Cabeçote e cárter
1 - Soltar os parafusos
(1 a) e retirar a proteção
superior da correia da distribuição (1b).
2 - Afrouxar a porca
do tensor da correia de comando
da distribuição.
3 - Desencaixar a
correia de comando da distribuição
das polias das árvores da distribuição.
4 - Desligar a conexão
elétrica do compressor do ar
condicionado.
5 - Soltar os parafusos
(5 a) e retirar o compressor do
ar condicionado (5b).
1 - Desligar a junção
intermediária do tubo de envio
de líquido de arrefecimento ao trocador de calor
água-óleo.
2 - Soltar os parafusos
(2a) e as porcas (2b) e retirar o
tubo rígido de entrada do líquido de arrefecimento
na bomba (2c).
3 - Retirar a guarnição.
4 - Soltar os parafusos
(4a) e remover a proteção
lateral esquerda da correia da distribuição (4b).
1 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de fase.
Denominação Conector
1 Sensor de fase K47
2 - Soltar os parafusos
(2 a) e afastar o reservatório de
óleo da direção hidráulica (2b).
3 - Soltar o parafusos
(3 a) e retirar o suporte (3b) do
reservatório da direção hidráulica.
4 - Soltar o parafuso
(4 a) e retirar a proteção lateral
direita da correia da distribuição (4b).
5 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de giros e
fase.
Denominação Conector
5 Sensor de giros K46
6 - Desligar a conexão
elétrica do sensor de
detonação.
Denominação Conector
6 Sensor de detonação - 1 K50
- Desligar os chicotes
elétricos dos sensores de giros e
fase e de detonação das abraçadeiras localizadas sob
a caixa de aspiração.
1 - Soltar o parafuso
do suporte na caixa de aspiração
2 - Desligar as conexões
elétricas das bobinas de
ignição e soltar o chicote elétrico das abraçadeiras
Denominação
Conector
Bobina de ignição
A30
3 - Desligar o cabo
de massa do cabeçote.
4 - Desligar os cabos
de alta tensão (4 a) das velas de
ignição com a ferramenta (4b).
Denominação
Código
Alicate 7077674
5 - Desligar o tubo
de recuperação dos vapores de oleo
da tampa das válvulas.
- Girar o motor em
180° no cavalete de revisão.
- Soltar os parafusos
(1a) e retirar a polia de
comando dos órgãos do motor (1b).
- Soltar os parafusos
(2a) e retirar a proteção inferior
da correia da distribuição (2b).
Bomba de óleo
- Compressor
1 - Afrouxar a porca
do tensor da correia das árvores
contra-girantes.
2 - Retirar a correia
de comando das árvores
contra-girantes.
3 - Retirar a correia de comando da distribuição.
4 - Soltar os parafusos
(4a) e remover o suporte da
bomba da direção hidráulica e árvore
intermediária (4b) completo com a bomba da
direção hidráulica (4c) e tensor automático da
correia de comando dos órgãos do motor (4d).
Motor
1 - Soltar os parafusos
(1a) e retirar o suporte rígido
do grupo motopropulsor do lado da distribuição
(1b).
2 - Soltar os parafusos
(2a) e retirar o suporte (2b)
completo com o tensor da correia (2c) e pino (2d)
da correia de comando da distribuição.
3 - Soltar os parafusos
(3a) e retirar a polia de
comando da correia das árvores contra-girantes
(3b).
A) 1 - Montar a ferramenta.
Denominação Código
1 Anti-torque 1.820.624.000
2 - Soltar o parafuso
(2a) (esquerdo) e retirar a
polia de comando da correia da distribuição
(2b).
3 - Soltar os parafusos
(3a) e retirar o volante do
motor (3b).
B) 1 - Retirar a ferramenta.
Denominação Código
1 Anti-torque 1.820.624.000
2 - Montar a ferramenta.
Denominação Código
1 Flange 1.820.618.000
1 - Soltar os parafusos
(1a) e retirar a bomba de óleo
(1b) completa com trocador de calor água-óleo
(1c), filtro de óleo do motor (1d) e tromba de
aspiração (1e).
2 - Retirar a guarnição.
3 - Soltar o parafuso
(3a) e retirar o sensor de
detonação (3b).
