Advertências
- Não tentar dar partida
no motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não
causar graves danos ao chicote;
- Não retirar jamais,
com força, cabos ou chicotes quando se puder desligar os
cabos das conexões ou dos terminais;
- Desligar todas as
centrais e os dispositivos eletrônicos no caso de operações de
solda elétrica sobre a carroceria;
- Antes de substituir
um fusível, verificar para que o circuito protegido não
apresente anomalias;
- Na substituição
dos fusíveis, ter certeza para que o no fusível seja da mesma
capacidade;
- Não utilizar fusíveis de capacidade superior ou inferior.
Precauções
Agindo sobre os componentes
elétricos, adotar e seguir escrupulosamente as seguintes
operações:
- retirar os anéis, relógios de pulso ou outros objetos metálicos;
- antes de intervir
sobre o sistema elétrico (conectores, componentes elétricos,
chicotes, etc.), DESLIGAR A BATERIA;
- prestar atenção
aos arcos elétricos. Também se a tensão está em 12V, a bateria
pode causar elevadas correntes em caso de curto-circuito, provocando arcos ou
centelhamentos
que podem causar perigo para o operador ou princípio de
incêndio;
- prestar atenção
às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de
20.000V e por isso pode se tornar muito perigoso. Agir com muito cuidado quando
se trabalhar
com estes componentes ou nas suas vizinhanças;
- EVITAR os incêndios.
Não fumar quando se trabalha nas proximidades da bateria
ou dos componentes sujeitos ao aquecimento durante o uso.(por exemplo:
lâmpadas halôgenas),
ou na zona do vão do motor com o motor ainda quente.
Prestar, além disto,
atenção para evitar queimaduras ou danos aos acabamentos
e componentes.
Terminais / Bobinas de ignição
Retirada
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B
- Retirar a tampa
das bobinas de ignição sobre o
cabeçote - Op. 1016A
- Soltar a abraçadeira
de retenção colocada sobre a
tampa do comando de válvulas e liberar o cabo de
injeção/ignição.
1. Desligar as conexões
elétricas das bobinas de
ignição (1a), do compressor do ar-condicionado
(quando presente) (1b) e afastar da tampa do
comando de válvulas o cabo da injeção/ignição
colocando-o de lado.
2. Soltar o parafuso
de fixação da massa colocada
sobre a chapa única de suporte das bobinas de
ignição.
Denominação Conector
1a Bobina de ignição A30
Denominação Conector
1b Bobina eletromagnética
L20 de inserimento
do compressor
do ar-condicionado
1. Desligar das velas
os quatro capuzes de borracha
puxando-os para coma utilizando uma ferramenta
apropriada.
Denominação Código
1 Pinça 1.820.636.000
- Soltar os três parafusos
da chapa única que suporta
as quatro bobinas de ignição.
1. Tirar puxando para
cima a chapa de suporte das
bobinas de ignição e remover tudo da tampa do
comando de válvulas.
- Para separar apenas
uma bobina da chapa única de
suporte, desligar antes o cabo de vela da bobina e
depois soltar os dois parafusos de fixação à chapa.
Nota: as bobinas de
ignição são todas iguais entre
elas, e são intercambiáveis a ponto de dar
montagem ao capuz relativo à vela grande
(cilindro 1 e 2) e à vela pequena (cilindro 3 e 4).
Recolocação
- Colocar a bobina
de ignição sobre a chapa única de suporte, apertar os dois
parafusos de fixação e ligar o cabo da vela relativa a esta bobina.
- Posicionar sobre
a tampa do comando de válvulas a chapa única completa de
maneira que os capuzes relativos às bobinas e aos cabos estejam coincidentes
às respectivas velas.
- Forçar sobre a chapa
única de suporte para enfiar até o fundo sobre as velas os
quatro capuzes das bobinas.
- Apertar os três parafusos de fixação da chapa suporte das bobinas de ignição.
- Empurrar sobre a
parte saliente do capuz do cabo da vela para enfiar até o fundo
a parte encoberta do capuz sobre as outras quatro velas de ignição.
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo massa da bateria - Op. 5530B
- Ligar as conexões
elétricas do cabo único de injeção/ignição às quatro bobinas
de ignição, ao compressor nos veículos dotados de ar-condicionado e apertar o
parafuso
de fixação da massa à chapa única de suporte das bobinas.
- Recolocar o capuz das bobinas de ignição sobre o cabeçote - Op. 1016A
- Recolocar o cabo de massa da bateria - Op. 5530B
Sensor de rotações e fase
- Colocar o veículo no elevador.
1. Desligar a conexão
elétrica do sensor de rotações
e fase.
- Desligar a conexão
elétrica do sensor de rotações e
fase colocado na parte lateral do caixa de aspiração
de ar (dispositivo V.I.S.) do lado da distribuição.
Denominação Código
- Sensor de rotações K46
- Levantar o veículo.
- Retirar a proteção do motor - Op. 7055B
1. Soltar o parafuso
de fixação e remover o sensor
de rotações e fase junto com o cabo.
Recolocação
- Posicionar sobre
o bloco do motor o sensor de rotações e fase junto com o cabo
e apertar o parafuso de fixação.
- Recolocar a proteção do motor - Op. 7055B
- Abaixar o veículo.
- Ligar a conexão
elétrica do sensor de rotações e fase colocado na parte lateral
do caixa de aspiração de ar (dispositivo V.I.S.) do lado da distribuição.
Denominação Código
- Sensor de rotações K46
Sensor de detonação
Remoção
- Posicionar o veículo no elevador.
- Desligar a conexão
do sensor de detonação
posicionado ao lado da caixa de aspiração de ar.
Denominação Código
- Sensor de detonação - 1 K50
- Levantar o veículo.
- Retirar a proteção do motor - Op. 7055B
- Retirar a tubulação
de descarga do lado
motor/coletor - Op. 1076B
1. Soltar o parafuso
do sensor de detonação e
removê-lo completo com o cabo e conexão.
Recolocação
- Apertar o parafuso
de fixação do sensor de detonação, completo com cabo e
conector.
- Recolocar a tubulação de descarga lado motor/coletor - Op. 1076B
- Recolocar a proteção do motor - Op. 7055B
- Abaixar o veículo.
- Ligar a conexão do sensor de detonação do lado da caixa de ar de aspiração.
Denominação Conector
1 Sensor de detonação
K50