Torques de aperto Esquema elétrico Ferramentas Funcionamento Imprimir
Índice grafico do sub-grupo


Advertência/Precauções
Todas as operações devem ser feitas com a máxima atenção e cuidado para evitar danos pessoais.
O vão do motor contém várias partes em movimento, componentes com elevada temperatura e cabos elétricos sob tensão.
Seguir criteriosamente as seguintes precauções ao realizar operações no motor :
- Desligar o motor e esperar que o mesmo se resfrie.
- Não fumar- Não utilizar chamas livres
- Certificar-se de que esteja disponível um extintor nas proximidades.
Para alguns procedimentos é indicado o uso de ferramentas específicas Alfa Romeo. A utilização destas ferramentas é indispensável para operar com segurança.
Respeitar as normas de segurança vigentes para o trabalho na oficina. Quando necessário, são indicados dentro do manual observações específicas a serem adotadas para evitar o surgimento de situações de perigo.
Para a utilização dos produtor químicos, observar criteriosamente as indicações preventivas prescritas na ficha de segurança que o fornecedor deve entregar ao usuário.
ADVERTÊNCIAS
Todas as operações devem sxer feitas com a máxima atenção para evitar danos ao veículo.
Para destravar as partes solidamente aderentes, dar ligeiros golpes utilizando um martelo de alumínio ou de chumbo se se trata de materiais ferrosos; utilizar um martelo de madeira ou de resina para partes em liga leve.
Verificar na desmontagem se os componentes que devem ser marcados possuem as marcas de referência.Na remontagem lubrificar as partes, quando necessário, para prevenir contra engripamentos no período inicial de funcionamento. Proteger adequadamente com papel adesivo ou panos limpos as partes do motor que, ficando descobertas após a desmontagem, apresentem passagem para a entrada de pó ou corpos estranhos. Na remontagem, é fundamental respeitar os torques de aperto e os dados de regulagem. Substituir a cada desmontagem as guarnições de vedação, anéis retentores, arruelas elásticas, chapas de segurança, porcas auto-travantes e todos os componentes que estiverem deteriorados.
Motopropulsor com câmbio(Com ar)

- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o pólo negativo da bateria.

- Retirar o conector da bateria - A1.

- Retirar as duas rodas dianteiras - Op. 4450B
Como fazer?
- Retirar a proteção contra poeira - Op. 7055B
Como fazer?
- Retirar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento do ardiador - Op. 1088D.
Como fazer?
- Retirar a tampa das bobinas de ignição do cabeçote esquerdo - Op. 1016A
Como fazer?
1 - Desligar a tubulação de chegada de combustível do coletor de repartição de combustível.
2 - Desligar a conexão do tubo de reciclo de vapores de combustível
3 - Desligar a conexão elétrica do sensor de ângulo do came do eixo de distribuição. Conector K47.

1 - Desligar do reservatório do líquido de arrefecimento do motor a tubulação de retorno do líquido do termostato.
2 - Desligar a tubulação de alimentação do circuito do tubo rígido de entrada da bomba dgua do motor.
Remover o tirante de reação do motopropulsor - op. 1008C
Como fazer?
- Remover a bateria.

Remover o recipiente / bandeja da bateria - op. 5530B

Remover dispos. ressonador do circuito de vácuo - 1048A
Como fazer?

Remover o filtro de ar completo - 1048A
Como fazer?
- Desligar da tampa de válvulas o tubo de recirculação de
vapores de óleo.
- Desligar o cabo do acelerador do corpo de borboleta.
- Desligar a luva enrugada do corpo de borboleta.
- Desligar a conexão elétrica do medidor de tomada de ar.
Conector K41.

1 - Desligar conexão elétrica da central de ignição/injeção.
Conector M10.
2 - Desligar a conexão elétrica do chicote do painel do chicote único/removível da injeção e ignição.
Conector D4.
3 - Desligar a conexão elétrica da sonda lambda.
Conector K40.
4 - Desligar a conexão elétrica do sensor de detonação
Conector K50.
5 - Desligar a conexão elétrica do sensor de rotação e fase.
Conector K46.

Aspirar o líquido dos freios-embreagem do respectivo reservatório com uma seringa idônea.
1 - Levantar a mola de retenção (1a) e desligar a conexão (1b) da tubulação de ligação do acionador hidráulico da embreagem.
2 - Desligar o cabo massa da bateria.
Conector C1.


1 - Desligar do termostato o tubo de envio do líquido de arrefecimento ao radiador.
2 - Desligar do termostato os tubos de envio ( 2 a) e de retorno (2 b) ao aquecedor do circuito de climatização e soltá-los das respectivas fixações.

Desligar a tubulação de vácuo do servofreio.

Aspirar o líquido da direção hidráulica do respectivo reservatório com uma seringa idônea.
- Desligar a tubulação de retorno do reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Soltar a conexão e desligar da bomba de direção hidráulica a tubulação de envio à caixa da direção hidráulica.
Remover o eletroventilador de arrefecimento do radiador - Op. 1088E.
Como fazer?
- Desidratar o circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A.
- Soltar os parafusos e desligar do compressor do ar condicionado, os tubos de entrada e saída do fluido refrigerante, em seguida, deslocá-los lateralmente.
Como fazer?

Desligar os flexíveis de comando e engate das marchas do suporte de sustentação e comando dos tirantes.

Desligar as conexões elétricas do motor de partida.
Conector A20.
Remover a tubulação de descarga engate ao motor/coletor -Op. 1076B.
Como fazer?
1 - Soltar os parafusos das flanges das juntas
homocinéticas dos semi-eixos.
2 - Remover a chapa de segurança.

