ANTIFURTO
AUTODIAGNÓSTICOS
NA ATIVAÇÃO, o sistema
efetua um autodiagnóstico (sinalizado pelo lampejo do led
a 4 Hz) e ao final, se forem encontradas anomalias, dá uma resposta através de
um código
que ativa uma específica modalidade de lampejo do led - ver tabela 1.
_____________________________________________________________________________
Modalidade Significado
de lampejo
_______________________________________________________________________________
8 Hz, duração 2,5
s Porta/capô/porta-malas aberto
ou defeito no interruptor
____________________________________________________________________________
Luz fixa, duração
Sensores volumétricos defeituosos de
2,5 s
____________________________________________________________________________
16 Hz, duração 2,5 s Defeito na eletrônica da central
____________________________________________________________________________
Quando
uma porta ou capô / porta malas for encontrada aberta/defeituosa ou seja
verificado um defeito
nos sensores volumétricos, o sensor relativo é excluído da vigilância
e é emitido um sinal sonoro (beep) de advertência um segundo após a ativação.
NO MOMENTO DA DESATIVAÇÃO,
o sistema dá indicação através do lampejo temporizado
do led de dissuasão, de qual sensor disparou um eventual alarme verificado
durante a vigilância (ver tabela 2)
N.B. A indicação é anulada colocando a chave na posição MARCHA.
Tabela 2: Sinalização
de ocorrência de alarmes
____________________________________________________________________________
N° de impulsos (*) Componente com alarme
_______________________________________________________________________________________
1 impulso Porta dianteira direita
_______________________________________________________________________________________
2 impulsos Porta dianteira esquerda
_______________________________________________________________________________________
3 impulsos -
_______________________________________________________________________________________
4 impulsos -
_____________________________________________________________________________
5 impulsos -
_____________________________________________________________________________
6 impulsos Capô do motor
_____________________________________________________________________________
7 impulsos Porta-malas
_____________________________________________________________________________
8 impulsos Interrupção da alimentação sob chave
_____________________________________________________________________________
9 impulsos Interrupção da alimentação da bateria
_____________________________________________________________________________
10 impulsos Pelo menos 3 causas de alarme simultaneas
_____________________________________________________________________________
(*)
Os códigos de alarme, se estiverem presentes mais de um, são apresentados em
sequencia.
Estes impulsos têm a duração de 0,5 s e são intercalados por uma pausa de 1,5 s.
Além do autodiagnóstico
automático aqui indicado, é possível verificar o sistema também
por meio do DIAGNÓSTICO MANUAL (ver a seguinte "PROCURA DE DEFEITOS").
PROCURA DE DEFEITOS
Ao acionamento e ao
desacionamento, o sistema efetua automaticamente um AUTODIAGNÓSTICO
do qual são evidenciadas algumas possíveis avarias por meio de
lampejo do led como indicado a seguir :
ATIVAÇÃO:
Modalidade
de lampejo Significado Executar a prova do
led
______________________________________________________________________________
8 Hz, duração de 2,5
seg. Porta/capô/tampa do Verificar o fechamento
porta-malas aberto ou correto das portas, capô
defeito no interruptor do motor e tampa do
porta-malas. Acionar e
desacionar o sistema.
Levantar o n° de
impulsos
do led e proceder como
indicado na tabela
seguinte.
______________________________________________________________________________
Luz fixa, duração
de 2,5 Sensores volumétricos Verificar e eventualmente segundos
defeituosos substituir a unidade
eletrônica contida na luz
interna dianteira.
Eventualmente fazer
a prova H
___________________________________________________________________________________________
16 Hz, duração de
2,5 seg. Defeito na eletrônica Substituir a central N45
da central
______________________________________________________________________________
Nenhum lampejo Avaria no led B
______________________________________________________________________________
DESATIVAÇÃO
____________________________________________________________________________
N° de impulsos (*) Componente com alarme Executar a prova
____________________________________________________________________________
1 impulso Porta dianteira direita C
____________________________________________________________________________
2 impulsos Porta dianteira esquerda D
____________________________________________________________________________
3 impulsos -
____________________________________________________________________________
4 impulsos -
____________________________________________________________________________
5 impulsos Sensores
volumétricos na Verificar e eventualmente
luz interna substituir a unidade eletrônica
contida na luz interna dianteira
Eventualmente fazer a prova H
____________________________________________________________________________
6 impulsos Capô do motor E
____________________________________________________________________________
7 impulsos Porta-malas F
____________________________________________________________________________
8 impulsos Interrupção da alimentação A
sob chave
____________________________________________________________________________
9 impulsos Interrupção
da aliment. A
da bateria
____________________________________________________________________________
10 impulsos Pelo menos
3 causas de Repetir a ativação/desativação
alarme simultaneas do sistema. Eventualmente
executar todas as provas acima
indicadas.
