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ANTIFURTO

AUTODIAGNÓSTICOS

NA ATIVAÇÃO, o sistema efetua um autodiagnóstico (sinalizado pelo lampejo do led a 4 Hz) e ao final, se forem encontradas anomalias, dá uma resposta através de um código que ativa uma específica modalidade de lampejo do led - ver tabela 1.
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Modalidade Significado de lampejo
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8 Hz, duração 2,5 s Porta/capô/porta-malas aberto ou defeito no interruptor
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Luz fixa, duração Sensores volumétricos defeituosos de 2,5 s
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16 Hz, duração 2,5 s Defeito na eletrônica da central
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Quando uma porta ou capô / porta malas for encontrada aberta/defeituosa ou seja verificado um defeito nos sensores volumétricos, o sensor relativo é excluído da vigilância e é emitido um sinal sonoro (beep) de advertência um segundo após a ativação.
NO MOMENTO DA DESATIVAÇÃO, o sistema dá indicação através do lampejo temporizado do led de dissuasão, de qual sensor disparou um eventual alarme verificado durante a vigilância (ver tabela 2)
N.B. A indicação é anulada colocando a chave na posição MARCHA.

Tabela 2: Sinalização de ocorrência de alarmes
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N° de impulsos (*) Componente com alarme
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1 impulso Porta dianteira direita
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2 impulsos Porta dianteira esquerda
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3 impulsos -
_______________________________________________________________________________________
4 impulsos -
_____________________________________________________________________________
5 impulsos -
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6 impulsos Capô do motor
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7 impulsos Porta-malas
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8 impulsos Interrupção da alimentação sob chave
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9 impulsos Interrupção da alimentação da bateria
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10 impulsos Pelo menos 3 causas de alarme simultaneas
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(*) Os códigos de alarme, se estiverem presentes mais de um, são apresentados em sequencia.
Estes impulsos têm a duração de 0,5 s e são intercalados por uma pausa de 1,5 s.
Além do autodiagnóstico automático aqui indicado, é possível verificar o sistema também por meio do DIAGNÓSTICO MANUAL (ver a seguinte "PROCURA DE DEFEITOS").
PROCURA DE DEFEITOS

Ao acionamento e ao desacionamento, o sistema efetua automaticamente um AUTODIAGNÓSTICO do qual são evidenciadas algumas possíveis avarias por meio de lampejo do led como indicado a seguir :

ATIVAÇÃO:
Modalidade de lampejo Significado Executar a prova do led
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8 Hz, duração de 2,5 seg. Porta/capô/tampa do Verificar o fechamento porta-malas aberto ou correto das portas, capô defeito no interruptor do motor e tampa do porta-malas. Acionar e desacionar o sistema.
Levantar o n° de impulsos do led e proceder como indicado na tabela seguinte.
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Luz fixa, duração de 2,5 Sensores volumétricos Verificar e eventualmente segundos defeituosos substituir a unidade eletrônica contida na luz
interna dianteira.
Eventualmente fazer a prova H
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16 Hz, duração de 2,5 seg. Defeito na eletrônica Substituir a central N45 da central
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Nenhum lampejo Avaria no led B
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DESATIVAÇÃO
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N° de impulsos (*) Componente com alarme Executar a prova
____________________________________________________________________________
1 impulso Porta dianteira direita C
____________________________________________________________________________
2 impulsos Porta dianteira esquerda D
____________________________________________________________________________
3 impulsos -
____________________________________________________________________________
4 impulsos -
____________________________________________________________________________
5 impulsos Sensores volumétricos na Verificar e eventualmente luz interna substituir a unidade eletrônica contida na luz interna dianteira
Eventualmente fazer a prova H
____________________________________________________________________________
6 impulsos Capô do motor E
____________________________________________________________________________
7 impulsos Porta-malas F
____________________________________________________________________________
8 impulsos Interrupção da alimentação A
sob chave
____________________________________________________________________________
9 impulsos Interrupção da aliment. A da bateria
____________________________________________________________________________
10 impulsos Pelo menos 3 causas de Repetir a ativação/desativação alarme simultaneas do sistema. Eventualmente executar todas as provas acima
indicadas.
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PROCURA DE DEFEITOS

