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Cabeçote e cárter

1 - Soltar os parafusos (1 a) e retirar a proteção superior da correia da distribuição (1b).
2 - Afrouxar a porca do tensor da correia de comando da distribuição.
3 - Desencaixar a correia de comando da distribuição das polias das árvores da distribuição.
4 - Desligar a conexão elétrica do compressor do ar condicionado.
5 - Soltar os parafusos (5 a) e retirar o compressor do ar condicionado (5b).




1 - Desligar a junção intermediária do tubo de envio de líquido de arrefecimento ao trocador de calor água-óleo.
2 - Soltar os parafusos (2a) e as porcas (2b) e retirar o tubo rígido de entrada do líquido de arrefecimento na bomba (2c).
3 - Retirar a guarnição.
4 - Soltar os parafusos (4a) e remover a proteção lateral esquerda da correia da distribuição (4b).


1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de fase.

Denominação Conector
1 Sensor de fase K47

2 - Soltar os parafusos (2 a) e afastar o reservatório de óleo da direção hidráulica (2b).
3 - Soltar o parafusos (3 a) e retirar o suporte (3b) do reservatório da direção hidráulica.
4 - Soltar o parafuso (4 a) e retirar a proteção lateral direita da correia da distribuição (4b).
5 - Desligar a conexão elétrica do sensor de giros e fase.

Denominação Conector
5 Sensor de giros K46

6 - Desligar a conexão elétrica do sensor de detonação.

Denominação Conector
6 Sensor de detonação - 1 K50

- Desligar os chicotes elétricos dos sensores de giros e fase e de detonação das abraçadeiras localizadas sob a caixa de aspiração.
1 - Soltar o parafuso do suporte na caixa de aspiração
2 - Desligar as conexões elétricas das bobinas de ignição e soltar o chicote elétrico das abraçadeiras
Denominação
Conector

Bobina de ignição A30
3 - Desligar o cabo de massa do cabeçote.
4 - Desligar os cabos de alta tensão (4 a) das velas de ignição com a ferramenta (4b).
Denominação
Código

Alicate 7077674
5 - Desligar o tubo de recuperação dos vapores de oleo da tampa das válvulas.




- Girar o motor em 180° no cavalete de revisão.
- Soltar os parafusos (1a) e retirar a polia de comando dos órgãos do motor (1b).
- Soltar os parafusos (2a) e retirar a proteção inferior da correia da distribuição (2b).




Bomba de óleo - Compressor

1 - Afrouxar a porca do tensor da correia das árvores contra-girantes.
2 - Retirar a correia de comando das árvores contra-girantes.
3 - Retirar a correia de comando da distribuição.
4 - Soltar os parafusos (4a) e remover o suporte da bomba da direção hidráulica e árvore intermediária (4b) completo com a bomba da direção hidráulica (4c) e tensor automático da correia de comando dos órgãos do motor (4d).


Motor

1 - Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte rígido do grupo motopropulsor do lado da distribuição (1b).
2 - Soltar os parafusos (2a) e retirar o suporte (2b) completo com o tensor da correia (2c) e pino (2d) da correia de comando da distribuição.
3 - Soltar os parafusos (3a) e retirar a polia de comando da correia das árvores contra-girantes (3b).


A) 1 - Montar a ferramenta.

Denominação Código
1 Anti-torque 1.820.624.000

2 - Soltar o parafuso (2a) (esquerdo) e retirar a polia de comando da correia da distribuição (2b).
3 - Soltar os parafusos (3a) e retirar o volante do motor (3b).

B) 1 - Retirar a ferramenta. Denominação Código 1 Anti-torque 1.820.624.000

2 - Montar a ferramenta.

Denominação Código
1 Flange 1.820.618.000
1 - Soltar os parafusos (1a) e retirar a bomba de óleo (1b) completa com trocador de calor água-óleo (1c), filtro de óleo do motor (1d) e tromba de aspiração (1e).
2 - Retirar a guarnição.
3 - Soltar o parafuso (3a) e retirar o sensor de detonação (3b).

