Torques de aperto Funcionamento Imprimir
Cilindro mestre - Sangria de ar

Retirada
- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Aspirar o líquido dos freios - embreagem do relativo reservatório utilizando uma seringa.
- Desligar a junção intermediária do tubo do cilindro mestre ao amortecedor de vibrações.
- Desligar o pino (1b) do cilindro mestre do pedal da embreagem após retirar a copilha de retenção (1a).


1 - Desligar o tubo flexível (1a) do reservatório da embreagem ao cilindro mestre, lado do cilindro mestre.
2 - Soltar as porcas (2a) de fixação do cilindro mestre à carroceria e extraí-lo completo com o anel de vedação e a tubulação de envio.


Recolocação

- Montar o cilindro mestre completo com o anel de vedação e a tubulação de envio; fixá-lo à carroceria mediante as relativas porcas.
- Ligar a tubulação flexível do reservatório ao cilindro mestre, lado do cilindro mestre.
- Posicionar o pino do cilindro mestre no pino do pedal da embreagem e travá-lo mediante a copilha de retenção.
- Ligar a junção intermediária da tubulação do cilindro mestre ao amortecedor de vibrações e apertá-lo no torque indicado.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Conexão TUBO FLEXÍVEL NO CILINDRO OPERADOR DA EMBREAGEM M12 1.7 - 1.9

- Recolocar a instalação hidráulica de desengate da embreagem - Sangria de ar e restabelecimento do nível - Op. 1820B
- Recolocar a bandeija da bateria e a bateria - Op. 5530B

Tubo flexível do reserv. embr./cilindro mestre

Retirada
- Aspirar o líquido dos freios - embreagem do relativo reservatório utilizando uma seringa.
- Desligar do reservatório, a tubulação flexível (1a) de ligação do reservatório - cilindro mestre.
Para facilitar a sucessiva remontagem da tubulação, vinculá-la a um cabo que servirá de guia na
remontagem.


1 - Desligar no cilindro operador a tubulação flexível (1a) de chegada do líquido do reservatório.
- Desencaixar a guarnição do painel de fogo entre o vão do motor e o habitáculo e retirar a tubulação deixando o cabo posicionado anteriormente como guia.


Recolocar

- Prender a tubulação ao cabo posicionado como guia e passá-lo no vão do motor.
- Colocar a guarnição em sua sede no painel de fogo.
- Ligar a tubulação ao reservatório do líquido dos freios e embreagem.
- Ligar a tubulação ao cilindro mestre.
- Recolocar a instalação - Sangria e restabelecimento do nível - Op. 1820B


1 - Desligar no cilindro operador a tubulação flexível (1a) de chegada do líquido do reservatório.
- Desencaixar a guarnição do painel de fogo entre o vão do motor e o habitáculo e retirar a tubulação deixando o cabo posicionado anteriormente como guia.

Retirada


A) - Aspirar o líquido dos freios - embreagem do relativo reservatório utilizando uma seringa.
- Desligar do reservatório, a tubulação flexível (1a) de ligação do reservatório
- cilindro mestre.
Para facilitar a sucessiva remontagem da tubulação, vinculá-la a um cabo que servirá de guia na
remontagem.

B) 1 - Desligar no cilindro operador a tubulação flexível (1a) de chegada do líquido do reservatório.
- Desencaixar a guarnição do painel de fogo entre o vão do motor e o habitáculo e retirar a tubulação deixando o cabo posicionado anteriormente como guia.


Recolocação

- Prender a tubulação ao cabo posicionado como guia e passá-lo no vão do motor.
- Colocar a guarnição em sua sede no painel de fogo.
- Ligar a tubulação ao reservatório do líquido dos freios e embreagem.
- Ligar a tubulação ao cilindro mestre.
- Recolocar a instalação hidráulica-Sangria e restabelecimento do nível - Op. 1820B

Tubo flexível do cilindro mestre/amort. vibrações

Retirada
- Retirar a bateira - Op. 5530B
- Retirar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Aspirar o líquido dos freios - embreagem do relativo reservatório utilizando uma seringa.
- Retirar completamente a trava elástica (1b) de seu alojamento no cilindro mestre e extrair axialmente a conexão do tubo (1a).
Para a extração da trava, pode ser utilizado um alicate ou uma ferramenta sem pontas vivas a fim de não danificar a própria trava.
- Soltar a conexão da tubulação no amortecedor de vibrações e retirar a tubulação do cilindro mestre ao amortecedor de vibrações.


Recolocação

- Colocar a tubulação do cilindro mestre ao amortecedor de vibrações.
- Colocar a conexão da tubulação no amortecedor de vibrações apertando no torque.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Conexão TUBO FLEXÍVEL NO AMORTECEDOR DE VIBRAÇÕES M12 1.7 - 1.9

Certificar-se da perfeita limpeza e integridade do alojamento do cilindro mestre, do O-ring de vedação e da conexão no tubo. Lubrificar eventualmente o O-ring com líquido dos freios para facilitar a sucessiva introdução da tubulação. Não utilizar detergentes ou lubrificantes minerais não compatíveis com os materiais previstos para o líquido dos freios.

Certificar-se de que a trava de retenção da tubulação esteja introduzida até o fundo em sua sede no cilindro mestre.
- Introduzir completamente a conexão no tubo no cilindro mestre até que a trava elástica se encaixe e posicione na sede da própria conexãoAo executar esta operação, efetuar um movimento direto conforme o eixo da conexão, sem movimentos laterais ou de rotação, seja durante esta operação como sucessivamente, não será necessário operar diretamente na trava elástica.
- Sangria de ar e restabelecimento do nível da instalação hidráulica de desengate da embreagem - Op. 1820B
- Recolocar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bateria - Op. 5530B

Tubo flexível do amort. vibrações ao cilindro

Retirada

- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Aspirar o líquido dos freios - embreagem do relativo reservatório utilizando uma seringa.
- Soltar a conexão do amortecedor de vibrações da tubulação de ligação ao cilindro operador.
- Retirar completamente o garfo elástico de retenção do corpo atuador e em seguida retirar a tubulação de seu alojamento. Retirar a tubulação do amortecedor de vibrações no cilindro operador do vão do motor.


Recolocação

- Colocar a tubulação no vão do motor. Certificar-se da perfeita limpeza e integridade do alojamento do cilindro mestre, do O-ring de vedação e da conexão no tubo. Lubrificar eventualmente o O-ring com líquido dos freios para facilitar a sucessiva introdução da tubulação. Não utilizar detergntes ou lubrificantes minerais não compatíveis com os materiais previstos para o líquido dos freios.
1 - Posicionar o garfo elástico (1a) como ilustrado na figura (ou seja, não introduzido completamente).
2 - Introduzir até o fundo a tubulação no atuador.
3 - Introduzir completamente o garfo de modo a travar a tubulação.
- Apertar a conexão da tubulação no amortecedor de vibrações no cárter.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Conexão TUBO FLEXÍVEL NO AMORTECEDOR DE VIBRAÇÕES M12 1.7 - 1.9

- Sangria de ar e restabelecimento do nível da instalação hidráulica de desengate da embreagem - Op. 1820B
- Recolocar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bateria - Op. 5530B