Denominação Conector
3b Sensor de detonação
K50
4 - Retirar o interruptor de pressão de óleo do motor.
Denominação Conector
4 Sensor (interruptor)
K30 de pressão
de óleo do
motor
5 - Soltar o parafuso
(5a) e retirar o sensor de giros e
fase do motor (5b).
Denominação Conector
5b Sensor de detonação
K50
6 - Soltar os parafusos
(6a) e retirar os suportes do
coletor de descarga (6b).
- Posicionar a bomba
de óleo completa com o
trocador de calor água-óleo, filtro de óleo do motor
e tromba de aspiração na morsa com sapatas
protetoras.
1 - Soltar os parafusos (1a) e retirar a tromba de
aspiração (1b).
2 - Retirar a guarnição.
3 - Retirar o filtro de óleo do motor.
4 - Soltar o pino
(4a) e retirar o trocador de calor (4b)
completo com tubulações.
5 - Retirar a guarnição.
1 - Soltar os parafusos
(1a) e retirar os mancais (1b)
completos com os relativos casquilhos (1c).
2 - Retirar a árvore de manivelas.
3 - Soltar os parafusos
(3a) e retirar a roda fônica (3b)
do sensor de giros e fase.
4 - Retirar os casquilhos (3b) do sensor de giros e fase.
5 - Retirar os semi-anéis de encosto.
6 - Soltar o parafuso
(6a) e retirar os esguichos de
óleo do motor (6b) ao bloco.
- Soltar as fixações,
retirar o bloco do cavalete de
revisão e colocá-lo em uma bancada de trabalho.
- Soltar os parafusos
(1a) e retirar a proteção do
volante (1b).
1 - Soltar os parafusos
(1a) das polias de comando
das árvores contra-girantes utilizando como
anti-torque a ferramenta (1b).
Denominação Código 1b
Anti-torque 1.820.286.000
2
- Retirar as polias de comando das árvores
contra-girantes.
3 - Soltar os parafusos
(3a) e retirar a tampa dianteira
da árvore contra-girante do lado da aspiração (3b).
4 - Soltar os parafusos
(4a) e retirar a tampa dianteira
da árvore contra-girante do lado da descarga (4b)
completa com retentor, anel O-ring e tensor da
correia de comando das árvores contra-girantes.
5 - Soltar completamente
a porca (5a) e retirar o
tensor da correia de comando das árvores
contra-girantes.
- Retirar os anéis
O-ring e os retentores das tampas
dianteiras das árvores contra-girantes.
- Retirar os espaçadores
(1a) e os anéis O-ring (1b)
das árvores contra-girantes.
- Retirar as tampas
traseiras das árvores
contra-girantes.
- Retirar as árvores
contra-girantes (3a) completas
com rolamentos traseiros (3b) utilizando um
punção adequado (3c).
1 - Retirar os rolamentos
dianteiros das árvores
contra-girantes (1 a) do bloco utilizando as
ferramentas (1b) e (1c).
Denominação Código
1b Extrator 1.820.626.000
Denominação Código
1c Massa batente 1.840.206.000
- Colocar a árvore
contra-girante na morsa com
sapatas protetoras.
1 - Retirar o anel
elástico de retenção do rolamento
traseiro da árvore contra-girante.
2 - Retirar o rolamento
traseiro da árvore
contra-girante (2 a) com um punção adequado (2b).
- Desmontar o jogo de pistões, pinos e anéis - 1028H
- Substituição com os pistões e bielas na bancada.
- Compreende enquadramento e balanceamento.
- Desmontar a bomba de óleo - 1084B
- Furar e retirar
os tampões de vedação de água/óleo
do bloco para permitir a lavagem.
Remontagem
- Lavar os componentes desmontados.
- Montar os tampões
de vedação de água/óleo no bloco, utilizando ferramentas
adequadas para introdução.
- Lubrificar com óleo do motor todos os componentes dos acoplamentos mecânicos.
- Verificar se o plano
de apoio do cabeçote não apresenta rachaduras ou riscos
superficiais.
- Verificar se a planaridade
do plano de apoio do cabeçote está dentro dos valores
prescritos. Em caso contrário, retificar o plano de apoio do cabeçote.
