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COMPONENTES DO SISTEMA
Ref. Denominação
Centralina eletrônica de controle
Air Bag lado motorista
Air Bag lado passageiro
Pretensionador do cinto esquerdo
Pretensionador do cinto direito
Interruptor de desabilitação do Air Bag lado passageiro
Sensor de desabilitação automática do Air Bag lado passageiro
Tomada de diagnose para a verificação do sistema
Espia no quadro de instrumentos para a sinalização de anomalia
Espia no quadro de instrumentos para a sinalização de desabilitação
Air Bag passageiro
Sensor de colisão lateral no montante da porta esquerda
Air Bag lateral esquerdo
Sensor de colisão lateral no montante da porta direita
Air Bag lateral direito

CIRCUITO DO AIR BAG COMPLETO COM AIR BAG LATERAIS.


APRESENTAÇÃO
O veículo pode ser dotado de um sistema de segurança completo composto de:

- pretensionadores dos cintos de segurança dianteiros.
- Air Bag de proteção frontal, lado motorista e lado passageiro.
- Air Bag laterais

O sistema aciona:

- no caso de colisão frontal de uma certa intensidade, os pretensionadores dos cintos de segurança dianteiros e os Air Bag de proteção do lado motorista e do passageiro.
- No caso de colisão lateral de uma certa intensidade, é acionado o Air Bag lateral correspondente ( somente do lado em que se verificou a colisão).

NOTA: a seguir, estão descritas as variáveis com respeito às versões com apenas os
Air Bag frontais. O sistema é constituído dos seguintes componentes:
- centralina eletrônica de controle
- Air Bag lado motorista
- Air Bag lado passageiro
- Pretensionador do cinto esquerdo
- Pretensionador do cinto direito
- Interruptor de desabilitação do Air Bag lado passageiro
- Sensor de desabilitação automática do Air Bag lado passageiro
- Sensor de colisão lateral no montante da porta esquerda
- Sensor de colisão lateral no montante da porta direita
- Air Bag direito
- Air Bag esquerdo

O sistema liga-se com:

- tomada de diagnoses para a verificação do sistema com Examiner ou outros instrumentos para a sinalização de anomalias.
- Espia no quadro de instrumentos para a sinalização da desabilitação do Air Bag passageiro.
Os componentes do circuito são interligados entre si e com o restante do circuito elétrico através de um chicote específico, facilmente reconhecível por ser dotado de bainha de cor amarela.
São previstas três configurações do sistema:
- a configuração básica, fornecida de série, prevê o Air Bag lado motorista e os dois pretensionadores.
- A configuração com Air Bag passageiro, com os respectivos dispositivos de desabilitação,
- A configuração completa, com Air Bag passageiro e os dois Air Bag laterais.
Quando se efetua operações no sistema Air Bag, deve-se observar cuidadosamente as normas de segurança prescritas.

CENTRALINA ELETRÔNICA DE CONTROLE
Uma centralina eletrônica gerencia todo o sistema, controlando todos os componentes e ativando quando necessário os sistemas de retenção (pretensionadores e Air Bag).
Funcionamento em caso de colisões frontais no interior do veículo tem um sensor acelerométrico que sinaliza, oportunamente elaborado por um microprocessador, permite avaliar a intensidade de uma colisão, e consequentemente decidir o acionamento dos pretensionadores e dos Air Bag.
Um segundo sensor com funções de segurança dá o consenso à ativação dos Air Bag.
A centralina tem dois diferentes níveis de intervenção:
- no primeiro nível o sistema aciona somente os pretensionadores
- no segundo nível o sistema aciona seja os Air Bag seja os pretensionadores.

Funcionamento no caso de colisões laterais nos montantes das duas portas dianteiras há um sensor acelerométrico que avalia as

colisões laterais e transmite um sinal à centralina. Tais sinais, adequadamente elaborados por um microprocessador no interior da centralina, permite avaliar a intensidade de tal colisão lateral e consequentemente de decidir o acionamento do Air Bag lateral do lado em que foi verificado a colisão, mas somente se o sensor de segurança der o permissão da ativação. As ativações dos Air Bag laterais são independentes entre si e dos Air Bag frontais e dos pretensionadores.

