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Engr. e Sincr. do Câmbio Mecânico com Diferencial


Câmbio Mecânico Com Cinco Marchas


Soltar os parafusos (1a) e retirar o cilindro coaxial de comando da embreagem (1b)






- Engatar a 5a velocidade apertando o relativo garfo na árvore primária.
- Engatar uma marcha qualquer operando na alavanca de seleção / engate de marchas.

Nota: O engate simultâneo de duas marchas acarreta o travamento das árvores do câmbio.
1 - Soltar o parafuso do garfo de comando da 5a velocidade.
2 - Endireitar as cravações e afrouxar as luvas das árvores primária e secundária.
- Colocar o garfo de comando da 5a velocidade na posição de ponto morto.

Nota: O posicionamento em ponto morto do garfo de comando da 5a velocidade é necessário para evitar a perda dos roletes do sincronizador.




A) 1 - Retirar os anéis elásticos de retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária.

B) 1 - Soltar os tampões (1 a) e retirar as molas (1b) e as esferas (1c) de posicionamento das hastes de comando das marchas.
2 - Soltar o parafuso de fixação da árvore da marcha-à-ré.

A) - Soltar os parafusos e retirar os flanges do diferencial completos com os retentores, anéis O-Ring e anel de regulagem.
1 - Soltar os parafusos da caixa de engrenagens ao suporte de união do câmbio mecânico ao motor.
2 - Colocar a alavanca de seleção / engate das marchas para baixo.
3 - Retirar a caixa de engrenagens utilizando duas chaves de fenda como alavanca em correspondência das saliências.

B) 1 - Soltar os parafusos (1a) e retirar a chapa de suporte do garfo da MR (1b).
2 - Retirar a engrenagem de comando da MR.





A) 1 - Retirar o ímã.
2 - Retirar o retentor do lado do motor, do suporte de união do câmbio mecânico ao motor.

B) 1 - Soltar o parafuso do dispositivo de comando das marchas.
2 - Retirar o pino (2 a) com um punção adequado e retirar o dispositivo de comando das marchas (2b).

C) 1 - Soltar os parafusos (1 a) e retirar a alavanca de seleção / engate das marchas (1b).

- Fazer a desmontagem da árvore secundária operando como descrito a seguir.
- Retirar o rolamento traseiro (1a), a engrenagem conduzida da 4a velocidade (1b) e o espaçador entre a 3a e 4a velocidades (1c) utilizando uma prensa hidráulica, a chapa adequada (1d) e os semi-anéis apropriados (1e). T. referente a este assunto.


- Retirar a engrenagem conduzida da 3a velocidade (1 a) e a engrenagem conduzida da 2a velocidade (1b) utilizando uma prensa hidráulica e uma chapa adequada (1c).




1 - Retirar o anel elástico de retenção do cubo da luva deslizante da 1a - 2a e MR utilizando um alicate adequado.

Nota: Na remontagem, substituir o anel elástico de retenção.


- Retirar o cubo da luva deslizante da 1a - 2a e MR (1 a), o anel sincronizador da 1a velocidade (1b), a engrenagem conduzida da 1a velocidade (1c) utilizando uma prensa hidráulica e a chapa adequada(1d).
2 - Retirar o rolamento de agulhas.




- Fazer a desmontagem da árvore primária operando como descrito a seguir.
Retirar:
- o rolamento traseiro (1 a)- a engrenagem condutora da 4a velocidade (1b)
- o rolamento de agulhas da engrenagem condutora da 4a velocidade (1c)
- a bucha da engrenagem condutora da 4a velocidade (1d)- a luva deslizante da 3a e 4a velocidades (1e)
- as molas (1f) e os roletes (1g) do cubo da luva deslizante da 3a e 4a velocidades
- o anel sincronizador da 4a velocidade (1h)- o cubo da luva deslizante da 3a e 4a velocidades (1i)
- o anel sincronizador da 3a velocidade
- a engrenagem condutora da 3a velocidade (1m), utilizando uma prensa hidráulica, a chapa adequada (1n) e os semianéis apropriados(1o).
- Retirar o rolamento de agulhas da engrenagem condutora da 3a velocidade.

- Fazer a lavagem e a verificação da integridade de
todos os componentes.
- Executar a remontagem da árvore primária operando como descrito a seguir.
- Montar o rolamento de agulhas da engrenagem condutora da 3a velocidade
- Montar a engrenagem condutora da 3a velocidade
- Montar o anel sincronizador da 3a velocidade
- Montar o cubo da luva deslizante da 3a e 4a velocidades.
- Montar a luva deslizante da 3a e 4a velocidades.
- Montar as molas (6a) e os roletes (6b) no cubo da luva deslizante.
- Para evitar a perda das molas e dos roletes de sincronização, colocar a luva deslizante em posição de ponto morto.
- Montar o anel sincronizador da 4a velocidade.


- Montar a bucha da engrenagem condutora da 4a velocidade (1 a), o rolamento de roletes da engrenagem condutora da 4a velocidade (1b) e a engrenagem condutora da 4a velocidade (1c) utilizando uma prensa hidráulica e as semi-chapas (1d).

