COMPONENTES DO SISTEMA
Ref. Denominação
Centralina eletrônica
de controle
Air Bag lado motorista
Air Bag lado passageiro
Pretensionador do
cinto esquerdo
Pretensionador do
cinto direito
Interruptor de desabilitação
do Air Bag lado passageiro
Sensor de desabilitação
automática do Air Bag lado passageiro
Tomada de diagnose
para a verificação do sistema
Espia no quadro de
instrumentos para a sinalização de anomalia
Espia no quadro de
instrumentos para a sinalização de desabilitação
Air Bag passageiro
Sensor de colisão
lateral no montante da porta esquerda
Air Bag lateral esquerdo
Sensor de colisão
lateral no montante da porta direita
Air Bag lateral direito
CIRCUITO DO AIR BAG COMPLETO COM AIR BAG LATERAIS.
APRESENTAÇÃO
O veículo pode ser dotado de um sistema de segurança completo composto de:
- pretensionadores
dos cintos de segurança dianteiros.
- Air Bag de proteção
frontal, lado motorista e lado passageiro.
- Air Bag laterais
O sistema aciona:
- no caso de colisão
frontal de uma certa intensidade, os pretensionadores dos cintos de
segurança dianteiros e os Air Bag de proteção do lado motorista e do passageiro.
- No caso de colisão
lateral de uma certa intensidade, é acionado o Air Bag lateral correspondente
( somente do lado em que se verificou a colisão).
NOTA: a seguir, estão descritas as variáveis com respeito às versões com apenas
os Air Bag
frontais. O sistema é constituído dos seguintes componentes:
- centralina eletrônica
de controle
- Air Bag lado motorista
- Air Bag lado passageiro
- Pretensionador do
cinto esquerdo
- Pretensionador do
cinto direito
- Interruptor de desabilitação
do Air Bag lado passageiro
- Sensor de desabilitação
automática do Air Bag lado passageiro
- Sensor de colisão
lateral no montante da porta esquerda
- Sensor de colisão
lateral no montante da porta direita
- Air Bag direito
- Air Bag esquerdo
O sistema liga-se com:
- tomada de diagnoses
para a verificação do sistema com Examiner ou outros instrumentos para
a sinalização de anomalias.
- Espia no quadro
de instrumentos para a sinalização da desabilitação do Air Bag
passageiro.
Os componentes do
circuito são interligados entre si e com o restante do circuito elétrico
através de um chicote
específico, facilmente reconhecível por ser dotado de bainha de
cor amarela.
São previstas três
configurações do sistema:
- a configuração básica,
fornecida de série, prevê o Air Bag lado motorista e os dois
pretensionadores.
- A configuração com
Air Bag passageiro, com os respectivos dispositivos de desabilitação,
- A configuração completa,
com Air Bag passageiro e os dois Air Bag laterais.
Quando se efetua operações
no sistema Air Bag, deve-se observar cuidadosamente as
normas de segurança prescritas.
CENTRALINA ELETRÔNICA
DE CONTROLE
Uma centralina eletrônica
gerencia todo o sistema, controlando todos os componentes e
ativando quando necessário os sistemas de retenção (pretensionadores e Air Bag).
Funcionamento em caso
de colisões frontais no interior do veículo tem um sensor acelerométrico que sinaliza,
oportunamente elaborado
por um microprocessador, permite avaliar a intensidade de uma colisão, e
consequentemente decidir
o acionamento dos pretensionadores e dos Air Bag.
Um segundo sensor
com funções de segurança dá o consenso à ativação dos Air Bag.
A centralina tem
dois diferentes níveis de intervenção:
- no primeiro nível
o sistema aciona somente os pretensionadores
- no segundo nível
o sistema aciona seja os Air Bag seja os pretensionadores.
Funcionamento no caso de colisões laterais nos montantes das duas portas dianteiras
há um sensor acelerométrico que avalia as
colisões laterais
e transmite um sinal à centralina. Tais sinais, adequadamente elaborados
por um microprocessador
no interior da centralina, permite avaliar a intensidade de tal colisão
lateral e consequentemente de decidir o acionamento do Air Bag lateral do lado
em que foi
verificado a colisão, mas somente se o sensor de segurança der o permissão da
ativação.