Denominação Conector 3b Sensor de detonação K50

4 - Retirar o interruptor de pressão de óleo do motor.

Denominação Conector
4 Sensor (interruptor) K30 de pressão de óleo do motor

5 - Soltar o parafuso (5a) e retirar o sensor de giros e fase do motor (5b).

Denominação Conector 5b Sensor de detonação K50

6 - Soltar os parafusos (6a) e retirar os suportes do coletor de descarga (6b).


- Posicionar a bomba de óleo completa com o trocador de calor água-óleo, filtro de óleo do motor e tromba de aspiração na morsa com sapatas protetoras.

1 - Soltar os parafusos (1a) e retirar a tromba de
aspiração (1b).
2 - Retirar a guarnição.
3 - Retirar o filtro de óleo do motor.
4 - Soltar o pino (4a) e retirar o trocador de calor (4b) completo com tubulações.
5 - Retirar a guarnição.




1 - Soltar os parafusos (1a) e retirar os mancais (1b) completos com os relativos casquilhos (1c).
2 - Retirar a árvore de manivelas.
3 - Soltar os parafusos (3a) e retirar a roda fônica (3b) do sensor de giros e fase.
4 - Retirar os casquilhos (3b) do sensor de giros e fase.
5 - Retirar os semi-anéis de encosto.
6 - Soltar o parafuso (6a) e retirar os esguichos de óleo do motor (6b) ao bloco.


- Soltar as fixações, retirar o bloco do cavalete de revisão e colocá-lo em uma bancada de trabalho.
- Soltar os parafusos (1a) e retirar a proteção do volante (1b).


1 - Soltar os parafusos (1a) das polias de comando das árvores contra-girantes utilizando como anti-torque a ferramenta (1b).
Denominação Código 1b Anti-torque 1.820.286.000
2 - Retirar as polias de comando das árvores contra-girantes.
3 - Soltar os parafusos (3a) e retirar a tampa dianteira da árvore contra-girante do lado da aspiração (3b).
4 - Soltar os parafusos (4a) e retirar a tampa dianteira da árvore contra-girante do lado da descarga (4b) completa com retentor, anel O-ring e tensor da correia de comando das árvores contra-girantes.
5 - Soltar completamente a porca (5a) e retirar o tensor da correia de comando das árvores contra-girantes.


- Retirar os anéis O-ring e os retentores das tampas dianteiras das árvores contra-girantes.
- Retirar os espaçadores (1a) e os anéis O-ring (1b) das árvores contra-girantes.
- Retirar as tampas traseiras das árvores contra-girantes.
- Retirar as árvores contra-girantes (3a) completas com rolamentos traseiros (3b) utilizando um punção adequado (3c).


1 - Retirar os rolamentos dianteiros das árvores contra-girantes (1 a) do bloco utilizando as ferramentas (1b) e (1c).

Denominação Código 1b Extrator 1.820.626.000

Denominação Código 1c Massa batente 1.840.206.000


- Colocar a árvore contra-girante na morsa com sapatas protetoras.

1 - Retirar o anel elástico de retenção do rolamento traseiro da árvore contra-girante.
2 - Retirar o rolamento traseiro da árvore contra-girante (2 a) com um punção adequado (2b).
- Desmontar o jogo de pistões, pinos e anéis - 1028H
- Substituição com os pistões e bielas na bancada.
- Compreende enquadramento e balanceamento.
- Desmontar a bomba de óleo - 1084B
- Furar e retirar os tampões de vedação de água/óleo do bloco para permitir a lavagem.


Remontagem
- Lavar os componentes desmontados.
- Montar os tampões de vedação de água/óleo no bloco, utilizando ferramentas adequadas para introdução.
- Lubrificar com óleo do motor todos os componentes dos acoplamentos mecânicos.
- Verificar se o plano de apoio do cabeçote não apresenta rachaduras ou riscos superficiais.
- Verificar se a planaridade do plano de apoio do cabeçote está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário, retificar o plano de apoio do cabeçote.

