Ferramentas Especificações Técnicas Torques de aperto Funcionamento Imprimir
Cunjunto convergedor e aquecedor - Retirada / Recolocação

- Descarregar o fluido da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria (ver parágrafo específico)

A)
1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de
vazão de ar (debímetro)
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar aspirado.
3 - Afrouxar a abraçadeira e desligar o tubo de recirculação dos vapores de óleo da tampa do cabeçote.

B) 1 - Afrouxar a abraçadeira e retirar a mangueira corrugada completa.



Cunjunto convergedor e aquecedor - Retirada / Recolocação
A)
1 - Desligar a conexão elétrica do atuador da
marcha lenta constante.
2 - Desligar a conexão elétrica do potenciômetro da borboleta.

B)
1 - Desligar o cabo do acelerador do corpo da
borboleta.
2 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido de arrefecimento no corpo da borboleta.
3 - Desligar o tubo de recirculação dos vapores de óleo em marcha lenta.
- Liberar as tubulações das fixações localizadas no suporte sob o corpo da borboleta.


A)
1 - Soltar os quatro parafusos de fixação e retirar o
corpo da borboleta completo.
- Retirar a relativa guarnição.

B) 1 - Utilizando uma seringa adequada, esvaziar parcialmente o reservatório de óleo da direção hidráulica, e em seguida soltar os parafusos de fixação do reservatório e deslocá-lo
lateralmente sem desligar as relativas tubulações.

C)
1 - Com as chaves 1.822.112.000 e 1.822.115.000,
desligar o tubo de saída do fluido do evaporador
2 - Com as chaves 1.822.111.000 e 1.822.113.000, desligar o tubo de entrada do fluido do evaporador.


A) 1 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido de arrefecimento do aquecedor da instalação de ar condicionado recolhendo o líquido que sai em um recipiente adequado.
- Retirar a parte inferior do painel e o console central (ver GRUPO 70).

B) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação e abaixar os comandos do ar condicionado.
- Retirar os dois trechos do tubo de envio de ar aos passageiros traseiros (ver GRUPO 70).


- Desligar as conexões elétricas do grupo de climatização.

A) 1 - Deslocar o tapete do piso, soltar os dois parafusos de fixação e retirar a proteção da central.

B) 1 - Soltar os três parafusos do lado direito do grupo de climatização.

C) 1 - Soltar o parafuso de fixação do grupo de climatização do lado esquerdo.


1 - Retirar o grupo de climatização.

Fazer a recolocação do grupo de climatização operando em ordem inversa da retirada e observando o quanto segue.

- Passar vaselina na entrada dos tubos do aquecedor, de drenagem de água e dos tubos do fluido refrigerante.
- Montar o grupo de climatização prestando atenção na correta colocação dos tubos acima nos furos de passagem.

B) 1 - Utilizando um pino de centragem, posicionado como indicado na figura, central a posição do grupo antes de fixá-lo.




EVAPORADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
Fazer a remoção do "Conjunto convergedor e grupo aquecedor - distribuidor" operando como descrito no relativo procedimento.

A) 1 - Soltar os parafusos de fixação da semi caixa superior ao conjunto convergedor-distribuidor.

B) 1 - Retirar a semi caixa superior desencaixando-a das molas de fixação.

C) 1 - Soltar o parafuso de fixação do evaporador ao conjunto convergedor - distribuidor.

D) 1 - Retirar o evaporador tendo o cuidado de retirar as relativas tubulações das guarnições.




FILTRO DESIDRATADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

NOTA:

Nesta instalação, o filtro desidratador é fornecido como reposição com uma certa quantidade de óleo lubrificante.


O filtro deve ser substituído exclusivamente quando
ficar entupida a válvula de expansão, ou quando ocorre que o evaporador está defeituoso porque está corroído internamente, ou ainda quando o acumulador apresenta vazamentos. Não é necessário substituir o filtro se por um motivo qualquer (exemplo: colisão) sofrer uma deformação, a menos que apresente vazamentos.
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).

A)
1 - Desligar do filtro, as conexões dos tubos do
fluido refrigerante.
2 - Soltar a abraçadeira de suporte do filtro desidratador.

B) 1 - Retirar o filtro desidratador.





VÁLVULA DE EXPANSÃO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

- Descarregar o fluido da instalação de ar
condicionado (ver parágrafo específico).

