
- Após a lavagem, substituir o filtro desidratador e limpar o filtro da válvula de expansão (quando previsto).
- Fazer a recarga da instalação como indicado anteriormente.
Selecione o tipo
Ar condicionado manual
Ar condicionado automático