Medida Valor
Diâmetro da camisa Classe 83.000
dos cilindros (mm) A 83.010
Classe 83.010
B 83.020
Classe 83.020
C 83.030
- Verificar se a conicidade
das camisas dos cilindros está dentro dos valores
prescritos.
Medida Valor
Conicidade das < 0,010
camisas dos cilindros (mm)
- Verificar se a ovalização
das camisas dos cilindros está dentro dos valores
prescritos.
Medida Valor
Ovalização das camisas
< 0,005 dos
cilindros (mm)
- Caso o diâmetro
das camisas dos cilindros não esteja dentro dos valores
prescritos, usinar as mesmas conforme as majorações prescritas.
Nota : Em caso de
usinagem, todas as camisas dos cilindros devem sofrer a mesma
majoração.
Medida Valor
Majoração das camisas 0,1
dos cilindros (mm)
1 - Montar as capas dos mancais.
Nota : As capas dos
mancais possuem gravações das marcas de modo
progressivo (de zero a quatro a partir do lado dianteiro do motor) que
definem sua posição
de montagem).
2 - Apertar os parafusos das capas dos mancais no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
2 Capas dos mancais M12 9,6 - 11,9
3 - Verificar se o diâmetro das sedes dos mancais está dentro dos valores prescritos.
Medida Valor
Diâmetro das sedes dos 56,705
mancais (mm) 56,718
Figura referente ao
texto do página anterior.
- Verificar se os
canais de lubrificação da árvore de manivelas estão livres de
incrustações e entupimentos.
- Verificar se o diâmetro dos mancais está dentro dos valores prescritos.
Medida Valor
Diâmetro dos Classe 52.982
mancais (mm) A 52.988
Classe 52.988
B 52.994
Classe 52.994
C 53.000
-
Caso o valor do diâmetro dos munhões não esteja dentro dos valores prescritos,
retificá-los
conforme a minoração prescrita.
Medida Valor
Minoração dos 0,127
munhões (mm)
- Verificar se o valor moentes estão dentro dos valores prescritos.
Medida Valor
Diâmetro dos Classe 50.787
moentes (mm) A 50.793
Classe 50.793
B 50.799
Classe 50.799
C 50.805
- Caso o valor do
diâmetro dos moentes não esteja dentro dos valores prescritos,
retificá-los conforme a minoração prescrita.
Medida Valor
Minoração dos 0,127
moentes (mm)
- Verificar se o diâmetro
interno das buchas do pé da biela está dentro dos valores
prescritos. Em caso contrário, substituir a bucha do pé da biela gasta (ver a
operação
1028H - BUCHA DO PÉ DA BIELA (uma) - Substituição.
Medida Valor
Diâmetro interno (mm) 20.006
20.012
- Verificar se o diâmetro
externo dos pinos está dentro dos valores prescritos. Em
caso contrário, substituir os pinos gastos.
Medida Valor
Diâmetro externo (mm) 19.996
20.000
- Introduzir os anéis
de vedação na camisa do cilindro e verificar se a abertura
entre as extremidades está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário,
substituir os anéis
elásticos.
Medida Valor
Abertura do 1° anel 0,25
de vedação (mm) 0,50
Medida Valor
Abertura do 2° anel 0,30
de vedação (mm) 0,50
Medida Valor
Abertura do anel 0,25
raspador de óleo (mm) 0,45
- Verificar se o diâmetro
externos dos pistões está dentro dos valores prescritos. Em
caso contrário, substituir o pistão completo com os anéis de vedação e pino.
Medida Valor
Diâmetro externo (mm) Classe 82.952
A 82.962
Classe 82.959
B 82.971
Classe 82.969
C 82.978
(*) Medir perpendicularmente ao eixo do pino a 12,5 mm da borda inferior da haste.
Medida Valor
Folga axial do 1° anel 0,030
de vedação (mm) 0,070
Medida Valor
Folga axial do 2° anel 0,020
de vedação (mm) 0,055
Medida Valor
Folga axial do anel 0,020
raspador de óleo (mm) 0,0551
- Montar nas bielas
(1 a) os casquilhos (1b) e fixá-los com os relativos parafusos
(1c) no torque.
Fixação Componente Ø Valor
(daNm)
1c Parafuso Capa de biela M9 4,4
5,32
- Verificar se o diâmetro
da cabeça de biela está dentro dos valores prescritos. Em
caso contrário, substituir as bielas.
