Tubulação do evaporador ao filtro desidratador ao compressor - Remoção
- Descarregar o fluido
da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria (ver GRUPO 55).
- Operar como nos
primeiros sete passos de
procedimento descritos no parágrafo "CONJUNTO
CONVERGEDOR E GRUPO AQUECEDOR-DISTRIBUIDOR".
1 - Utilizando as
chaves 1.822.112.000 e 1.822.115.000,
desligar do evaporador a conexão do tubo em
questão e removê-lo.
TUBULAÇÃO
DO COMPRESSOR AO CONDENSADOR - REMOÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido
da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar o pára-choque
dianteiro (ver parágrafo
específico).
A) 1 - Soltar o parafuso
de fixação e desligar do
condensador o tubo de chegada de fluido do
compressor.
B) 1 - Soltar o parafuso
de fixação e desligar do
compressor o tubo de envio de fluido
refrigerante ao condensador.
2 - Liberar da abraçadeira
de fixação o tubo de
ligação do compressor ao condensador e
retirá-lo.
TUBULAÇÃO
DO FILTRO DESIDRATADOR AO COMPRESSOR - REMOÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido
da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
A) 1 - Desligar do
filtro desidratador a conexão do
tubo de envio ao compressor.
B) 1 - Soltar o parafuso
de fixação e desligar do
compressor o tubo de chegada de fluido do
filtro desidratador.
2 - Liberar da abraçadeira
de fixação o tubo de
ligação do filtro desidratador ao compressor.
TUBULAÇÃO
DO CONDENSADOR À VÁLVULA DE EXPANSÃO - REMOÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido
da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar o pára-choque
dianteiro (ver parágrafo
específico).
A) 1 - Soltar o parafuso
de fixação e desligar do
condensador o tubo de saída do líquido
refrigerante.
B) 1 - Desligar a
conexão elétrica do pressostato de
três níveis.
C) 1 - Soltar o quanto
basta o revestimento isolante,
e em seguida desligar a conexão na válvula de
expansão.
2 - Retirar o trecho
do tubo de envio de fluido
refrigerante do condensador à válvula de
expansão completo com o pressostato de três
níveis e, se necessário, desmontá-los na
bancada.
Tubulação
do evaporador ao filtro desidratador - Remoção
- Descarregar o fluido
refrigerante da instalação de
ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria (ver parágrafo específico).
A) 1 - Desligar a
conexão elétrica do medidor de
vazão de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
temperatura do ar aspirado.
3 - Afrouxar a abraçadeira
de fixação e desligar o
tubo de recirculação dos vapores de óleo da
tampa do cabeçote.
B) 1 - Afrouxar a
abraçadeira de fixação e retirar a
mangueira corrugada completa.
C) 1 - Desligar a
conexão elétrica do atuador da
marcha lenta constante.
2 - Desligar a conexão
elétrica do potenciômetro
da borboleta.
D) 1 - Desligar o
cabo do acelerador do corpo da
borboleta.
2 - Desligar os tubos
de entrada e saída do líquido de
arrefecimento no corpo da borboleta.
3 - Desligar o tubo
de recirculação dos vapores de
óleo em marcha lenta.
Tubulação
da válvula de expansão ao evaporador - Remoção
Operar analogamente
ao quanto descrito no procedimento
anterior até o desligamento da tubulação
de saída do líquido refrigerante do evaporador.
A) 1 - Utilizando
as chaves 1.822.111.000 e
1.822.113.000, desligar esta tubulação do
evaporador.
- retirar os relés
do suporte da bateria e colocá-los
lateralmente com os relativos chicotes de modo a
não obstruir as operações seguintes.
B) 1 - Soltar os parafusos
de fixação e retirar o
suporte da bateria após retirar do mesmo o
suporte traseiro dos cabos.
C) 1 - Retirar o quanto
basta o revestimento isolante e
desligar a conexão na válvula de expansão.
D) 1 - Retirar o trecho
de tubo da válvula de expansão
no evaporador.
Tubulação
do evaporador ao filtro desidratador ao compressor - Remoção
RETIRADA DO PRIMEIRO TRECHO
- Descarregar o fluido
da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico)
- Retirar a bateria (ver GRUPO 55).
- Operar como nos primeiros três passos de
procedimento descritos
no parágrafo "VÁLVULA DE
EXPANSÃO".
Desligar as duas conexões
do trecho do tubo em questão
e retirá-lo.
