Funcionamento Imprimir
Reservatório de alimentação do arrefecimento

Retirada
1 - Afrouxar a abraçadeira e desligar o tubo de respiro do reservatório de alimentação do arrefecimento do motor.
2 - Desencaixar dos suportes de plástico os tubos de respiro dos vapores de gasolina e colocá-los de lado.
3 - Soltar os 3 parafusos de fixação do reservatório e esvaziar o líquido de arrefecimento.
4 - Afrouxar a abraçadeira e desligar a mangueira de borracha do reservatório de alimentação e retirá-lo do vão do motor.


Recolocação

- Colocar o reservatório de alimentação do líquido de arrefecimento do motor no vão e ligar a mangueira de borracha apertando a relativa abraçadeira.
- Colocar os 3 parafusos de fixação e reposicionar os tubos de respiro de gasolina encaixando-os em seus suportes de plástico.
- Verificação da densidade e eventual restabelecimento do nível do líquido de arrefecimento do motor - Op. 1088A

Radiador de arrefecimento

Retirada
- Colocar o veículo no elevador.
- Desligar o pólo negativo da bateria.

Denominação Conector
Bateria A1B

- Levantar o veículo.
- Retirar a proteção / reparo sob o motor - Op. 7055B
- Retirar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento no radiador - Op. 1088D
- Retirar a mangueira superior de entrada do líquido de arrefecimento no radiador - Op. 1088D
- Retirar o eletroventilador de arrefecimento do radiador - Op. 1088E
- Soltar o parafuso de fixação (1a) do suporte de fixação do radiador (1b) localizado sob a travessa dianteira.
- Inclinar o radiador (2a) em direção ao coletor de descarga, retirar o relativo suporte de fixação e o elemento elástico (2b).
- Soltar o radiador e remove-lo do vão motor.


Recolocação
- Posicionar o radiador dentro do vão do motor e abaixá-lo lentamente até apoiar sua base na travessa inferior.
- Verificar se os pinos localizados na base do radiador estão enfiados corretamente nos elementos elásticos de fixação localizados na travessa inferior.
- Posicionar o elemento elástico na parte superior do radiador, introduzir o suporte de fixação do radiador e colocar o relativo parafuso de fixação.
- Recolocar o eletroventilador de arrefecimento do radiador - Op. 1088E
- Recolocar as mangueira superior de entrada do líquido de arrefecimento no radiador - Op. 1088D
- Recolocar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento no radiador
- Op. 1088D
- Verificação da densidade e eventual abastecimento do líquido de arrefecimento do motor - Op. 1088A
- Recolocar a proteção / reparo sob o motor - Op. 7055B
- Abaixar o veículo
- Ligar o pólo (-) da bateria.

Denominação Conector
Bateria A1B

Radiador de arrefecimento do motor

Retirada
- Colocar o veículo no elevador
- Desligar o pólo (-) da bateria.

Denominação Conector
Bateria A1B

- Levantar o veículo
- Retirar a proteção / reparo sob o motor - Op. 7055B
- Retirar a mangueira inferior de de saída do líquido de arrefecimento no radiador - Op. 1088D
- Retirar a mangueira superior de entrada do líquido de arrefecimento no radiador - Op. 1088D
- Retirar o chicote integrado na travessa dianteira
- Op. 5505C
- Retirar a travessa de ligação das sedes dos farois ( após outra intervenção) - Op. 7090G
- Retirar o eletroventilador de arrefecimento do radiador - Op. 1088E
- Soltar os parafusos de fixação que unem o radiador de arrefecimento do motor ao condensador da instalação de ar condicionado.


- Soltar os dois parafusos superiores de fixação que
unem o radiador de arrefecimento do motor ao condensador da instalação de ar condicionado.
- Retirar o radiador do motor (2a) levantando-o com atenção e conservar o elemento elástico superior (2b).


- Desidratação o refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- O condensador apoia na travessa inferior sem nenhuma fixação mas ainda está vinculado ao veículo pelas conexões das mangueiras do líquido do ar condicionado.
- Soltar o parafuso de fixação (1a) da conexão da mangueira do desidratador, o parafuso de fixação (1b) da conexão da mangueira do compressor e verificar se as guarnições O-ring localizadas nas conexões estão em perfeitas condições.
- Retirar o condensador do vão do motor.


Recolocação
- Posicionar o condensador dentro do vão do motor apoiando-o na travessa inferior.
- Ligar ao condensador, a mangueira do desidratador e a mangueira do compressor apertando os relativos parafusos de fixação.
- Colocar o radiador de arrefecimento dentro do vão do motor apoiando-o na travessa inferior.
- Verificar se os pinos localizados na base do radiador estão enfiados corretamente nos elementos elásticos de fixação localizados na travessa inferior.
- Unir o condensador ao radiador colocando os quatro parafusos de fixação.
- Recolocar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador - Op. 1088D
- Recolocar o eletroventilador de arrefecimento do radiador - Op. 1088E
- Recolocar a travessa de ligação das sedes dos faróis - Op. 7090G
- Recolocar o chicote integrado na travessa dianteira - Op. 5505C
- Recolocar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento no radiador - Op. 1088D
- Verificação da densidade e eventual restabelecimento do nível do líquido de arrefecimento do motor - Op. 1088A
- Recarga do circuito refrigerante do ar condicionado - Op. 5040A
- Ligar o pólo (-) da bateria.

Denominação Conector
Bateria A1B

- Levantar o veículo
- Recolocar a proteção / reparo sob o motor - Op. 7055B