Índice grafico do sub-grupo
Advertência/Precauções
Todas as operações
devem ser feitas com a máxima atenção e cuidado para evitar danos
pessoais.
O vão do motor contém
várias partes em movimento, componentes com elevada temperatura e cabos elétricos
sob tensão.
Seguir criteriosamente
as seguintes precauções ao realizar operações no motor :
- Desligar o motor
e esperar que o mesmo se resfrie.
- Não fumar- Não
utilizar chamas livres
- Certificar-se de
que esteja disponível um extintor nas proximidades.
Para alguns procedimentos
é indicado o uso de ferramentas específicas Alfa Romeo. A utilização destas ferramentas
é indispensável para operar com segurança.
Respeitar as normas
de segurança vigentes para o trabalho na oficina. Quando necessário, são indicados
dentro do manual observações específicas a serem adotadas para evitar o surgimento
de situações de perigo.
Para a utilização
dos produtor químicos, observar criteriosamente as indicações preventivas prescritas
na ficha de segurança que o fornecedor deve entregar ao usuário.
ADVERTÊNCIAS
Todas as operações
devem sxer feitas com a máxima atenção para evitar danos ao veículo.
Para destravar as
partes solidamente aderentes, dar ligeiros golpes utilizando um martelo de alumínio
ou de chumbo se se trata de materiais ferrosos; utilizar um martelo de madeira
ou de resina para partes em liga leve.
Verificar na desmontagem
se os componentes que devem ser marcados possuem as marcas de referência.Na remontagem
lubrificar as partes, quando necessário, para prevenir contra engripamentos no
período inicial de funcionamento. Proteger adequadamente com papel
adesivo ou panos limpos as partes do motor que, ficando descobertas após a desmontagem,
apresentem passagem para a entrada de pó ou corpos estranhos.
Na remontagem, é fundamental respeitar os torques de aperto e os dados de regulagem.
Substituir a cada
desmontagem as guarnições de vedação, anéis retentores, arruelas elásticas, chapas
de segurança, porcas auto-travantes e todos os componentes que estiverem deteriorados.
Motopropulsor
com câmbio(Com ar)
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o pólo negativo da bateria.
- Retirar o conector da bateria - A1.
- Retirar as duas rodas dianteiras - Op. 4450B
- Retirar a proteção contra poeira - Op. 7055B
- Retirar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento do ardiador - Op. 1088D.
- Retirar a tampa das bobinas de ignição do cabeçote esquerdo - Op. 1016A
1 - Desligar a tubulação
de chegada de combustível do
coletor de repartição de combustível.
2 - Desligar a conexão
do tubo de reciclo de vapores de
combustível
3 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de ângulo do
came do eixo de distribuição.
Conector K47.
1 - Desligar do reservatório
do líquido de arrefecimento do motor
a tubulação de retorno do líquido do termostato.
2 - Desligar a tubulação
de alimentação do circuito do tubo rígido
de entrada da bomba dgua do motor.
Remover o tirante
de reação do motopropulsor - op. 1008C

- Remover a bateria.
Remover o recipiente
/ bandeja da bateria - op. 5530B
Remover dispos. ressonador
do circuito de vácuo - 1048A

Remover o filtro de
ar completo - 1048A

- Desligar da tampa de válvulas o tubo de recirculação de
vapores de óleo.
- Desligar o cabo
do acelerador do corpo de borboleta.
- Desligar a luva
enrugada do corpo de borboleta.
- Desligar a conexão
elétrica do medidor de tomada de ar.
Conector K41.
1 - Desligar conexão
elétrica da central de ignição/injeção.
Conector M10.
2 - Desligar a conexão
elétrica do chicote do painel do chicote
único/removível da injeção e ignição.
Conector D4.
3 - Desligar a conexão
elétrica da sonda lambda.
Conector K40.
4 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de detonação
Conector K50.
5 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de rotação e fase.
Conector K46.
Aspirar o líquido
dos freios-embreagem do respectivo
reservatório com uma seringa idônea.
1 - Levantar a mola
de retenção (1a) e desligar a conexão (1b)
da tubulação de ligação do acionador hidráulico
da embreagem.
2 - Desligar o cabo
massa da bateria.
Conector C1.
1 - Desligar do termostato
o tubo de envio do líquido de
arrefecimento ao radiador.
2 - Desligar do termostato
os tubos de envio ( 2 a) e de
retorno (2 b) ao aquecedor do circuito de climatização e
soltá-los das respectivas fixações.
Desligar a tubulação
de vácuo do servofreio.
Aspirar o líquido
da direção hidráulica do respectivo
reservatório com uma seringa idônea.
- Desligar a tubulação
de retorno do reservatório do líquido
da direção hidráulica.
- Soltar a conexão
e desligar da bomba de direção
hidráulica a tubulação de envio à caixa da direção
hidráulica.
Remover o eletroventilador
de arrefecimento do radiador - Op. 1088E.

- Desidratar o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A.
- Soltar os
parafusos e desligar do compressor do ar condicionado,
os tubos de entrada e saída do fluido refrigerante,
em seguida, deslocá-los lateralmente.

Desligar os flexíveis
de comando e engate das marchas
do suporte de sustentação e comando dos tirantes.
Desligar as conexões
elétricas do motor de partida.
Conector A20.
Remover a tubulação
de descarga engate ao motor/coletor -Op. 1076B.