As ativações dos
Air Bag laterais são independentes entre si e dos Air Bag frontais e dos
pretensionadores.
LOCALIZAÇÃO
A central está localizada
sobre o console central do veículo,
e está fixada firmemente à carroceria. Desta maneira,
os sensores de desaceleração colocados no interior
da mesma, estão na proximidade do baricentro
e levantam com precisão as desacelerações
de todo o veículo.
A central sempre deve
ser montada com a seta estampada
em direção ao sentido de movimento para
frente do veículo.
Ref. Denominação
1 Central eletrônica de controle
2 Seta indicando o sentido de movimento
3 Fixações
4 Conexões elétricas
CARACTERÍSTICAS DA CENTRAL
- Acúmulo de energia:
a central é alimentada com 12V com a chave na posição
MAR, mas também está em condições de funcionar ainda por cerca de 220 mseg.
Depois da interrupção da alimentação.
Isto se torna possível
graças a presença de um capacitor de carga, o qual acumula energia
elétrica suficiente para gerar o sinal de acionamento dos Air Bag.
Deste modo, é garantido
o funcionamento do sistema também no caso em que o impacto
provoca uma queda de tensão no sistema (por exemplo: danos ou quebra da
bateria, interrupção dos cabos de alimentação, etc.).
- Verificação da fixação:
a lógica de controle prevê também a verificação do
contato elétrico entre a caixa desta central e a carroceria.
- Memória de avarias:
durante o funcionamento do veículo, a central eletrônica
efetua continuamente a diagnose do sistema, verificando assim a continuidade
dos circuitos e de
seus componentes. Uma
anomalia detectada é memorizada e contemporaneamente acende-se a lâmpada
piloto de "avaria do Air Bag" no quadro de instrumentos. A
memória de avarias pode ser consultada em Assistência técnica ligando a
aparelhagem de diagnose
(Examiner ou S.D.C.) à tomada de diagnose, como descrito
a seguir.
- Memória de impactos:
o microprocessador da central efetua complexos algoritmos
de cálculo e de controle sobre o sinal proveniente do sensor acelerométrico e
determina
o nível de gravidade do impacto. Em função do nível levantado da
gravidade do impacto, e com a permissão do sensor de segurança, envia um
sinal de ativação
aos Air Bag. Esta
ordem de ativação é memorizada em uma memória de impactos, que contem
as informações relativas
a ultrapassagem dos limites de intervenção e à permissão
do sensor de segurança.
- Reconhecimento do
chicote: a central está em condições de reconhecer o tipo de
sistema instalado: sistema completo com 4 módulos (2 Air bag e dois
Pré-tensionadores) ou o sistema reduzido sem o Air Bag do passageiro. Isto
ocorre através de
um terminal de reconhecimento apropriado sobre esta central. Terminal
30 à massa significa presença do Air Bag passageiro, terminal 30 aberto,
significa ausência do Air Bag.
PIN-OUT DA CENTRAL
Conexão de 50 vias
1 - Ativação (+) pretensionador
lado motorista
2 - Ativação (-) pretensionador
lado motorista
3 - Ativação (+) pretensionador
lado passageiro
4 - Ativação (-)
pretensionador lado passageiro
5 - Alimentação sob
chave
6 - Dispositivo de
desabilitação do Air Bag lado
passageiro (-)
7 - Sinalização da
lâmpada espia de avaria no sistema air
bag.
