Ferramentas Especificações Técnicas Funcionamento Imprimir


Colocar o veículo no elevador.
- Verificar se os pneus não apresentam nenhum desgaste irregular na banda de rodagem.
Alguns tipos de pneu possuem indicadores de desgaste; a substituição deve ser feita logo que os indicadores se tornem visíveis.
Não efetuar o rodízio cruzado dos pneus.
- Verificar a correta pressão de enchimento dos pneus, incluindo o sobressalente.
O controle da pressão dos pneus deve ser feito a frio.
- Colocar à massa o cabo do sinalizador de desgaste das pastilhas dos freios a disco dianteiros.
- Colocar a chave da ignição em MAR
- Apertar o pedal do freio e verificar o acendimento da luz espia de desgaste das pastilhas dos freios a disco dianteiros.
- Levantar o veículo e verificar se as coifas das semi-árvores, braços, direção hidráulica não apresentam rachaduras ou quebras.
- Verificar se as tubulações / conexões da instalação dos freios e combustível não apresentam vazamentos.
- Efetuar o controle visual de :
- protetor sob a carroceria;
- tubulações de descarga
- elementos de borracha;
- Verificar / restabelecer o nível do líquido :
- dos freios e embreagem;
- da direção hidráulica;
- do arrefecimento do motor;
- da bateria;
- do lavador do pára-brisa
- Substituição o óleo do motor e filtro;
- Substituição do elemento filtrante do filtro depurador (antipólen)
Colocar o veículo no elevador.
- Verificar se os pneus não apresentam nenhum desgaste irregular na banda de rodagem.
Alguns tipos de pneu possuem indicadores de desgaste; a substituição deve ser feita logo que os indicadores se tornem visíveis.
Não efetuar o rodízio cruzado dos pneus.
- Verificar a correta pressão de enchimento dos pneus, incluindo o sobressalente.
O controle da pressão dos pneus deve ser feito a frio.
- Colocar à massa o cabo do sinalizador de desgaste das pastilhas dos freios a disco dianteiros.
- Colocar a chave da ignição em MAR
- Apertar o pedal do freio e verificar o acendimento da luz espia de desgaste das pastilhas dos freios a disco dianteiros.
- Controlar visualmente a condição de desgaste das pastilhas dos freios a disco posteriores
- Levantar o veículo e verificar se as coifas das semi-árvores, braços, direção hidráulica não apresentam rachaduras ou quebras.
O óleo do motor é prejudicial para a pele : reduzir ao mínimo o contato do óleo com a pele; em caso de contato, lavar com
água e sabão.
- Colocar o veículo no elevador
- Com o motor quente, retirar a tampa do bocal de abastecimento
- Retirar a vareta de controle do nível do óleo
- Levantar o veículo
- Soltar o tampão de descarga no cárter e deixar o óleo escorrer completamente em um recipiente adequado
Durante a remoção do tampão de descarga, operar com cuidado : o óleo pode estar muito quente.
Não despejar o óleo no meio ambiente, uma vez que a eliminação indiscriminada deste produto causa poluição.
- Operando por baixo do veículo com uma chave adequada, retirar o filtro de óleo.
- Limpar o tampão de descarga e colocá-lo com a relativa guarnição no torque prescrito.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Tampão TAMPÃO DE DESCARGA DO ÓLEO DO
MOTOR M18 1.7 - 2.1

- Lubrificar a guarnição do novo filtro com óleo do motor e colocá-lo apertando manualmente.
- Abaixar o veículo.
- Abastecer o motor com óleo
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo CONTROLE E RESTAB. DO NÍVEL DO ÓLEO 4.4
DO MOTOR

- Controlar o nível correto do óleo do motor verificando a vareta. O controle do nível do óleo deve ser feito com o veículo em local plano. O nível do óleo superior à marca MAX pode provocar uma evaporação excessiva do óleo e uma perda de pressão.
- Colocar a tampa do bocal de abastecimento, funcionar o motor em marcha lenta por cerca de 2 minutos, desligar o motor e aguardar alguns minutos.
- Verificar o nível do óleo e a ausência de vazamentos.
- Retirar o veículo do elevador
- Colocar o veículo no elevador- Retirar a tampa do reservatório de expansão
Não retirar absolutamente a tampa do reservatório de expansão quando o motor estiver quente
- Levantar o veículo
- Desligar a mangueira de saída do líquido de arrefecimento do radiador e descarregar o líquido, recolhendo-o em um recipiente adequado. O líquido de arrefecimento do motor é um produto prejudicial para a pintura : evitar qualquer contato com as partes pintadas.
- Ligar a mangueira de saída do líquido de arrefecimento do radiador
- Abaixar o veículo
- Abastecer a instalação de arrefecimento do motor com o líquido prescrito

Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo CONTROLE E RESTAB. DO NÍVEL 6.1
DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
DO MOTOR

Funcionar o motor e colocá-lo na temperatura de trabalho a fim de que a abertura do contato térmico libere a quantidade de ar residual contida no circuito.
- Com o motor frio, abastecer até atingir a marca MAX no reservatório de expansão.
- Colocar o veículo no elevador e levantá-lo
1 - Retirar o tampão de abastecimento da caixa de engrenagens.
2 - Soltar o tampão de descarga de óleo e descarregar completamente o óleo em um recipiente adequado.Não despejar o óleo no meio ambiente, uma vez que a eliminação indiscriminada deste produto causa poluição. Limpar o tampão de descarga e apertá-lo no torque prescrito

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Tampão TAMPÃO DA CAIXA M22 3.0 - 4.8
DE CÂMBIO MECÂNICO
/ DIFERENCIAL

- Abastecer o câmbio com o óleo através do furo de enchimento.
Tipo Componente Denominação Quant.
Óleo CÂMBIO MECÂNICO / Tutela ZC 75
DIFERENCIAL SYNT 2

- Verificar se o nível do óleo aflora a borda inferior do furo de enchimento, e em seguida limpar o tampão e apertá-lo no torque prescrito.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Tampão TAMPÃO DA CAIXA M22
DE CÂMBIO 3.0 - 4.8

- Abaixar o veículo
- Retirar o veículo do elevador


- Colocar o veículo no elevador
- Aspirar o líquido dos freios - embreagem do reservatório utilizando uma seringa.
- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Retirar a mola de retenção e desligar a junção do tubo de envio de óleo ao cilindro coaxial de comando da embreagem- Recolher o líquido que sai em um recipiente adequado.
- Operar no pedal da embreagem até o completo esvaziamento do circuito.
- Retirar a tampa de proteção da válvula de sangria em uma pinça dos freios.
- Ligar o dispositivo de recuperação (tubulação e reservatório) à válvula de sangria na pinça dos freios.
- Abrir a válvula de sangria na pinça dos freios.
- Operar no pedal dos freios até a saída completa de todo o líquido.
- Repetir as operações acima para as outras pinças dos freios.
- Ligar a aparelhagem ao reservatório do líquido dos freios - embreagem.
- Abrir lentamente o registro do reservatório do dispositivo e abastecer a instalação dos freios - embreagem com o líquido.

Tipo Componente Denominação Quant.
Líquido LÍQUIDO DOS FREIOS - EMBREAGEM BRAKE FLUID
Alfa Romeo SUPER DOT 4 0.525

- Esperar que o ar contido na instalação hidráulica dos freios - embreagem saia completamente.
- Fechar as válvulas de sangria e colocar os relativos tampões de proteção.
- Ligar a conexão do tubo de envio de óleo ao cilindro coaxial de comando da embreagem.
- Retirar os dispositivos de coleta do líquido.
- Retirar a aparelhagem
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Verificar o regular funcionamento da embreagem e o engate das marchas e a eficiência da instalação frenante
1 - Desligar a conexão elétrica da central de controle do motor (referir-se à Op. 1056B - CENTRAL (única) da instalação de injeção / ignição )

Denominação Conector
Central de controle do motor M10

1 - Colocar o instrumento de prova na sede de uma vela central.
- Através do motor de partida, girar o motor algumas vezes mantendo apertado o pedal do acelerador e o pedal da embreagem.
Certificar-se de que não existam fugas da conexão do instrumento de prova.
- Repetir a prova nos outros cilindros tendo o cuidado de zerar toda vez a ponta escrevente do instrumento.
- Verificar se os valores das pressões medidos nos cilindros não apresentam excessivas diferenças.
- Ligar a conexão elétrica à central de controle do motor (referir-se à Op. 1056B82 - CENTRAL (única) da instalação de injeção / ignição)

Denominação Conector Central de controle do motor M10


1 - Ligar à válvula de sangria do coletor de distribuição a ferramenta, efetuar a descarga da pressão de combustível e retirar a ferramenta.

