Cunjunto convergedor e aquecedor - Retirada / Recolocação
- Descarregar o fluido da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria (ver parágrafo específico)
A)
1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de
vazão de ar (debímetro)
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de
temperatura do ar aspirado.
3 - Afrouxar a abraçadeira e desligar o tubo de
recirculação dos vapores de óleo da tampa do
cabeçote.
B) 1 - Afrouxar a abraçadeira e retirar a mangueira
corrugada completa.
Cunjunto convergedor e aquecedor - Retirada / Recolocação
A)
1 - Desligar a conexão elétrica do atuador da
marcha lenta constante.
2 - Desligar a conexão elétrica do potenciômetro
da borboleta.
B)
1 - Desligar o cabo do acelerador do corpo da
borboleta.
2 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido
de arrefecimento no corpo da borboleta.
3 - Desligar o tubo de recirculação dos vapores de
óleo em marcha lenta.
- Liberar as tubulações das fixações localizadas no
suporte sob o corpo da borboleta.
A)
1 - Soltar os quatro parafusos de fixação e retirar o
corpo da borboleta completo.
- Retirar a relativa guarnição.
B) 1 - Utilizando uma seringa adequada, esvaziar
parcialmente o reservatório de óleo da direção
hidráulica, e em seguida soltar os parafusos de
fixação do reservatório e deslocá-lo
lateralmente sem desligar as relativas
tubulações.
C)
1 - Com as chaves 1.822.112.000 e 1.822.115.000,
desligar o tubo de saída do fluido do evaporador
2 - Com as chaves 1.822.111.000 e 1.822.113.000,
desligar o tubo de entrada do fluido do
evaporador.
A) 1 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido
de arrefecimento do aquecedor da instalação
de ar condicionado recolhendo o líquido que
sai em um recipiente adequado.
- Retirar a parte inferior do painel e o console central
(ver GRUPO 70).
B) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação e abaixar
os comandos do ar condicionado.
- Retirar os dois trechos do tubo de envio de ar aos
passageiros traseiros (ver GRUPO 70).
- Desligar as conexões elétricas do grupo de
climatização.
A) 1 - Deslocar o tapete do piso, soltar os dois
parafusos de fixação e retirar a proteção da
central.
B) 1 - Soltar os três parafusos do lado direito do grupo
de climatização.
C) 1 - Soltar o parafuso de fixação do grupo de
climatização do lado esquerdo.
1 - Retirar o grupo de climatização.
Fazer a recolocação do grupo de
climatização operando em ordem
inversa da retirada e observando o
quanto segue.
- Passar vaselina na entrada dos tubos do aquecedor,
de drenagem de água e dos tubos do fluido
refrigerante.
- Montar o grupo de climatização prestando atenção
na correta colocação dos tubos acima nos furos de
passagem.
B) 1 - Utilizando um pino de centragem, posicionado
como indicado na figura, central a posição do
grupo antes de fixá-lo.
EVAPORADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
Fazer a remoção do "Conjunto convergedor e grupo
aquecedor - distribuidor" operando como descrito no
relativo procedimento.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação da semi caixa
superior ao conjunto convergedor-distribuidor.
B) 1 - Retirar a semi caixa superior desencaixando-a
das molas de fixação.
C) 1 - Soltar o parafuso de fixação do evaporador ao
conjunto convergedor - distribuidor.
D) 1 - Retirar o evaporador tendo o cuidado de retirar
as relativas tubulações das guarnições.
FILTRO DESIDRATADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
NOTA:
Nesta instalação, o filtro desidratador é fornecido
como reposição com uma certa quantidade de óleo
lubrificante.
O filtro deve ser substituído exclusivamente quando
ficar entupida a válvula de expansão, ou quando
ocorre que o evaporador está defeituoso porque está
corroído internamente, ou ainda quando o
acumulador apresenta vazamentos.
Não é necessário substituir o filtro se por um motivo
qualquer (exemplo: colisão) sofrer uma deformação,
a menos que apresente vazamentos.
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
A)
1 - Desligar do filtro, as conexões dos tubos do
fluido refrigerante.
2 - Soltar a abraçadeira de suporte do filtro
desidratador.
B) 1 - Retirar o filtro desidratador.
VÁLVULA DE EXPANSÃO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Descarregar o fluido da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
A) 1 - Soltar o quanto basta, o revestimento isolante,
e em seguida desligar a conexão intermediária
na tubulação de ligação do condensador ao
evaporador.