1 - Soltar os parafusos das flanges das juntas
homocinéticas dos semi-eixos.
2 - Remover a chapa
de segurança.
- Soltar a porca
(1a) e desligar os montantes (1b) dos
braços oscilantes superiores com a ferramenta (1c).
Soltar os tubos flexíveis
das pinças de freio dianteiros e os cabos
dos sensores ativos ABS das chapas de suporte.
- Afastar o suficiente
o semi-eixo esquerdo do diferencial e o
direito do eixo intermediário.
- Juntar com um macaco
hidráulico as ferramentas (1a) e
(1b).
- Posicionar a ferramenta
desmontada sob o grupo
motopropulsor e fixá-lo oportunamente.
Soltar o parafuso
do suporte rígido traseiro do grupo
motopropulsor ao coxim elástico.
Remover o suporte rígido do grupo motopropulsor lado câmbio - Op. 1008A
- Soltar o parafuso
do suporte motor lado distribuição do coxim
elástico.
- Deslocar o grupo
motopropulsor para o lado dianteiro do
veículo e abaixá-lo com o macaco hidráulico.
- Suspender o grupo
motopropulsor com um dispositivo
hidráulico, em seguida liberá-lo das ferramentas utilizadas
para a desmontagem.
RECOLOCAÇÃO
Com um dispositivo
hidráulico, posicionar e fixar o grupo
motopropulsor no macaco hidráulico completo com as
ferramentas para a montagem.
- Repor no vão motor
o grupo motopropulsor utilizando o
macaco hidráulico.
- Apertar com torque
prescrito o parafuso de fixação do
suporte motor lado distribuição ao coxim elástico.
- Recolocar o suporte
rígido do grupo motopropulsor lado
câmbio.
- Apertar com torque
prescrito o parafuso de fixação do
suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao coxim
elástico.
Remover as ferramentas
utilizadas para a montagem do
grupo motopropulsor e repô-los.
Repor em suas sedes
os semi-eixos.
- Ligar os tubos
flexíveis das pinças dos freios dianteiros e
os cabos dos sensores ativos ABS nas chapas de suporte.
- Ligar os montantes
aos braços oscilantes superiores e
fixá-los com a respectiva porca e com torque prescrito.
- Posicionar as chapas
de segurança (1 a) e apertar os
parafusos (1 b) das flanges das juntas homocinéticas
dos semi-eixos com torque prescrito.
- Recolocar a
tubulação de descarga
conexão ao motor/coletor - Op. 1076B
- Ligar as conexões
elétricas ao motor de partida.
- Ligar os flexíveis
de comando e engate das marchas do suporte de sustentação e comando
dos tirantes.
- Repor nas suas
respectivas sedes os tubos de entrada e saída do fluido refrigerante e
ligá-los ao compressor,
apertando os respectivos parafusos.
NOTA: Verificar a
presença dos anéis ORing.
- Recolocar eletroventilado
de arrefecimento do radiador - Op. 1088E.
- Recolocar o filtro
de ar completo - Op. 1048A.
- Recolocar o dispositivo
ressonador do circuito de vácuo - Op. 1048A.
- Ligar à bomba da
direção hidráulica e apertar com torque prescrito a conexão da tubulação
de envio à caixa
da direção hidráulica.
- Ligar a tubulação
de vácuo ao servofreio.
- Ligar ao termostato,
os tubos de envio e retorno ao aquecedor do circuito de climatização.
- Ligar ao termostato
o tubo de envio do líquido de arrefecimento ao radiador.
- Ligar o cabo massa
da bateria ao câmbio
- Ligar a conexão
da tubulação de ligação ao acionador hidráulico da embreagem.
- Ligar a conexão
elétrica do sensor de rotação e fase.
- Ligar a conexão
elétrica do sensor de detonação.
- Ligar a conexão
elétrica da sonda lambda.
- Ligar a conexão
elétrica do chicote painel do chicote único/desmontável da injeção, ignição.
- Ligar a conexão
elétrica à centralina de injeção/ignição.
- Repor em sua sede,
a luva enrugada completa com de medidor de tomada de ar e
ligá-lo ao filtro de ar e ao corpo de borboleta.
- Ligar a conexão
elétrica ao medidor de tomada de ar.
- Ligar o cabo do
acelerador ao corpo de borboleta e regulá-lo (fazer referência à op. 1068A
flexível comando do acelerador desmontagem e montagem).
- Ligar o tubo de
recirculação de vapores de óleo à tampa de válvulas.
- Recolocar a tampa
das bobinas de ignição no cabeçote motor - Op. 1016A.
- Recolocar recipiente
/ bandeja da bateria - Op. 5530B.
- Recolocar a bateria.
- Recolocar o tirante
de reação do grupo motopropulsor substituição - Op. 1008C.
- Ligar a tubulação
de alimentação do circuito ao tubo rígido de entrada da bomba d'água
motor.
- Ligar a tubulação
de retorno do líquido do termostato ao reservatório do líquido de arrefecimento.
- Ligar a conexão
elétrica do sensor de ângulo do came do eixo da distribuição.
- Ligar a conexão
do tubo de recirculação de vapores de combustível.
- Ligar a tubulação
de entrada de combustível ao coletor repartição de combustível.
- Recolocar a luva
luva inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador - Op. 1088D.
- Recolocar a proteção/reparo
sob o motor - Op. 7055B.
- Recolocar proteção
de poeira do vão motor no vão da roda dianteiro - Op. 7055B.
- Recolocar as roda
dianteiras.
- Reabastecer o circuito
da direção hidráulica com o óleo prescrito.
O circuito da direção
hidráulica é autoexpurgante: o expurgo é obtido girando
completamente à direita e à esquerda com o motor funcionando e o veículo parado.
- Depois de Ter expurgado
o ar, controlar novamente o nível do óleo da direção hidráulica e,
se necessário, completá-lo.
- Verificar líquido
dos freios - Op. 3330A.
- Recarregar o circuito
circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A.
- Ligar o terminal
(-) da bateria.
- Remover o veículo
do elevador.