Medida Valor
Diâmetro da camisa Classe 83.000
dos cilindros (mm) A 83.010
Classe 83.010
B 83.020
Classe 83.020
C 83.030

- Verificar se a conicidade das camisas dos cilindros está dentro dos valores prescritos.

Medida Valor
Conicidade das < 0,010
camisas dos cilindros (mm)
- Verificar se a ovalização das camisas dos cilindros está dentro dos valores prescritos.

Medida Valor
Ovalização das camisas < 0,005 dos cilindros (mm)

- Caso o diâmetro das camisas dos cilindros não esteja dentro dos valores prescritos, usinar as mesmas conforme as majorações prescritas.

Nota : Em caso de usinagem, todas as camisas dos cilindros devem sofrer a mesma majoração.

Medida Valor
Majoração das camisas 0,1
dos cilindros (mm)

1 - Montar as capas dos mancais.

Nota : As capas dos mancais possuem gravações das marcas de modo progressivo (de zero a quatro a partir do lado dianteiro do motor) que definem sua posição de montagem).

2 - Apertar os parafusos das capas dos mancais no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
2 Capas dos mancais M12 9,6 - 11,9

3 - Verificar se o diâmetro das sedes dos mancais está dentro dos valores prescritos.


Medida Valor
Diâmetro das sedes dos 56,705
mancais (mm) 56,718
Figura referente ao texto do página anterior.


- Verificar se os canais de lubrificação da árvore de manivelas estão livres de incrustações e entupimentos.
- Verificar se o diâmetro dos mancais está dentro dos valores prescritos.

Medida Valor
Diâmetro dos Classe 52.982
mancais (mm) A 52.988
Classe 52.988
B 52.994
Classe 52.994
C 53.000

- Caso o valor do diâmetro dos munhões não esteja dentro dos valores prescritos, retificá-los conforme a minoração prescrita.

Medida Valor
Minoração dos 0,127
munhões (mm)

- Verificar se o valor moentes estão dentro dos valores prescritos.

Medida Valor
Diâmetro dos Classe 50.787
moentes (mm) A 50.793
Classe 50.793
B 50.799
Classe 50.799
C 50.805

- Caso o valor do diâmetro dos moentes não esteja dentro dos valores prescritos, retificá-los conforme a minoração prescrita.

Medida Valor
Minoração dos 0,127
moentes (mm)

- Verificar se o diâmetro interno das buchas do pé da biela está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário, substituir a bucha do pé da biela gasta (ver a operação 1028H - BUCHA DO PÉ DA BIELA (uma) - Substituição.

Medida Valor
Diâmetro interno (mm) 20.006
20.012

- Verificar se o diâmetro externo dos pinos está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário, substituir os pinos gastos.

Medida Valor
Diâmetro externo (mm) 19.996
20.000

- Introduzir os anéis de vedação na camisa do cilindro e verificar se a abertura entre as extremidades está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário, substituir os anéis elásticos.

Medida Valor
Abertura do 1° anel 0,25
de vedação (mm) 0,50

Medida Valor
Abertura do 2° anel 0,30
de vedação (mm) 0,50

Medida Valor
Abertura do anel 0,25
raspador de óleo (mm) 0,45

- Verificar se o diâmetro externos dos pistões está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário, substituir o pistão completo com os anéis de vedação e pino.

Medida Valor
Diâmetro externo (mm) Classe 82.952
A 82.962
Classe 82.959
B 82.971
Classe 82.969
C 82.978
(*) Medir perpendicularmente ao eixo do pino a 12,5 mm da borda inferior da haste.

Medida Valor
Folga axial do 1° anel 0,030
de vedação (mm) 0,070

Medida Valor
Folga axial do 2° anel 0,020
de vedação (mm) 0,055

Medida Valor
Folga axial do anel 0,020
raspador de óleo (mm) 0,0551

- Montar nas bielas (1 a) os casquilhos (1b) e fixá-los com os relativos parafusos (1c) no torque.

Fixação Componente Ø Valor
(daNm)
1c Parafuso Capa de biela M9 4,4
5,32
- Verificar se o diâmetro da cabeça de biela está dentro dos valores prescritos. Em caso contrário, substituir as bielas.

