Funcionamento Imprimir
Advertência
- Não tentar funcionar o motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não causar graves danos ao chicote.
- Nunca puxar com força os cabos ou chicotes, uma vez que os mesmos podem se desprender das conexões ou dos terminais.
- Desligar todas as centrais e dispositivos eletrônicos no caso de soldas elétricas na carroceria
- Antes de substituir um fusível, verificar se o circuito protegido não apresenta anomalias.
- Na substituição dos fusíveis, certificar-se de que o novo fusível tenha a correta s amperagem. Não utilizar fusíveis de amperagem superior ou inferior.

Precauções
Operando nos componentes elétricos, observar criteriosamente as seguintes precauções.
- Retirar anéis, relógio de pulso ou outros objetos metálicos.
- Antes de intervir no circuito elétrico (conectores, componentes elétricos, chicotes, etc.) DESLIGAR A BATERIA.
- Prestar atenção nos arcos elétricos. Mesmo a tensão sendo de 12V, a bateria pode causar elevada corrente elétrica em caso de curto-circuito, provocando arcos ou centelhamentos que podem causar perigo para o operador ou princípio
de incêndio.
- Prestar atenção às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de 20.000V e podem ser muito perigosas. Agir com muita cautela quando se opera nestes componentes ou próximo deles.
- Evitar incêndios. Não fumar operando próximo à bateria ou dos componentes sujeitos a aquecimento durante o uso (ex. lâmpadas halógenas), ou na zona do vão motor com motor ainda quente. Além disso, prestar atenção para evitar
queimaduras ou danos a ferramentas e componentes.

Alternador

- Desligar o pólo negativo da bateria.

Denominação Conector
Bateria A1

- Remover a correia de comando dos órgãos auxiliares.
- Remover a parte dianteira da tubulação de descarga.
- Colocar um macaco hidráulico sob o motor para remover o suporte central do mesmo.
1. Desligar o chicote elétrico do alternador.

Denominação Conector
1 Alternador A10


1. Soltar os parafusos (1a) e remover o alternador (1b) do motor


Recolocação

- Montar o alternador apertando os parafusos com torque específico.
- Ligar o chicote elétrico do alternado.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso ALTERNADOR COMPLETO M10 7.0

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso ALTERNADOR COMPLETO M12 9.0

Denominação Conector
Alternador A10

- Remontar o suporte central do motor apertando os parafusos de fixação com o torque específico.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso SUPORTE RÍGIDO DO MOTOR LADO M10 4.9 DISTRIBUIÇÃO

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso COXINS DE SUPORTE DIANTEIRO MOTOR M12 8.8

- Remover o macaco hidráulico e remontar a parte dianteira da tubulação de descarga apertando os parafusos de fixação no torque prescrito e efetuando a conexão elétrica da sonda lambda.

Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso TUBULAÇÃO DE DESCARGA SAÍDA DO M8 2.3 - 2.8 MOTOR/COLETOR

Denominação Conector
- Sonda lambda K40

- Remontar a correia de comando dos órgãos auxiliares efetuando o específico tensionamento.
- Ligar o pólo negativo da bateria.

Denominação Conector
- Bateria A1

Alternador Bosch - Desmontagem/Montagem

DESMONTAGEM
- Remover a polia ou ventilador do alternador, seguindo instruções deste sub-grupo.
- Remover o regulador de tensão do alternador, seguindo instruções deste sub-grupo.
- Soltar os parafusos de fixação da chapa de diodos retificadores.
- Mediante um ferro de solda para estanho, abrir as ligações elétricas (2a) que separam a chapa de diodos retificadores (2b).
- Remover a chapa de diodos retificadores.
- Soltar os parafusos de fixação da semi-tampa.


- Remover a semi-tampa.
- Remover o estator.
- Soltar a bucha de centralização.
- Com o auxílio de um extrator, remover o rolamento (4a) lado diodos. Para não danificar os contatos (4b), fazer pressão com o extrator apenas no corpo central (4c) dor eixo.


- Soltar os parafusos de fixação do rotor à semi-tampa.
- Remover o rotor da semi-tampa.


- Mediante a um extrator, remover o rolamento (1a) lado polia e recuperar o espaçador (1b).



MONTAGEM
- Controlar para que os particulares desmontados não sejam danificados.
- Limpar cuidadosamente os particulares desmontados.
Os alternadores são dotados de condensador de longa durabilidade.
Durante a lavagem das partes do alternador, pode acontecer que emergindo estes últimos no líquido de lavagem, tenha uma descarga elétrica do condensador com possibilidade de pegar fogo nos líquidos inflamáveis.
- Montar no rotor o rolamento do lado da polia e o respectivo espaçador.
- Montar no rotor o rolamento lado diodos e a respectiva bucha de centralização.
- Posicionar o rotor na semi-tampa do lado da polia e fixá-lo com os parafusos.
- Reposicionar em sua sede o estator.
- Reposicionar em sua sede a semi-tampa e fixá-la com os parafusos.
- Reposicionar em sua sede a chapa de diodos retificadores.
- Mediante solda a estanho, restabelecer as ligações elétricas com a chapa de diodos retificadores.
- Apertar os parafusos da chapa de diodos retificadores.
- Recolocar o regulador de tensão do alternador desm/mont com o alternador removido.
- Recolocar a polia ou ventilador do alternador - Op 5530A.