LOCALIZAÇÃO
A central está localizada sobre o console central do veículo, e está fixada firmemente à carroceria. Desta maneira, os sensores de desaceleração colocados no interior da mesma, estão na proximidade do baricentro e levantam com precisão as desacelerações de todo o veículo.

A central sempre deve ser montada com a seta estampada em direção ao sentido de movimento para frente do veículo.

Ref. Denominação
1 Central eletrônica de controle
2 Seta indicando o sentido de movimento
3 Fixações
4 Conexões elétricas


CARACTERÍSTICAS DA CENTRAL

- Acúmulo de energia: a central é alimentada com 12V com a chave na posição MAR, mas também está em condições de funcionar ainda por cerca de 220 mseg.
Depois da interrupção da alimentação.
Isto se torna possível graças a presença de um capacitor de carga, o qual acumula energia elétrica suficiente para gerar o sinal de acionamento dos Air Bag.
Deste modo, é garantido o funcionamento do sistema também no caso em que o impacto provoca uma queda de tensão no sistema (por exemplo: danos ou quebra da bateria, interrupção dos cabos de alimentação, etc.).

- Verificação da fixação: a lógica de controle prevê também a verificação do contato elétrico entre a caixa desta central e a carroceria.

- Memória de avarias: durante o funcionamento do veículo, a central eletrônica efetua continuamente a diagnose do sistema, verificando assim a continuidade dos circuitos e de seus componentes. Uma anomalia detectada é memorizada e contemporaneamente acende-se a lâmpada piloto de "avaria do Air Bag" no quadro de instrumentos. A memória de avarias pode ser consultada em Assistência técnica ligando a aparelhagem de diagnose (Examiner ou S.D.C.) à tomada de diagnose, como descrito a seguir.

- Memória de impactos: o microprocessador da central efetua complexos algoritmos de cálculo e de controle sobre o sinal proveniente do sensor acelerométrico e determina o nível de gravidade do impacto. Em função do nível levantado da gravidade do impacto, e com a permissão do sensor de segurança, envia um sinal de ativação aos Air Bag. Esta ordem de ativação é memorizada em uma memória de impactos, que contem as informações relativas a ultrapassagem dos limites de intervenção e à permissão
do sensor de segurança.

- Reconhecimento do chicote: a central está em condições de reconhecer o tipo de sistema instalado: sistema completo com 4 módulos (2 Air bag e dois Pré-tensionadores) ou o sistema reduzido sem o Air Bag do passageiro. Isto ocorre através de um terminal de reconhecimento apropriado sobre esta central. Terminal 30 à massa significa presença do Air Bag passageiro, terminal 30 aberto,
significa ausência do Air Bag.