9 - Linha K diagnose
10 - Ativação (+)
air bag lado motorista
11 - Ativação (-)
air bag lado motorista
12 - Dispositivo de
desabilitação air bag lado passageiro (+)
13 - Ativação (+)
air bag lado passageiro
14 - Ativação (-)
air bag lado passageiro
15 - Sinal do sensor
de presença de passageiro
16 - Ativação (+)
air bag lateral lado motorista
17 - Ativação (-)
air bag lateral lado motorista
18 - Ativação (+)
air bag lateral lado passageiro
19 - Ativação (-)
air bag lateral lado passageiro
22 - Alimentação
do sensor lateral do motorista
25 - Alimentação do
sensor lateral (lado passageiro)
24 - Massa do sensor
lateral lado motorista
25 - Massa do sensor
lateral lado passageiro
26 - C.C. pretensionador
lado motorista
27 - CC pretensionador
lado motorista
28 - CC pretensionador
lado passageiro
29 - CC pretensionador
lado passageiro
31 - CC massa
32 - CC lâmpada espia
de avaria
33 - Sinal da lâmpada
espia de desabilitação do air bag
passageiro
34 - Saída Crash
(NC)
35 - CC air bag lado
motorista
36 - CC air bag lado
motorista
37 - Sinal do sensor
de presença de passageiro
38 - CC air bag passageiro
39 - CC air bag passageiro
40 - Sinal de reconhecimento
do chicote
41 - CC air bag lateral
lado motorista
42 - CC air bag lateral
lado motorista
43 - CC air bag lateral
lado passageiro
44 - CC air bag lateral
lado passageiro
47 - Entrada do Crash
(NC)
Air Bag motorista - Descrição e funcionamento
O Air bag é um dispositivo
de segurança passiva constituído
de uma bolsa que, em caso de impacto frontal
se enche automaticamente, interpondo-se entre
o corpo dos ocupantes do veículo e a estrutura da
parte dianteira do veículo.
O módulo Air Bag o
lado do motorista é colocado no centro
do volante; esta montado sobre uma chapa móvel
que permite assim o comando das buzinas.
A chapa, fixada a
este volante através de dois parafusos,
aloja o compartimento metálico que contém
uma bolsa dobrada e o dispositivo gerador de
gás.
Ref. Denominação
1 Cobertura
2 Compartimento metálico
3 Bolsa dobrada
4 Gerador de gás
O gerador de gás é
ativável eletronicamente através de
um sinal proveniente da central eletrônica. Desta
maneira, é ativada uma carga de propelente a qual
libera um gás comprimido (Argônio) que se expande
no saco, o qual tem a capacidade de 45 litros.
O esvaziamento da
bolsa - depois do enchimento por obra
do gás - é imediatamente esvaziado, graças à permeabilidade
do material do qual é composto.
A cobertura plástica
do módulo se abre para cima em
correspondência às linhas de ruptura pré-determinadas,
permitindo assim a completa saída do
saco.
Ref. Denominação
1 Argônio comprimido
2 Carga de propelente
3 Furos de enchimento
4 Acionamento elétrico
5 Conexão elétrica
Air Bag passageiro - Descrição e funcionamento
CONTATO ESPIRALADO
Um dispositivo de
"contato espiralado" permite aos cabos
de ligação do módulo Air Bag - instalado no volante
- de efetuar a rotação deste último sem perigo
de rompimento. Tal
dispositivo é instalado sobre o conjunto de alavancas
da direção e é constituído de dois pratos giratórios,
um inferior, fixado sobre o conjunto de alavancas
da direção, enquanto o superior se mantém solidário
ao volante.
No interior dos dois
pratos, os cabos de ligação do módulo
e dos botões das buzinas são envolvidos por uma
espira permitindo de efetuar os movimentos do volante.
Um dispositivo especial
de segurança constituído de duas
molas, trava automaticamente a rotação dos dois
pratos quando o contato espiralado é removido do
volante.
Evita-se desta maneira
que o prato superior, não mais vinculado
ao volante, gire livremente provocando um desenrolamento
ou enrolamento das espiras do contato,
com conseqüente possibilidade de rompimento
do mesmo. Na
remontagem do volante o dispositivo se trava automaticamente.
Se por um motivo qualquer o prato superior
devesse girar em relação ao inferior a ponto
de não reconhecer
mais a posição que estava na remoção,
é taxativamente necessário substituir o contato
espiralado.
Para maiores detalhes, ver operação 5580C12.
Ref. Denominação
1 Contato espiralado
2 Molas de segurança
3 Conexão elétrica do Air Bag
4 Conexão elétrica da buzinas
O módulo do Air Bag
do lado do passageiro é colocado
sobre o painel porta-instrumentos, sobre o porta-luvas.
A constituição e o
funcionamento são os mesmos do Air
Bag do lado do motorista, salvo as dimensões do saco,
que são maiores: aproximadamente 90 litros. O
módulo do lado do passageiro é fixado sobre a travessa
do veículo através de chapa apropriada.