Alternador Marelli - Desmontagem/Montagem

DESMONTAGEM
- Remover a polia ou ventilador do alternador - Op. 5530A.
- Remover o regulador de tensão do alternador - Op. 5530A.

- Soltar os parafusos de fixação da chapa de diodos retificadores.
- Mediante um ferro de solda para estanho, abrir as ligações elétricas (2a) que separam a chapa de diodos retificadores (2b).
- Remover a chapa de diodos retificadores.
- Soltar os parafusos de fixação da semi-tampa.



- Remover a semi-tampa.


Operar pela tomada e fazer florescer o rotor (1a). Para não danificar os contatos (1b), fazer pressão com o estator somente no corpo central (1c).
- Com o auxílio de um extrator, remover o rolamento (2a) lado diodos. Para não danificar os contatos, agir como
anteriormente indicado.


- Soltar os parafusos.
- Remover a chapa
- Com o auxílio de um extrator, remover o rolamento.


MONTAGEM
- Controlar para que o particular desmontados não sejam danificados.
- Limpar cuidadosamente os particulares desmontados.
Os alternadores são dotados de condensador de longa durabilidade.
Durante a lavagem das partes do alternador, pode acontecer que emergindo estes últimos no líquido de lavagem, tenha uma descarga elétrica do condensador com possibilidade de pegar fogo nos líquidos inflamáveis.
- Montar o rolamento lado polia.
- Posicionar a respectiva chapa e fixá-la com os parafusos.
- Montar no rotor o rolamento lado diodos.
- Montar o rotor na semi-tampa,
- Posicionar a semi-tampa com o rotor e fixá-lo com os diodos.
- Posicionar em sua sede a chapa de diodos retificadores, depois de restabelecer a pasta de contato dos diodos.
- Mediante solda a estanho, restabelecer as ligações elétricas com as chapas dos diodos retificadores.
- Recolocar a polia ou ventilador do alternador desm/mont com o alternador removido.
- Recolocar o regulador de tensão do alternador desm/mont com o alternador removido.

Regulador de tensão do alternador Bosch

REMOÇÃO
- Soltar os parafusos de fixação da tampa.
- Soltar as porcas e recuperar a arruela.
- Soltar as 3 lingüetas de retenção (3a) e remover a tampa (3b)
- Soltar os parafusos de fixação do regular de tensão.
- Remover o regulador de tensão.

RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o regulador de tensão não está danificado.

- Limpar cuidadosamente os componentes desmontados.
- Reposicionar em sua sede o regulador de tensão e aparafusar os parafusos de fixação.
- Reposicionar a tampa e prender as 3 lingüetas travas.
- Reposicionar a arruela e montar a porca.
- Montar os parafusos de fixação da tampa.


Regulador de tensão do alternador Marelli

REMOÇÃO
- Solta as porcas de fixação da tampa
- Remover a tampa
- Soltar as porcas (3a) e os parafusos (3b) de fixação do regulador de tensão.
- Remover o regulador de tensão com as escovas.

RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o regulador de tensão e as escovas, não estão
danificados.
- Limpar cuidadosamente os componentes desmontados.
- Reposicionar em sua sede o regulador de tensão com as escovas e aparafusar os parafusos e as porcas de fixação.
- Reposicionar a tampa.
- Montar os parafusos de fixação da tampa.


Polia ou ventilador do alternador Bosch

REMOÇÃO
- Fixar o alternador em uma morsa de bancada.
- Manter parado o eixo com a chave (1a) e soltar as porcas de fixação da polia com a chave (1b).


1 - Recuperar a arruela (1 a) e remover a polia (1 b).


RECOLOCAÇÃO

- Verificar se a polia e o eixo não estão danificados.

- Reposicionar a polia em sua sede.
- Reposicionar a arruela em sua sede e montar a porca.


- Apertar a porca (1a) de fixação da polia, utilizando a específica ferramenta (1b) e adaptador (1c), USAG 233 ½ XZN.


Polia ou ventilador do alternador Marelli

REMOÇÃO
- Fixar o alternador em uma morsa de bancada.
- Utilizar a específica ferramenta (1 a) e manter parado o eixo para soltar a porca (1 b) de fixação da polia.


- Recuperar a arruela (1 a) e remover a polia (1 b).


RECOLOCAÇÃO
- Verificar se a polia e o eixo não estão danificados.
- Reposicionar a polia em sua sede.
- Reposicionar a arruela em sua sede e montar a porca.


- Apertar a porca (1a) de fixação da polia e utilizar a específica ferramenta (1b).