PIN-OUT DA CENTRAL
Conexão de 50 vias
1 - Ativação (+) pretensionador lado motorista
2 - Ativação (-) pretensionador lado motorista
3 - Ativação (+) pretensionador lado passageiro
4 - Ativação (-) pretensionador lado passageiro
5 - Alimentação sob chave
6 - Dispositivo de desabilitação do Air Bag lado passageiro (-)
7 - Sinalização da lâmpada espia de avaria no sistema air bag.
9 - Linha K diagnose
10 - Ativação (+) air bag lado motorista
11 - Ativação (-) air bag lado motorista
12 - Dispositivo de desabilitação air bag lado passageiro (+)
13 - Ativação (+) air bag lado passageiro
14 - Ativação (-) air bag lado passageiro
15 - Sinal do sensor de presença de passageiro
16 - Ativação (+) air bag lateral lado motorista
17 - Ativação (-) air bag lateral lado motorista
18 - Ativação (+) air bag lateral lado passageiro
19 - Ativação (-) air bag lateral lado passageiro
22 - Alimentação do sensor lateral do motorista
25 - Alimentação do sensor lateral (lado passageiro)
24 - Massa do sensor lateral lado motorista
25 - Massa do sensor lateral lado passageiro
26 - C.C. pretensionador lado motorista
27 - CC pretensionador lado motorista
28 - CC pretensionador lado passageiro
29 - CC pretensionador lado passageiro
31 - CC massa
32 - CC lâmpada espia de avaria
33 - Sinal da lâmpada espia de desabilitação do air bag passageiro
34 - Saída Crash (NC)
35 - CC air bag lado motorista
36 - CC air bag lado motorista
37 - Sinal do sensor de presença de passageiro
38 - CC air bag passageiro
39 - CC air bag passageiro
40 - Sinal de reconhecimento do chicote
41 - CC air bag lateral lado motorista
42 - CC air bag lateral lado motorista
43 - CC air bag lateral lado passageiro
44 - CC air bag lateral lado passageiro
47 - Entrada do Crash (NC)


Air Bag motorista - Descrição e funcionamento
O Air bag é um dispositivo de segurança passiva constituído de uma bolsa que, em caso de impacto frontal se enche automaticamente, interpondo-se entre o corpo dos ocupantes do veículo e a estrutura da parte dianteira do veículo.

O módulo Air Bag o lado do motorista é colocado no centro do volante; esta montado sobre uma chapa móvel que permite assim o comando das buzinas.

A chapa, fixada a este volante através de dois parafusos, aloja o compartimento metálico que contém uma bolsa dobrada e o dispositivo gerador de gás.

Ref. Denominação
1 Cobertura
2 Compartimento metálico
3 Bolsa dobrada
4 Gerador de gás


O gerador de gás é ativável eletronicamente através de um sinal proveniente da central eletrônica. Desta maneira, é ativada uma carga de propelente a qual libera um gás comprimido (Argônio) que se expande no saco, o qual tem a capacidade de 45 litros.
O esvaziamento da bolsa - depois do enchimento por obra do gás - é imediatamente esvaziado, graças à permeabilidade do material do qual é composto.

A cobertura plástica do módulo se abre para cima em correspondência às linhas de ruptura pré-determinadas, permitindo assim a completa saída do saco.

Ref. Denominação
1 Argônio comprimido
2 Carga de propelente
3 Furos de enchimento
4 Acionamento elétrico
5 Conexão elétrica


Air Bag passageiro - Descrição e funcionamento
CONTATO ESPIRALADO

Um dispositivo de "contato espiralado" permite aos cabos de ligação do módulo Air Bag - instalado no volante - de efetuar a rotação deste último sem perigo de rompimento. Tal dispositivo é instalado sobre o conjunto de alavancas da direção e é constituído de dois pratos giratórios, um inferior, fixado sobre o conjunto de alavancas da direção, enquanto o superior se mantém solidário ao volante.
No interior dos dois pratos, os cabos de ligação do módulo e dos botões das buzinas são envolvidos por uma espira permitindo de efetuar os movimentos do volante.

Um dispositivo especial de segurança constituído de duas molas, trava automaticamente a rotação dos dois pratos quando o contato espiralado é removido do volante.

Evita-se desta maneira que o prato superior, não mais vinculado ao volante, gire livremente provocando um desenrolamento ou enrolamento das espiras do contato, com conseqüente possibilidade de rompimento do mesmo. Na remontagem do volante o dispositivo se trava automaticamente. Se por um motivo qualquer o prato superior devesse girar em relação ao inferior a ponto
de não reconhecer mais a posição que estava na remoção, é taxativamente necessário substituir o contato espiralado.

Para maiores detalhes, ver operação 5580C12.