Ref. Denominação
1 Travessa do veículo
2 Módulo do Air Bag
do lado do
passageiro
3 Conexão elétrica
PORTINHOLA DO MÓDULO
Uma portinhola espumada
integrada no painel porta-instrumentos
permite uma perfeita saída da bolsa
que se enche. Esta
está vinculada ao painel porta-instrumentos por meio
de dois ganchos e duas travas de segurança. Esta
é fixada também à travessa através de uma chapa
e uma correia de tensionamento, que impede o
enchimento da bolsa fazer solta a portinhola do painel
porta-instrumentos. No
caso de acionamento do Air Bag, a portinhola se abre
para cima rompendo as duas travas, consentindo
assim a completa e correta saída da bolsa.
A portinhola pode
ser removida do painel porta-instrumentos
somente rompendo as travas, que devem
em tal caso serem substituídas.
Ref. Denominação
1 Ganchos de fixação
2 Correia de tensionamento
3 Portinhola de fechamento
4 Travas de segurança
DESABILITAÇÃO DO AIR BAG DO LADO DO PASSAGEIRO
Existem duas travas
para excluir a eventual ativação do Air bag do lado do passageiro
por parte da central:
- manual: através da chave;
- automática: através de um sensor apropriado colocado sob o banco.
O acionamento manual
exclui voluntariamente e temporariamente o funcionamento
do Air Bag do lado do passageiro.
O acionamento automático
impede o acionamento do Air Bag do passageiro se o banco
dianteiro estiver vazio, de maneira a reduzir os custos de reparação do
veículo após uma ativação
desnecessária do Air Bag do passageiro.
INTERRUPTOR (MANUAL) DE DESABILITAÇÃO
Um interruptor acionável
através da chave do veículo, permite
a abilitação (ON) ou a desabilitação (OFF) do Air
Bag do lado do passageiro. Encontra-se
na extremidade do painel porta-instrumentos,
do lado do passageiro, e está acessível
somente com a porta aberta. Neste
caso, a central exclui a ativação do Air Bag lado
passageiro, mas habilita normalmente o funcionamento
do relativo pré-tensionador: isto porque,
se um passageiro estiver presente, mas o interruptor
foi deixado erradamente na posição OFF,
o Air Bag não intervenha,
mas pelo menos o pré-tensionador
sim. Com a
chave na posição OFF a central comanda também
o acendimento da própria lâmpada piloto de "desabilitação
do Air bag lado passageiro" no quadro de
instrumentos.
Ref. Denominação
1 Interruptor a chave
2 Posição OFF: Air
Bag do lado do
passageiro desabilitado
3 Posição ON: Air
Bag do lado do
passageiro abilitado
SENSOR E D E DESABILITAÇÃO
AUTOMÁTICA DO AIR BAG
Um sensor para levantamento
da presença do passageiro,
é instalado no banco, entre o acabamento e
revestimento: é constituído de numerosas células distribuídas
sobre toda a parte "sentável" (parte central
do assento) deste banco. O
sensor é do tipo resistivo, constituído de resistências elétricas
variáveis com a pressão aplicada. A
central de controle "lê" a resistência do sensor, levantando
a presença ou ausência de um passageiro" de modo constante por pelo menos 30 segundos,
a central exclui a ativação do Air Bag do lado do passageiro, e também o relativo
pré-tensionador. Se
o sensor levanta sucessivamente a condição de "presença
do passageiro", a central reativa imediatamente
o Air Bag do lado do passageiro, e o relativo
pré-tensionador.
Se acontece uma passagem
da condição de "ausência"
para uma de "presença de passageiro" com
a chave em MAR, a central comanda o lampejo por
4 segundos da lâmpada piloto de "desabilitação do
Air Bag do lado do passageiro" no quadro de
instrumentos.
Isto não acontece
no caso oposto (passagem da "presença"
para a "ausência").
Ref. Denominação
1 Banco
2 Chapa contendo células de resistência
Na lógica da central,
a desabilitação manual tem sempre
prioridade sobre o sensor do banco. Em outras
palavras, os sinais do sensor não são levados em
consideração pela central se a chave de desabilitação
manual está na posição OFF.