____________________________________________________________________________
PROCURA DE DEFEITOS
Outras provas são sugeridas de anomalias encontradas e indicadas pelo usuário
AVARIA EXECUTAR A PROVA
____________________________________________________________________________
A sirene não funciona.
A chave de emergência Substituir a lâmpada não
funciona N45
____________________________________________________________________________
O led de sinalização não funciona B
____________________________________________________________________________
O antifurto não ativa o lampejo dos "blinker"(#) G
____________________________________________________________________________
O antifurto não ativa o travamento das portas H
____________________________________________________________________________
O controle remoto não funciona I
____________________________________________________________________________
O antifurto trava
completamente o motor de M partida
(*)
____________________________________________________________________________
DIAGNÓSTICO MANUAL
É possível executar
a função DIAGNÓSTICO MANUAL, abrindo o capô e posicionando
a chave do comutador de ignição da posição MARCHA para a posição STOP
: dentro de 15 segundosdeve-se apertar em rápida sucessão 7 vezes o botão
no vão do motor em
pelo menos 10 segundos; 5 bips sinalizarão o início de procedimento
de diagnóstico manual. Após 10 segundos, tem-se uma indicação de 1
flash dos blinker (500 ms).
Entrando nesta modalidade,
o procedimento de autodiagnóstico é automaticamente
iniciado pelos sensores volumétricos ligados à central. Se o teste
for positivo, serão
emitidos 3 flashs das luzes de direção e ao mesmo tempo se ouvirão
3 bips da central. Após esta primeira fase, acionar os vários interruptores
das portas, do capô
do motor e da tampa do porta-malas; a cada variação do estado
dos interruptores corresponderá um breve flash das luzes de direção e um
bip, acompanhado de
um lampejo do led de sinalização. Quando for acionado o contato
de MARCHA, será emitido um breve som da sirene (500 ms de comando) e um
flash dos blinker (2,5 seg.)
Esta última operação realizará a saída do procedimento de diagnóstico manual.
Também se poderá sair
do DIAGNÓSTICO MANUAL abstendo-se de efetuar algum acionamento
por 30 segundos: a saída será sinalizada pelo acendimento por cerca
de 2,5 segundos das luzes de direção e um bip.
PROCURA DE DEFEITOS
MEDIANTE O ALFA ROMEO TESTER
Além do quanto acima
descrito, é possível identificar rapidamente eventuais defeitos
ligando-se à central por meio do Alfa Romeo Tester, utilizando o cartucho
próprio.
N.B. Efetuar preliminarmente a PROVA A.
VERIFICAÇÃO PRELIMINAR
DA CENTRAL N45 - PROVA A
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
A1 Verificação dos
fusíveis
- Verificar a integridade
dos fusíveis F1 e
F16 da caixa
de fusíveis G1
Positivo Executar
o passo A2
Negativo Substituir
os fusíveis F1 e/ou F16
____________________________________________________________________________
A2 Verificação da
tensão
- Verificar 12 V no
pino A3 da
central N45
e os bornes de
derivação
Positivo Executar
o passo A3
Negativo Restabelecer
a ligação do chicote
entre pino
A3 de N45
____________________________________________________________________________
A3 Verificação da
tensão
- Com a chave girada,
verificar 12V no
pino B12
da central N45
Positivo Executar
o passo A4
Negativo Restabelecer
a ligação do chicote entre
pino B12 de N45 e a caixa de
fusíveis G1
____________________________________________________________________________
A4
- Verificar se o pino
A9 da central
N45 está à
massa (0V)
Positivo Executar
o passo A5
Negativo Restabelecer
a ligação do chicote entre
pino 9 de N45 e a massa G63b
____________________________________________________________________________
A5 Verificação da
ligação serial
- Verificar a continuidade
da ligação
entre pino
A2 de N45 e o pino 2 do
receptor N67
Positivo Executar
o passo A6
Negativo Restabelecer
a ligação do chicote entre
N67 e N45
____________________________________________________________________________
A6 Verificação da
Continuidade
e prosseguir com as operações com o
Alfa Tester
- Verificar a continuidade
dos cabos:
- entre pino A6 de N45 e autodiagnóstico do sistema.
