Advertências
- Não tentar dar partida
no motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não
causar graves danos ao chicote;
- Não retirar jamais,
com força, cabos ou chicotes quando se puder desligar os
cabos das conexões ou dos terminais;
- Desligar todas as
centrais e os dispositivos eletrônicos no caso de operações de
solda elétrica sobre a carroceria;
- Antes de substituir
um fusível, verificar para que o circuito protegido não
apresente anomalias;
- Na substituição
dos fusíveis, ter certeza para que o no fusível seja da mesma
capacidade. Não utilizar fusíveis de capacidade superior ou inferior.
Precauções
Agindo sobre os componentes
elétricos, adotar e seguir escrupulosamente as seguintes
operações:
- retirar os anéis, relógios de pulso ou outros objetos metálicos;
- antes de intervir
sobre o sistema elétrico (conectores, componentes elétricos,
chicotes, etc.), DESLIGAR A BATERIA;
- prestar atenção
aos arcos elétricos. Também se a tensão está em 12V, a bateria
pode causar elevadas correntes em caso de curto-circuito, provocando arcos ou
centelhamentos
que podem causar perigo para o operador ou princípio de
incêndio;
- prestar atenção
às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de
20.000V e por isso pode se tornar muito perigoso. Agir com muito cuidado quando
se trabalhar
com estes componentes ou nas suas vizinhanças;
- evitar os incêndios.
Não fumar quando se trabalha nas proximidades da bateria
ou dos componentes sujeitos ao aquecimento durante o uso.(por exemplo:
lâmpadas halôgenas),
ou na zona do vão do motor com o motor ainda quente.
Prestar, além disto,
atenção para evitar queimaduras ou danos aos acabamentos
e componentes.
Chicote integrado sobre a travessa
Para uma identificação
precisa das conexões elétricas, ver a Seção dos Esquemas Elétricos.
Remoção
- Posicionar o veículo no elevador.
1. Abrir o capo do
vão do motor e desligar as conexões elétricas com o chicote
dianteiro.
2. Desligar as conexões elétricas da lanterna esquerda.
3. Desligar as conexões elétricas do conjunto radiador - eletroventilador.
4. Desligar o terminal de massa.
5. Levantar o veículo e afrouxar a abraçadeira (5a) de fixação do filtro secador (5b).
6. Desligar a conexão elétrica do pressóstato 4 níveis.
7. Abaixar o veículo e desligar as duas conexões elétricas da lanterna direita.
8. Abrir a abraçadeira de retenção.
9. Remover o chicote da travessa dianteira.
Recolocação
- Verificar se o chicote
não está danificado e que cada terminal esteja corretamente
preso na conexão.
- Verificar se a conexão
está provida dos dispositivos anti-arrancamento dos cabos
(secondary lock).
- Se necessário, efetuar a verificação de continuidade apropriada.
- Posicionar o chicote na travessa dianteira.
- Prendê-lo com as presilhas de retenção.
- Ligar as conexões elétricas da lanterna direita.
- Levantar o veículo e ligar a conexão elétrica do pressóstato 4 níveis.
- Posicionar na sede
o filtro secador e fixá-lo com a abraçadeira de fixação e então
abaixar o veículo.
- Ligar o terminal de massa.
- Ligar as conexões elétricas do conjunto eletroventilador - radiador.
- Ligar as duas conexões elétricas da lanterna esquerda.
- Ligar as conexões elétricas com o chicote dianteiro.
- Remover o veículo do elevador.
Chicote integrado do vão do motor
Para uma identificação
precisa das conexões elétricas, ver a Seção Esquemas elétricos.
Remoção
- Posicionar o veículo no elevador e remover as rodas dianteiras.
- Retirar o difusor para desembaçamento do pára-brisa - Op. 5010C
- Retirar a tampa de acesso aos fusíveis no painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Retirar o revestimento lateral esquerdo do painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Retirar o interruptor
para iluminação do porta-luvas no painel
porta-instrumentos - Op. 7040G
- Retirar o porta-lâmpadas para a iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Retirar o conjunto porta-objetos - Op. 7040A
- Retirar a tampa de cobertura do air bag - Op. 7040A
- Retirar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Retirar o comando do suporte dos comandos do condicionador de ar - Op. 5040D
- Retirar o cinzeiro - Op. 7065C
- Retirar o aparelho do auto-rádio - Op. 5570T
- Retirar a empunhadura da alavanca de marchas - Op. 2125C
- Retirar o revestimento inferior do porta porta-instrumento - Op. 7040A
- Retirar a proteção do comando do freio de mão / tirante - Op. 3380A.