Tubulação
do condensador ao evaporador - Remoção
Descarregar o fluido
da instalação de ar condicionado (ver
parágrafo específico)
- Retirar a bateria (ver GRUPO 55).
- Operar como nos
primeiros sete passos de
procedimento descritos no parágrafo
- Operar como nos
primeiros três passos de
procedimento descritos no parágrafo "VÁLVULA
DE EXPANSÃO".
1 - Utilizando as
chaves 1.822.111.000 e 1.822.113.000,
desligar do evaporador a conexão do tubo
mencionado.
Tubulação
do lado do compressor - Remoção
- Colocar o veículo no elevador.
Descarregar o fluido
da instalação de ar condicionado (ver
parágrafo específico).
- Retirar a grade
do radiador e o pára-choque
dianteiro ( ver GRUPO 70).
- Operar como nos
três passos de procedimento
descritos no parágrafo "VÁLVULA DE EXPANSÃO".
1 - Desligar do condensador
a conexão das
tubulações em questão.
2 - Desligar a conexão
intermediária das tubulações
em questão.
PROCURA DE
VAZAMENTOS NA INSTALAÇÃO
Verificar se todas
as conexões estão bem apertadas. Se os vazamentos persistirem, certificar-se
da presença dos O-Ring nas conexões, e em seguida introduzir na instalação
uma certa quantidade de R134a (cerca de 200 gr) e com um procurador de
fugas, localizar o ponto de vazamento. Descarregar o fluido e eliminar o
vazamento.
Esvaziamento
do instalação - Recolhimento do fluido
É necessário observar as normas de segurança descritas como premissa.
Particularmente, é oportuno considerar o quanto segue:
O fluido refrigerante
R134a que sair acidentalemtne da instalação ou da aparelhagem
para o esvaziamento/recolhimento/recarga pode tornar-se tóxico se muito
próximo a chamas ou na presença de alguns metais (por exemplo, magnésio
e alumínio) em forma
de partículas finas e poeirentas.
Portanto, é oportuno
operar na ausência de chamas e em ambientes ventilados com
a instalação de aeração ativada.Evitar o contato prolongado do fluido R134a
com a pelena fase
de evaporação, uma vez que a baixa temperatura (cerca
de - 30 °C) atingida no final da expansão pode causar “queimaduras” pelo
frio excessivo. É,
portanto, recomendável usar luvas de couro ou de tecido espesso.
É indispensável proteger
os olhos do contato com o fluido refrigerante uma vez que a
excessiva e instantanea baixa temperatura pode causar sérios acidentes.
A descarga do fluido
refrigerante ao ar livre constitui perigo para o ambiente. Para o
esvaziamento da instalação do R134a, utilizar exclusivamente as aparelhagens
adequadas indicadas
nos boletins específicos e aqui utilizadas na próxima página.
1 - Retirar a tampa
da válvula no tubo de baixa
pressão.
2 - Ligar a tubulação
de descarga à estação de
esvaziamento/recolhimento/recarga.
3 - Colocar na válvula
o tubo adequado com conexão
de engate rápido com a qual está equipada a
aparelhagem para o recolhimento do R134a e
descarregar completamente o fluido da instalação,
observando o quanto descrito no manual de
utilização da própria aparelhagem.
RECARGA DO
FLUIDO REFRIGERANTE
O R134a é um fluido
que, utilizado da maneira correta, é inócuo tanto para as pessoas
como para os veículos; todavia, sendo mantido sob pressão, é suscetível
de transformações
físicas que podem tornar-se danosas se não forem perfeitamente controladas,
pelo qual é necessário seguir escrupulosamente as advertências a seguir.
O refrigerante é normalmente
fornecido em bombas de metal. Não expor nunca as bombas
aos raios solares por períodos prolongados. O aumento de temperatura faz
aumentar a pressão
que poderia superar o limite de segurança.
Em baixa temperatura
ambiente, é provável que a passagem do fluido da bomba de
metal para a estação de carga seja dificultoso por causa da baixa pressão na
bomba. Neste caso,
antes de transportá-lo, colocar a bomba por uns vinte minutos em
um ambiente aquecido a temperaturas não superiores a 35 °C, porém nunca
utilizando chama para
o aquecimento da bomba. Não deixar nunca por períodos prolongados,
a bomba da estação de carga completamente cheia.
