Engr. e Sincr. do Câmbio Mecânico com Diferencial
Câmbio Mecânico Com Cinco Marchas
Soltar os parafusos
(1a) e retirar o cilindro coaxial de
comando da embreagem (1b)
- Engatar a 5a velocidade
apertando o relativo garfo
na árvore primária.
- Engatar uma marcha
qualquer operando na
alavanca de seleção / engate de marchas.
Nota: O engate simultâneo
de duas marchas
acarreta o travamento das árvores do
câmbio.
1 - Soltar o parafuso
do garfo de comando da 5a
velocidade.
2 - Endireitar as
cravações e afrouxar as luvas das
árvores primária e secundária.
- Colocar o garfo
de comando da 5a velocidade na
posição de ponto morto.
Nota: O posicionamento
em ponto morto do
garfo de comando da 5a velocidade é
necessário para evitar a perda dos
roletes do sincronizador.
A) 1 - Retirar os
anéis elásticos de retenção dos
rolamentos traseiros das árvores primária e
secundária.
B) 1 - Soltar os tampões
(1 a) e retirar as molas (1b) e
as esferas (1c) de posicionamento das hastes
de comando das marchas.
2 - Soltar o parafuso
de fixação da árvore da
marcha-à-ré.
A) - Soltar os parafusos
e retirar os flanges do
diferencial completos com os retentores, anéis
O-Ring e anel de regulagem.
1 - Soltar os parafusos
da caixa de engrenagens ao
suporte de união do câmbio mecânico ao motor.
2 - Colocar a alavanca
de seleção / engate das
marchas para baixo.
3 - Retirar a caixa
de engrenagens utilizando duas
chaves de fenda como alavanca em
correspondência das saliências.
B) 1 - Soltar os parafusos
(1a) e retirar a chapa de
suporte do garfo da MR (1b).
2 - Retirar a engrenagem de comando da MR.
A) 1 - Retirar o ímã.
2 - Retirar o retentor
do lado do motor, do suporte
de união do câmbio mecânico ao motor.
B) 1 - Soltar o parafuso
do dispositivo de comando
das marchas.
2 - Retirar o pino
(2 a) com um punção adequado
e retirar o dispositivo de comando das marchas
(2b).
C) 1 - Soltar os parafusos
(1 a) e retirar a alavanca
de seleção / engate das marchas (1b).
- Fazer a desmontagem
da árvore secundária operando
como descrito a seguir.
- Retirar o rolamento
traseiro (1a), a engrenagem
conduzida da 4a velocidade (1b) e o espaçador
entre a 3a e 4a velocidades (1c) utilizando uma
prensa hidráulica, a chapa adequada (1d) e os
semi-anéis apropriados (1e).
T. referente a este assunto.
- Retirar a engrenagem
conduzida da 3a velocidade
(1 a) e a engrenagem conduzida da 2a velocidade (1b)
utilizando uma prensa hidráulica e uma chapa
adequada (1c).
1 - Retirar o anel
elástico de retenção do cubo da
luva deslizante da 1a - 2a e MR utilizando um
alicate adequado.
Nota: Na remontagem,
substituir o anel elástico
de retenção.
- Retirar o cubo da
luva deslizante da 1a - 2a e MR
(1 a), o anel sincronizador da 1a velocidade (1b),
a engrenagem conduzida da 1a velocidade (1c)
utilizando uma prensa hidráulica e a chapa
adequada(1d).
2 - Retirar o rolamento
de agulhas.
- Fazer a desmontagem
da árvore primária operando como descrito a seguir.
Retirar:
- o rolamento traseiro
(1 a)- a engrenagem condutora da 4a velocidade (1b)
- o rolamento de agulhas
da engrenagem condutora da 4a velocidade (1c)
- a bucha da engrenagem
condutora da 4a velocidade (1d)- a luva deslizante da
3a e 4a velocidades (1e)
- as molas (1f) e
os roletes (1g) do cubo da luva deslizante da 3a e 4a velocidades
- o anel sincronizador
da 4a velocidade (1h)- o cubo da luva deslizante da 3a e 4a
velocidades (1i)
- o anel sincronizador
da 3a velocidade
- a engrenagem condutora
da 3a velocidade (1m), utilizando uma prensa
hidráulica, a chapa adequada (1n) e os semianéis apropriados(1o).