- Retirar o painel porta-interruptores sobre o revestimento do túnel - Op. 7040L
- Retirar o revestimento sobre o túnel - Op. 7040L
- Retirar o quadro de instrumentos analógico combinado - Op. 5560C
- Retirar o interruptor
de comando do motor para correção dos faróis / grupos
óticos - Op. 5540C
- Retirar o visualizador de anomalias - Op. 5560C
- Retirar o hodômetro - Op. 5560B
- Retirar o contagiros - Op. 5560B
- Retirar o módulo para air bag - Op. 5580C
Antes de intervir
sobre o sistema Air Bag, prestar atenção escrupulosamente às
normas de segurança previstas para trabalhar sobre o sistema (Ver 5580C -
Sistema Air bag -
Precauções).
- Retirar o volante
- Op. 4110A
- Retirar o revestimento da coluna de direção - Op. 7040A
- Retirar o cabo espiralado para o sistema air bag - Op. 5580C
- Retirar o conjunto de alavancas da direção completo - Op. 5550A
- Retirar o módulo para air bag (lado passageiro) - Op. 5580C
- Retirar o revestimento do montante dianteiro - Op. 7040H
- Retirar o painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Descarregar o fluido refrigerante
- Desidratação do circuito refrigerante do condicionador de ar - Op. 5540A
- Retirar a tubuação de envio de água ao aquecedor - Op. 5010A
- Retirar a tubulação de retorno de água do aquecedor - Op. 5010A
- Retirar a central do sistema de injeção/ignição - Op. 1056B
- Retirar o conduto
de ar para os lugares traseiros na saída da caixa de ar do
condicionador - Op. 5010B
- Retirar o conduto de ar central aos lugares traseiros - Op. 5510B
- Retirar a central para air bag - Op. 5580C
- Retirar a caixa
de ar do condicionador de ar com o painel porta-instrumentos
removido- Op. 5040C
- Retirar a caixa
do aquecedor com o painel porta-instrumentos
removido - Op. 5020A
- Retirar o chicote dianteiro central - Op. 7055A
- Retirar o chicote dianteiro lateral - Op. 7055A
- Retirar a fechadura do capô do motor - Op. 7025A
- Retirar a alavanca de comando da abertura do capô - Op. 7025A
- Retirar o repetidor lateral - Op. 5550C
- Retirar os braços
dos limpadores do limpador do pára-brisa dianteiro completo
com as palhetas - Op. 5050B
- Retirar o revestimento base do pára-brisa - Op. 7055A
- Retirar a bateria - Op. 5530B
- Retirar o bandeja da bateria - Op. 5530B
- Retirar a central hidráulica e eletrônica do sistema A.B.S. - Op. 3340A
- Retirar o suporte da central A.B.S. - Op. 3340A
1. Soltar os parafusos
de fixação do suporte da caixa
de fusíveis - central CODE.
2. Deslocar o suporte
da caixa de fusíveis - central
CODE e desligar as conexões elétricas do chicote
dianteiro.
1. Desligar a conexão elétrica do comutador de ignição.
2. Desligar a conexão elétrica do chicote do painel porta-instrumentos.
3. Desligar a conexão elétrica do interruptor da luz de freio.
4. Desligar as conexões elétricas do chicote traseiro.
5. Desligar a conexão elétrica do motor de orientação do farol direito.
6. Desligar as conexões elétricas das buzinas.
7. Desligar as conexões
elétricas das eletrobombas do lavador do pára-brisas e
lavador dos faróis.
8. Soltar o parafuso e remover a abraçadeira que prende o chicote.
9. Abrir o conduto de cabos do lado direito.
10. Desligar a conexão elétrica do motor de orientação do farol esquerdo.
11. Soltar os relês do suporte.
12. Abrir o conduto de cabos do lado esquerdo.
13. Desligar o terminal de massa.
14. Desligar as conexões elétricas dos grupos dos relês.
15. Desligar as conexões elétricas com o chicote do vão motor.
Nota:
Texto referente a figura da próxima página.