Ref. Denominação
1 Contato espiralado
2 Molas de segurança
3 Conexão elétrica do Air Bag
4 Conexão elétrica da buzinas


O módulo do Air Bag do lado do passageiro é colocado sobre o painel porta-instrumentos, sobre o porta-luvas. A constituição e o funcionamento são os mesmos do Air Bag do lado do motorista, salvo as dimensões do saco, que são maiores: aproximadamente 90 litros. O módulo do lado do passageiro é fixado sobre a travessa do veículo através de chapa apropriada.

Ref. Denominação
1 Travessa do veículo
2 Módulo do Air Bag do lado do passageiro
3 Conexão elétrica


PORTINHOLA DO MÓDULO

Uma portinhola espumada integrada no painel porta-instrumentos permite uma perfeita saída da bolsa que se enche. Esta está vinculada ao painel porta-instrumentos por meio de dois ganchos e duas travas de segurança. Esta é fixada também à travessa através de uma chapa e uma correia de tensionamento, que impede o enchimento da bolsa fazer solta a portinhola do painel porta-instrumentos. No caso de acionamento do Air Bag, a portinhola se abre para cima rompendo as duas travas, consentindo
assim a completa e correta saída da bolsa.

A portinhola pode ser removida do painel porta-instrumentos somente rompendo as travas, que devem em tal caso serem substituídas.

Ref. Denominação
1 Ganchos de fixação
2 Correia de tensionamento
3 Portinhola de fechamento
4 Travas de segurança


DESABILITAÇÃO DO AIR BAG DO LADO DO PASSAGEIRO

Existem duas travas para excluir a eventual ativação do Air bag do lado do passageiro por parte da central:
- manual: através da chave;
- automática: através de um sensor apropriado colocado sob o banco.
O acionamento manual exclui voluntariamente e temporariamente o funcionamento do Air Bag do lado do passageiro.
O acionamento automático impede o acionamento do Air Bag do passageiro se o banco dianteiro estiver vazio, de maneira a reduzir os custos de reparação do veículo após uma ativação desnecessária do Air Bag do passageiro.

INTERRUPTOR (MANUAL) DE DESABILITAÇÃO

Um interruptor acionável através da chave do veículo, permite a abilitação (ON) ou a desabilitação (OFF) do Air Bag do lado do passageiro. Encontra-se na extremidade do painel porta-instrumentos, do lado do passageiro, e está acessível somente com a porta aberta. Neste caso, a central exclui a ativação do Air Bag lado passageiro, mas habilita normalmente o funcionamento do relativo pré-tensionador: isto porque, se um passageiro estiver presente, mas o interruptor foi deixado erradamente na posição OFF,
o Air Bag não intervenha, mas pelo menos o pré-tensionador sim. Com a chave na posição OFF a central comanda também o acendimento da própria lâmpada piloto de "desabilitação do Air bag lado passageiro" no quadro de instrumentos.

Ref. Denominação
1 Interruptor a chave
2 Posição OFF: Air Bag do lado do passageiro desabilitado
3 Posição ON: Air Bag do lado do passageiro abilitado


SENSOR E D E DESABILITAÇÃO AUTOMÁTICA DO AIR BAG

Um sensor para levantamento da presença do passageiro, é instalado no banco, entre o acabamento e revestimento: é constituído de numerosas células distribuídas sobre toda a parte "sentável" (parte central do assento) deste banco. O sensor é do tipo resistivo, constituído de resistências elétricas variáveis com a pressão aplicada. A central de controle "lê" a resistência do sensor, levantando a presença ou ausência de um passageiro" de modo constante por pelo menos 30 segundos, a central exclui a ativação do Air Bag do lado do passageiro, e também o relativo pré-tensionador. Se o sensor levanta sucessivamente a condição de "presença do passageiro", a central reativa imediatamente o Air Bag do lado do passageiro, e o relativo pré-tensionador.

Se acontece uma passagem da condição de "ausência" para uma de "presença de passageiro" com a chave em MAR, a central comanda o lampejo por 4 segundos da lâmpada piloto de "desabilitação do Air Bag do lado do passageiro" no quadro de
instrumentos. Isto não acontece no caso oposto (passagem da "presença" para a "ausência").