- Retirar o rolamento
de agulhas da engrenagem condutora da 3a velocidade.
- Fazer a lavagem e a verificação da integridade de
todos os componentes.
- Executar a remontagem
da árvore primária
operando como descrito a seguir.
- Montar o rolamento
de agulhas da engrenagem
condutora da 3a velocidade
- Montar a engrenagem
condutora da 3a velocidade
- Montar o anel sincronizador
da 3a velocidade
- Montar o cubo da
luva deslizante da 3a e 4a
velocidades.
- Montar a luva deslizante
da 3a e 4a velocidades.
- Montar as molas
(6a) e os roletes (6b) no cubo da
luva deslizante.
- Para evitar a perda
das molas e dos roletes de sincronização,
colocar a luva deslizante em posição de
ponto morto.
- Montar o anel sincronizador
da 4a velocidade.
- Montar a bucha
da engrenagem condutora da 4a
velocidade (1 a), o rolamento de roletes da
engrenagem condutora da 4a velocidade (1b) e a
engrenagem condutora da 4a velocidade (1c)
utilizando uma prensa hidráulica e as semi-chapas
(1d).
Denominação Código
1d Semi-chapas 1.821.149.000
1 - Montar o rolamento
traseiro (1 a) utilizando uma
prensa hidráulica, um introdutor adequado (1b) e
chapas apropriadas (1c).
- Fazer a remontagem
da árvore secundária
operando como descrito a seguir.
- Montar o rolamento
de agulhas da engrenagem
conduzida da 1a velocidade.
- Montar a engrenagem
conduzida da 1a
velocidade.
- Montar o anel sincronizador
da 1a velocidade.
- Montar o cubo da
luva deslizante da 1a e 2a
velocidades (1 a) utilizando uma prensa hidráulica,
as semi-chapas adequedas (1b) e o introdutor (1c).
Denominação Código
Extrator 1.870.658.000
1 - Montar a engrenagem
conduzida da 3a velocidade
(1 a) utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa
adequada (1b) e um introdutor apropriado (1c).
- Montar a engrenagem
conduzida da 4a velocidade
(1 a) utilizando uma prensa hidráulica, as
semi-chapas adequadas (1b) e o introdutor (1c).
Denominação Código
Introdutor 1.821.050.000
- Montar o rolamento
traseiro (1a) utilizando uma
prensa hidráulica, as semi-chapas adequadas (1b)
e o introdutor apropriado (1c).
A) 1 - Montar a alavanca
de seleção / engate das
marchas (1 a) e fixá-la com os relativos
parafusos (1b) no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
1b Parafuso Alavanca
de M8 2.1 - 2.6
seleção / engate
das marchas
B) 1 - Montar o dispositivo
de comando das marchas
(1 a) e fixá-lo com o pino (1b) e com o relativo
parafuso (1c).
- Montar um novo retentor
do lado do motor (1 a)
do suporte de união do câmbio mecânico ao
motor com as ferramentas (1b) e (1c).
Denominação Código
Empunhaduras 70007
- classe A
Denominação Código
Introdutor 1.821.225.000
- Montar a engrenagem
da MR.
Nota: Certificar-se de que os dentes de engate da
engrenagem estejam voltados para
baixo.
- Montar a haste
de comando da 5a velocidade e
MR.
- Montar o garfo
de comando da 3a - 4a velocidades
(3 a) e a relativa haste de comando (3b).
Nota: Colocar o pino de segurança na haste
antes da montagem da mesma na
relativa sede.
- Montar a haste
de comando da 1a - 2a velocidades
(4 a) completa com o relativo garfo (4b).
Nota: Para facilitar a montagem, retirar a
haste de comando da 1a - 2a velocidades
no sentido indicado pela seta.
