Advertência
- Não tentar funcionar
o motor com o cabo massa da bateria frouxo, para não
causar graves danos ao chicote.
- Nunca puxar com
força os cabos ou chicotes, uma vez que os mesmos podem se
desprender das conexões ou dos terminais.
- Desligar todas as
centrais e dispositivos eletrônicos no caso de soldas elétricas na
carroceria
- Antes de substituir
um fusível, verificar se o circuito protegido não apresenta
anomalias.
- Na substituição
dos fusíveis, certificar-se de que o novo fusível tenha a correta s
amperagem. Não utilizar fusíveis de amperagem superior ou inferior.
Precauções
Operando nos componentes
elétricos, observar criteriosamente as seguintes precauções.
- Retirar anéis, relógio de pulso ou outros objetos metálicos.
- Antes de intervir
no circuito elétrico (conectores, componentes elétricos, chicotes,
etc.) DESLIGAR A BATERIA.
- Prestar atenção
nos arcos elétricos. Mesmo a tensão sendo de 12V, a bateria
pode causar elevada corrente elétrica em caso de curto-circuito, provocando
arcos ou centelhamentos
que podem causar perigo para o operador ou princípio
de incêndio.
- Prestar atenção
às altas tensões. O sistema de ignição eletrônica gera tensões de
20.000V e podem ser muito perigosas. Agir com muita cautela quando se opera
nestes componentes
ou próximo deles.
- Evitar incêndios.
Não fumar operando próximo à bateria ou dos componentes
sujeitos a aquecimento durante o uso (ex. lâmpadas halógenas), ou na zona do
vão motor com motor
ainda quente. Além disso, prestar atenção para evitar
queimaduras ou danos a ferramentas e componentes.
Alternador
- Desligar o pólo negativo da bateria.
Denominação Conector
Bateria A1
- Remover a correia
de comando dos órgãos
auxiliares.
- Remover a parte
dianteira da tubulação de
descarga.
- Colocar um macaco
hidráulico sob o motor para
remover o suporte central do mesmo.
1. Desligar o chicote elétrico do alternador.
Denominação Conector
1 Alternador A10
1. Soltar os parafusos
(1a) e remover o alternador (1b)
do motor
Recolocação
- Montar o alternador apertando os parafusos com torque específico.
- Ligar o chicote elétrico do alternado.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso ALTERNADOR COMPLETO M10 7.0
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso ALTERNADOR COMPLETO M12 9.0
Denominação Conector
Alternador A10
- Remontar o suporte
central do motor apertando os parafusos de fixação com o
torque específico.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso SUPORTE RÍGIDO
DO MOTOR LADO M10 4.9
DISTRIBUIÇÃO
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso COXINS DE SUPORTE DIANTEIRO MOTOR M12 8.8
- Remover o macaco
hidráulico e remontar a parte dianteira da tubulação de
descarga apertando os parafusos de fixação no torque prescrito e efetuando a
conexão elétrica
da sonda lambda.
Fixação Componente Ø Valor(daNm)
Parafuso TUBULAÇÃO
DE DESCARGA SAÍDA DO M8 2.3 - 2.8
MOTOR/COLETOR
Denominação Conector
- Sonda lambda K40
- Remontar a correia
de comando dos órgãos auxiliares efetuando o específico
tensionamento.
- Ligar o pólo negativo da bateria.
Denominação Conector
- Bateria A1
Alternador Bosch - Desmontagem/Montagem
DESMONTAGEM
- Remover a polia
ou ventilador do alternador, seguindo
instruções deste sub-grupo.
- Remover o regulador
de tensão do alternador, seguindo
instruções deste sub-grupo.
- Soltar os parafusos
de fixação da chapa de diodos
retificadores.
- Mediante um ferro
de solda para estanho, abrir as
ligações elétricas (2a) que separam a chapa de diodos
retificadores (2b).
- Remover a chapa
de diodos retificadores.
- Soltar os parafusos
de fixação da semi-tampa.
- Remover a semi-tampa.
- Remover o estator.
- Soltar a bucha
de centralização.
- Com o auxílio de
um extrator, remover o rolamento (4a)
lado diodos. Para não danificar os contatos (4b), fazer
pressão com o extrator apenas no corpo central (4c) dor
eixo.
- Soltar os parafusos
de fixação do rotor à semi-tampa.
- Remover o rotor
da semi-tampa.
- Mediante a um extrator,
remover o rolamento (1a) lado
polia e recuperar o espaçador (1b).
MONTAGEM
- Controlar para
que os particulares desmontados não sejam danificados.
- Limpar cuidadosamente
os particulares desmontados.
Os alternadores são
dotados de condensador de longa durabilidade.
Durante a lavagem
das partes do alternador, pode acontecer que emergindo estes últimos
no líquido de lavagem, tenha uma descarga elétrica do condensador com possibilidade
de pegar
fogo nos líquidos inflamáveis.
- Montar no rotor
o rolamento do lado da polia e o respectivo espaçador.
- Montar no rotor
o rolamento lado diodos e a respectiva bucha de centralização.
- Posicionar o rotor
na semi-tampa do lado da polia e fixá-lo com os parafusos.