Ref. Denominação
1 Banco
2 Chapa contendo células de resistência

Na lógica da central, a desabilitação manual tem sempre prioridade sobre o sensor do banco. Em outras palavras, os sinais do sensor não são levados em consideração pela central se a chave de desabilitação manual está na posição OFF.

Quando é levantada a condição de "ausência


Pré-tensionadores - Descrição e funcionamento
O pré-tensionador é um dispositivo pirotécnico ativável eletricamente com um sinal proveniente da central eletrônica, integrado nos enroladores dos cintos de segurança dianteiros. Este acionam, em caso de impacto de uma certa gravidade, de modo a recuperar
um eventual alongamento do cinto devido a ação do peso do corpo, mantendo este último ao encosto do banco. Ao término do acionamento, o cinto permanece travado, sinalizando assim havido o acionamento do dispositivo.



Lâmpada piloto de sinalização de anomalias
Na partida (chave em MAR) a lâmpada piloto de "anomalia do Air Bag" de cor vermelha acende-se por cerca de 4 segundos (fase de autodiagnose inicial), depois apaga-se. A lâmpada piloto permanece acesa ou acede-se durante o movimento normal do veículo nos seguintes casos:
- a central levanta uma anomalia no sistema Air Bag;

- a central levanta um impacto com a ativação do sistema, mesmo parcial (somente dos pré-tensionadores).
- a central levanta uma anomalia no circuito de ligação da própria lâmpada piloto.
Se a central levanta uma anomalia, pode em tais casos, desabilitar o sistema: portanto, o usuário é então obrigado o mais rápido possível, o mais próximo posto de assistência técnica para fazer a reparação do defeito, porque o sistema não está mas em condições de funcionar corretamente.

Uma vez sinalizada a anomalia, a lâmpada piloto permanece acesa até que o defeito não seja reparado e não seja cancelada a memória de erros através do Examiner ou outros instrumentos de diagnose.

Lâmp. piloto de "Desabilitação" do air bag passageiro
Na partida (chave em MAR) a lâmpada piloto de " desabilitação do Air Bag do lado do passageiro" de cor alaranjada acende-se por cerca de 4 segundos.
- a chave do interruptor manual de desabilitação do Air bag do lado do passageiro está em OFF, a lâmpada piloto permanece acesa.
- se ao contrário, a chave está na posição ON, a lâmpada lampeja por outros 4 segundos e depois apaga-se.

Se, com a chave em MAR, o sensor de desabilitação automática do Air Bag do lado do passageiro assinala uma passagem da condição de "vazio" para "ocupado", a central comanda o lampejo da lâmpada piloto por 4 segundos. Isto não acontece no caso oposto (passagem de "ocupado" para "vazio"). Na figura é mostrado o esquema lógico de acendimento da lâmpada piloto a partir
da "chave na posição MAR".

AUTODIAGNÓSTICO DO SISTEMA

A central efetua uma contínua autodiagnose do funcionamento do sistema. Em particular:
- levanta e memoriza eventuais anomalias;
- reconhece os vários componentes e o tipo de defeito acontecido;
- assinala o surgimento de tais anomalias por meio da respectiva lâmpada piloto no quadro de instrumentos:
- se for levantada uma anomalia do interruptor de desabilitação manual, este passa a ser considerado no estado de OFF, e portanto, fica inibido o funcionamento do Air Bag do lado do passageiro.
- se for levantada uma anomalia do sensor de desabilitação automática, o comando é ainda enviado aos módulos segundo o funcionamento normal.

As anomalias memorizadas na central podem ser canceladas, depois que o defeito for reparado, por meio do Examiner ou outros instrumentos de diagnose. As ativações do sistema após um impacto de certa gravidade também são memorizadas pela central.