Medida Valor
Diâmetro da cabeça 53.897
da biela (mm) 53.909
- Completar com a Op. 1028H - JOGO DE PISTÕES, PINOS e ANÉIS
- Substituição com os pistões e bielas na bancada.
- Compreende enquadramento e balanceamento.
- Completar com a Op. 1084B - BOMBA DE ÓLEO DO MOTOR, retirada
- Verificação na bancada.
- Verificar a ausência
de sinais de engripamento
- Desmontar o jogo
de pistões, pinos e anéis - 1028H
- Substituição com os pistões e bielas na bancada.
- Compreende enquadramento e balanceamento.
- Desmontar a bomba de óleo do motor - 1084B
- Verificar a ausência
de sinais de engripamento nos
dentes da coroa dentada do volante; em caso
contrário, substituí-la.
- Posicionar as árvores
contra-girantes na morsa
completa com sapatas protetoras.
- Montar os rolamentos
traseiros (1 a) nas árvores
contra-girantes utilizando um introdutor adequado
(1b).
- Fixar os rolamentos
traseiros nas árvores
contra-girantes com os relativos anéis elásticos.
1 - Montar os rolamentos
dianteiros das árvores
contra-girantes (1 a) no bloco com a ferramenta
(1b).
Denominação Código
1b Introdutor 1.821.247.000
1 - Montar as árvores
contra-girantes (1 a) completas
com os rolamentos traseiros (1b) no bloco
utilizando a ferramenta (1c).
Denominação Código
1b Introdutor 1.821.247.000
1 - Montar a tampa
traseira do bloco (1a com o
retentor integrado utilizando a ferramenta (1b).
Denominação Código
1b Introdutor 1.820.619.000
2 - Apertar os parafusos
da tampa traseira com o
retentor integrado no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
2 Parafuso TAMPA TRAS. M6 0,8
DA ÁRVORE 1,0
DE MANIVELAS
- Retirar a ferramenta.
Denominação Código
1b Introdutor 1.820.619.000
- Posicionar a bomba
de óleo na morsa com sapatas protetoras.
- Montar o trocador
de calor completo com tubulações e uma nova guarnição e
fixá-lo à bomba de óleo com o relativo pino.
- Montar o filtro
de óleo do motor.
- Montar a tromba
de aspiração completa com guarnição e fixá-la à bomba de óleo
com os relativos parafusos.
- Montar os suportes
do coletor de descarga e fixá-los ao bloco com os relativos
parafusos.
- Montar o sensor
de giros e fase e fixá-lo com os relativos parafusos.
Denominação Conector
Sensor de giros K46
- Montar o interruptor
de pressão de óleo do motor e apertá-lo no torque.
Denominação Conector
Sensor (interruptor)
K30 de pressão
de óleo do motor
Fixação Componente
Valor (daNm)
INTERRUPTOR DE.INSUFICIENTE\tab
M14\tab 2,5 - 3,1
PRESSÃO DE ÓLEO DO
MOTOR
- Montar o sensor
de detonação e fixá-lo com os relativos parafusos.
Denominação Conector
Sensor de detonação
K50
Montar a bomba de
óleo completa com trocador de calor água-óleo, filtro de óleo
do motor, tromba de aspiração e guarnição e fixá-la ao bloco com os relativos
para fusos
no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Parafuso TAMPA DIANT.
DA ÁRVORE DE 0,6 - 0,8
MANIVELAS
- Aplicar o sigilante
em todo o perímetro do cárter do bloco.
Tipo Componente Denominação
Quant.
Sigilante Circuito
Sigilantesilicônico do ar condic.
silicônico
1 - Montar o cárter
do bloco.
2 - Apertar os parafusos
laterais (2a) do cárter do bloco no torque com a ferramenta (2b).
Fixação Componente
Valor (daNm)
CÁRTER DE ÓLEO.DO
MOTOR M8 2,1 - 2,6
Denominação Código
Chave 1.860.834.000
3 - Apertar os parafusos
dianteiros e traseiros (3a) do cárter do bloco no torque com
a ferramenta (3b).