- Soltar a porca (1a) e desligar os montantes (1b) dos braços oscilantes superiores com a ferramenta (1c).

Soltar os tubos flexíveis das pinças de freio dianteiros e os cabos dos sensores ativos ABS das chapas de suporte.
- Afastar o suficiente o semi-eixo esquerdo do diferencial e o direito do eixo intermediário.
- Juntar com um macaco hidráulico as ferramentas (1a) e (1b).
- Posicionar a ferramenta desmontada sob o grupo motopropulsor e fixá-lo oportunamente.

Soltar o parafuso do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao coxim elástico.

Remover o suporte rígido do grupo motopropulsor lado câmbio - Op. 1008A
Como fazer?

- Soltar o parafuso do suporte motor lado distribuição do coxim elástico.
- Deslocar o grupo motopropulsor para o lado dianteiro do veículo e abaixá-lo com o macaco hidráulico.
- Suspender o grupo motopropulsor com um dispositivo hidráulico, em seguida liberá-lo das ferramentas utilizadas para a desmontagem.

RECOLOCAÇÃO
Com um dispositivo hidráulico, posicionar e fixar o grupo motopropulsor no macaco hidráulico completo com as ferramentas para a montagem.
- Repor no vão motor o grupo motopropulsor utilizando o macaco hidráulico.
- Apertar com torque prescrito o parafuso de fixação do suporte motor lado distribuição ao coxim elástico.

- Recolocar o suporte rígido do grupo motopropulsor lado câmbio.
- Apertar com torque prescrito o parafuso de fixação do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao coxim elástico.

Remover as ferramentas utilizadas para a montagem do grupo motopropulsor e repô-los.
Repor em suas sedes os semi-eixos.
- Ligar os tubos flexíveis das pinças dos freios dianteiros e os cabos dos sensores ativos ABS nas chapas de suporte.
- Ligar os montantes aos braços oscilantes superiores e fixá-los com a respectiva porca e com torque prescrito.
- Posicionar as chapas de segurança (1 a) e apertar os parafusos (1 b) das flanges das juntas homocinéticas dos semi-eixos com torque prescrito.

- Recolocar a tubulação de descarga conexão ao motor/coletor - Op. 1076B
- Ligar as conexões elétricas ao motor de partida.
- Ligar os flexíveis de comando e engate das marchas do suporte de sustentação e comando dos tirantes.
- Repor nas suas respectivas sedes os tubos de entrada e saída do fluido refrigerante e ligá-los ao compressor, apertando os respectivos parafusos.
NOTA: Verificar a presença dos anéis ORing.
- Recolocar eletroventilado de arrefecimento do radiador - Op. 1088E.
- Recolocar o filtro de ar completo - Op. 1048A.
- Recolocar o dispositivo ressonador do circuito de vácuo - Op. 1048A.
- Ligar à bomba da direção hidráulica e apertar com torque prescrito a conexão da tubulação de envio à caixa da direção hidráulica.
- Ligar a tubulação de vácuo ao servofreio.
- Ligar ao termostato, os tubos de envio e retorno ao aquecedor do circuito de climatização.
- Ligar ao termostato o tubo de envio do líquido de arrefecimento ao radiador.
- Ligar o cabo massa da bateria ao câmbio
- Ligar a conexão da tubulação de ligação ao acionador hidráulico da embreagem.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de rotação e fase.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de detonação.
- Ligar a conexão elétrica da sonda lambda.
- Ligar a conexão elétrica do chicote painel do chicote único/desmontável da injeção, ignição.
- Ligar a conexão elétrica à centralina de injeção/ignição.
- Repor em sua sede, a luva enrugada completa com de medidor de tomada de ar e ligá-lo ao filtro de ar e ao corpo de borboleta.
- Ligar a conexão elétrica ao medidor de tomada de ar.
- Ligar o cabo do acelerador ao corpo de borboleta e regulá-lo (fazer referência à op. 1068A flexível comando do acelerador desmontagem e montagem).
- Ligar o tubo de recirculação de vapores de óleo à tampa de válvulas.
- Recolocar a tampa das bobinas de ignição no cabeçote motor - Op. 1016A.
- Recolocar recipiente / bandeja da bateria - Op. 5530B.
- Recolocar a bateria.
- Recolocar o tirante de reação do grupo motopropulsor substituição - Op. 1008C.
- Ligar a tubulação de alimentação do circuito ao tubo rígido de entrada da bomba d'água motor.
- Ligar a tubulação de retorno do líquido do termostato ao reservatório do líquido de arrefecimento.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de ângulo do came do eixo da distribuição.
- Ligar a conexão do tubo de recirculação de vapores de combustível.
- Ligar a tubulação de entrada de combustível ao coletor repartição de combustível.
- Recolocar a luva luva inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador - Op. 1088D.
- Recolocar a proteção/reparo sob o motor - Op. 7055B.
- Recolocar proteção de poeira do vão motor no vão da roda dianteiro - Op. 7055B.
- Recolocar as roda dianteiras.
- Reabastecer o circuito da direção hidráulica com o óleo prescrito.
O circuito da direção hidráulica é autoexpurgante: o expurgo é obtido girando completamente à direita e à esquerda com o motor funcionando e o veículo parado.
- Depois de Ter expurgado o ar, controlar novamente o nível do óleo da direção hidráulica e, se necessário, completá-lo.
- Verificar líquido dos freios - Op. 3330A.
- Recarregar o circuito circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o veículo do elevador.