Medida Valor
Diâmetro da cabeça 53.897
da biela (mm) 53.909

- Completar com a Op. 1028H - JOGO DE PISTÕES, PINOS e ANÉIS
- Substituição com os pistões e bielas na bancada.
- Compreende enquadramento e balanceamento.
- Completar com a Op. 1084B - BOMBA DE ÓLEO DO MOTOR, retirada
- Verificação na bancada.
- Verificar a ausência de sinais de engripamento
- Desmontar o jogo de pistões, pinos e anéis - 1028H
- Substituição com os pistões e bielas na bancada.
- Compreende enquadramento e balanceamento.
- Desmontar a bomba de óleo do motor - 1084B
- Verificar a ausência de sinais de engripamento nos dentes da coroa dentada do volante; em caso contrário, substituí-la.
- Posicionar as árvores contra-girantes na morsa completa com sapatas protetoras.
- Montar os rolamentos traseiros (1 a) nas árvores contra-girantes utilizando um introdutor adequado (1b).
- Fixar os rolamentos traseiros nas árvores contra-girantes com os relativos anéis elásticos.


1 - Montar os rolamentos dianteiros das árvores contra-girantes (1 a) no bloco com a ferramenta (1b).

Denominação Código
1b Introdutor 1.821.247.000

1 - Montar as árvores contra-girantes (1 a) completas com os rolamentos traseiros (1b) no bloco utilizando a ferramenta (1c).

Denominação Código
1b Introdutor 1.821.247.000




1 - Montar a tampa traseira do bloco (1a com o retentor integrado utilizando a ferramenta (1b).

Denominação Código
1b Introdutor 1.820.619.000

2 - Apertar os parafusos da tampa traseira com o retentor integrado no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
2 Parafuso TAMPA TRAS. M6 0,8
DA ÁRVORE 1,0
DE MANIVELAS

- Retirar a ferramenta.

Denominação Código
1b Introdutor 1.820.619.000



- Posicionar a bomba de óleo na morsa com sapatas protetoras.
- Montar o trocador de calor completo com tubulações e uma nova guarnição e fixá-lo à bomba de óleo com o relativo pino.
- Montar o filtro de óleo do motor.
- Montar a tromba de aspiração completa com guarnição e fixá-la à bomba de óleo com os relativos parafusos.
- Montar os suportes do coletor de descarga e fixá-los ao bloco com os relativos parafusos.
- Montar o sensor de giros e fase e fixá-lo com os relativos parafusos.
Denominação Conector
Sensor de giros K46
- Montar o interruptor de pressão de óleo do motor e apertá-lo no torque.
Denominação Conector
Sensor (interruptor) K30 de pressão de óleo do motor
Fixação Componente Valor (daNm)
INTERRUPTOR DE.INSUFICIENTE\tab M14\tab 2,5 - 3,1
PRESSÃO DE ÓLEO DO MOTOR
- Montar o sensor de detonação e fixá-lo com os relativos parafusos.
Denominação Conector
Sensor de detonação K50
Montar a bomba de óleo completa com trocador de calor água-óleo, filtro de óleo do motor, tromba de aspiração e guarnição e fixá-la ao bloco com os relativos para fusos no torque.
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso TAMPA DIANT. DA ÁRVORE DE 0,6 - 0,8
MANIVELAS
- Aplicar o sigilante em todo o perímetro do cárter do bloco.
Tipo Componente Denominação Quant.
Sigilante Circuito Sigilantesilicônico do ar condic. silicônico
1 - Montar o cárter do bloco.
2 - Apertar os parafusos laterais (2a) do cárter do bloco no torque com a ferramenta (2b).
Fixação Componente Valor (daNm)
CÁRTER DE ÓLEO.DO MOTOR M8 2,1 - 2,6
Denominação Código
Chave 1.860.834.000
3 - Apertar os parafusos dianteiros e traseiros (3a) do cárter do bloco no torque com a ferramenta (3b).
Fixação Componente Valor (daNm)
CÁRTER DE ÓLEO.DO MOTOR\tab M8 0,7 - 0,9
Denominação Código
Chave 1.822.144.000


