Especificações Técnicas Torques de aperto Funcionamento Imprimir
Óleo do Câmbio - Verificação
A verificação do nível deve ser feita com o veículo em local plano e motor desligado e frio.
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o tampão de enchimento e verificar se o nível do óleo aflora a borda inferior do furo de enchimento.

Caixa de câmbio

- Se necessário, restabelecer o nível introduzindo óleo através do furo de enchimento.

Tipo Componente Denominação Qde.
Óleo CÂMBIO SYNT Tutela ZC 75 2

- Limpar o tampão de enchimento e apertá-lo no torque prescrito.
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Tampa TAMPAS DA CAIXA DO M22 3,0 - 4,8 CÂMBIO


- Colocar o veículo no elevador.
- Cabo massa - Retirada/Recolocação - 5530B
- Rodas dianteiras - Retirada/Recolocação - 4450B
- Proteção contra poeira no vão do motor - vão da roda dianteira (uma), esquerda ou direita - 7055B
- Levantar o veículo
- Proteção / Reparo sob o motor - Retirada/Recolocão 7055B
- Descarregar o óleo do câmbio.
- Desligar a conexão elétrica do medidor de vazão de ar (debímetro).

Denominação Conector
1 Medidor de vazão de ar K41

2 - Desligar o sensor de temperatura do ar aspirado.

Denominação Conector
2 Sensor de temperatura do ar K42

3 - Retirar a mangueira de aspiração do ar.


- Chicote da caixa de derivação e motor de partida. 5530B
- Bateria - Retirada / Recolocação - 5530B

1 - Desencaixar os relés e colocá-las de lado no vão do motor.
- Retirar do grupo da bateria o suporte de sustentação da mangueira do convergedor de alimentação de ar.
- Desencaixar o cabo do acelerador das fixações de plástico no suporte da bateria.


1 - Desligar a conexão elétrica (1 a) e desencaixá-la juntamente às outras duas (1b) do suporte da bateria.
2 - Desencaixar o cabo da bateria / motor de partida das fixações de plástico do suporte da bateria.
3 - Soltar as duas porcas e desligar os cabos elétricos unidos nos bornes.
- CAIXA / BANDEJA da bateria - Retirada/Recolocação

B) 1 - Retirar a caixa do filtro de ar completa com a relativa mangueira e o eletroventilador (1 a) de arrefecimento.

- Desligar o tirante de reação do lado da distribuição.
- Descarregar o líquido do reservatório de alimentação do circuito hidráulico dos freios e embreagem.
- Retirar completamente o garfo da conexão do corpo atuador e remover o tubo de seu alojamento
- Desligar o cabo de massa da bateria, da carcaça do câmbio.

Denominação Conector
2 Massa da bateria no câmbio C1


- Desligar os dois flexíveis de seleção e engate das marchas (sistema BOWDEN) da suporte de sustentação e comando dos tirantes.

- Soltar os parafusos superiores de fixação da carcaça do câmbio ao motor.
- Soltar os parafusos superiores do motor de partida.

Desligar a conexão elétrica do interruptor das luzes de marcha-à-ré.

- PÁRA-CHOQUE dianteiro Retirada/Recolocação 7055B

- Colocar dois suportes para a sustentação do motor durante a retirada do câmbio.
- Montar a travessa de sustentação do motor completa com os coxins de apoio.
Denominação Código
2 Travessa 1.870.595.000

3 - Montar a ferramenta de suporte do motor e ligá-la através dos tirantes aos suportes anteriormente montados, e colocar o motor em ligeira tensão.

Denominação Código
3 Suporte 1.820.226.000


- Retirar o primeiro trecho da tubulação de descarga.

- Soltar os seis parafusos (1 a), conservar as três chapas de segurança (1b) e desligar a semi-árvore dianteira esquerda (1c).
- Repetir a operação para a semi-árvore direita.

- Soltar o parafuso localizado na extremidade superior da suspensão e retirá-lo de sua sede utilizando a ferramenta adequada.

Denominação Código

Extrator 7075589
- Liberar as tubulações dos freios e cabos dos sensores do ABS dos relativos suportes de sustentação, e em seguida bascular para a frente, quanto mais possível, os cubos de roda afastando as semi-árvores do diferencial.