- entre o pino 2 de T7 e
a massa G53a
Positivo Ligar-se
à tomada de dianóstico T7
ou seguir as indicações
do led que sinaliza os resultados do pino
3 do conector de
diagnósticos T7
Negativo Restabelecer
a ligação do chicote entre
T7, N45 e G53a
____________________________________________________________________________
VERIFICAÇÃO DO LED
DE SINALIZAÇÃO D31 - PROVA B
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
_________________________________________________________________________________
B1 Verificação do
led
- Desligar o led D31
e verificar o
seu funcionamento (aplicando
por ex., 5V nos terminais)
Positivo Executar
o passo B2
Negativo Substituir
o led D31
____________________________________________________________________________
B2 Verificação da
continuidade
- Verificar a continuidade entre:
- um dos terminais
do led D31 e a
massa G106
- o outro terminal
do led D31 e o pino A1 da central N45
Positivo Substituir
a central N45
Negativo Restabelecer
a ligação
entre:
- D31 e a massa G106
- D31 e o pino A1
de N45
____________________________________________________________________________
VERIFICAÇÃO DO CONTATO
DA PORTA DIANT. DIR. P10 PROVA C
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
C1 Verificação do
travamento
das portas
- Verificar o correto
funcionamento
travamento das portas
relativamente à porta dianteira
direita
Positivo Executar
o passo C2
Negativo Executar
o quanto indicado na PROCURA
DE DEFEITOS da seção
" TRAVAMENTO DAS PORTAS"
____________________________________________________________________________
C2 Verificação da
massa
- Com a porta aberta,
verificar
0V (massa) no pino B9 da
central do antifurto N45
Positivo Substituir
a central N45
Negativo Restabelecer
a ligação entre pino
B9 da central N45 e a
fechadura do travamento das portas
P10
____________________________________________________________________________
VERIFICAÇÃO DO CONTATO
DA PORTA DIANT. ESQ. P11 PROVA D
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
D1 Verificação do
travamento
das portas
- Verificar o correto
funcionamento
do travamento das portas,
relativamente à porta dianteira
esquerda
Positivo Executar
o passo D2
Negativo Executar
o quanto indicado na PROCURA
DE DEFEITOS da seção
"TRAVAMENTO DAS PORTAS"
____________________________________________________________________________
D2 Verificação da
massa
- Com a porta aberta,
verificar
0V (massa) no pino B8 da
central do antifurto N45
Positivo Substituir
a central N45
Negativo Restabelecer
a ligação entre pino
B8 da central N45 e a
fechadura do travamento das
portas P11
____________________________________________________________________________
VERIFICAÇÃO DO CONTATO
DO CAPÔ DO MOTOR H44 PROVA E
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
E1 Verificação do
contato
- Verificar a correta
fixação do
contato H44 e do relativo batente
no capô
Positivo Executar
o passo E2
Negativo Fixar ou
substituir o contato H44 ou
o relativo batente
____________________________________________________________________________
E2 Verificação da
massa
- Com o capô do motor
aberto, verificar
uma massa em ambos
os terminais do interruptor H44
Positivo Executar
o passo E3
Negativo Restabelecer
a ligação entre H44
e a massa G53a
____________________________________________________________________________
E3
Verificação da massa
- Com o capô do motor
fechado, verificar
0V (massa) no pino B18
da central antifurto N45; abrindo
o capô (soltando o interruptor), o
sinal torna-se 12V
aproximadamente
Positivo Substituir
a central N45
Negativo Restabelecer
a ligação entre o interruptor
H44 e o relé I109, e
o pino B18 da central N45
____________________________________________________________________________
VERIFICAÇÃO DO CONTATO
DO PORTA-MALAS H24 PROVA F
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
F1 Verificação da
luz de abertura
do vão do porta-malas
- Verificar se abrindo
a tampa,
acende-se a relativa lâmpada F5
Positivo Executar
o passo F2
Negativo Executar
o quanto indicado na PROCURA
DE DEFEITOS da
seção " LUZES INTERNAS"
____________________________________________________________________________
F2 Verificação da
massa
- Com a tampa aberta,
verificar
0V (massa) no pino B17 da
central antifurto N45
