Torques de aperto Esquema elétrico Funcionamento Imprimir
Índice Gráfico do Sub-grupo

Cabeçote único - Subst. da guarnição
REMOÇÃO
- Posicionar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria.

Conector - Bateria A1.

- Remover a roda dianteira.
- Remover a proteção anti-poeira do vão do motor no vão da roda dianteira - Op. 7055B.
-
Remover a proteção/reparação sob o motor - Op. 7055B.
- Remover a tampa das bobinas de ignição - Op. 1016A.
- Remover as bobinas de ignição - Op.5510C.

- Remover a tampa de válvulas única - Op. 1016A.
-
Remover o tubo coletor de combustível único, completo com os injetores - Op. 1056 B.
- Remover luva/s do debímetro com caixa/convergedora de capacidade de alimentação de ar - Op. 1048A.
-
Remover o coletor de admissão modular - Op. 1072D.
- Remover a correia única de comando dos órgãos do motor - Op. 1092G.

- Remover o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor - Op. 1092 G.
-
Remover a polia do eixo motor - Op. 1092A.
- Remover a tampa/s de proteção do comando da distribuição - Op. 1032D.

- Remover a correia dentada do comando dos eixos contrarotantes - Op. 1092E
-
Remover a correia dentada de comando da distribuição desmontagem/montagem para colacação em ponto da distribuição ou para substituição - Op. 1032B.
-
Recolocar luva inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador - Op. 1088D.
- Desligar a luva inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador e descarregar o líquido de arrefecimento do motor.

Nota: Recuperar o líquido de arrefecimento em um
recipiente adequado.


- Soltar as porcas (1a) e desmontar a parte dianteira da tubulação de descarga (1b) do coletor.


1 - Soltar as porcas (1a) e remover a proteção contra calor (1b) do coletor de descarga.
2 - Soltar o parafuso (2a) e retirar a vareta de controle do nível de óleo do motor (2b) do cabeçote do motor.


1 - Soltar os parafusos da tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao radiador de óleo do motor.
2 - Soltar a conexão da tubulação do radiador de óleo do motor.


1 - Soltar a conexão elétrica do sensor de temperatura da água do motor.
Conector - Sensor de temperatura do motor - K45
2 - Soltar a conexão elétrica do transmissor combinado para termômetro e espia de temperatura da água do motor.
Conector - Transmissor de temperatura do - K35
refrigerante do motor
3 - Soltar do termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao aquecedor do circuito do climatizador.
4 - Soltar do termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao radiador.
5 - Soltar do termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao radiador de calor do óleo motor.
6 - Soltar do termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao corpo de borboleta/reservatório do líquido de arrefecimento.
7 - Soltar do tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a tubulação de retorno do líquido de arrefecimento do aquecedor do circuito de climatização.
8 - Soltar do tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a tubulação de retorno do líquido de arrefecimento do radiador.


- Soltar do tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a tubulação de alimentação do circuito.(B)
- Soltar os parafusos (1 a) e remover o cabeçote do motor (1 b).
- Remover a junta do cabeçote motor.
RECOLOCAÇÃO
- Montar uma nova junta do cabeçote.

NOTA: A juntado cabeçote é do tipo Astadur. O
material da qual é composta a junta, é submetido a um processo de polimerização durante o funcionamento do motor, com isto, este se endurece notavelmente durante o uso. Para se obter a polimerização da junta é necessário:
- Manter a guarnição vedada na embalagem até a montagem.
- Não lubrificar ou sujar de óleo a junta e as superfícies de contato.
- Posicionar o cabeçote no bloco tomando o cuidado para que os eixos da distribuição estejam posicionados com os cames dianteiros voltado para fora (válvulas fechadas).
- Apertar com torque especificado os parafusos (1 a) do cabeçote motor utilizado a ferramenta (1 b) para o aperto angular.

NOTA: Para cada seqüência de aperto, obedecer a
ordem indicada na figura.


- Ligar o tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a tubulação de alimentação do circuito.
- Montar no tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a tubulação de retorno do líquido
de arrefecimento do radiador.
- Ligar ao tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a tubulação de retorno do líquido de arrefecimento do aquecedor do circuito de climatização.
- Ligar ao termostato a tubulação de envio de líquido de arrefecimento ao corpo de borboleta/reservatório do líquido de arrefecimento.
- Ligar ao termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao radiador de calor de óleo do motor.
- Ligar ao termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao radiador.
- Ligar ao termostato a tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao aquecedor do circuito de climatização.
- Ligar a conexão elétrica ao transmissor combinado para termômetro e espia da temperatura d'água motor.
- Ligar a conexão elétrica ao sensor de temperatura dgua motor.
- Ligar ao tubo rígido de entrada da bomba dgua motor a conexão da tubulação de saída do radiador de calor do óleo motor.
- Apertar os parafusos da tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao radiador do óleo do motor.
- Apertar o parafuso de fixação da vareta de controle do nível do óleo motor no cabeçote motor.
- Montar a proteção contra calor do coletor de descarga e fixá-la com as respectivas porcas.
- Apertar com torque especificado as porcas da parte dianteira da tubulação de descarga ao coletor.
- Ligar a luva inferior de saída do líquido de arrefecimento ao radiador.
- Recolocar a correia dentada de comando da distribuição desmontagem e montagem para colocação em ponto da distribuição ou para substituição - Op. 1032B.
- Recolocar correia dentada de comando dos eixos contrarotantes - Op. 1092E.
- Recolocar tampa/s de proteção do comando da distribuição - Op. 1032D.
- Recolocar a polia do virabrequim - Op. 1092A.
- Recolocar tensor fixo da correia única dos órgãos motor - Op. 1092G.
- Recolocar a correia única de comando dos órgãos do motor - Op. 1092G.
- Recolocar o coletor de admissão modular - Op. 1072D.
- Recolocar luva/s do debímetro à caixa/convergedor de capacidade de alimentação de ar - Op. 1048A.
- Recolocar o tubo coletor de combustível único, completo com os eletroinjetores - Op. 1056B.
- Recolocar a tampa de válvulas única - Op. 1016A.
- Recolocar bobinas de ignição - Op. 5510C.
- Recolocar a tampa das bobinas de ignição no cabeçote motor - Op. 1016A.
- Recolocar a proteção/reparo sob o motor - Op. 7055B.
- Recolocar proteção anti poeira no vão do motor no vão da roda dianteira - Op. 7055B.
- Recolocar a roda dinateira.
- Completar o circuito de arrefecimento motor com o líquido especificado.
- Remover o veículo do elevador.