Outras provas são sugeridas de anomalias encontradas e indicadas pelo usuário

AVARIA EXECUTAR A PROVA
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A sirene não funciona. A chave de emergência Substituir a lâmpada não funciona N45
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O led de sinalização não funciona B
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O antifurto não ativa o lampejo dos "blinker"(#) G
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O antifurto não ativa o travamento das portas H
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O controle remoto não funciona I
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O antifurto trava completamente o motor de M partida (*)
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DIAGNÓSTICO MANUAL

É possível executar a função DIAGNÓSTICO MANUAL, abrindo o capô e posicionando a chave do comutador de ignição da posição MARCHA para a posição STOP : dentro de 15 segundosdeve-se apertar em rápida sucessão 7 vezes o botão no vão do motor em pelo menos 10 segundos; 5 bips sinalizarão o início de procedimento de diagnóstico manual. Após 10 segundos, tem-se uma indicação de 1 flash dos blinker (500 ms).
Entrando nesta modalidade, o procedimento de autodiagnóstico é automaticamente iniciado pelos sensores volumétricos ligados à central. Se o teste
for positivo, serão emitidos 3 flashs das luzes de direção e ao mesmo tempo se ouvirão 3 bips da central. Após esta primeira fase, acionar os vários interruptores das portas, do capô do motor e da tampa do porta-malas; a cada variação do estado dos interruptores corresponderá um breve flash das luzes de direção e um bip, acompanhado de um lampejo do led de sinalização. Quando for acionado o contato de MARCHA, será emitido um breve som da sirene (500 ms de comando) e um flash dos blinker (2,5 seg.)
Esta última operação realizará a saída do procedimento de diagnóstico manual.
Também se poderá sair do DIAGNÓSTICO MANUAL abstendo-se de efetuar algum acionamento por 30 segundos: a saída será sinalizada pelo acendimento por cerca de 2,5 segundos das luzes de direção e um bip.
PROCURA DE DEFEITOS MEDIANTE O ALFA ROMEO TESTER

Além do quanto acima descrito, é possível identificar rapidamente eventuais defeitos ligando-se à central por meio do Alfa Romeo Tester, utilizando o cartucho próprio.
N.B. Efetuar preliminarmente a PROVA A.
VERIFICAÇÃO PRELIMINAR DA CENTRAL N45 - PROVA A

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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A1 Verificação dos fusíveis
- Verificar a integridade dos fusíveis F1 e F16 da caixa de fusíveis G1
Positivo Executar o passo A2
Negativo Substituir os fusíveis F1 e/ou F16
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A2 Verificação da tensão
- Verificar 12 V no pino A3 da central N45 e os bornes de derivação
Positivo Executar o passo A3
Negativo Restabelecer a ligação do chicote entre pino A3 de N45
____________________________________________________________________________
A3 Verificação da tensão
- Com a chave girada, verificar 12V no pino B12 da central N45
Positivo Executar o passo A4
Negativo Restabelecer a ligação do chicote entre pino B12 de N45 e a caixa de fusíveis G1
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A4
- Verificar se o pino A9 da central N45 está à massa (0V)
Positivo Executar o passo A5
Negativo Restabelecer a ligação do chicote entre pino 9 de N45 e a massa G63b
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A5 Verificação da ligação serial
- Verificar a continuidade da ligação entre pino A2 de N45 e o pino 2 do receptor N67
Positivo Executar o passo A6
Negativo Restabelecer a ligação do chicote entre N67 e N45
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A6 Verificação da Continuidade e prosseguir com as operações com o Alfa Tester
- Verificar a continuidade dos cabos:
- entre pino A6 de N45 e autodiagnóstico do sistema.
- entre o pino 2 de T7 e a massa G53a
Positivo Ligar-se à tomada de dianóstico T7 ou seguir as indicações do led que sinaliza os resultados do pino 3 do conector de diagnósticos T7
Negativo Restabelecer a ligação do chicote entre T7, N45 e G53a
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VERIFICAÇÃO DO LED DE SINALIZAÇÃO D31 - PROVA B