- Reposicionar em
sua sede o estator.
- Reposicionar em
sua sede a semi-tampa e fixá-la com os parafusos.
- Reposicionar em
sua sede a chapa de diodos retificadores.
- Mediante solda
a estanho, restabelecer as ligações elétricas com a chapa de diodos
retificadores.
- Apertar os parafusos
da chapa de diodos retificadores.
- Recolocar o regulador
de tensão do alternador desm/mont com o alternador removido.
- Recolocar a polia
ou ventilador do alternador - Op 5530A.
Alternador Marelli - Desmontagem/Montagem
DESMONTAGEM
- Remover a polia
ou ventilador do alternador - Op. 5530A.
- Remover o regulador de tensão do alternador - Op. 5530A.
- Soltar os parafusos
de fixação da chapa de diodos
retificadores.
- Mediante um ferro
de solda para estanho, abrir as
ligações elétricas (2a) que separam a chapa de diodos
retificadores (2b).
- Remover a chapa
de diodos retificadores.
- Soltar os parafusos de fixação da semi-tampa.
- Remover a semi-tampa.
Operar pela tomada
e fazer florescer o rotor (1a). Para
não danificar os contatos (1b), fazer pressão com o
estator somente no corpo central (1c).
- Com o auxílio de
um extrator, remover o rolamento (2a)
lado diodos. Para não danificar os contatos, agir como
anteriormente indicado.
- Soltar os parafusos.
- Remover a chapa
- Com o auxílio de
um extrator, remover o rolamento.
MONTAGEM
- Controlar para
que o particular desmontados não sejam danificados.
- Limpar cuidadosamente
os particulares desmontados.
Os alternadores são
dotados de condensador de longa durabilidade.
Durante a lavagem
das partes do alternador, pode acontecer que emergindo estes últimos no líquido
de lavagem, tenha uma descarga elétrica do condensador com possibilidade de pegar
fogo nos líquidos inflamáveis.
- Montar o rolamento
lado polia.
- Posicionar a respectiva
chapa e fixá-la com os parafusos.
- Montar no rotor
o rolamento lado diodos.
- Montar o rotor
na semi-tampa,
- Posicionar a semi-tampa
com o rotor e fixá-lo com os diodos.
- Posicionar em sua
sede a chapa de diodos retificadores, depois de restabelecer a pasta
de contato dos diodos.
- Mediante solda
a estanho, restabelecer as ligações elétricas com as chapas dos diodos
retificadores.
- Recolocar a polia
ou ventilador do alternador desm/mont com o alternador removido.
- Recolocar o regulador
de tensão do alternador desm/mont com o alternador removido.
Regulador de tensão do alternador Bosch
REMOÇÃO
- Soltar os parafusos
de fixação da tampa.
- Soltar as porcas
e recuperar a arruela.
- Soltar as 3 lingüetas
de retenção (3a) e remover a
tampa (3b)
- Soltar os parafusos
de fixação do regular de tensão.
- Remover o regulador
de tensão.
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o regulador de tensão não está danificado.
- Limpar cuidadosamente
os componentes desmontados.
- Reposicionar em
sua sede o regulador de tensão e
aparafusar os parafusos de fixação.
- Reposicionar a
tampa e prender as 3 lingüetas travas.
- Reposicionar a
arruela e montar a porca.
- Montar os parafusos
de fixação da tampa.
Regulador de tensão do alternador Marelli
REMOÇÃO
- Solta as porcas
de fixação da tampa
- Remover a tampa
- Soltar as porcas
(3a) e os parafusos (3b) de fixação do
regulador de tensão.
- Remover o regulador
de tensão com as escovas.
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se o regulador de tensão e as escovas, não estão
danificados.
- Limpar cuidadosamente
os componentes desmontados.
- Reposicionar em
sua sede o regulador de tensão com as
escovas e aparafusar os parafusos e as porcas de fixação.
- Reposicionar a
tampa.
- Montar os parafusos
de fixação da tampa.
Polia ou ventilador do alternador Bosch
REMOÇÃO
- Fixar o alternador
em uma morsa de bancada.
- Manter parado o
eixo com a chave (1a) e soltar as
porcas de fixação da polia com a chave (1b).
1 - Recuperar a arruela
(1 a) e remover a polia (1 b).
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se a polia e o eixo não estão danificados.
- Reposicionar a
polia em sua sede.
- Reposicionar a
arruela em sua sede e montar a porca.
- Apertar a porca
(1a) de fixação da polia, utilizando a
específica ferramenta (1b) e adaptador (1c),
USAG 233 ½ XZN.
Polia ou ventilador do alternador Marelli
REMOÇÃO
- Fixar o alternador
em uma morsa de bancada.
- Utilizar a específica
ferramenta (1 a) e manter parado o
eixo para soltar a porca (1 b) de fixação da polia.
- Recuperar a arruela
(1 a) e remover a polia (1 b).
RECOLOCAÇÃO
- Verificar se a polia
e o eixo não estão danificados.
- Reposicionar a
polia em sua sede.
- Reposicionar a
arruela em sua sede e montar a porca.
- Apertar a porca
(1a) de fixação da polia e utilizar a
específica ferramenta (1b).