- Apertar os parafusos
dos garfos de comando da 1a
- 2a velocidades (5 a) e 3a - 4a velocidades (5b)
no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Parafuso Garfo
de M6 1,5 - 1,9
comando da 1a -
2a velocidades
Fixação Componente
Valor (daNm)
5b Parafuso\tab
Garfo de M6 1,5 - 1,9
comando da 3a -
4a velocidades
- Montar o suporte (6 a) do garfo de comando da
MR e fixá-lo com os relativos parafusos (6b) no torque.
Fixação Componente
Valor (daNm)
Parafuso Suporte
do M6 8,5 - 1,1
garfo de \tab comando da MR
- Colocar todos os garfos de comando das marchas em ponto morto.
- Aplicar o sigilante
nas superfícies de contato entre o suporte de união do câmbio
mecânico ao motor e caixa de engrenagens.
Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO/
PLANOS VEDAÇÃO Loctite -
CÂMBIO MECÂNICO/DIFERENCIAL
- Montar a caixa de engrenagens no suporte de união do câmbio ao motor.
Manter a alavanca
de seleção/engate das marchas para o alto e verificar se o dispositivo
de seleção de marchas se introduz no garfo de comando da 3a - 4a velocidades.
- Apertar os parafusos da caixa de engrenagens no torque.
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso CAIXA DE
ENGRENAGENS M8 2,1 - 2,6
DO CÂMBIO MEC./DIF.
- Montar as esferas
e as molas de posicionamento das hastes de comando das
marchas e apertar as relativas tampas.
- Apertar o parafuso da árvore da MR no torque.
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso COMANDO DA
MARCHA-À-RÉ M8 2,9 - 3,6
NO CÂMBIO MEC./DIF.
- Montar os anéis
elásticos de retenção dos rolamentos traseiros das árvores
primária e secundária.
Nota: Para facilitar a montagem dos anéis elásticos, dispor suas aberturas
frontalmente.
- Aplicar o sigilante
nas superfícies de contato entre a caixa de engrenagens e
chapa de retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e secundária.
Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO/PLANOS
VEDAÇÃO Loctite 573 -
CÂMBIO MECÂNICO./DIFERENCIAL.
- Montar a chapa de
retenção dos rolamentos traseiros das árvores primária e
secundária e fixá-la com o relativo parafuso no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
Parafuso Chapa de retenção do rolamento traseira M8 2,9 - 3,6
das árvore primaria e secundária
- Aplicar o sigilante
nas superfícies de contato entre
a chapa de retenção dos rolamentos traseiros das ár.
primária e secundária e tampa traseira.
Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO
Loctite 573 -
PLANOS VEDAÇÃO
CÂMBIO
MEC./DIFER.
- Montar a tampa traseira (1 a) e fixá-la com os
relativos parafusos (1b) no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
Parafuso TAMPA TRASEIRA
M8 2,1 - 2,6
DO CÂMBIO MEC./DIF.
-
Montar a engrenagem de comando do velocímetro
(2 a) e fixá-la com o relativo parafuso (2b).
A) - Montar o flange
do diferencial do lado do câmbio
completo com um novo retentor e fixá-lo com os
relativos parafusos.
1 - Posicionar a
ferramenta completa com
comparador centesimal na superfície do
diferencial do lado do motor e zerar o
comparador com uma
pré-carga de 1 mm.
B) 1 - Posicionar
a ferramenta (1a) completa com
comparador centesimal no flange do diferencial
do lado do motor (1b) e medir a diferença.
Denominação Código
1a Suporte comparador 1.820.085.000
- Calcular a espessura
do anel de regulagem da
pré-carga dos rolamentos do diferencial somando
0,1 mm à diferença medida.
Nota : 0,12 corresponde
à interferência para o
assentamento e a pré-carga dos
rolamentos do diferencial.
1 - Recolocar em sua
sede o anel ou os anéis de
regulagem da pré-carga dos rolamentos do
diferencial de espessura igual ou imediatamente
superior ao calculado.
- Montar o flange
do diferencial do lado do motor
completo com um novo retentor e fixá-lo com os
relativos parafusos.
