Imprimir
Luz de parada e macha-a-ré


DESCRIÇÃO FUNCIONAL

O interruptor I30 é alimentado sob chave (INT) pela linha do fusível F1 da caixa B1; quando o pedal do freio é apertado, o interruptor se fecha e envia um sinal de acionamento ao dispositivo de "check" dentro do contagiros E15 (pino 5 do conector A).
A alimentação do dispositivo de "check" dentro de E15 chega diretamente da bateria (maxi fuse J/B2 de B5) aos pinos 10 e 16 do conector A, através dos fusíveis F2 e F3 da caixa de fusíveis B1; o primeiro protege os circuitos das luzes no lado esquerdo, o segundo no lado direito. O dispositivo de "check" comanda (pino 18 e pino 31 do conector A) a alimentação
das luzes de parada laterais nas lanternas traseiras F30 e F31. Em caso de avarias no circuito, é acesa a luz espia "avaria das luzes" - sempre dentro de E15 - alimentada sob chave (INT) pela linha protegida pelo fusível B11, pino 15 do conector . O interruptor I30 envia o sinal de acionamento também à lanterna traseira central F40 através da caixa de fusíveis B1 (pino 18 do conector D e pino 14 do conector E). O sinal de frenagem do interruptor I30 é enviado pelo interruptor também ao sistema ABS (ver E7020) e - para algumas motorizações - também à central de gestão do motor (ver E5030 - GESTÃO ELETRÔNICA DOS MOTORES A GASOLINA).

COMPONENTES

Cód. componente Denominação Ref. ao conjunto
B1 Caixa de fusíveis 5530A
B5 Caixa MAXI FUSE - 1
B11 Fusível de iluminação dos comandos
C30 Massa traseira esquerda
C31 Massa traseira direita
D1 Conector dianteiro /painel
D6 Conector dianteiro / traseiro
E15 Contagiros 5560B
F30 Lanterna traseira esquerda (parte fixa) 5540A
F31 Lanterna traseira direita (parte fixa) 5540A
F40 Lanterna traseira suplementar (brake light) 5550D
H1 Comutador de ignição 5520A
I30 Interruptor no pedal do freio 5550D

DESCRIÇÃO FUNCIONAL

O interruptor das luzes de marcha à ré I20 é alimentado sob chave (INT) pela linha do fusível F1 da caixa de fusíveis B1.
Quando a marcha à ré é engatada, o interruptor se fecha e envia a alimentação às luzes de marcha à ré nas lanternas traseiras centrais da esquerda F35 e direita F36, através da caixa de fusíveis B1 (pino 9 do conector D e pino 6 e 7 do conector G).

COMPONENTES

Cód. componente Denominação Ref.ao conjunto
B1 Caixa de fusíveis 5530A
C30 Massa traseira esquerda
D3 Conector dianteiro / bateria
D40 Conector traseiro / porta malas
F35 Lanterna traseira esquerda (parte móvel no porta-malas 5540A
F36 Lanterna traseira direita (parte móvel no porta-malas 5540A
H1 Comutador de ignição 5520A
I20 Interruptor das luzes de marcha à ré 5550D

Luz de Parada - Descrição

As luzes de parada do veículo (luzes de stop) estão colocadas posteriormente nas lanternas laterais e na lanterna central de "brake light" - terceira luz de parada, composto de 10 lâmpadas separadas. Estas são acionadas toda vez que o pedal do freio é apertado, através do interruptor localizado no próprio pedal. O correto funcionamento das luzes de parada laterais é controlado pelo dispositivo de "check" das luzes externas, colocado dentro do módulo do contagiros. As avarias que podem ser verificadas são :
- lâmpada interrompida
- lâmpada em c.c. à massa ou positivo
- lâmpada incorreta (lâmpada de 5W em vez de 21W)
Para todas as anomalias encontradas nos diversos circuitos é acesa uma luz espia de "avaria das luzes", também no módulo do contagiros. Esta espia se acende também por cerca de 4 segundos, ao girar a chave em MAR, para indicar a própria eficiência, e depois se apaga. A luz central "brake light" não é controlada pelo check. O circuito é protegido por dois fusíveis das luzes sob "check", um para as luzes do lado direito e outro para as luzes do lado esquerdo, e por um fusível na linha de alimentação das três luzes de parada. O sinal de frenagem é enviado pelo interruptor também ao sistema ABS, que
reconhece tal situação e coloca consequentemente o controle da frenagem. O mesmo sinal é enviado também a alguns sistemas de gestão do motor, que consideram a condição de frenagem na elaboração da lógica de controle do motor.
Nas versões com rádio é montado um interruptor no pedal do freio dotado de um filtro contra ruídos para evitar interferências no rádio quando o pedal do freio é apertado.

Luzes de Marcha à Ré - Descrição

O veículo possui duas luzes de marcha à ré situadas na parte central (no porta-malas) das lanternas traseiras.

São acionadas toda vez que a marcha à ré é engatada, através do interruptor localizado fora da caixa de câmbio.
O circuito das luzes de marcha à ré é alimentado com a chave em MAR, de modo totalmente independente das outras luzes, por uma linha protegida por um fusível da caixa de fusíveis.