Colocar o veículo no elevador.
- Verificar se os
pneus não apresentam nenhum desgaste irregular na banda de
rodagem.
Alguns tipos de pneu
possuem indicadores de desgaste; a substituição deve ser feita
logo que os indicadores se tornem visíveis.
Não efetuar o rodízio cruzado dos pneus.
- Verificar a correta pressão de enchimento dos pneus, incluindo o sobressalente.
O controle da pressão dos pneus deve ser feito a frio.
- Colocar à massa
o cabo do sinalizador de desgaste das pastilhas dos freios a
disco dianteiros.
- Colocar a chave da ignição em MAR
- Apertar o pedal
do freio e verificar o acendimento da luz espia de desgaste das
pastilhas dos freios a disco dianteiros.
- Levantar o veículo
e verificar se as coifas das semi-árvores, braços, direção
hidráulica não apresentam rachaduras ou quebras.
- Verificar se as
tubulações / conexões da instalação dos freios e combustível não
apresentam vazamentos.
- Efetuar o controle visual de :
- protetor sob a carroceria;
- tubulações de descarga
- elementos de borracha;
- Verificar / restabelecer o nível do líquido :
- dos freios e embreagem;
- da direção hidráulica;
- do arrefecimento do motor;
- da bateria;
- do lavador do pára-brisa
- Substituição o óleo do motor e filtro;
- Substituição do elemento filtrante do filtro depurador (antipólen)
Colocar o veículo
no elevador.
- Verificar se os
pneus não apresentam nenhum desgaste irregular na banda de
rodagem.
Alguns tipos de pneu
possuem indicadores de desgaste; a substituição deve ser feita
logo que os indicadores se tornem visíveis.
Não efetuar o rodízio cruzado dos pneus.
- Verificar a correta pressão de enchimento dos pneus, incluindo o sobressalente.
O controle da pressão dos pneus deve ser feito a frio.
- Colocar à massa
o cabo do sinalizador de desgaste das pastilhas dos freios a
disco dianteiros.
- Colocar a chave da ignição em MAR
- Apertar o pedal
do freio e verificar o acendimento da luz espia de desgaste das
pastilhas dos freios a disco dianteiros.
- Controlar visualmente
a condição de desgaste das pastilhas dos freios a disco
posteriores
- Levantar o veículo
e verificar se as coifas das semi-árvores, braços, direção
hidráulica não apresentam rachaduras ou quebras.
O óleo do motor é
prejudicial para a pele : reduzir
ao mínimo o contato do óleo com a pele; em caso de contato, lavar com
água e sabão.
- Colocar o veículo no elevador
- Com o motor quente, retirar a tampa do bocal de abastecimento
- Retirar a vareta de controle do nível do óleo
- Levantar o veículo
- Soltar o tampão
de descarga no cárter e deixar o óleo escorrer completamente
em um recipiente adequado
Durante a remoção
do tampão de descarga, operar com cuidado : o óleo pode estar
muito quente.
Não despejar o óleo
no meio ambiente, uma vez que a eliminação indiscriminada deste
produto causa poluição.
- Operando por baixo do veículo com uma chave adequada, retirar o filtro de óleo.
- Limpar o tampão
de descarga e colocá-lo com a relativa guarnição no torque
prescrito.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Tampão TAMPÃO DE DESCARGA DO ÓLEO DO
MOTOR M18 1.7 - 2.1
- Lubrificar a guarnição
do novo filtro com óleo do motor e colocá-lo apertando
manualmente.
- Abaixar o veículo.
- Abastecer o motor com óleo
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo CONTROLE E RESTAB. DO NÍVEL DO ÓLEO 4.4
DO MOTOR
- Controlar o nível
correto do óleo do motor verificando a vareta.
O controle do nível do óleo deve ser feito com o veículo em local plano. O nível
do óleo superior
à marca MAX pode provocar uma evaporação excessiva do óleo
e uma perda de pressão.
- Colocar a tampa
do bocal de abastecimento, funcionar o motor em marcha lenta
por cerca de 2 minutos, desligar o motor e aguardar alguns minutos.
- Verificar o nível do óleo e a ausência de vazamentos.
- Retirar o veículo do elevador
- Colocar o veículo
no elevador- Retirar a tampa do reservatório de expansão
Não retirar absolutamente
a tampa do reservatório de expansão quando o motor
estiver quente
- Levantar o veículo
- Desligar a mangueira
de saída do líquido de arrefecimento do radiador e
descarregar o líquido, recolhendo-o em um recipiente adequado.