Fixação Componente
Valor (daNm)
CÁRTER DE ÓLEO.DO
MOTOR\tab M8 0,7 - 0,9
Denominação Código
Chave 1.822.144.000
- Girar o bloco de
180° no cavalete de revisão.
- Montar o suporte
da bomba da direção hidráulica e
árvore intermediária completo com a bomba da
direção hidráulica e tensor automático da correia
dos órgãos do motor e fixá-lo com os relativos
parafusos.
- Montar o suporte
completo com o tensor da correia
e pino da correia de comando da distribuição e
fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a polia de
comando da correia da
distribuição e fixá-la com o relativo parafuso (rosca
esquerda) sem apertá-lo, Colocar o 1° cilindro no
P.M.S.
- Colocar as buchas
de centragem do cabeçote no
bloco.
- Montar uma nova guarnição do cabeçote.
Nota : A guarnição
do cabeçote é do tipo Astadur.
O material do qual é composta sofre um
processo de polimerização durante o
funcionamento do
motor, de modo que se
endurece notavelmente durante o uso. A
fim de que ocorra a polimerização da guarnição é necessário
:
- Manter a guarnição
lacrada na embalagem até a
montagem.
- não lubrificar ou
sujar de óleo a guarnição e as
superfícies de contato.
- Posicionar o cabeçote
no bloco tendo o cuidado
para que as árvores da distribuição sejam
posicionadas com os cammes dianteiros voltados
para fora (válvulas fechadas).
1 - Apertar os parafusos
do cabeçote (1a) no torque,
utilizando a ferramenta (1b) para o aperto o
ângulo.
Nota : Para cada seqüência
de aperto, seguir a
ordem indicada na figura.
Fixação Componente Valor
(daNm)
1a Parafuso CABEÇOTE.DO M10 2,0 ÷ 4,0
MOTOR + 90° +
90° + 90°
Denominação Código
1b Goniômetro 1.820.227.000
- Montar a guarnição
do coletor de descarga.
- Montar a guarnição
do tubo rígido de entrada do
líquido de arrefecimento na bomba.
- Montar o tubo rígido
de entrada do líquido de
arrefecimento na bomba.
- Montar a vareta
de controle do nível do óleo do
motor e fixá-la com o relativo parafuso.
- Ligar ao tubo rígido
de entrada do líquido de
arrefecimento na bomba, a conexão do tubo de
saída do líquido de arrefecimento do trocador de
calor.
- Montar o coletor
de descarga e fixá-lo no cabeçote
com as relativas porcas no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Porca COLETOR/ES M8
1,7 ÷ 2,1
DE DESCARGA
- Montar o suporte
do compressor do ar condicionado
e fixá-lo com os relativos parafusos ao bloco.
- Montar o compressor
do ar condicionado e fixá-lo
com os relativos parafusos.
- Apertar os parafusos
do suporte à caixa de
aspiração.
- Montar as proteções
laterais da correia da
distribuição e fixá-las com os relativos parafusos.
- Montar a ferramenta
(1a) completa com
comparador centesimal (1b).
Denominação Código
1a Prolongamento 1.825.013.000
- Girar a árvore de
manivelas até colocar o pistão do
1° cilindro no P.M.S. na fase de explosão.
- Soltar os parafusos
e retirar o terceiro mancal das
árvores da distribuição do lado da aspiração e
descarga.
- Montar no lugar
dos mancais da distribuição retirados
a ferramenta (2a) e fixá-la com os
relativos parafusos (2b) no torque
Nota : Verificar o perfeito acoplamento entre o perfil
dos cammes das árvores da distribuição e a
ferramenta.
Verificar o perfeito
acoplamento entre o perfil dos cammes
das árvores da distribuição e a ferramenta.
Denominação Código
2a Gabarito 1.825.041.000
- Montar a correia
de comando da distribuição.
Nota : Verificar se
as polias de comando das árvores da distribuição possuem os
parafusos de fixação frouxos para permitir uma perfeita fasagem.
- Aplicar o máximo
tensioamento à correia da distribuição com a ferramenta
Denominação Código
1 Chave 1.822.149.000
- Apertar a porca
do tensor da correia da distribuição no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
2 Porca TENSOR MÓVEL DA DISTRIBUIÇÃO M8 2,1 ÷ 2,6
- Apertar os parafusos
(3a) da polia de comando da árvore da distribuição do lado
da aspiração utilizando como anti-torque as ferramentas (3b).