No caso de um impacto que tenha causado a ativação do sistema completo (Air bag e pré-tensionadores) não é possível o cancelamento da memória da central, e portanto, esta deve ser substituída. No caso contrário de ativação somente dos pré-tensiondores, a memória pode ser cancelada por duas vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, a central
deve ser substituída.

Air bag
DESCRIÇÃO FUNCIONAL

A central de controle do sistema Air Bag M60 é alimentada sob chave (15/54) no pino 15 da linha protegida pelo fusível volante B30.
O pino 14 está ligado à massa C50, assim como o pino 30, nas versões completas, ou seja, Air Bag do lado do passageiro (nas versões somente com o Air Bag do lado do motorista o pino 30 não está ligado). Quando, com base em uma lógica de controle, for verificada uma colisão de certa severidade, a central envia os sinais de comando para a intervenção dos módulos :
- ao Air Bag do lado do motorista Q9, através do cabo em espiral no volante Q10 (pelos pinos 1 e 2)
- ao Air Bag do lado do passageiro Q11 (pelos pinos 3 e 4)
- aos pretensionadores esquerdo Q20 (pelos pinos 10 e 11) e direito Q21 (pelos pinos 6 e 7)
Os pinos 23 e 27 se ligam com o sensor no banco para desabilitação do Air Bag do lado do passageiro K65.
Os pinos 5 e 24 se ligam com o comutador de desabilitação do Air Bag do lado do passageiro H75.
Quando o auto diagnóstico do sistema verifica uma avaria ou for registrada uma colisão, a central M60 envia pelo pino 13 um sinal para a luz espia de sinalização de anomalia do Air Bag, colocada no instrumento de check E30. Este sinal de massa faz acender a espia, uma vez que o instrumento E30 é alimentado sob chave (INT) pela linha protegida pelo fusível da iluminação dos comandos B11. A leitura dos dados do auto diagnóstico, que pode ser realizado ligando-se ao conector R10; a este chegam os sinais pelo pino 9 da central M60 através da linha de diagnóstico. O pino 20 de M60 envia o sinal para a espia de desabilitação do Air Bag do lado do
passageiro, colocada no velocímetro E10. Este sinal positivo faz acender a espia, uma vez que o instrumento E10 está ligado à massa.

COMPONENTES

Cód. componente Denominação Ref. ao conjunto
B11 Fusível de iluminação dos comandos
B30 Fusível do ABS e AIR BAG
C10 Massa dianteira esquerda
C50 Massa do sistema Air Bag
D1 Conector dianteiro / painel
D60 Conector do Air Bag
D61 Conector dos pretensionadores
E10 Velocímetro 5560B
E30 Check Control 5560C
H1 Comutador de ignição 5520A
H75 Comutador de desabilitação do Air Bag do lado do passageiro
K65 Sensor no banco para desabilitação do
Air Bag do lado do passageiro
M60 Central do Air Bag 5580C
Q9 Air Bag do lado do motorista 5580C
Q10 Cabo em espiral no volante 5580C
Q11 Air Bag no painel (lado do passageiro) 5580C
Q20 Pretensionador do cinto de segurança dianteiro esquerdo 7065A
Q21 Pretensionador do cinto de segurança dianteiro DIREITO 7065A
R10 Conector de diagnóstico múltiplo

Air Bag - Descrição

O veículo possui um sistema de segurança com controle eletrônico que, em caso de colisão frontal de certa severidade, aciona os pretensionadores dos cintos de segurança dianteiros e os Air Bag de proteção do lado do motorista e do lado do passageiro.
Uma central eletrônica controla todo o sistema verificando todos os componentes e ativando, quando necessário, os sistemas de retenção (pretensionadores e Air Bag).

A central tem dois níveis de intervenção :
- no primeiro nível o sistema aciona somente os pretensionadores
- no segundo nível o sistema aciona tanto aos Air Bag como os pretensionadores.