O líquido de arrefecimento do motor é um produto prejudicial para a pintura :
evitar qualquer
contato com as partes pintadas.
- Ligar a mangueira de saída do líquido de arrefecimento do radiador
- Abaixar o veículo
- Abastecer a instalação de arrefecimento do motor com o líquido prescrito
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo CONTROLE E RESTAB. DO NÍVEL 6.1
DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
DO MOTOR
Funcionar o motor
e colocá-lo na temperatura de trabalho a fim de que a abertura do
contato térmico libere a quantidade de ar residual contida no circuito.
- Com o motor frio,
abastecer até atingir a marca MAX no reservatório de expansão.
- Colocar o veículo
no elevador e levantá-lo
1 - Retirar o tampão
de abastecimento da caixa de
engrenagens.
2 - Soltar o tampão
de descarga de óleo e
descarregar completamente o óleo em um
recipiente adequado.Não despejar o óleo no meio
ambiente, uma vez que a eliminação
indiscriminada deste produto causa poluição. Limpar
o tampão de descarga e apertá-lo no torque prescrito
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Tampão TAMPÃO DA CAIXA M22 3.0 - 4.8
DE CÂMBIO MECÂNICO
/ DIFERENCIAL
- Abastecer o câmbio
com o óleo através do furo de
enchimento.
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo CÂMBIO MECÂNICO / Tutela ZC 75
DIFERENCIAL SYNT 2
- Verificar se o nível
do óleo aflora a borda inferior
do furo de enchimento, e em seguida limpar o
tampão e apertá-lo no torque prescrito.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Tampão TAMPÃO DA CAIXA M22
DE CÂMBIO 3.0 - 4.8
- Abaixar o veículo
- Retirar o veículo
do elevador
- Colocar o veículo
no elevador
- Aspirar o líquido dos freios - embreagem do reservatório utilizando uma seringa.
- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Retirar a mola de
retenção e desligar a junção do tubo de envio de óleo ao
cilindro coaxial de comando da embreagem- Recolher o líquido que sai em um
recipiente adequado.
- Operar no pedal
da embreagem até o completo esvaziamento do circuito.
- Retirar a tampa de proteção da válvula de sangria em uma pinça dos freios.
- Ligar o dispositivo
de recuperação (tubulação e reservatório) à válvula de sangria
na pinça dos freios.
- Abrir a válvula de sangria na pinça dos freios.
- Operar no pedal dos freios até a saída completa de todo o líquido.
- Repetir as operações acima para as outras pinças dos freios.
- Ligar a aparelhagem ao reservatório do líquido dos freios - embreagem.
- Abrir lentamente
o registro do reservatório do dispositivo e abastecer a instalação
dos freios - embreagem com o líquido.
Tipo Componente Denominação Quant.
Líquido LÍQUIDO DOS FREIOS - EMBREAGEM BRAKE FLUID
Alfa Romeo SUPER DOT 4 0.525
- Esperar que o ar
contido na instalação hidráulica dos freios - embreagem saia
completamente.
- Fechar as válvulas de sangria e colocar os relativos tampões de proteção.
- Ligar a conexão
do tubo de envio de óleo ao cilindro coaxial de comando da
embreagem.
- Retirar os dispositivos de coleta do líquido.
- Retirar a aparelhagem
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Verificar o regular
funcionamento da embreagem e o engate das marchas e a
eficiência da instalação frenante
1 - Desligar a conexão
elétrica da central de controle
do motor (referir-se à Op. 1056B - CENTRAL (única)
da instalação de injeção / ignição )
Denominação Conector
Central de controle do motor M10
1 - Colocar o instrumento
de prova na sede de uma
vela central.
- Através do motor
de partida, girar o motor algumas
vezes mantendo apertado o pedal do acelerador e
o pedal da embreagem.
Certificar-se de que
não existam fugas da conexão do
instrumento de prova.
- Repetir a prova
nos outros cilindros tendo o cuidado
de zerar toda vez a ponta escrevente do
instrumento.
- Verificar se os
valores das pressões medidos nos cilindros
não apresentam excessivas diferenças.
- Ligar a conexão
elétrica à central de controle do
motor (referir-se à Op. 1056B82 - CENTRAL (única)
da instalação de injeção / ignição)
Denominação Conector
Central de controle
do motor M10
1 - Ligar à válvula
de sangria do coletor de distribuição a ferramenta, efetuar a
descarga da pressão de combustível e retirar a ferramenta.
