Óleo do Câmbio - Verificação
A verificação do nível
deve ser feita com o veículo em local plano e motor desligado
e frio.
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o tampão
de enchimento e verificar se o nível do óleo aflora a borda
inferior do furo de enchimento.
Caixa de câmbio
- Se necessário, restabelecer
o nível introduzindo
óleo através do furo de enchimento.
Tipo Componente Denominação Qde.
Óleo CÂMBIO SYNT Tutela ZC 75 2
- Limpar o tampão
de enchimento e apertá-lo no
torque prescrito.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
Tampa TAMPAS DA CAIXA
DO M22 3,0 - 4,8
CÂMBIO
- Colocar o veículo
no elevador.
- Cabo massa - Retirada/Recolocação - 5530B
- Rodas dianteiras - Retirada/Recolocação - 4450B
- Proteção contra
poeira no vão do motor - vão da
roda dianteira (uma), esquerda ou direita - 7055B
- Levantar o veículo
- Proteção / Reparo
sob o motor - Retirada/Recolocão
7055B
- Descarregar o óleo do câmbio.
- Desligar a conexão
elétrica do medidor de vazão
de ar (debímetro).
Denominação Conector
1 Medidor de vazão de ar K41
2 - Desligar o sensor de temperatura do ar aspirado.
Denominação Conector
2 Sensor de temperatura do ar K42
3 - Retirar a mangueira de aspiração do ar.
- Chicote da caixa
de derivação e motor de partida.
5530B
- Bateria - Retirada / Recolocação - 5530B
1 - Desencaixar os
relés e colocá-las de lado no vão
do motor.
- Retirar do grupo
da bateria o suporte de sustentação
da mangueira do convergedor de alimentação de ar.
- Desencaixar o cabo
do acelerador das fixações de
plástico no suporte da bateria.
1 - Desligar a conexão
elétrica (1 a) e
desencaixá-la juntamente às outras duas (1b)
do suporte da bateria.
2 - Desencaixar o
cabo da bateria / motor de
partida das fixações de plástico do suporte da
bateria.
3 - Soltar as duas
porcas e desligar os cabos
elétricos unidos nos bornes.
- CAIXA / BANDEJA da bateria - Retirada/Recolocação
B) 1 - Retirar a caixa
do filtro de ar completa com a
relativa mangueira e o eletroventilador (1 a) de
arrefecimento.
- Desligar o tirante
de reação do lado da distribuição.
- Descarregar o líquido
do reservatório de
alimentação do circuito hidráulico dos freios e
embreagem.
- Retirar completamente
o garfo da conexão do
corpo atuador e remover o tubo de seu alojamento
- Desligar o cabo
de massa da bateria, da carcaça
do câmbio.
Denominação Conector
2 Massa da bateria no câmbio C1
- Desligar os dois
flexíveis de seleção e engate
das marchas (sistema BOWDEN) da suporte de
sustentação e comando dos tirantes.
- Soltar os parafusos
superiores de fixação da
carcaça do câmbio ao motor.
- Soltar os parafusos
superiores do motor de
partida.
Desligar a conexão
elétrica do interruptor das
luzes de marcha-à-ré.
- PÁRA-CHOQUE dianteiro
Retirada/Recolocação
7055B
- Colocar dois suportes
para a sustentação do motor
durante a retirada do câmbio.
- Montar a travessa
de sustentação do motor
completa com os coxins de apoio.
Denominação Código
2 Travessa 1.870.595.000
3 - Montar a ferramenta
de suporte do motor e ligá-la
através dos tirantes aos suportes anteriormente
montados, e colocar o motor em ligeira tensão.
Denominação Código
3 Suporte 1.820.226.000
- Retirar o primeiro
trecho da tubulação de
descarga.
- Soltar os seis parafusos
(1 a), conservar as três
chapas de segurança (1b) e desligar a
semi-árvore dianteira esquerda (1c).
- Repetir a operação para a semi-árvore direita.
- Soltar o parafuso
localizado na extremidade
superior da suspensão e retirá-lo de sua sede
utilizando a ferramenta adequada.
Denominação Código
Extrator 7075589
- Liberar as tubulações
dos freios e cabos dos
sensores do ABS dos relativos suportes de
sustentação, e em seguida bascular para a frente,
quanto mais possível, os cubos de roda afastando as
semi-árvores do diferencial.
- Soltar os parafusos
de fixação da árvore
intermediária ao relativo suporte no motor,
desencaixá-la do câmbio e apoiá-la fora da área de
trabalho fixando-a adequadamente.