Denominação Código
3b Anti-torque 1.822.155.000
- Apertar os parafusos
(4a) da polia de comando da árvore da distribuição do
lado da descarga utilizando como anti-torque as ferramentas (4b).
Fixação Componente
Valor (daNm)
4a Parafuso POLIAS
CONDUZIDAS DE COMANDO DA M12 10,0 ÷ 12,4
DISTRIBUIÇÃO
Denominação Código
4b Suporte para Anti-torque 1.822.146.000
Denominação Código
4b Anti-torque 1.822.156.000
- Soltar os parafusos e retirar a ferramenta.
Denominação Código
Gabarito 1.825.041.000
- Montar os mancais
da árvore da distribuição anteriormente retirados e apertar os
relativos parafusos no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Parafuso MANCAIS.DAS ÁRVORES DA DISTRIBUIÇÃO M7 1,3 - 1,6
- Girar a árvore de
manivelas até colocar o pistão do
1° cilindro no P.M.S.
- Montar a polia de
comando da coreia das árvores
contra girantes e fixá-la com os relativos parafusos.
- Posicionar as árvores
contra girantes de modo que
as marcas existentes nas relativas polias fiquem
alinhadas com as marcas nas tampas dianteiras.
2 - Montar a correia
de comando das árvores contra
girantes.
1 - Tensionar a correia
de comando das árvores
contra girantes com a ferramenta (1a) até colocar
o furo de referência (1b) no tensor da correia, no
centro do setor de rotação.
Denominação Código
1a Chave 1.822.154.000
2 - Apertar a porca
do tensor da correia de comando
das árvores contra girantes.
- Retirar a ferramenta completa com o comparador centesimal.
Denominação Código
1 Flange 1.820.618.000
- Montar o volante e fixá-lo com os relativos parafusos sem apertá-los.
- Montar a ferramenta.
Denominação Código
- Anti-torque 1.820.624.000
- Apertar os parafusos do volante no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Parafuso VOLANTE DO MOTOR (MEC.) M12 12,1-14,9
- Apertar o parafuso
(rosca esquerda) da polia de comando da correia da
distribuição no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Parafuso POLIA/S.CONDUTORA/S
DE COM. M16 34,0-37,8
DA DISTRIBUIÇÃO
- Retirar a ferramenta.
Denominação Código
- Anti-torque 1.820.624.000
- Montar as velas de ignição.
- Montar a tampa das
válvulas completa com a guarnição e fixá-la com os relativos
parafusos.
- Ligar o tubo de recuperação dos vapores de óleo à tampa das válvulas.
- Montar o suporte
completo com bobinas de ignição e cabos de alta tensão e
fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar os cabos de alta tensão às velas de ignição.
- Ligar o cabo de massa ao cabeçote.
- Recolocar o chicote em sua sede e fixá-lo com as relativas abraçadeiras.
- Ligar as conexões elétricas às bobinas de ignição.
Denominação Conector
Bobinas de ignição A30
- Montar o reservatório
da direção hidráulica completo com a tubulação e fixá-lo
com os relativos parafusos.
Denominação Conector
Sensor de giros K46
- Ligar a conexão elétrica do sensor de detonação.
Denominação Conector
Sensor de detonação - 1 K50
- Fixar os chicotes
elétricos do sensor de giros e fase e do sensor de detonação
com as abraçadeiras localizadas debaixo da caixa de aspiração.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de fase.
Denominação Conector
Sensor de fase K47
- Ligar a conexão elétrica do compressor do ar condicionado.
- Montar a proteção
inferior da correia da distribuição e fixá-la com os relativos
parafusos.
- Montar a proteção
superior da correia da distribuição e fixá-la com os relativos
parafusos.
- Montar a polia de
comando dos órgãos do motor e fixá-la com os relativos
parafusos no torque.
Motor - Revisão
Geral
- Retirar o cabeçote, cárter de óleo.
- Retirar o cabeçote único - Op. 1016E
- Desmontagem e controle
das partes desmontadas - Retirada do cabeçote e cárter
de óleo - Não compreende intervenções no cabeçote e grupo de órgãos auxiliares.