Denominação Código
1 Conexão de engate rápido 1.870.684.000
2 - Desligar do coletor de distribuição o tubo de chegada de combustível.
3 - Montar a ferramenta (3a) na ferramenta (3b)

Denominação Código 3a Mangueiras 1.860.955.002

Denominação Código 3b Manômetro 1.860.955.000

4 - Abrir a válvula de esfera
5 - Abrir a válvula de esfera
6 - Fechar a válvula de esfera
- Funcionar o motor e em marcha lenta, controlar se a pressão de combustível está dentro dos valores prescritos.

Medida Valor
Pressão de combustível (bar) 2.8 - 3.2

- Desligar o motor
- Fechar a válvula esfera
- Alimentar a eletrobomba através da função Diagnóstico Ativo do ALFA TESTER e verificar um aumento de pressão até 5 bar.
Evitar que a pressão supere tal valor.
- Desligar a ferramenta do coletor de distribuição e do tubo de chegada de combustível.
Denominação Código
Mangueiras 1.860.955.002

- Ligar o tubo de chagada de combustível ao coletor de distribuição.

A figura da próxima página é referente a este texto.




- Soltar e retirar a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento do motor do reservatório de expansão.
1 - Colocar o bocal do reservatório a ferramenta com a conexão.
- Colocar em pressão manualmente o circuito e verificar no manômetro se o valor prescrito se mantém constante.


- Retirar a ferramenta do reservatório de expansão.
1 - Colocar na tampa do reservatório do líquido de arrefecimento do motor a ferramenta com a conexão.
2 - Colocar em pressão manualmente o pistão e verificar no manômetro se em pressão, a válvula de descarga da tampa se abre

Medida Valor
Pressão de abertura (bar) 0.98

- Soltar a tampa da ferramenta e colocá-la no reservatório do líquido de arrefecimento.


1 - Desligar a conexão elétrica da central de controle do motor

Denominação Conector

1 Central de controle do motor M10

1 - Montar na sede de uma vela central as ferramentas Sonda EXAMINER 50 bar e Adaptador EX82

- Ligar a estação de diagnósticos


Denominação Conector
Central de controle do motor M10

1 - Colocar o instrumento de prova na sede de uma vela central.
- Através do motor de partida, girar o motor algumas vezes mantendo apertado o pedal do acelerador e o pedal da embreagem.

Certificar-se de que não existam fugas da conexão do instrumento de prova.
- Repetir a prova nos outros cilindros
- Verificar se os valores das pressões medidos nos cilindros não apresentam excessivas diferenças.
- Ligar a conexão elétrica à central de controle do motor

Denominação Conector

Central de controle do motor M10


PLANO DE MANUTENÇÃO PROGRAMADA (Quilometro X 1000)

Controle das condições e desgaste do pneus.

Controle do funcionamento do sinalizador de desgaste das pastilhas dos freio a disco dianterios
Controle das condições das pastilhas dos
freio traseiros
Controle da integridade das coifas das
semi-árvores, direção hidráulica, terminais esféricos e controle da vedação das
tubulações do freios e combustível
Control visual das condições: parte externa da carroceria e protetor do fundo da mesma (tubulação de descarga, alimentação de
combustível, freios) elementos de borracha (coifas, mangueiras, buchas etc.).
Controle do curso da alavanca do freio
Controle visual das condições da correia Poly-V de comando dos acessórios
Controle das emissões dos gases da descarga
Controle do funcionamento da instalação do sistema antievaporação
PLANO DE MANUTENÇÃO PROGRAMADA (Quilometro X 1000)

Substituição do elemento do filtro de ar
Controle e eventual restabelecimento dos níveis dos líquidos (freio, embreagem hidráulica, lavador do pára-brisa, bateria, arrefecimento do motor, etc...).
Substituir a correia de comando da distribuição e Poly-V de comando dos acessórios
Substituição da correia de comando das árvores contra-girantes
Substituição das velas de ignição
Controle da funcionalidade dos sistemas de controle do motor (mediante tomada de diagnóstico)
Controle do nível de óleo do câmbio e diferencial
Substituição do óleo do motor e filtro de óleo (*)
Substituição do líquido dos freio (ou a cada dois anos)
Substituição do filtro anti-pólen (ar condicionado)(*) ou a cada 18 meses em caso de quilometragem inferior