B) 1 - Retirar a válvula com um alicate, prestando
atenção para não danificá-la.
Na recolocação, introduzir na relativa
tubulação a válvula de expansão com a
seta estampada na mesma voltada de
acordo com o fluxo do líquido refrigerante.
CONDENSADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador. Descarregaro fluido
da instalação de ar condicionado (ver parágrafo
específico)
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver parágrafo
específico).
A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação e desligar
as duas tubulações de entrada e saída de fluido
refrigerante do condensador.
B) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação do
convergedor de ar no radiador do líquido de
arrefecimento do motor.
C) 1 - Retirar o convergedor de ar
A)
1 - Desligar a conexão elétrica do atuador da
marcha lenta constante.
2 - Desligar a conexão elétrica do potenciômetro
da borboleta.
B)
1 - Desligar o cabo do acelerador do corpo da
borboleta.
2 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido
de arrefecimento no corpo da borboleta.
3 - Desligar o tubo de recirculação dos vapores de
óleo em marcha lenta.
- Liberar as tubulações das fixações localizadas no
suporte sob o corpo da borboleta.
A) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação do
condensador da instalação de ar condicionado
ao radiador da instalação de arrefecimento do
motor.
B) 1 - Retirar o condensador puxando-o para baixo.
PRESSOSTATO DE TRÊS NÍVEIS (TRINARY) - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
NOTA:
O pressostato, graças à presença de uma válvula de
não retorno na tubulação, pode ser retirado sem
retirar o líquido refrigerante.
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal ( - ) da bateria.
A) 1 - Desligar a conexão elétrica do pressostato de
três níveis.
B) 1 - Retirar o pressostato de três níveis.
C) Antes da remontagem do pressostato, certificar-se
da presença e da integridade do retentor no
próprio pressostato.
COMPRESSOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Descarregar o fluido da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a roda e a proteção dianteira direita.
A) 1 - Operando como indicado na figura, afrouxar a
tensão da correia de comando dos órgãos
auxiliares e desencaixá-la.
B) 1 - Desligar a conexão elétrica do compressor.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as
conexões das tubulações de entrada e saída do
líquido refrigerante do compressor.
NOTA:
Tampar adequadamente os furos de entrada e saída
do compressor para evitar a entrada de impurezas e
umidade.
B) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação no suporte
e retirar o compressor.
NOTA: O compressor é fornecido como
reposição pressurizado com azoto para
impedir a entrada de umidade e
impurezas. Portanto, na montagem é
necessário retirar os tampões das
conexões de entrada e saída lentamente
e com o compressor posicionado
rigorosamente como indicado na figura
abaixo (com a tampa voltada para o alto).
JUNTA ELETROMAGNÉTICA - REMOÇÃO
A) 1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o cubo da
junta eletromagnética do compressor.
B)
1 - Retirar o anel elástico e remover a polia da
junta eletromagnética.
2 - Retirar o anel de calço.
C) 1 - Operando na prensa e utilizando um punção,
extrair o rolamento da polia.
- Desligar o cabo de massa e a conexão elétrica de
ligação ao contato térmico de segurança.
A)
1 - Retirar o anel elástico e remover o eletroímã
completo com os cabos elétricos.
Na recolocação é necessário verificar se a folga entre
o cubo e a polia esteja dentro dos valores prescritos
operando como segue:
B)
1 - Antes da montagem do cubo introduzir entre a
polia e o próprio cubo, o espessímetro curvo
1.825.018.000 (C.6.0197) e verificar se a folga está
dentro dos valores prescritos.
Folga entre o cubo e a polia
da junta eletromagnética
0,5 ± 0,15 mm
- Se por acaso a medida não estiver dentro do valor
prescrito, é necessário adicionar ou retirar os anéis
de calço colocados entre o cubo e o eixo do
compressor.
- Após a regulagem, apertar no torque prescrito o
parafuso de fixação da junta eletromagnética.
PRESSOSTATO DE MÍNIMA - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
NOTA: O pressostato, graças à presença de uma
válvula de não retorno na tubulação, pode ser
removido sem ter que ser descarregado o líquido
refrigerante.
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal ( - ) da bateria.
1 - Levantar o veículo e desligar a conexão elétrica
do pressostato de mínima.
2 - Soltar e retirar o pressostato de mínima.