1. Desprender a guarnição vibração.
2. Desligar o tubo de combustível (2a) da abraçadeira (2b) e colocá-la de lado.
3. Soltar o parafuso e remover a chapa.
4. Soltar os parafusos e deslocar o reservatório de líquido da direção hidráulica.
5. Soltar os parafusos e remover a chapa.
6. Soltar os parafusos,
deslocar a vasilha do líquido de freios (6a) e desligar a
conexão elétrica (6b).
7. Desprender os botões de retenção com a ferramenta apropriada.
Denominação Código
7 Espátula 1.823.015.000
8. Deslocar a aba superior do painel do anteparo.
9. Desligar o chicote dianteiro da abraçadeira de retenção.
10. Remover a coifa de proteção (10a) e desligar a conexão elétrica (10b) do motor do limpador do pára-brisas.
11. Desligar o cabo da abraçadeira de retenção.
Nota: Texto referente a figura da próxima página.
- Desligar a conexão elétrica da central de injeção.
1. Ligar uma sonda
na extremidade dos cabos dos repetidores laterais (1a) e do
cabo do motor do limpador do pára-brisas (1b).
Operação necessária para preparar a inserção dos cabos nas próprias sedes.
- Desenfiar os cabos elétricos da deixando a sonda na sede.
2. Desligar as abraçadeiras
de retenção (2a) dos cabos (2b) direito e esquerdo dos
sensores das pastilhas dos freios dianteiros.
3. Desligar as conexões elétricas.
- Remover ou desligar aquelas que ainda estão presas ao chicote.
4. Soltar a guarnição do anteparo.
5. remover o chicote dianteiro soltando-o do vão do motor.
Nota: Texto referente a figura da próxima página.
Recolocação
- Verificar se o chicote
não está danificado e que cada terminal esteja corretamente
preso na conexão.
- Verificar se a conexão
está provida dos dispositivos anti-arrancamento dos cabos
(secondary lock).
- Se necessário, efetuar a verificação de continuidade apropriada.
- Reposicionar o chicote dianteiro enfiando-o pelo vão do motor.
- Colocar a guarnição da passagem do anteparo.
- Ligar conexão elétrica de ligação com o chicote do motor.
- Ligar as várias conexões elétricas.
- Posicionar as abraçadeiras
de retenção dos cabos direito e esquerdo dos sensores
das pastilhas dos freios dianteiros.
- Utilizando a sonda
inserida na remoção, enfiar na sede os cabos elétricos dos
repetidores laterais e do cabo do motor do limpador do pára-brisa.
- Fixar o cabo do motor do limpador do pára-brisas com a abraçadeira de retenção.
- Ligar a conexão
elétrica do motor do limpador do pára-brisas e remontar a coifa
de proteção.
- Posicionar a aba superior do painel de proteção do anteparo.
- Fixar o chicote dianteiro com as abraçadeiras de retenção.
- Colocar o botão de retenção.
- Posicionar o reservatório
do líquido dos freios, apertar os parafusos e ligar a
conexão elétrica.
- Posicionar a chapa e apertar os parafusos.
- Posicionar o reservatório do líquido da direção hidráulica e apertar os parafusos
- Posicionar a chapa e apertar o parafuso.
- Fixar o tubo de combustível com a abraçadeira.
- Colocar a guarnição anti-vibração.
- Ligar as conexões elétricas.
- Fechar o conduto passa cabos do lado esquerdo.
- Fixar os relês aos suportes.
- Ligar as conexões elétricas do motor de orientação do farol esquerdo.
- Fechar o conduto passa cabos do lado direito.
- Posicionar a abraçadeira que prende os cabos e apertar o parafuso.
- Ligar as conexões
elétricas das eletrobombas do limpador do pára-brisas e
lavador dos faróis.
- Ligar as conexões elétricas das buzinas.
- Ligar a conexão elétrica do motor de orientação do farol direito.
- Ligar as conexões elétricas com o chicote traseiro.
- Ligar a conexão elétrica com o interruptor da luz de freio.
