Cilindro mestre - Sangria de ar
Retirada
- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Aspirar o líquido
dos freios - embreagem do relativo
reservatório utilizando uma seringa.
- Desligar a junção
intermediária do tubo do cilindro
mestre ao amortecedor de vibrações.
- Desligar o pino
(1b) do cilindro mestre do pedal da
embreagem após retirar a copilha de retenção
(1a).
1 - Desligar o tubo
flexível (1a) do reservatório da
embreagem ao cilindro mestre, lado do cilindro
mestre.
2 - Soltar as porcas
(2a) de fixação do cilindro mestre
à carroceria e extraí-lo completo com o anel de
vedação e a tubulação de envio.
Recolocação
- Montar o cilindro
mestre completo com o anel de vedação e a tubulação de envio;
fixá-lo à carroceria mediante as relativas porcas.
- Ligar a tubulação
flexível do reservatório ao cilindro mestre, lado do cilindro
mestre.
- Posicionar o pino
do cilindro mestre no pino do pedal da embreagem e travá-lo
mediante a copilha de retenção.
- Ligar a junção intermediária
da tubulação do cilindro mestre ao amortecedor de
vibrações e apertá-lo no torque indicado.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Conexão TUBO FLEXÍVEL
NO CILINDRO OPERADOR
DA EMBREAGEM M12 1.7 - 1.9
- Recolocar a instalação
hidráulica de desengate da embreagem - Sangria de ar e
restabelecimento do nível - Op. 1820B
- Recolocar a bandeija da bateria e a bateria - Op. 5530B
Tubo flexível do reserv. embr./cilindro mestre
Retirada
- Aspirar o líquido
dos freios - embreagem do relativo
reservatório utilizando uma seringa.
- Desligar do reservatório,
a tubulação flexível (1a) de
ligação do reservatório - cilindro mestre.
Para facilitar a sucessiva
remontagem da tubulação, vinculá-la
a um cabo que servirá de guia na
remontagem.
1 - Desligar no cilindro
operador a tubulação flexível
(1a) de chegada do líquido do reservatório.
- Desencaixar a guarnição
do painel de fogo entre o
vão do motor e o habitáculo e retirar a tubulação
deixando o cabo posicionado anteriormente como
guia.
Recolocar
- Prender a tubulação ao cabo posicionado como guia e passá-lo no vão do motor.
- Colocar a guarnição em sua sede no painel de fogo.
- Ligar a tubulação ao reservatório do líquido dos freios e embreagem.
- Ligar a tubulação ao cilindro mestre.
- Recolocar a instalação - Sangria e restabelecimento do nível - Op. 1820B
1 - Desligar no cilindro
operador a tubulação flexível
(1a) de chegada do líquido do reservatório.
- Desencaixar a guarnição
do painel de fogo entre o
vão do motor e o habitáculo e retirar a tubulação
deixando o cabo posicionado anteriormente como
guia.
Retirada
A) - Aspirar o líquido
dos freios - embreagem do
relativo reservatório utilizando uma seringa.
- Desligar do reservatório,
a tubulação flexível (1a)
de ligação do reservatório
- cilindro mestre. Para
facilitar a sucessiva remontagem da tubulação, vinculá-la
a um cabo que servirá de guia na
remontagem.
B) 1 - Desligar no
cilindro operador a tubulação
flexível (1a) de chegada do líquido do
reservatório.
- Desencaixar a guarnição
do painel de fogo
entre o vão do motor e o habitáculo e retirar a
tubulação deixando o cabo posicionado
anteriormente como guia.
Recolocação
- Prender a tubulação ao cabo posicionado como guia e passá-lo no vão do motor.
- Colocar a guarnição em sua sede no painel de fogo.
- Ligar a tubulação ao reservatório do líquido dos freios e embreagem.
- Ligar a tubulação ao cilindro mestre.
- Recolocar a instalação hidráulica-Sangria e restabelecimento do nível - Op. 1820B
Tubo flexível do cilindro mestre/amort. vibrações
Retirada
- Retirar a bateira - Op. 5530B
- Retirar a bandeija da bateria - Op. 5530B
- Aspirar o líquido
dos freios - embreagem do relativo
reservatório utilizando uma seringa.
- Retirar completamente
a trava elástica (1b) de seu
alojamento no cilindro mestre e extrair axialmente
a conexão do tubo (1a).
Para a extração da
trava, pode ser utilizado um alicate
ou uma ferramenta sem pontas vivas a fim de não
danificar a própria trava.
- Soltar a conexão
da tubulação no amortecedor de
vibrações e retirar a tubulação do cilindro mestre ao
amortecedor de vibrações.
Recolocação
- Colocar a tubulação do cilindro mestre ao amortecedor de vibrações.
- Colocar a conexão
da tubulação no amortecedor de vibrações apertando no
torque.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Conexão TUBO FLEXÍVEL
NO AMORTECEDOR
DE VIBRAÇÕES M12 1.7 - 1.9
Certificar-se da perfeita
limpeza e integridade do alojamento do cilindro mestre, do
O-ring de vedação e da conexão no tubo. Lubrificar eventualmente o O-ring
com líquido dos freios
para facilitar a sucessiva introdução da tubulação. Não
utilizar detergentes ou lubrificantes minerais não compatíveis com os materiais
previstos para o líquido
dos freios.
Certificar-se de que
a trava de retenção da tubulação esteja introduzida até o fundo
em sua sede no cilindro mestre.
- Introduzir completamente
a conexão no tubo no cilindro mestre até que a trava
elástica se encaixe e posicione na sede da própria conexãoAo executar esta
operação, efetuar
um movimento direto conforme o eixo da conexão, sem
movimentos laterais ou de rotação, seja durante esta operação como
sucessivamente, não será necessário operar diretamente na trava elástica.
- Sangria de ar e
restabelecimento do nível da instalação hidráulica de desengate
da embreagem - Op. 1820B
- Recolocar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
Tubo flexível do amort. vibrações ao cilindro
Retirada
- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Aspirar o líquido
dos freios - embreagem do relativo
reservatório utilizando uma seringa.
- Soltar a conexão
do amortecedor de vibrações da
tubulação de ligação ao cilindro operador.
- Retirar completamente
o garfo elástico de
retenção do corpo atuador e em seguida retirar a
tubulação de seu alojamento. Retirar a tubulação
do amortecedor de vibrações no cilindro operador
do vão do motor.
Recolocação
- Colocar a tubulação
no vão do motor. Certificar-se
da perfeita limpeza e integridade do alojamento
do cilindro mestre, do O-ring de vedação e
da conexão no tubo. Lubrificar eventualmente o O-ring
com líquido dos freios para facilitar a sucessiva
introdução da tubulação. Não
utilizar detergntes ou lubrificantes minerais não compatíveis
com os materiais previstos para o líquido dos
freios.
1 - Posicionar o garfo
elástico (1a) como ilustrado na
figura (ou seja, não introduzido completamente).
2 - Introduzir até
o fundo a tubulação no atuador.
3 - Introduzir completamente
o garfo de modo a
travar a tubulação.
- Apertar a conexão
da tubulação no amortecedor de
vibrações no cárter.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Conexão TUBO FLEXÍVEL
NO AMORTECEDOR
DE VIBRAÇÕES
M12 1.7 - 1.9
- Sangria de ar e
restabelecimento do nível da
instalação hidráulica de desengate da
embreagem - Op. 1820B
- Recolocar a bandeja da bateria - Op. 5530B
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