- Desligar as conexões
elétricas do motor de partida
e os restantes parafusos de fixação.
Denominação Conector
Motor de partida
A20
- Retirar o reparo
inferior no câmbio.
- Colocar a ferramenta
para a retirada do grupo
câmbio-diferencial no macaco hidráulico e fixá-lo
ao câmbio nos pontos ilustrados na figura; na
lente está indicado o ponto de fixação traseira.
Denominação Código
- Retirada e recolocação
\tab 1.860.860.000
A) 1 - Retirar o suporte
do motopropulsor do lado do
câmbio.
B) 1 - Retirar o suporte central do motopropulsor.
C) 1 - Soltar as fixações
inferiores do câmbio ao
motor.
- Manobrar adequadamente
o macaco hidráulico de
modo a retirar o câmbio dos pinos de centragem e
retirá-lo do vão do motor abaixando lentamente o
macaco.
- Recolocar o câmbio
em sua sede medianter o
macaco hidráulico e a ferramenta de sustentação
do grupo câmbio-diferencial; prestar atenção para
não danificar a haste localizada no atuador de
comando da embreagem coaxial. Fixar o câmbio
inferiormente ao
motor com os relativos parafusos.
Denominação Código
- Retirada e recolocação
1.860.860.000 do
grupo câmbio-diferencial
- Montar o suporte
do motopropulsor do lado do
câmbio. Para evitar que sejam criadas tensões nos
planos de vedação do câmbio, com conseqüente deformação
e sucessivos vazamentos de óleo,
respeitar criteriosamente os seguintes torques de
aperto :
- Colocar os parafusos
(1 a) e (1b) com o torque de 0,5
daNm.
- Colocar os parafusos
(1c) e (1d) com o torque de 0,5
daNm e apertá-los no torque prescrito;
- Apertar no torque
prescrito os parafusos (1 a) e (1b).
Fixação Componente Valor
(daNm)
Parafuso SUPORTE
M12 x 8.1 - 11,71
RÍGIDO DO
LADO DO CÂMBIO
- Remontar o suporte central do motopropulsor.
- Retirar a ferramenta
para a retirada-recolocação do grupo câmbio-diferencial e o
macaco hidráulico.
- Remonta o reparo inferior do câmbiuo.
- Reposicionar o motor
de partida, fixá-lo com os parafusos inferiores e ligar os
conectores elétricos.
- Reposicionar a árvore intermediária e fixá-la ao suporte no motopropulsor.
- Reposicionar e fixar aos relativos flanges, as semi-árvores direita e esquerda.
- Religar a cabeça superior do montante (lado direito e lado esquerdo).
- Remontar o primeiro trecho da tubulação de descarga.
- Abaixar o elevador
e colocar os parafusos superiores de fixação do câmbio ao
motor.
- Colocar as fixações superiores do motor de partida.
- Religar os dois
flexíveis de seleção e engate das marchas no suporte de
sustentação e comando dos tirantes.
- Religar a tubulação
da instalação hidráulica da embreagem no corpo atuador
seguindo as prescrições seguintes :
- Certificar-se da perfeita limpeza e integridade do alojamento no corpo atuador do
O-Ring de vedação
e da conexão no tubo. Lubrificar eventualmente o O-ring com
líquido dos freios para facilitar a sucessiva introdução da tubulação.
- Não utilizar detergentes
ou lubrificantes minerais não compatíveis com os
materiais previstos para o líquido dos freios.
1 - Posicionar o garfo
elástico (1 a) como ilustrado na
figura (ou seja, não introduzido completamente).
2 - Introduzir até
o fundo a tubulação no atuador.
3 - Introduzir completamente
o garfo de modo a
travar a tubulação.
- Retirar as ferramentas para a sustentação do motor durante a retirada do câmbio.
Denominação Código
- Travessa 1.870.595.000
Denominação Código
- Travessa 1.870.595.000
- Recolocar o pára-choque dianteiro - 7055B
- Remontar a caixa
do filtro de ar completo e o eletroventilador de arrefecimento
do motor.
- Ligar o interruptor
das luzes de marcha-à-ré e o cabo de massa da bateria na
carcaça do câmbio.
- Remontar o suporte de reação e o relativo tirante do grupo motopropulsor.
- Recolocar a caixa/bandeija da bateria - 5530B
- Remontar a mangueira
de aspiração de ar, o debímetro, a conexão do medidor
de vazão de ar e o sensor de temperatura do ar aspirado.
- Recolocar a bateriam Op. 5530B
- Recolocar o chicote
entre o borne de derivação e motor de partida - 5530B.