Positivo Substituir
a central N45
Negativo Restabelecer
a ligação entre o
contato H24 e o pino B17 da
central N45
____________________________________________________________________________
O ANTIFURTO NÃO ATIVA
O LAMPEJO DOS BLINKER - PROVA G
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
G1 Verificação do
funcionamento
dos Blinker
- Verificar o correto
funcionamento
das luzes de emergencia
(blinker) ativadas manualmente
Positivo Executar
o passo G2
Negativo Executar
o quanto indicado na PROCURA
DE DEFEITOS da seção
" LUZES DE DIREÇÃO
E LUZES DE EMERGÊNCIA"
____________________________________________________________________________
G2 Verificação da
tensão
- Verificar 12V no pino B7 de N45
Positivo Executar
o passo G3
Negativo Restabelecer
a ligação entre
N45 e G1
____________________________________________________________________________
G2 Verificação da
continuidade
- Verificar a continuidade entre:
- pino B1 da central
N45 e a lanterna
traseira direita E19
- pino B2 de N45 e
a lanterna
traseira esquerda E20
Positivo Substituir
a central N45
Negativo Restabelecer
a ligação eventualmente
defeituosa
____________________________________________________________________________
O ANTIFURTO NÃO ATIVA
O TRAVAMENTO DAS PORTAS - PROVA H
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
H1 Verificar o funcion.
do travamento
das portas
- Verificar o correto
funcionameno
do travamento das portas
introduzindo a
chave na fechadura das portas acionando-o
Positivo Executar
o passo H2
Negativo Proceder
conforme o indicado
na PROCURA DE DEFEITOS
da seção TRAVAMENTO
DAS PORTAS
____________________________________________________________________________
H2 Verificação da
continuidade
- Verificar a continuidade
dos cabos entre a caixa de fusíveis
G1 - pino
3 e 2 do conector M
- e o receptor N67 - pino 5 e 6
- respectivamente
Positivo Verificar
a ligação entre o receptor
N67 e a central do antifurto
N45 (pino A2)
Negativo Restabelecer
a ligação
_____________________________________________________________________________________
O CONTROLE REMOTO
NÃO FUNCIONA - PROVA I
PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
____________________________________________________________________________
I1 Verificação do
controle remoto
- Verificar o correto
funcionamento
do controle remoto:
acionando o
botão, deve acender-se o led luminoso e do transmissor.
Positivo Executar
o passo I2
Negativo Verificar
as baterias de alimentação.
Se necessário, substituir
o transmissor.
N.B. Neste caso será
necessário
reprogramar todo o sistema
(ver "Programação do
Transmissor")
____________________________________________________________________________
I2 Verificação do
receptor
- Verificar o correto
funcionamento
do receptor :
apertando o botão
do transmissor direcionado para
o receptor N67, o led luminoso
deste último deve acender-se para
indicar a recepção do sinal
Positivo Executar
o passo I3
Negativo Substituir
o transmissor N67 colocado
luz interna dianteira
_____________________________________________________________________________________________
I3 Verificação do
fusível
- Verificar a integridade
do fusível
F16 da caixa G1
Positivo Executar
o passo I4
Negativo Substituir
o fusível F16
___________________________________________________________________________
I4 Verificação da
tensão
- Verificar 12V "diretos"
no pino 3
de N67 e 12V "sob chave" no
pino 7 de N67
Positivo Executar
o passo I5
Negativo Restabelecer
a ligação entre N67
e a caixa de fusíveis G1
___________________________________________________________________________
I5 Verifica da massa
- Verificar se o pino
4 de N67
está à massa
Positivo
Substituir o receptor N67
Negativo Restabelecer
a ligação entre N67
e a massa G63b
___________________________________________________________________________
ALFA ROMEO CODE
DIAGNÓSTICOS
A C.C.E. não tem a
possibilidade de ser testada através do Alfa Tester.Ã central de injeção,
que já dispõe de um autodiagnóstico sofisticado, é acrescentada a possibilidade
de testar e de visualizar as funções mais importantes do ALFA ROMEO CODE.
O diálogo entre a
C.C.M. e o Alfa Tester tem início quando se gira a chave em MARCHA
e após terminada a comunicação entre a C.C.M. e a C.C.E.