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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B1 Verificação do led
- Desligar o led D31 e verificar o seu funcionamento (aplicando por ex., 5V nos terminais)
Positivo Executar o passo B2
Negativo Substituir o led D31
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B2 Verificação da continuidade
- Verificar a continuidade entre:
- um dos terminais do led D31 e a massa G106
- o outro terminal do led D31 e o pino A1 da central N45
Positivo Substituir a central N45
Negativo Restabelecer a ligação entre:
- D31 e a massa G106
- D31 e o pino A1 de N45
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VERIFICAÇÃO DO CONTATO DA PORTA DIANT. DIR. P10 PROVA C

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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C1 Verificação do travamento das portas
- Verificar o correto funcionamento travamento das portas relativamente à porta dianteira direita
Positivo Executar o passo C2
Negativo Executar o quanto indicado na PROCURA DE DEFEITOS da seção " TRAVAMENTO DAS PORTAS"
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C2 Verificação da massa
- Com a porta aberta, verificar 0V (massa) no pino B9 da central do antifurto N45
Positivo Substituir a central N45
Negativo Restabelecer a ligação entre pino B9 da central N45 e a fechadura do travamento das portas P10
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VERIFICAÇÃO DO CONTATO DA PORTA DIANT. ESQ. P11 PROVA D

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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D1 Verificação do travamento das portas
- Verificar o correto funcionamento do travamento das portas, relativamente à porta dianteira esquerda
Positivo Executar o passo D2
Negativo Executar o quanto indicado na PROCURA DE DEFEITOS da seção "TRAVAMENTO DAS PORTAS"
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D2 Verificação da massa
- Com a porta aberta, verificar 0V (massa) no pino B8 da central do antifurto N45
Positivo Substituir a central N45
Negativo Restabelecer a ligação entre pino B8 da central N45 e a fechadura do travamento das portas P11
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VERIFICAÇÃO DO CONTATO DO CAPÔ DO MOTOR H44 PROVA E

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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E1 Verificação do contato
- Verificar a correta fixação do contato H44 e do relativo batente no capô
Positivo Executar o passo E2
Negativo Fixar ou substituir o contato H44 ou o relativo batente
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E2 Verificação da massa
- Com o capô do motor aberto, verificar uma massa em ambos os terminais do interruptor H44
Positivo Executar o passo E3
Negativo Restabelecer a ligação entre H44 e a massa G53a
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E3 Verificação da massa
- Com o capô do motor fechado, verificar 0V (massa) no pino B18 da central antifurto N45; abrindo o capô (soltando o interruptor), o sinal torna-se 12V aproximadamente
Positivo Substituir a central N45
Negativo Restabelecer a ligação entre o interruptor H44 e o relé I109, e o pino B18 da central N45
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VERIFICAÇÃO DO CONTATO DO PORTA-MALAS H24 PROVA F

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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F1 Verificação da luz de abertura do vão do porta-malas
- Verificar se abrindo a tampa, acende-se a relativa lâmpada F5
Positivo Executar o passo F2
Negativo Executar o quanto indicado na PROCURA DE DEFEITOS da seção " LUZES INTERNAS"
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F2 Verificação da massa
- Com a tampa aberta, verificar 0V (massa) no pino B17 da central antifurto N45
Positivo Substituir a central N45
Negativo Restabelecer a ligação entre o contato H24 e o pino B17 da central N45
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O ANTIFURTO NÃO ATIVA O LAMPEJO DOS BLINKER - PROVA G