Antes de efetuar a
recarga da instalação, recolocar no compressor a quantidade de
óleo retirado durante o procedimento de descarga (ver parágrafo seguinte).
Para completar o óleo
lubrificante nos compressores que utilizam o R134a, utilizar exclusivamente
o óleo do tipo e na quantidade indicados.
Para a recarga do
líquido refrigerante R134a utilizar exclusivamente as aparelhagens
apropriadas indicadas nos Boletins Técnicos específicos.
Restabelecimentodo
nível do óleo no compresso
NOTA:
O restabelecimento
do nível do óleo do compressor é uma operação a ser feita exclusivamente
nos casos em que presume-se que possa ser verificado um sensível vazamento
de óleo lubrificante devido a danos ou desligamentos de componentes da
instalação de ar condicionado ou em caso de esvaziamento/recarga da mesma.
Em caso de operações
e intervenções no vão do motor com tubulações da instalação
deixadas expostas ao ar por um tempo superior a seis horas, não é suficiente
completar o nível do óleo. É necessário substituí-lo completamente no
compressor, operando
como indicado no ponto C seguinte (com lavagem prévia da instalação
- ver parágrafo específico).
Para o restabelecimento
do nível do óleo utilizar exclusivamente o óleo do tipo indicado
nas prescrições técnicas (ver GRUPO 00).
A) ESVAZIAMENTO LENTO DA INSTALAÇÃO
Em caso de manutenção
ordinária
Durante o esvaziamento da instalação com a aparelhagem descrita
anteriormente, o óleo retirado do compressor acumula-se em um recipiente
graduado.
- Antes da recarga
do fluido refrigerante, restabelecer na instalação a
quantidade indicada no recipiente, acrescida de 15 cm³.
- Operar com uma
seringa introduzindo o óleo no furo apropriado existente
no tubo de saída do evaporador.
B) ESVAZIAMENTO RÁPIDO DA INSTALAÇÃO
(Em menos de 15 minutos)
- Em caso de defeitos
acidentaisNesta circunstância, não é possível
determinar a quantidade exata do óleo que vazou. Completar da forma
acima descrita, acrescentando 50 cm³ de óleoN.B. Se, por qualquer motivo,
for efetuada a operação
de retirada e recolocação do compressor, operar
como indicado no ponto C.
C) ESVAZIAMENTO COM
SUCESSIVA RETIRADA E RECOLOCAÇÃO DO
COMPRESSOR
- Descarregar o fluido refrigerante R134a da instalação de ar condicionado.
- Retirar o compressor (ver parágrafo específico).
- Retirar o tampão
do furo de descarga/carga de óleo e descarregar todo o
óleo contido no compressor (N.B. : é necessário girar manualmente
algumas vezes o compressor de modo a fazer com que o óleo saia
completamente).
- Abastecer com o óleo do tipo e na quantidade prescrita n (ver GRUPO 00).
- Recolocar o compressor no veículo.
- Fazer a recarga da instalação.
NOTE BEM:
Em caso de substituição do compressor por um novo, não é necessário
efetuar este procedimento de abastecimento, uma vez que o
compressor já é fornecido com a quantidade de óleo prescrita.
LAVAGEM DA
INSTALAÇÃO
Em caso de danificação
ou rompimento do compressor ou de outros componentes da
instalação, é necessário fazer uma cuidadosa lavagem da instalação.
Mesmo em caso de intervenções
no vão do motor nas quais as tubulações ficam abertas
e expostas ao ar por mais de seis horas, é necessário fazer a lavagem para
eliminar a presença
de umidade.
Operar da seguinte forma:
- Caso o compressor
tenha sofrido danos que possam determinar a
presença de partes metálicas nas tubulações, é necessário
primeiramente efetuar uma limpeza com ar comprimido nas
tubulações de ligação com o compressor (conexões).
- Ligar a instalação
com a aparelhagem de esvaziamento/recolhimento/recarga
citada anteriormente.
- Introduzir uma
quantidade de 1,5 ÷ 2 kg de R134a no lado da alta
pressão - registro vermelho.
- Efetuar o recolhimento do lado da baixa pressão.
- Introduzir uma
segunda vez 1,5 ÷ 2 kg de R134a (utilizar o mesmo
fluido).
- Após a lavagem,
substituir o filtro desidratador e limpar o filtro da
válvula de expansão (quando previsto).
- Fazer a recarga da instalação como indicado anteriormente.
Selecione o tipo
Ar condicionado manual
Ar condicionado automático