A) 1 - Soltar o quanto basta, o revestimento isolante, e em seguida desligar a conexão intermediária na tubulação de ligação do condensador ao evaporador.

B) 1 - Retirar a válvula com um alicate, prestando atenção para não danificá-la.

Na recolocação, introduzir na relativa tubulação a válvula de expansão com a seta estampada na mesma voltada de acordo com o fluxo do líquido refrigerante.




CONDENSADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador. Descarregaro fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico)
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver parágrafo específico).

A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação e desligar as duas tubulações de entrada e saída de fluido refrigerante do condensador.

B) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação do convergedor de ar no radiador do líquido de arrefecimento do motor.

C) 1 - Retirar o convergedor de ar


A)
1 - Desligar a conexão elétrica do atuador da
marcha lenta constante.
2 - Desligar a conexão elétrica do potenciômetro da borboleta.

B)
1 - Desligar o cabo do acelerador do corpo da
borboleta.
2 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido de arrefecimento no corpo da borboleta.
3 - Desligar o tubo de recirculação dos vapores de óleo em marcha lenta.
- Liberar as tubulações das fixações localizadas no suporte sob o corpo da borboleta.

A) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação do
condensador da instalação de ar condicionado ao radiador da instalação de arrefecimento do motor.

B) 1 - Retirar o condensador puxando-o para baixo.



PRESSOSTATO DE TRÊS NÍVEIS (TRINARY) - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

NOTA:

O pressostato, graças à presença de uma válvula de não retorno na tubulação, pode ser retirado sem retirar o líquido refrigerante.
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal ( - ) da bateria.

A) 1 - Desligar a conexão elétrica do pressostato de três níveis.

B) 1 - Retirar o pressostato de três níveis.

C) Antes da remontagem do pressostato, certificar-se da presença e da integridade do retentor no próprio pressostato.



COMPRESSOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Descarregar o fluido da instalação de ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a roda e a proteção dianteira direita.

A) 1 - Operando como indicado na figura, afrouxar a tensão da correia de comando dos órgãos auxiliares e desencaixá-la.

B) 1 - Desligar a conexão elétrica do compressor.



A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar as conexões das tubulações de entrada e saída do líquido refrigerante do compressor.

NOTA:
Tampar adequadamente os furos de entrada e saída do compressor para evitar a entrada de impurezas e umidade.

B) 1 - Soltar os quatro parafusos de fixação no suporte e retirar o compressor.

NOTA: O compressor é fornecido como reposição pressurizado com azoto para impedir a entrada de umidade e impurezas. Portanto, na montagem é necessário retirar os tampões das
conexões de entrada e saída lentamente e com o compressor posicionado rigorosamente como indicado na figura abaixo (com a tampa voltada para o alto).



JUNTA ELETROMAGNÉTICA - REMOÇÃO
A) 1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o cubo da junta eletromagnética do compressor.

B)
1 - Retirar o anel elástico e remover a polia da
junta eletromagnética.
2 - Retirar o anel de calço.

C) 1 - Operando na prensa e utilizando um punção, extrair o rolamento da polia.


- Desligar o cabo de massa e a conexão elétrica de ligação ao contato térmico de segurança.

A)
1 - Retirar o anel elástico e remover o eletroímã
completo com os cabos elétricos.
Na recolocação é necessário verificar se a folga entre o cubo e a polia esteja dentro dos valores prescritos operando como segue:

B)
1 - Antes da montagem do cubo introduzir entre a
polia e o próprio cubo, o espessímetro curvo 1.825.018.000 (C.6.0197) e verificar se a folga está dentro dos valores prescritos.

Folga entre o cubo e a polia da junta eletromagnética
0,5 ± 0,15 mm

- Se por acaso a medida não estiver dentro do valor prescrito, é necessário adicionar ou retirar os anéis de calço colocados entre o cubo e o eixo do compressor.
- Após a regulagem, apertar no torque prescrito o parafuso de fixação da junta eletromagnética.





PRESSOSTATO DE MÍNIMA - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

NOTA: O pressostato, graças à presença de uma válvula de não retorno na tubulação, pode ser removido sem ter que ser descarregado o líquido refrigerante.
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal ( - ) da bateria.
1 - Levantar o veículo e desligar a conexão elétrica do pressostato de mínima.
2 - Soltar e retirar o pressostato de mínima.