- Soltar os parafusos de fixação da árvore intermediária ao relativo suporte no motor, desencaixá-la do câmbio e apoiá-la fora da área de trabalho fixando-a adequadamente.
- Desligar as conexões elétricas do motor de partida e os restantes parafusos de fixação.
Denominação Conector
Motor de partida A20
- Retirar o reparo inferior no câmbio.
- Colocar a ferramenta para a retirada do grupo câmbio-diferencial no macaco hidráulico e fixá-lo ao câmbio nos pontos ilustrados na figura; na lente está indicado o ponto de fixação traseira.
Denominação Código
- Retirada e recolocação \tab 1.860.860.000


A) 1 - Retirar o suporte do motopropulsor do lado do câmbio.

B) 1 - Retirar o suporte central do motopropulsor.

C) 1 - Soltar as fixações inferiores do câmbio ao motor.

- Manobrar adequadamente o macaco hidráulico de modo a retirar o câmbio dos pinos de centragem e retirá-lo do vão do motor abaixando lentamente o macaco.

- Recolocar o câmbio em sua sede medianter o macaco hidráulico e a ferramenta de sustentação do grupo câmbio-diferencial; prestar atenção para não danificar a haste localizada no atuador de comando da embreagem coaxial. Fixar o câmbio
inferiormente ao motor com os relativos parafusos.
Denominação Código
- Retirada e recolocação 1.860.860.000 do grupo câmbio-diferencial
- Montar o suporte do motopropulsor do lado do câmbio. Para evitar que sejam criadas tensões nos planos de vedação do câmbio, com conseqüente deformação e sucessivos vazamentos de óleo, respeitar criteriosamente os seguintes torques de
aperto :
- Colocar os parafusos (1 a) e (1b) com o torque de 0,5 daNm.
- Colocar os parafusos (1c) e (1d) com o torque de 0,5 daNm e apertá-los no torque prescrito;
- Apertar no torque prescrito os parafusos (1 a) e (1b).
Fixação Componente Valor
(daNm)
Parafuso SUPORTE M12 x 8.1 - 11,71
RÍGIDO DO LADO DO CÂMBIO



- Remontar o suporte central do motopropulsor.
- Retirar a ferramenta para a retirada-recolocação do grupo câmbio-diferencial e o macaco hidráulico.
- Remonta o reparo inferior do câmbiuo.
- Reposicionar o motor de partida, fixá-lo com os parafusos inferiores e ligar os conectores elétricos.
- Reposicionar a árvore intermediária e fixá-la ao suporte no motopropulsor.
- Reposicionar e fixar aos relativos flanges, as semi-árvores direita e esquerda.
- Religar a cabeça superior do montante (lado direito e lado esquerdo).
- Remontar o primeiro trecho da tubulação de descarga.
- Abaixar o elevador e colocar os parafusos superiores de fixação do câmbio ao motor.
- Colocar as fixações superiores do motor de partida.
- Religar os dois flexíveis de seleção e engate das marchas no suporte de sustentação e comando dos tirantes.
- Religar a tubulação da instalação hidráulica da embreagem no corpo atuador seguindo as prescrições seguintes :
- Certificar-se da perfeita limpeza e integridade do alojamento no corpo atuador do
O-Ring de vedação e da conexão no tubo. Lubrificar eventualmente o O-ring com líquido dos freios para facilitar a sucessiva introdução da tubulação.
- Não utilizar detergentes ou lubrificantes minerais não compatíveis com os materiais previstos para o líquido dos freios.

1 - Posicionar o garfo elástico (1 a) como ilustrado na figura (ou seja, não introduzido completamente).
2 - Introduzir até o fundo a tubulação no atuador.
3 - Introduzir completamente o garfo de modo a travar a tubulação.


- Retirar as ferramentas para a sustentação do motor durante a retirada do câmbio.

Denominação Código
- Travessa 1.870.595.000

Denominação Código

- Travessa 1.870.595.000

- Recolocar o pára-choque dianteiro - 7055B
- Remontar a caixa do filtro de ar completo e o eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Ligar o interruptor das luzes de marcha-à-ré e o cabo de massa da bateria na carcaça do câmbio.
- Remontar o suporte de reação e o relativo tirante do grupo motopropulsor.
- Recolocar a caixa/bandeija da bateria - 5530B
- Remontar a mangueira de aspiração de ar, o debímetro, a conexão do medidor de vazão de ar e o sensor de temperatura do ar aspirado.
- Recolocar a bateriam Op. 5530B
- Recolocar o chicote entre o borne de derivação e motor de partida - 5530B.