Especificações Técnicas Funcionamento Imprimir
Advertências
- Não tentar dar partida no motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não causar graves danos ao chicote;
- Não retirar jamais, com força, cabos ou chicotes quando se puder desligar os cabos das conexões ou dos terminais;
- Desligar todas as centrais e os dispositivos eletrônicos no caso de operações de solda elétrica sobre a carroceria;
- Antes de substituir um fusível, verificar para que o circuito protegido não apresente anomalias;
- Na substituição dos fusíveis, ter certeza para que o no fusível seja da mesma capacidade;
- Não utilizar fusíveis de capacidade superior ou inferior.

Precauções
Agindo sobre os componentes elétricos, adotar e seguir escrupulosamente as seguintes operações:
- retirar os anéis, relógios de pulso ou outros objetos metálicos;
- antes de intervir sobre o sistema elétrico (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.), DESLIGAR A BATERIA;
- prestar atenção aos arcos elétricos. Também se a tensão está em 12V, a bateria pode causar elevadas correntes em caso de curto-circuito, provocando arcos ou centelhamentos que podem causar perigo para o operador ou princípio de
incêndio;
- prestar atenção às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de 20.000V e por isso pode se tornar muito perigoso. Agir com muito cuidado quando se trabalhar com estes componentes ou nas suas vizinhanças;
- EVITAR os incêndios. Não fumar quando se trabalha nas proximidades da bateria ou dos componentes sujeitos ao aquecimento durante o uso.(por exemplo: lâmpadas halôgenas), ou na zona do vão do motor com o motor ainda quente.
Prestar, além disto, atenção para evitar queimaduras ou danos aos acabamentos e componentes.

Terminais / Bobinas de ignição

Retirada

- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B
- Retirar a tampa das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Soltar a abraçadeira de retenção colocada sobre a tampa do comando de válvulas e liberar o cabo de injeção/ignição.

1. Desligar as conexões elétricas das bobinas de ignição (1a), do compressor do ar-condicionado (quando presente) (1b) e afastar da tampa do comando de válvulas o cabo da injeção/ignição colocando-o de lado.
2. Soltar o parafuso de fixação da massa colocada sobre a chapa única de suporte das bobinas de ignição.

Denominação Conector
1a Bobina de ignição A30

Denominação Conector
1b Bobina eletromagnética L20 de inserimento do compressor do ar-condicionado


1. Desligar das velas os quatro capuzes de borracha puxando-os para coma utilizando uma ferramenta apropriada.

Denominação Código
1 Pinça 1.820.636.000


- Soltar os três parafusos da chapa única que suporta as quatro bobinas de ignição.
1. Tirar puxando para cima a chapa de suporte das bobinas de ignição e remover tudo da tampa do comando de válvulas.

- Para separar apenas uma bobina da chapa única de suporte, desligar antes o cabo de vela da bobina e depois soltar os dois parafusos de fixação à chapa.

Nota: as bobinas de ignição são todas iguais entre elas, e são intercambiáveis a ponto de dar montagem ao capuz relativo à vela grande (cilindro 1 e 2) e à vela pequena (cilindro 3 e 4).


Recolocação

- Colocar a bobina de ignição sobre a chapa única de suporte, apertar os dois parafusos de fixação e ligar o cabo da vela relativa a esta bobina.
- Posicionar sobre a tampa do comando de válvulas a chapa única completa de maneira que os capuzes relativos às bobinas e aos cabos estejam coincidentes às respectivas velas.
- Forçar sobre a chapa única de suporte para enfiar até o fundo sobre as velas os quatro capuzes das bobinas.
- Apertar os três parafusos de fixação da chapa suporte das bobinas de ignição.
- Empurrar sobre a parte saliente do capuz do cabo da vela para enfiar até o fundo a parte encoberta do capuz sobre as outras quatro velas de ignição.
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo massa da bateria - Op. 5530B
- Ligar as conexões elétricas do cabo único de injeção/ignição às quatro bobinas de ignição, ao compressor nos veículos dotados de ar-condicionado e apertar o parafuso de fixação da massa à chapa única de suporte das bobinas.
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B

Sensor de rotações e fase

- Colocar o veículo no elevador.

1. Desligar a conexão elétrica do sensor de rotações e fase.

- Desligar a conexão elétrica do sensor de rotações e fase colocado na parte lateral do caixa de aspiração de ar (dispositivo V.I.S.) do lado da distribuição.

Denominação Código
- Sensor de rotações K46

- Levantar o veículo.
- Retirar a proteção do motor - Op. 7055B

1. Soltar o parafuso de fixação e remover o sensor de rotações e fase junto com o cabo.



Recolocação

- Posicionar sobre o bloco do motor o sensor de rotações e fase junto com o cabo e apertar o parafuso de fixação.
- Recolocar a proteção do motor - Op. 7055B
- Abaixar o veículo.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de rotações e fase colocado na parte lateral do caixa de aspiração de ar (dispositivo V.I.S.) do lado da distribuição.

Denominação Código
- Sensor de rotações K46

Sensor de detonação

Remoção

- Posicionar o veículo no elevador.
- Desligar a conexão do sensor de detonação posicionado ao lado da caixa de aspiração de ar.

Denominação Código
- Sensor de detonação - 1 K50

- Levantar o veículo.
- Retirar a proteção do motor - Op. 7055B
- Retirar a tubulação de descarga do lado motor/coletor - Op. 1076B

1. Soltar o parafuso do sensor de detonação e removê-lo completo com o cabo e conexão.


Recolocação

- Apertar o parafuso de fixação do sensor de detonação, completo com cabo e conector.
- Recolocar a tubulação de descarga lado motor/coletor - Op. 1076B
- Recolocar a proteção do motor - Op. 7055B
- Abaixar o veículo.
- Ligar a conexão do sensor de detonação do lado da caixa de ar de aspiração.

Denominação Conector
1 Sensor de detonação K50