- Ligar a conexão elétrica com o chicote do painel porta-instrumentos.
- Ligar a conexão elétrica do conector do comutador de ignição.
- Ligar a conexão
elétrica do o chicote dianteiro com a caixa de fusíveis e a
central CODE.
- Posicionar o suporte
da caixa de fusíveis, central CODE e apertar os parafusos de
fixação.
- Recolocar o suporte da central A.B.S. - Op. 3340A
- Recolocar a central hidráulica e eletrônica do sistema A.B.S. - Op. 3340A
- Recolocar a bateria - Op. 5530B
- Recolocar o revestimento base do pára-brisa - Op. 7055A
- Recolocar braço
dos limpadores do limpador do pára-brisa dianteiro completo
com as palhetas - Op. 5050B
- Recolocar o repetidor lateral - Op. 5550C
- Recolocar o comando de abertura do capo - Op. 7025A
- Recolocar a alavanca de comando da abertura do capo - Op. 7025A
- Recolocar a fechadura do capo do motor - Op. 7025A
- Recolocar o chicote o chicote dianteiro lateral - Op. 7055A
- Recolocar o chicote dianteira central - Op. 7055A
- Recolocar a caixa de ar do condicionador de ar - Op. 5040C
- Recolocar a caixa do aquecedor - Op. 5020A
- Recolocar a central para air bag - Op. 5580C
- Recolocar o conduto de ar central aos lugares traseiros - Op. 5510B
- Recolocar o conduto
de ar para os lugares traseiros na saída da caixa de ar do
condicionador - Op. 5010B
- Recolocar a central do sistema de injeção/ignição - Op. 1056B
- Recolocar a tubulação de retorno de água do aquecedor - Op. 5010A
- Recolocar a tubulação de envio de água ao aquecedor - Op. 5010A
- Recarregar o circuito refrigerante do condicionador - Op. 5040A
- Recolocar o painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Recolocar o revestimento do montante dianteiro - Op. 7040H
- Recolocar o módulo para air bag (lado passageiro) - Op. 5580C
- Recolocar o conjunto de alavancas da direção completo - Op. 5550A
- Recolocar o cabo espiralado para o sistema Air bag - Op. 5580
- Recolocar o revestimento da coluna de direção - Op. 7040A.
- Recolocar o volante - Op. 4110A
- Recolocar o módulo para air bag - Op. 5580C
- Recolocar o contagiros - Op. 5560B
- Recolocar o hodômetro - Op. 5560B
- Recolocar o vizualizador de anomalias- Op. 5560C
- Recolocar o interruptor
de comando do motor para correção dos faróis / grupos
óticos - Op. 5540C
- Recolocar o quadro de instrumentos analógicos combinador - Op. 5560C
- Recolocar o revestimento sobreo túnel - Op. 7040L
- Recolocar o paibel porta-interruptores sobre o revestimento do túnel - Op. 7040L
- Recolocar a proteção do comando do freio de mão / tirante - Op. 3380A
- Recolocar o revestimento inferior do painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Recolocar a empunhadura da alavanca de marchas - Op. 2125C
- Recolocar o aparelho de auto-rádio - Op. 5570T
- Recolocar o cinzeiro - Op. 7065C
- Recolocar o comando
do suporte dos comandos do condicionador de
ar - Op. 5040D
- Recolocar o fechamento lateral do console - Op. 7040A
- Recolocar a tampa de cobertura do air bag - Op. 7040A
- Recolocar o conjunto porta-objetos no painel porta-intrumentos - Op. 7040A
- Recolocar o porta-lâmpada para iluminação do porta-luvas - Op. 7040G
- Recolocar o interruptor
para iluminação do porta-luvas no painel
porta-instrumentos - Op. 7040G
- Recolocar o revestimento lateral esquedo do painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Recolocar a tampa de acesso aos fusíveis no painel porta-instrumentos - Op. 7040A
- Recolocar o difusor para desembaçamento do pára-brisa - Op. 5010C
- Testar o funcionamento e ajustar a montagem dos componentes envolvidos.
Chicote integrado sob o painel
Para uma identificação
precisa das conexões elétricas, ver a Seção Esquemas Elétricos.