Denominação Código
1 Conexão de engate rápido 1.870.684.000
2
- Desligar do coletor de distribuição o tubo de chegada de combustível.
3 - Montar a ferramenta (3a) na ferramenta (3b)
Denominação Código
3a Mangueiras 1.860.955.002
Denominação Código
3b Manômetro 1.860.955.000
4 - Abrir a válvula de esfera
5 - Abrir a válvula de esfera
6 - Fechar a válvula de esfera
- Funcionar o motor
e em marcha lenta, controlar se a pressão de combustível
está dentro dos valores prescritos.
Medida Valor
Pressão de combustível (bar) 2.8 - 3.2
- Desligar o motor
- Fechar a válvula
esfera
- Alimentar a eletrobomba
através da função Diagnóstico Ativo do ALFA TESTER e
verificar um aumento de pressão até 5 bar.
Evitar que a pressão supere tal valor.
- Desligar a ferramenta
do coletor de distribuição e do tubo de chegada de combustível.
Denominação Código
Mangueiras 1.860.955.002
- Ligar o tubo de chagada de combustível ao coletor de distribuição.
A figura da próxima página é referente a este texto.
- Soltar e retirar
a tampa do reservatório do líquido
de arrefecimento do motor do reservatório de
expansão.
1 - Colocar o bocal
do reservatório a ferramenta com
a conexão.
- Colocar em pressão
manualmente o circuito e
verificar no manômetro se o valor prescrito se
mantém constante.
- Retirar a ferramenta
do reservatório de expansão.
1 - Colocar na tampa
do reservatório do líquido de
arrefecimento do motor a ferramenta com a
conexão.
2 - Colocar em pressão
manualmente o pistão e
verificar no manômetro se em pressão, a válvula
de descarga da tampa se abre
Medida Valor
Pressão de abertura (bar) 0.98
- Soltar a tampa da
ferramenta e colocá-la no
reservatório do líquido de arrefecimento.
1 - Desligar a conexão
elétrica da central de controle
do motor
Denominação Conector
1 Central de controle do motor M10
1 - Montar na sede
de uma vela central as ferramentas
Sonda EXAMINER 50 bar e Adaptador EX82
- Ligar a estação de diagnósticos
Denominação Conector
Central de controle do motor M10
1 - Colocar o instrumento
de prova na sede de uma
vela central.
- Através do motor
de partida, girar o motor algumas
vezes mantendo apertado o pedal do acelerador e
o pedal da embreagem.
Certificar-se de que
não existam fugas da conexão do
instrumento de prova.
- Repetir a prova nos outros cilindros
- Verificar se os
valores das pressões medidos nos cilindros
não apresentam excessivas diferenças.
- Ligar a conexão
elétrica à central de controle do motor
Denominação Conector
Central de controle
do motor M10
PLANO DE MANUTENÇÃO
PROGRAMADA (Quilometro X 1000)
Controle das condições e desgaste do pneus.
Controle do funcionamento
do sinalizador de desgaste
das pastilhas dos freio a disco dianterios
Controle das condições das pastilhas dos freio
traseiros
Controle da integridade das coifas das semi-árvores,
direção hidráulica, terminais esféricos
e controle da vedação das
tubulações do freios
e combustível
Control visual das
condições: parte externa
da carroceria e protetor do fundo da mesma (tubulação
de descarga, alimentação de
combustível, freios)
elementos de borracha
(coifas, mangueiras, buchas etc.).
Controle do curso
da alavanca do freio
Controle visual das
condições da correia Poly-V
de comando dos acessórios
Controle das emissões dos gases da descarga
Controle do
funcionamento da instalação do
sistema antievaporação
PLANO DE MANUTENÇÃO
PROGRAMADA (Quilometro X 1000)
Substituição do elemento
do filtro de ar
Controle e eventual
restabelecimento dos níveis
dos líquidos (freio, embreagem hidráulica,
lavador do pára-brisa, bateria, arrefecimento do
motor, etc...).
Substituir a correia
de comando da distribuição
e Poly-V de comando dos acessórios
Substituição da correia
de comando das árvores
contra-girantes
Substituição das velas
de ignição
Controle da funcionalidade
dos sistemas
de controle do motor (mediante tomada de
diagnóstico)
Controle do nível
de óleo do câmbio e
diferencial
Substituição do óleo
do motor e filtro de óleo
(*)
Substituição do líquido
dos freio
(ou a cada dois anos)
Substituição do filtro
anti-pólen (ar condicionado)(*)
ou a cada 18 meses em caso de quilometragem inferior