- Girar o bloco de 180° no cavalete de revisão.
- Montar o suporte da bomba da direção hidráulica e árvore intermediária completo com a bomba da direção hidráulica e tensor automático da correia dos órgãos do motor e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar o suporte completo com o tensor da correia e pino da correia de comando da distribuição e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a polia de comando da correia da distribuição e fixá-la com o relativo parafuso (rosca esquerda) sem apertá-lo, Colocar o 1° cilindro no P.M.S.
- Colocar as buchas de centragem do cabeçote no bloco.
- Montar uma nova guarnição do cabeçote.
Nota : A guarnição do cabeçote é do tipo Astadur. O material do qual é composta sofre um processo de polimerização durante o
funcionamento do motor, de modo que se endurece notavelmente durante o uso. A fim de que ocorra a polimerização da guarnição é necessário :
- Manter a guarnição lacrada na embalagem até a montagem.
- não lubrificar ou sujar de óleo a guarnição e as superfícies de contato.
- Posicionar o cabeçote no bloco tendo o cuidado para que as árvores da distribuição sejam posicionadas com os cammes dianteiros voltados para fora (válvulas fechadas).
1 - Apertar os parafusos do cabeçote (1a) no torque, utilizando a ferramenta (1b) para o aperto o ângulo.
Nota : Para cada seqüência de aperto, seguir a ordem indicada na figura.
Fixação Componente Valor
(daNm)

1a Parafuso CABEÇOTE.DO M10 2,0 ÷ 4,0

MOTOR + 90° +
90° + 90°

Denominação Código
1b Goniômetro 1.820.227.000

- Montar a guarnição do coletor de descarga.
- Montar a guarnição do tubo rígido de entrada do líquido de arrefecimento na bomba.
- Montar o tubo rígido de entrada do líquido de arrefecimento na bomba.
- Montar a vareta de controle do nível do óleo do motor e fixá-la com o relativo parafuso.
- Ligar ao tubo rígido de entrada do líquido de arrefecimento na bomba, a conexão do tubo de saída do líquido de arrefecimento do trocador de calor.
- Montar o coletor de descarga e fixá-lo no cabeçote com as relativas porcas no torque.

Fixação Componente Valor (daNm)
Porca COLETOR/ES M8 1,7 ÷ 2,1 DE DESCARGA
- Montar o suporte do compressor do ar condicionado e fixá-lo com os relativos parafusos ao bloco.
- Montar o compressor do ar condicionado e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Apertar os parafusos do suporte à caixa de aspiração.
- Montar as proteções laterais da correia da distribuição e fixá-las com os relativos parafusos.
- Montar a ferramenta (1a) completa com comparador centesimal (1b).

Denominação Código
1a Prolongamento 1.825.013.000

- Girar a árvore de manivelas até colocar o pistão do 1° cilindro no P.M.S. na fase de explosão.
- Soltar os parafusos e retirar o terceiro mancal das árvores da distribuição do lado da aspiração e descarga.
- Montar no lugar dos mancais da distribuição retirados a ferramenta (2a) e fixá-la com os relativos parafusos (2b) no torque

Nota : Verificar o perfeito acoplamento entre o perfil
dos cammes das árvores da distribuição e a ferramenta.
Verificar o perfeito acoplamento entre o perfil dos cammes das árvores da distribuição e a ferramenta.

Denominação Código
2a Gabarito 1.825.041.000

- Montar a correia de comando da distribuição.
Nota : Verificar se as polias de comando das árvores da distribuição possuem os parafusos de fixação frouxos para permitir uma perfeita fasagem.

- Aplicar o máximo tensioamento à correia da distribuição com a ferramenta

Denominação Código

1 Chave 1.822.149.000

- Apertar a porca do tensor da correia da distribuição no torque.

Fixação Componente Valor (daNm)

2 Porca TENSOR MÓVEL DA DISTRIBUIÇÃO M8 2,1 ÷ 2,6


- Apertar os parafusos (3a) da polia de comando da árvore da distribuição do lado da aspiração utilizando como anti-torque as ferramentas (3b).