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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G1 Verificação do funcionamento dos Blinker
- Verificar o correto funcionamento das luzes de emergencia (blinker) ativadas manualmente
Positivo Executar o passo G2
Negativo Executar o quanto indicado na PROCURA DE DEFEITOS da seção " LUZES DE DIREÇÃO E LUZES DE EMERGÊNCIA"
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G2 Verificação da tensão
- Verificar 12V no pino B7 de N45
Positivo Executar o passo G3
Negativo Restabelecer a ligação entre N45 e G1
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G2 Verificação da continuidade
- Verificar a continuidade entre:
- pino B1 da central N45 e a lanterna traseira direita E19
- pino B2 de N45 e a lanterna traseira esquerda E20
Positivo Substituir a central N45
Negativo Restabelecer a ligação eventualmente defeituosa
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O ANTIFURTO NÃO ATIVA O TRAVAMENTO DAS PORTAS - PROVA H

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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H1 Verificar o funcion. do travamento das portas
- Verificar o correto funcionameno do travamento das portas introduzindo a chave na fechadura das portas acionando-o
Positivo Executar o passo H2
Negativo Proceder conforme o indicado na PROCURA DE DEFEITOS da seção TRAVAMENTO DAS PORTAS
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H2 Verificação da continuidade
- Verificar a continuidade dos cabos entre a caixa de fusíveis G1 - pino 3 e 2 do conector M - e o receptor N67 - pino 5 e 6 - respectivamente
Positivo Verificar a ligação entre o receptor N67 e a central do antifurto N45 (pino A2)
Negativo Restabelecer a ligação
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O CONTROLE REMOTO NÃO FUNCIONA - PROVA I

PASSO DE PROVA RESULTADO AÇÃO CORRETIVA
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I1 Verificação do controle remoto
- Verificar o correto funcionamento do controle remoto:
acionando o
botão, deve acender-se o led luminoso e do transmissor.
Positivo Executar o passo I2
Negativo Verificar as baterias de alimentação. Se necessário, substituir o transmissor.
N.B. Neste caso será necessário reprogramar todo o sistema (ver "Programação do Transmissor")
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I2 Verificação do receptor
- Verificar o correto funcionamento do receptor :
apertando o botão
do transmissor direcionado para o receptor N67, o led luminoso deste último deve acender-se para indicar a recepção do sinal
Positivo Executar o passo I3
Negativo Substituir o transmissor N67 colocado luz interna dianteira
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I3 Verificação do fusível
- Verificar a integridade do fusível F16 da caixa G1
Positivo Executar o passo I4
Negativo Substituir o fusível F16
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I4 Verificação da tensão
- Verificar 12V "diretos" no pino 3 de N67 e 12V "sob chave" no pino 7 de N67
Positivo Executar o passo I5
Negativo Restabelecer a ligação entre N67 e a caixa de fusíveis G1
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I5 Verifica da massa
- Verificar se o pino 4 de N67 está à massa
Positivo Substituir o receptor N67
Negativo Restabelecer a ligação entre N67 e a massa G63b
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ALFA ROMEO CODE

DIAGNÓSTICOS

A C.C.E. não tem a possibilidade de ser testada através do Alfa Tester.Ã central de injeção, que já dispõe de um autodiagnóstico sofisticado, é acrescentada a possibilidade de testar e de visualizar as funções mais importantes do ALFA ROMEO CODE.
O diálogo entre a C.C.M. e o Alfa Tester tem início quando se gira a chave em MARCHA e após terminada a comunicação entre a C.C.M. e a C.C.E.
As informações relacionadas ao ALFA ROMEO CODE fornecidas ao Alfa Tester, podem pertencer a dois ambientes diferentes:

