Iluminação externa
DESCRIÇÃO FUNCIONAL
O sinal de ativação
das luzes de posição é enviado ao pino 3 do conector A do contagiros
E15 pelo comutador H1 (POS).
Este sinal chega ao
comutador de ignição H1 (STAZ) pela alimentação sob chave (INT)
da linha protegida pelo fusível B11; em alternativa, a alimentação chega -
com a chave na posição
PARK - diretamente da bateria (maxi fuse IGN de B5).
A alimentação do dispositivo
CHECK interno de E15 chega diretamente da bateria (maxi
fuse J/B2 de B5) aos pinos 10 e 16 do conector A, através dos fusíveis F2 e
F3 da caixa de fusíveis
B1; o primeiro protege o circuito das luzes no lado esquerdo, o
segundo no lado direito. O
dispositivo "check" comanda assim a alimentação das luzes de posição dianteiras
F10 (esquerda) e F11
(direita), das posteriores F30 (esquerda) e F31 (direita) e das luzes
de placa F50 e F51.
Ao mesmo tempo é também
acesa a luz espia de "luzes de posição ligadas" dentro de
E15 - cujo pino 14 do conector A fornece a massa. Em
caso de avarias verificadas no circuito, é acesa a luz espia de "avaria das luzes"
- sempre dentro de
E15 - alimentada sob chave (INT) pela linha protegida pelo fusível
B11, pino 15 do conector ªO sinal de ativação das luzes de posição é enviado
também ao módulo do
velocímetro E10 (pino 5, conector B) (ver E4021 - INSTRUMENTO
VELOCÍMETRO).
COMPONENTES
Cód. componente Denominação Ref.: (ao conjunto)
B1 Caixa de fusíveis 5530A
B5 Caixa MAXI FUSE - 1
B11 Fusível de iluminação dos comandos
C10 Massa dianteira esquerda
C11 Massa dianteira direita (na travessa)
C30 Massa traseira esquerda
C31 Massa traseira direita
D1 Conector dianteiro / painel
D2 Conector dianteiro / travessa
D6 Conector dianteiro / traseiro
E10 Velocímetro 5560B
E15 Contagiros 5560B
F10 Farol esquerdo 5540B
F11 Farol direito 5540B
F30 Lanterna traseira esquerda (parte fixa) 5540A
F31 Lanterna traseira direita (parte fixa) 5540A
F50 Luz de placa esquerda 5540A
F51 Luz de placa direita 5540A
H1 Comutador de ignição 5520A
H5 Alavancas da direção 5550A
Luzes de Posição/Placa - Descrição
As luzes de posição
são ligadas no primeiro estágio da extremidade da alavanca na
coluna da direção, somente com a chave em MAR. As
luzes também podem ser ligadas retirando a chave da ignição, girando-a no
sentido inverso -
posição PARK - e mantendo apertado o botão próximo ao tambor. Juntamente
às outras luzes de posição são ligadas também as luzes de iluminação de
placa e várias outras luzes internas para a iluminação do habitáculo, da
instrumentação e dos
comandos (estas linhas estão descritas e ilustradas nos esquemas
relativos aos componentes aos quais se referem).
O circuito é protegido
por dois fusíveis, um para as luzes do lado direito e outro no lado
esquerdo.
Uma luz espia no quadro
(módulo do contagiros) sinaliza o acendimento das luzes de
posição. O
correto funcionamento das luzes de posição e das luzes de iluminação da placa
é controlado pelo
dispositivo "check" das luzes externas, colocado dentro do módulo
do contagiros.
As avarias que podem ser verificadas são :
- lâmpada interrompida
- lâmpada em c.c. para a massa ou para o positivo
Para todas as anomalias
registradas nos diversos circuitos é acesa uma luz espia de
"avaria das luzes", também esta no módulo do contagiros. Esta espia se
acende também por
cerca de 4 segundos, quando se gira a chave em MAR, para
indicar sua própria
eficiência, e depois se apaga.