Pescador de aspiração de óleo do motor
Retirada
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o terminal (-) da bateria
Denominação Conector
Bateria A1B
- Retirar o reparo inferior do vão do motor.
- Executar as seguintes operações :
- Retiratr a roda dianteira - Op. 4450B
- Colocar um recipiente
para a coleta do óleo do motor e drená-lo soltando
o relativo tampão no cárter.
Completar com as seguintes operações :
- Retirar a tubulação de descarga - fixação ao motor/coletor - Op. 1076B
- Retirar o suporte traseiro rígido - Op. 1008A
- Retirar a correia única dos órgãos do motor - Op. 1092G
- Retirar a polia da árvore de manivelas - Op. 1092A
- Retirar o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor - Op. 1092G
- Retirar a tampa de proteção do comando da distribuição - Op. 1032D
- Retirar o cárter
do bloco limpeza dos planos de vedação e aplicação de
sigilante - Op. 1020A
1 - Retirar o parafuso
(1a) e remover a bomba de
aspiração de óleo do motor (1b) e a relativa
guarnição.
Recolocação
- Colocar o pescador
de aspiração de óleo do motor, colocando a relativa
guarnição e fixá-lo com os parafusos.
Completar executando
as seguintes operações :
- Recolocar o cárter do bloco - Op. 1020A
- Recolocar a tampa de proteção do comando da distribuição - Op. 1032D
- Recolocar o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor - Op. 1092G
- Recolocar a polia da árvore de manivelas - Op. 1092A
- Recolocar a correia única dos órgãos do motor - Op. 1092G
- Recolocar o suporte rígido traseiro - Op. 1008A
- Recolocar a tubulação de descarga - fixação ao motor/coletor - Op. 1076B
- Recolocar a proteção contra poeira no vão do motor - Op. 7055B
- Recolocar a roda dianteira - Op. 4450B
- Recolocar a calota da roda dianteira - Op. 4450B
- Recolocar o tampão
de descarga de óleo do cárter no bloco e abastecer o
circuito de lubrificação do motor com óleo.
Filtro de óleo com elemento
Retirada
- Colocar o veículo no elevador e levantá-lo.
- Retirar a proteção / reparo sob o motor - Op. 7055B
- Soltar o filtro
de óleo do motor com a ferramenta
adequada e retirá-lo.
O óleo do motor e o filtro substituídos possuem substâncias
nocivas ao meio ambiente. Eliminá-los
em recipientes adequados.
Recolocação
- Lubrificar com óleo a guarnição do novo filtro apertando-o completamente à mão.
- Recolocar a proteção / reparo sob o motor - Op. 7055B
- Abaixar o veículo
- Completar com óleo do motor - Op. 1084A
- Verificação do nível e eventual restabelecimento.
Bomba de óleo do motor - Verificações
Retirada
1 - Soltar o tampão
(1a) e retirar a válvula limitadora
de pressão do óleo do motor (1b)
2 - Soltar os parafusos
(2a) e retirar a tampa da bomba
de óleo (2b)
3 - Retirar a engrenagem condutora
4 - Retirar a engrenagem conduzida
5 - Retirar o retentor
dianteiro da árvore de manivelas.
Retirada
- Verificar se a folga
radial entre o corpo da bomba e
a engrenagem conduzida está dentro dos valores
prescritos; em caso contrário, substituir a bomba de
óleo completa.
Medida Valor
Folga radial entre
o corpo 0.080 - 0.186
da bomba / engrenagem
conduzida (mm)
- Verificar se a folga
entre o plano de apoio da tampa
da bomba e o lado superior das engrenagens está
dentro dos valores prescritos; em caso contrário,
substituir a bomba de óleo completa.
Medida Valor
Folga radial entre
o plano 0.025 - 0.070
de apoio da tampa / lado
superior das engrenagens (mm)
- Verificar se a altura
da mola da válvula limitadora
de pressão do óleo do motor está dentro dos valores
prescritos; em caso contrário, substituir a mola.
Medida Valor
- Altura (mm) 36
Carga de controle
(daN) 6.4 - 7.2
1
- Montar um novo retentor dianteiro da árvore de
manivelas (1a) utilizando a ferramenta (1b)
Denominação Código
1b Introdutor 1.821.247.000
- Montar a engrenagem conduzida
- Montar a engrenagem condutora
- Montar a tampa da
bomba de óleo e fixá-la com os
relativos parafusos
Nota : Girar manualmente
as engrenagens para
ocorram emperramentos.
- Montar a válvula
limitadora da pressão de óleo do
motor e apertar a relativa tampa.