As informações relacionadas
ao ALFA ROMEO CODE fornecidas ao Alfa Tester, podem
pertencer a dois ambientes diferentes:
Erros:
Geralmente são visualizados
pelo Alfa Tester com prioridade de acordo com a importância.
No interior da central
existe um contador, que se ativa quando é memorizado um erro
e diminui a cada vez que o erro não existir mais. Quando o contador chega a
zero, a central cancela
o erro da memória.
Quando é memorizado
o erro, pode ser distinguido entre PRESENTE ou NÃO PRESENTE.
Os erros memorizados são:
· Linha serial não
ativa, código não recebido ou time-out;este erro indica que
as centrais (C.C.E. e C.C.M.) não conseguiram entrar emcomunicação e as
prováveis causas
podem ser a linha interrompida ou em curto- circuito, ou
algum problema nas próprias centrais (ou então: com sistema virgem -
antena defeituosa ou desligada ou Transponder defeituoso ou ausente).
· Recebido o código incorreto:
A central de injeção
recebeu da C.C.E. um código que não corresponde ao
seu MASTER CODE memorizado; a provável causa pode ser uma troca da
central de injeção ou autilização de uma outra chave principal durante a
rememorização.
· Código incorreto
na C.C.E.:Isto significa que foi introduzida uma chave não
reconhecida pela central e a partida do veículo não foi admitida.
Parâmetros:
É o ambiente no qual
se apresenta o tester após a ligação com a C.C.M. se não existirem
erros.
Este ambiente é usado
para visualizar os parâmetros de engenharia e os parâmetros
que definem o estado de um sistema.
Os parâmetros são:
· C.C.M. virgem
· Procedimento de
inibição da partida; (está em curso a introdução de uma
chave não memorizada, a C.C.M. não foi habilitada para partir pela C.C.E.)
· C.C.E. virgem e conectada corretamente.
PROCEDIMENTOS DE
RECOVERY
Os procedimentos de
emergência são efetuados quando não se consegue a fazer funcionar
o motor com as chaves que se tem à disposição.
Para fazer o procedimento,
é necessário possuir o Code Card. com o relativo ELECTRONIC
CODE (código de 5 cifras escrito no cartão). O procedimento (efetuado tanto
com o Alfa Tester como pelo pedal do acelerador) consiste em introduzir
diretamente o ELECTRONIC
CODE na central de injeção.
A execução do procedimento permite dar partida no motor somente uma vez.
Posteriormente, para
dar partida no motor, é necessário repetir o procedimento (ou
introduzir uma chave “reconhecida”, ou seja, já memorizada na central).
Para efetuar o procedimento,
é necessário usar o p[pedal do acelerador e prestar atenção
nas indicações da luz espia da injeção eletrônica.
· Girar a chave em MARCHA
· Pressionar e manter
apertado o pedal do acelerador até que a luz espia se
apague.
· Quando a luz espia se apagar, aliviar o pedal do acelerador.
· Neste ponto a luz
espia começa a lampejar. Após um número de lampejos
correspondente ao primeiro número do código escrito no Code Card
(ELECTRONIC CODE), pressionar a fundo o pedal do acelerador.
· A luz espia se acende de modo fixo por 4 segundos e depois se apaga.
· Ao apagamento da luz espia, soltar o pedal do acelerador.
· A luz espia começa
a lampejar novamente. Após um número de lampejos
igual ao segundo número do ELECTRONIC CODE, pressionar a fundo o pedal
do acelerador.
· Proceder da mesma forma para os outros números do ELECTRONIC CODE.
· Mesmo depois do
último número introduzido, manter pressionado o pedal
do acelerador até que a luz espia se apague (cerca de 4 segundos)
· Soltar o pedal do
acelerador.Se a luz espia lampeja rapidamente, significa
que a operação foi feita corretamente e, portanto, pode-se fazer a partida
do veículo. Se a
luz espia permanecer acesa, o código não foi introduzido
corretamente. Recolocar a chave em STOP e depois novamente em
MARCHA, e repetir o procedimento.
EXEMPLO: ELECTRONIC CODE = 42173
NOTA:
Se tal procedimento não se ativa corretamente, controlar a eficiência do
potenciômetro da
borboleta e da relativa instalação, assim como da própria
borboleta (curso da borboleta sem obstáculos ou sobressaltos). Verificar
também a alimentação
da C.C.M.