Denominação Código
3b Anti-torque 1.822.155.000

- Apertar os parafusos (4a) da polia de comando da árvore da distribuição do lado da descarga utilizando como anti-torque as ferramentas (4b).

Fixação Componente Valor (daNm)
4a Parafuso POLIAS CONDUZIDAS DE COMANDO DA M12 10,0 ÷ 12,4 DISTRIBUIÇÃO

Denominação Código
4b Suporte para Anti-torque 1.822.146.000

Denominação Código
4b Anti-torque 1.822.156.000

- Soltar os parafusos e retirar a ferramenta.

Denominação Código
Gabarito 1.825.041.000

- Montar os mancais da árvore da distribuição anteriormente retirados e apertar os relativos parafusos no torque.

Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso MANCAIS.DAS ÁRVORES DA DISTRIBUIÇÃO M7 1,3 - 1,6


- Girar a árvore de manivelas até colocar o pistão do
1° cilindro no P.M.S.
- Montar a polia de comando da coreia das árvores contra girantes e fixá-la com os relativos parafusos.
- Posicionar as árvores contra girantes de modo que as marcas existentes nas relativas polias fiquem alinhadas com as marcas nas tampas dianteiras.
2 - Montar a correia de comando das árvores contra girantes.


1 - Tensionar a correia de comando das árvores contra girantes com a ferramenta (1a) até colocar o furo de referência (1b) no tensor da correia, no centro do setor de rotação.

Denominação Código
1a Chave 1.822.154.000

2 - Apertar a porca do tensor da correia de comando das árvores contra girantes.



- Retirar a ferramenta completa com o comparador centesimal.

Denominação Código
1 Flange 1.820.618.000

- Montar o volante e fixá-lo com os relativos parafusos sem apertá-los.
- Montar a ferramenta.

Denominação Código
- Anti-torque 1.820.624.000

- Apertar os parafusos do volante no torque.

Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso VOLANTE DO MOTOR (MEC.) M12 12,1-14,9

- Apertar o parafuso (rosca esquerda) da polia de comando da correia da distribuição no torque.

Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso POLIA/S.CONDUTORA/S DE COM. M16 34,0-37,8 DA DISTRIBUIÇÃO

- Retirar a ferramenta.

Denominação Código
- Anti-torque 1.820.624.000

- Montar as velas de ignição.
- Montar a tampa das válvulas completa com a guarnição e fixá-la com os relativos parafusos.
- Ligar o tubo de recuperação dos vapores de óleo à tampa das válvulas.
- Montar o suporte completo com bobinas de ignição e cabos de alta tensão e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar os cabos de alta tensão às velas de ignição.
- Ligar o cabo de massa ao cabeçote.
- Recolocar o chicote em sua sede e fixá-lo com as relativas abraçadeiras.
- Ligar as conexões elétricas às bobinas de ignição.

Denominação Conector
Bobinas de ignição A30

- Montar o reservatório da direção hidráulica completo com a tubulação e fixá-lo com os relativos parafusos.

Denominação Conector
Sensor de giros K46

- Ligar a conexão elétrica do sensor de detonação.

Denominação Conector
Sensor de detonação - 1 K50

- Fixar os chicotes elétricos do sensor de giros e fase e do sensor de detonação com as abraçadeiras localizadas debaixo da caixa de aspiração.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de fase.

Denominação Conector Sensor de fase K47

- Ligar a conexão elétrica do compressor do ar condicionado.
- Montar a proteção inferior da correia da distribuição e fixá-la com os relativos parafusos.
- Montar a proteção superior da correia da distribuição e fixá-la com os relativos parafusos.
- Montar a polia de comando dos órgãos do motor e fixá-la com os relativos parafusos no torque.
Motor - Revisão Geral

- Retirar o cabeçote, cárter de óleo.
- Retirar o cabeçote único - Op. 1016E
- Desmontagem e controle das partes desmontadas - Retirada do cabeçote e cárter de óleo - Não compreende intervenções no cabeçote e grupo de órgãos auxiliares.