Remoção
- Descarregar o fluido
refrigerante Ver Op. 5040A10 CIRCUITO refrigerante do
condicionador - Desumidificação e Recarga
- Retirar a tubulação de envio de água ao aquecedor - Op. 5010A
- Retirar a tubulação de retorno de água do aquecedor - Op. 5010A
- Retirar a central do sistema de injeção/ignição - Op. 1056B
- Retirar o conduto
de ar para os lugares traseiros na saída da caixa de ar do
condicionador - Op. 5010B
- Retirar o conduto de ar central aos lugares traseiros - Op. 5510B
- Retirar a central para air bag - Op. 5580C
Antes de intervir
sobre o sistema Air Bag, prestar atenção escrupulosamente às
normas de segurança previstas para trabalhar sobre o sistema (Ver 5580C -
Sistema Air Bag -
Precauções).
- Retirar a caixa de ar do condicionador - Op. 5040C
- Retirar a tubulação de envio de água ao aquecedor - Op. 5010A
- Retirar a guarnição da soleira do vão da porta dianteira - Op. 7040L
1. Soltar os parafusos
do suporte da caixa de fusíveis
e central CODE.
2. Deslocar o conjunto
e desligar as conexões
elétricas.
1. Desligar as conexões elétricas com o chicote traseiro e com o chicote dianteiro.
2. Desligar a conexão elétrica do comutador de ignição.
3. Desligar o terminal de massa.
4. Liberar o chicote da abraçadeira de retenção.
5. Remover o chicote.
Nota:
Texto referente a figura da próxima página.
Recolocação
- Verificar se o chicote
não está danificado e que cada terminal esteja corretamente
preso na conexão.
- Verificar se a conexão
está provida dos dispositivos anti-arrancamento dos cabos
(secondary lock).
- Se necessário, efetuar a verificação de continuidade apropriada.
- Reposicionar o chicote do painel porta-instrumentos.
- Coincidir o chicote com as abraçadeiras de retenção.
- Ligar as conexões elétricas dos vários componentes.
- Ligar as conexões elétricas com o chicote traseiro e dianteiro.
- Reposicionar o suporte
do conjunto caixa de fusíveis/central CODE e apertar os
parafusos.
- Recolocar a guarnição da soleira do vão da porta - Op. 7040L
- Recolocar a caixa do ar condicionado de ar - Op. 5040C
- Recolocar a tubulação de envio de água ao aquecedor - Op. 5010A
- Recolocar a central para air bag - Op. 5580C
- Recolocar o conduto de ar central aos lugares traseiros - Op. 5510B
- Recolocar o conduto
de ar para os lugares traseiros na saída da caixa de ar do
condicionador - Op. 5010B
- Recolocar a central do sistema de injeção/ignição - Op. 1056B
- Recolocar a tubulação de retorno de água do aquecedor - Op. 5010A
- Recolocar a tubulção de envio de água ao aquecedor - Op. 5010A
- Recarregar o circuito refrigerante do condicionador - Op. 5040A
Chicote integrado do habitáculo
Para uma identificação
precisa das conexões elétricas,
ver a Seção Esquemas elétricos.
Retirada
1. Afrouxar os parafusos
dos pré-tensionadores (1a)
direito e esquerdo até ao ponto de poder retirar
da sede as conexões elétricas (1b) das portas
traseiras.
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o chicote
não está danificado e que cada um dos terminais estejam
corretamente presos nas suas sedes.
- Verificar se as
conexões estão com os dispositivos anti arrancamento dos cabos
(secondary lock).
- Se necessário, verificar a continuidade adequada.
- reposicionar o chicote traseiro.
- Fazer coincidir com as abraçadeiras de retenção.
- Ligar as conexões elétricas.
- Ligar os terminais de massa.
- Ligar a conexão elétrica do chicote da tampa do porta-malas.
- Ligar a conexão elétrica do nível/eletrobomba de combustível.
- Remontar a tampa de cobertura fixando-a com os parafusos.
- Reposicionar na
sede as conexões elétricas das portas traseiras e apertar os
parafusos dos pré-tensionadores direito e esquerdo apertando-os com o torque
prescrito.
Fixação Componente Ø Valor (daNm)
Parafuso PRÉ-TENSIONADOR
DO CINTO DIANTEIRO - 3.6 - 4.4