Denominação Código
1d Semi-chapas 1.821.149.000


1 - Montar o rolamento traseiro (1 a) utilizando uma prensa hidráulica, um introdutor adequado (1b) e chapas apropriadas (1c).


- Fazer a remontagem da árvore secundária operando como descrito a seguir.
- Montar o rolamento de agulhas da engrenagem conduzida da 1a velocidade.
- Montar a engrenagem conduzida da 1a velocidade.
- Montar o anel sincronizador da 1a velocidade.


- Montar o cubo da luva deslizante da 1a e 2a velocidades (1 a) utilizando uma prensa hidráulica, as semi-chapas adequedas (1b) e o introdutor (1c).
Denominação Código
Extrator 1.870.658.000




1 - Montar a engrenagem conduzida da 3a velocidade (1 a) utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa adequada (1b) e um introdutor apropriado (1c).


- Montar a engrenagem conduzida da 4a velocidade (1 a) utilizando uma prensa hidráulica, as semi-chapas adequadas (1b) e o introdutor (1c).
Denominação Código
Introdutor 1.821.050.000


- Montar o rolamento traseiro (1a) utilizando uma prensa hidráulica, as semi-chapas adequadas (1b) e o introdutor apropriado (1c).



A) 1 - Montar a alavanca de seleção / engate das marchas (1 a) e fixá-la com os relativos parafusos (1b) no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)

1b Parafuso Alavanca de M8 2.1 - 2.6 seleção / engate das marchas
B) 1 - Montar o dispositivo de comando das marchas (1 a) e fixá-lo com o pino (1b) e com o relativo parafuso (1c).

- Montar um novo retentor do lado do motor (1 a) do suporte de união do câmbio mecânico ao motor com as ferramentas (1b) e (1c).
Denominação Código
Empunhaduras 70007 - classe A

Denominação Código

Introdutor 1.821.225.000




- Montar a engrenagem da MR.

Nota: Certificar-se de que os dentes de engate
da engrenagem estejam voltados para baixo.
- Montar a haste de comando da 5a velocidade e MR.
- Montar o garfo de comando da 3a - 4a velocidades (3 a) e a relativa haste de comando (3b).

Nota: Colocar o pino de segurança na haste
antes da montagem da mesma na relativa sede.
- Montar a haste de comando da 1a - 2a velocidades (4 a) completa com o relativo garfo (4b).

Nota: Para facilitar a montagem, retirar a
haste de comando da 1a - 2a velocidades no sentido indicado pela seta.
- Apertar os parafusos dos garfos de comando da 1a - 2a velocidades (5 a) e 3a - 4a velocidades (5b) no torque.
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso Garfo de M6 1,5 - 1,9 comando da 1a - 2a velocidades
Fixação Componente Valor (daNm)
5b Parafuso\tab Garfo de M6 1,5 - 1,9 comando da 3a - 4a velocidades
- Montar o suporte (6 a) do garfo de comando da
MR e fixá-lo com os relativos parafusos (6b) no torque.
Fixação Componente Valor (daNm)
Parafuso Suporte do M6 8,5 - 1,1 garfo de \tab comando da MR



- Colocar todos os garfos de comando das marchas em ponto morto.
- Aplicar o sigilante nas superfícies de contato entre o suporte de união do câmbio mecânico ao motor e caixa de engrenagens.

Tipo Componente Denominação Qde.

Sigilante GUARNIÇÃO/ PLANOS VEDAÇÃO Loctite - CÂMBIO MECÂNICO/DIFERENCIAL

- Montar a caixa de engrenagens no suporte de união do câmbio ao motor.
Manter a alavanca de seleção/engate das marchas para o alto e verificar se o dispositivo de seleção de marchas se introduz no garfo de comando da 3a - 4a velocidades.
- Apertar os parafusos da caixa de engrenagens no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)

Parafuso CAIXA DE ENGRENAGENS M8 2,1 - 2,6 DO CÂMBIO MEC./DIF.

- Montar as esferas e as molas de posicionamento das hastes de comando das marchas e apertar as relativas tampas.
- Apertar o parafuso da árvore da MR no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso COMANDO DA MARCHA-À-RÉ M8 2,9 - 3,6 NO CÂMBIO MEC./DIF.

- Montar os anéis elásticos de retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária.

Nota: Para facilitar a montagem dos anéis elásticos, dispor suas aberturas
frontalmente.
- Aplicar o sigilante nas superfícies de contato entre a caixa de engrenagens e chapa de retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária.

Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO/PLANOS VEDAÇÃO Loctite 573 - CÂMBIO MECÂNICO./DIFERENCIAL.

- Montar a chapa de retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária e fixá-la com o relativo parafuso no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)

Parafuso Chapa de retenção do rolamento traseira M8 2,9 - 3,6
das árvore primaria e secundária



- Aplicar o sigilante nas superfícies de contato entre a chapa de retenção dos rolamentos traseiros das ár. primária e secundária e tampa traseira.

Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO Loctite 573 - PLANOS VEDAÇÃO CÂMBIO MEC./DIFER.

- Montar a tampa traseira (1 a) e fixá-la com os
relativos parafusos (1b) no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso TAMPA TRASEIRA M8 2,1 - 2,6 DO CÂMBIO MEC./DIF.

- Montar a engrenagem de comando do velocímetro (2 a) e fixá-la com o relativo parafuso (2b).


A) - Montar o flange do diferencial do lado do câmbio completo com um novo retentor e fixá-lo com os relativos parafusos.
1 - Posicionar a ferramenta completa com comparador centesimal na superfície do diferencial do lado do motor e zerar o
comparador com uma pré-carga de 1 mm.

B) 1 - Posicionar a ferramenta (1a) completa com comparador centesimal no flange do diferencial do lado do motor (1b) e medir a diferença.

Denominação Código
1a Suporte comparador 1.820.085.000

- Calcular a espessura do anel de regulagem da pré-carga dos rolamentos do diferencial somando 0,1 mm à diferença medida.

Nota : 0,12 corresponde à interferência para o assentamento e a pré-carga dos rolamentos do diferencial.
1 - Recolocar em sua sede o anel ou os anéis de regulagem da pré-carga dos rolamentos do diferencial de espessura igual ou imediatamente superior ao calculado.
- Montar o flange do diferencial do lado do motor completo com um novo retentor e fixá-lo com os relativos parafusos.


- Montar o suporte do dispositivo de seleção / engate das marchas e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a semi-árvore interna esquerda do diferencial.
- Montar o cilindro coaxial de comando da embreagem e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Soltar as fixações e retirar o câmbio com diferencial da ferramenta.

Nota : Para esta operação são necessários dois operadores.

Denominação Código
Suporte 1.820.146.000

- Retirar a ferramenta de suporte do cavalete de revisão e colocá-lo de lado.
- Colocar o câmbio com diferencial na ferramenta utilizada para a retirada / recolocação do veículo.

Denominação Código
Suporte 1.820.623.001

Câmbio - Sincr./Engr./Árvores e Rolamentos

1 - Retirar as pistas externas dos rolamentos de suporte do diferencial utilizando a ferramenta.

Denominação Código
1 Extrator 1.821.003.000








- Montar a pista interna do rolamento dianteiro da árvore primária (1 a) utilizando uma prensa hidráulica, as semi-chapas adequadas (1b) e um introdutor apropriado (1c).



- Montar a pista interna do rolamento dianteiro da árvore secundária utilizando uma prensa hidráulica e um introdutor de base plana.
- Montar o pino guia para a introdução da MR e fixá-lo com uma cravação externa.
- Montar as pistas externas dos rolamentos de suporte do diferencial com a ferramenta.

Denominação Código
1 Introdutor 1.821.028.000


Engrenagens da 5ª Velocidade do Câmbio

1 - Soltar os parafusos (1 a) e remover a tampa traseira (1b).


- Engatar a 5a velocidade apertando o relativo garfo na árvore primária.
- Engatar uma marcha qualquer operando na alavanca de seleção / engate das marchas.

Nota : O engate ao mesmo tempo de duas
marchas acarreta o travamento das árvores do câmbio.

1 - Soltar o parafuso do garfo de comando da 5a
velocidade.
2 - Endireitar a cravação e afrouxar as luvas das árvores primária e secundária.
- Colocar o garfo de comando da 5a velocidade em ponto morto.

Nota : A colocação em ponto morto do garfo de
comando da 5a velocidade é necessário para evitar a perda dos roletes do
sincronizador.




- Montar a bucha da engrenagem condutora da 5a velocidade.
- Montar o rolamento de agulhas da engrenagem condutora da 5a velocidade.
- Montar a engrenagem condutora da 5a velocidade.
- Montar a engrenagem sincronizadora da 5a velocidade.
- Montar o cubo da luva deslizante da 5a velocidade.
- Montar a luva deslizante da 5a velocidade.
- Introduzir no cubo da luva deslizante da 5a velocidade, as molas e os roletes.

Nota : Para evitar a perda das molas e dos roletes do sincronizador, colocar a
luva deslizante em ponto morto.

- Montar o garfo de comando da 5a velocidade

- Montar o flange de retenção das molas e roletes do sincronizador da 5a velocidade.
- Montar a engrenagem conduzida da 5a velocidade.
- Apertar as novas luvas das árvores primária e secundária no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Luva ÁRVORES DO CÂMBIO MECÂNICO M20 10 - 12,4 DIFERENCIAL

- Apertar o parafuso do garfo de comando da 5a velocidade no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso Garfo de comando da M20 1.5 - 19 5a velocidade

- Aplicar o sigilante nas superfícies de contato entre a chapa de retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária e tampa traseira.

Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO PLANOS Loctite 573 - VEDAÇÃO CÂMBIO MEC./DIFER.

- Montar a tampa traseira e fixá-la com os relativos parafusos no torque.

Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso TAMPA TRASEIRA DO CÂMBIO M20 2,1 - 2,6 MECÂNICO / DIFERENCIAL