- Montar o suporte
do dispositivo de seleção / engate das marchas e fixá-lo com os
relativos parafusos.
- Montar a semi-árvore interna esquerda do diferencial.
- Montar o cilindro
coaxial de comando da embreagem e fixá-lo com os relativos
parafusos.
- Soltar as fixações e retirar o câmbio com diferencial da ferramenta.
Nota : Para esta operação são necessários dois operadores.
Denominação Código
Suporte 1.820.146.000
- Retirar a ferramenta de suporte do cavalete de revisão e colocá-lo de lado.
- Colocar o câmbio
com diferencial na ferramenta utilizada para a
retirada / recolocação do veículo.
Denominação Código
Suporte 1.820.623.001
Câmbio - Sincr./Engr./Árvores e Rolamentos
1 - Retirar as pistas
externas dos rolamentos de
suporte do diferencial utilizando a ferramenta.
Denominação Código
1 Extrator 1.821.003.000
- Montar a pista interna
do rolamento dianteiro da árvore
primária (1 a) utilizando uma prensa
hidráulica, as semi-chapas adequadas (1b) e um
introdutor apropriado (1c).
- Montar a pista interna
do rolamento dianteiro da
árvore secundária utilizando uma prensa hidráulica
e um introdutor de base plana.
- Montar o pino guia
para a introdução da MR e
fixá-lo com uma cravação externa.
- Montar as pistas
externas dos rolamentos de
suporte do diferencial com a ferramenta.
Denominação Código
1 Introdutor 1.821.028.000
Engrenagens da 5ª Velocidade do Câmbio
1 - Soltar os parafusos
(1 a) e remover a tampa
traseira (1b).
- Engatar a 5a velocidade
apertando o relativo garfo
na árvore primária.
- Engatar uma marcha
qualquer operando na
alavanca de seleção / engate das marchas.
Nota : O engate ao mesmo tempo de duas
marchas acarreta o travamento das
árvores do câmbio.
1 - Soltar o parafuso do garfo de comando da 5a
velocidade.
2 - Endireitar a cravação
e afrouxar as luvas das
árvores primária e secundária.
- Colocar o garfo
de comando da 5a velocidade em
ponto morto.
Nota : A colocação em ponto morto do garfo de
comando da 5a velocidade é necessário
para evitar a perda dos roletes do
sincronizador.
- Montar a bucha da engrenagem condutora da 5a velocidade.
- Montar o rolamento de agulhas da engrenagem condutora da 5a velocidade.
- Montar a engrenagem condutora da 5a velocidade.
- Montar a engrenagem sincronizadora da 5a velocidade.
- Montar o cubo da luva deslizante da 5a velocidade.
- Montar a luva deslizante da 5a velocidade.
- Introduzir no cubo da luva deslizante da 5a velocidade, as molas e os roletes.
Nota : Para evitar a perda das molas e dos roletes do sincronizador, colocar a
luva deslizante
em ponto morto.
- Montar o garfo de comando da 5a velocidade
- Montar o flange
de retenção das molas e roletes do sincronizador da 5a
velocidade.
- Montar a engrenagem conduzida da 5a velocidade.
- Apertar as novas luvas das árvores primária e secundária no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
Luva ÁRVORES DO CÂMBIO
MECÂNICO M20 10 - 12,4
DIFERENCIAL
- Apertar o parafuso do garfo de comando da 5a velocidade no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
Parafuso Garfo de
comando da M20 1.5 - 19
5a velocidade
- Aplicar o sigilante
nas superfícies de contato entre a chapa de retenção dos
rolamentos traseiros das árvores primária e secundária e tampa traseira.
Tipo Componente Denominação Qde.
Sigilante GUARNIÇÃO
PLANOS Loctite 573 -
VEDAÇÃO CÂMBIO
MEC./DIFER.
- Montar a tampa traseira e fixá-la com os relativos parafusos no torque.
Fixação Componente
Ø Valor (daNm)
Parafuso TAMPA TRASEIRA
DO CÂMBIO M20 2,1 - 2,6
MECÂNICO / DIFERENCIAL