A central está localizada sob o console central do veículo, e está fixada rigidamente à carroceria. Deste modo, os sensores de desaceleração colocados dentro da mesma, estão em proximidade do baricentro e verificam com precisão as desacelerações de todo o veículo. O módulo do Air Bag do lado do motorista está colocado no centro do volante; está montado em uma chapa basculante que permite o comando da buzina. A chapa se aloja em uma caixa metálica contendo a bolsa dobrada e o dispositivo gerador de
gás que enche a bolsa. Um dispositivo de contato em espiral permite que os cabos de ligação do módulo Air Bag sigam a rotação do volante sem perigo de rompimento. O módulo Air Bag do lado do passageiro está colocado no painel, acima do porta-luvas, e é fixado diretamente na travessa do veículo através de um suporte. O Air Bag do lado do passageiro pode ser desativado de modo manual através de um interruptor ou de modo automático por um sensor localizado no banco. O interruptor acionável através da chave do veículo se encontra na extremidade do painel, lado do passageiro, e é acessível somente com a porta aberta. Com a chave
em OFF a central comanda também o acendimento da luz espia de "desabilitação do Air Bag do lado do passageiro".
Um sensor para a verificação automática da presença do passageiro está instalado no banco. O mesmo é constituído de resistências elétricas variáveis com a pressão aplicada, que verificam a presença ou a ausência de um passageiro. O pretensionador é um dispositivo integrado ao enrolador dos cintos de segurança dianteiros. O mesmo intervém de modo a recuperar o inevitável alongamento dos cintos devido à ação do peso do corpo, mantendo o mesmo aderente ao encosto do banco.

A central possui autodiagnóstico:
- verifica e memoriza eventuais anomalias
- reconhece os vários componentes e o tipo de defeito ocorrido
- informa o aparecimento de tais anomalias por meio de uma luz espia

Também as ativações do sistema após uma colisão de certa severidade são memorizadas pela central.

Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO : 5580C


As linhas de alimentação da central do sistema são protegidas por um fusível volante (que protege também o sistema ABS) localizado ao lado da caixa de fusíveis

NOTA : Estão previstas duas configurações do sistema
- a configuração "básica", fornecida de série, prevê o Air Bag do lado do motorista e os dois pretensionadores.
- a configuração completa, opcional, prevê também o Air Bag do lado do passageiro, com os relativos dispositivos de desabilitação.
ATENÇÃO : ao realizar operações no sistema AIR BAG é necessário observar criteriosamente as normas de segurança prescritas. Para maiores detalhes, ver PROCEDIMENTOS 5580C




DESABILITAÇÃO DO AIR BAG LADO PASSAGEIRO
Interruptor manual de desabilitação do air bg lado passageiro
Se estiver presente uma criança colocada na frente em uma específica cadeirinha, montada no sentido contrário ao da marcha do veículo, o interruptor deve ser colocado na posição OFF: de tal modo, a centralina exclui a ativação do air bag lado passageiro, mas habilita regularmente o funcionamento do respectivo pretensionador e do respectivo air bag lateral.
Sensor de desabilitação automática do air bag lado passageiro
Quando é verificada a condição de ausência de passageiro por pelo menos 30 segundos, a centralina exclui a ativação do air bag frontal do lado do passageiro, e também o pretensionador e o respectivo air bag lateral. Se o sensor verifica a condição de presença de passageiro, a centralina reativa imediatamente o air bag do passageiro, o respectivo air bag lateral e o pretensionador.
Autodiagnose do sistema
Em caso de colisão que causou a ativação do sistema frontal completo (air bag e
pretensionadores) não é possível o cancelamento da memória da centralina, e portanto, esta deve sempre ser substituída.
Caso a ativação for somente Os pretensionadores, a memória pode ser cancelada por duas vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, a centralina deve ser substituída. Semelhante ao caso de uma colisão lateral, a memória pode ser cancelada por duas vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, indiferentemente do lado, a centralina deve ser substituída.