Erros:
Geralmente são visualizados pelo Alfa Tester com prioridade de acordo com a importância.
No interior da central existe um contador, que se ativa quando é memorizado um erro e diminui a cada vez que o erro não existir mais. Quando o contador chega a zero, a central cancela o erro da memória.
Quando é memorizado o erro, pode ser distinguido entre PRESENTE ou NÃO PRESENTE.
Os erros memorizados são:
· Linha serial não ativa, código não recebido ou time-out;este erro indica que as centrais (C.C.E. e C.C.M.) não conseguiram entrar emcomunicação e as prováveis causas podem ser a linha interrompida ou em curto- circuito, ou algum problema nas próprias centrais (ou então: com sistema virgem - antena defeituosa ou desligada ou Transponder defeituoso ou ausente).

· Recebido o código incorreto:
A central de injeção recebeu da C.C.E. um código que não corresponde ao seu MASTER CODE memorizado; a provável causa pode ser uma troca da central de injeção ou autilização de uma outra chave principal durante a rememorização.
· Código incorreto na C.C.E.:Isto significa que foi introduzida uma chave não reconhecida pela central e a partida do veículo não foi admitida.

Parâmetros:
É o ambiente no qual se apresenta o tester após a ligação com a C.C.M. se não existirem erros.
Este ambiente é usado para visualizar os parâmetros de engenharia e os parâmetros que definem o estado de um sistema.
Os parâmetros são:
· C.C.M. virgem
· Procedimento de inibição da partida; (está em curso a introdução de uma chave não memorizada, a C.C.M. não foi habilitada para partir pela C.C.E.)
· C.C.E. virgem e conectada corretamente.
PROCEDIMENTOS DE RECOVERY

Os procedimentos de emergência são efetuados quando não se consegue a fazer funcionar o motor com as chaves que se tem à disposição.
Para fazer o procedimento, é necessário possuir o Code Card. com o relativo ELECTRONIC CODE (código de 5 cifras escrito no cartão). O procedimento (efetuado tanto com o Alfa Tester como pelo pedal do acelerador) consiste em introduzir diretamente o ELECTRONIC CODE na central de injeção.
A execução do procedimento permite dar partida no motor somente uma vez.
Posteriormente, para dar partida no motor, é necessário repetir o procedimento (ou introduzir uma chave “reconhecida”, ou seja, já memorizada na central).
Para efetuar o procedimento, é necessário usar o p[pedal do acelerador e prestar atenção nas indicações da luz espia da injeção eletrônica.
· Girar a chave em MARCHA
· Pressionar e manter apertado o pedal do acelerador até que a luz espia se apague.
· Quando a luz espia se apagar, aliviar o pedal do acelerador.
· Neste ponto a luz espia começa a lampejar. Após um número de lampejos correspondente ao primeiro número do código escrito no Code Card (ELECTRONIC CODE), pressionar a fundo o pedal do acelerador.
· A luz espia se acende de modo fixo por 4 segundos e depois se apaga.
· Ao apagamento da luz espia, soltar o pedal do acelerador.
· A luz espia começa a lampejar novamente. Após um número de lampejos igual ao segundo número do ELECTRONIC CODE, pressionar a fundo o pedal do acelerador.
· Proceder da mesma forma para os outros números do ELECTRONIC CODE.
· Mesmo depois do último número introduzido, manter pressionado o pedal do acelerador até que a luz espia se apague (cerca de 4 segundos)
· Soltar o pedal do acelerador.Se a luz espia lampeja rapidamente, significa que a operação foi feita corretamente e, portanto, pode-se fazer a partida do veículo. Se a luz espia permanecer acesa, o código não foi introduzido corretamente. Recolocar a chave em STOP e depois novamente em MARCHA, e repetir o procedimento.

EXEMPLO: ELECTRONIC CODE = 42173

NOTA:
Se tal procedimento não se ativa corretamente, controlar a eficiência do
potenciômetro da borboleta e da relativa instalação, assim como da própria borboleta (curso da borboleta sem obstáculos ou sobressaltos). Verificar também a alimentação da C.C.M.