Quando é levantada a condição de "ausência
Pré-tensionadores - Descrição e funcionamento
O pré-tensionador
é um dispositivo pirotécnico ativável eletricamente com um sinal proveniente
da central eletrônica, integrado nos enroladores dos cintos de segurança
dianteiros. Este
acionam, em caso de impacto de uma certa gravidade, de modo a recuperar
um eventual alongamento
do cinto devido a ação do peso do corpo, mantendo este
último ao encosto do banco. Ao
término do acionamento, o cinto permanece travado, sinalizando assim havido
o acionamento do dispositivo.
Lâmpada piloto de sinalização de anomalias
Na partida (chave
em MAR) a lâmpada piloto de "anomalia do Air Bag" de cor vermelha
acende-se por cerca de 4 segundos (fase de autodiagnose inicial), depois
apaga-se. A
lâmpada piloto permanece acesa ou acede-se durante o movimento normal do
veículo nos seguintes
casos:
- a central levanta uma anomalia no sistema Air Bag;
- a central levanta
um impacto com a ativação do sistema, mesmo parcial
(somente dos pré-tensionadores).
- a central levanta uma anomalia no circuito de ligação da própria lâmpada piloto.
Se a central levanta
uma anomalia, pode em tais casos, desabilitar o sistema: portanto,
o usuário é então obrigado o mais rápido possível, o mais próximo posto
de assistência técnica
para fazer a reparação do defeito, porque o sistema não está
mas em condições de funcionar corretamente.
Uma vez sinalizada
a anomalia, a lâmpada piloto permanece acesa até que o defeito
não seja reparado e não seja cancelada a memória de erros através do Examiner
ou outros instrumentos de diagnose.
Lâmp. piloto de "Desabilitação" do air bag passageiro
Na partida (chave
em MAR) a lâmpada piloto de " desabilitação do Air Bag do lado do
passageiro" de cor alaranjada acende-se por cerca de 4 segundos.
- a chave do interruptor
manual de desabilitação do Air bag do lado do passageiro
está em OFF, a lâmpada piloto permanece acesa.
- se ao contrário,
a chave está na posição ON, a lâmpada lampeja por outros 4
segundos e depois apaga-se.
Se, com a chave em
MAR, o sensor de desabilitação automática do Air Bag do lado
do passageiro assinala uma passagem da condição de "vazio" para "ocupado",
a central comanda o lampejo da lâmpada piloto por 4 segundos. Isto
não acontece no caso oposto (passagem de "ocupado" para "vazio"). Na
figura é mostrado o esquema lógico de acendimento da lâmpada piloto a partir
da "chave na posição MAR".
AUTODIAGNÓSTICO DO
SISTEMA
A central efetua uma
contínua autodiagnose do funcionamento do sistema. Em particular:
- levanta e memoriza eventuais anomalias;
- reconhece os vários componentes e o tipo de defeito acontecido;
- assinala o surgimento
de tais anomalias por meio da respectiva lâmpada piloto
no quadro de instrumentos:
- se for levantada
uma anomalia do interruptor de desabilitação manual,
este passa a ser considerado no estado de OFF, e portanto, fica inibido o
funcionamento do
Air Bag do lado do passageiro.
- se for levantada
uma anomalia do sensor de desabilitação automática, o
comando é ainda enviado aos módulos segundo o funcionamento normal.
As anomalias memorizadas
na central podem ser canceladas, depois que o defeito for
reparado, por meio do Examiner ou outros instrumentos de diagnose. As
ativações do sistema após um impacto de certa gravidade também são memorizadas
pela central.
No caso de um impacto
que tenha causado a ativação do sistema completo (Air bag
e pré-tensionadores) não é possível o cancelamento da memória da central, e
portanto, esta deve
ser substituída. No
caso contrário de ativação somente dos pré-tensiondores, a memória pode ser
cancelada por duas
vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, a central
deve ser substituída.
Air bag
DESCRIÇÃO FUNCIONAL
A central de controle
do sistema Air Bag M60 é alimentada sob chave (15/54) no pino 15
da linha protegida pelo fusível volante B30.
O pino 14 está ligado
à massa C50, assim como o pino 30, nas versões completas, ou seja,
Air Bag do lado do passageiro (nas versões somente com o Air Bag do lado do
motorista o pino 30
não está ligado). Quando,
com base em uma lógica de controle, for verificada uma colisão de certa
severidade, a central
envia os sinais de comando para a intervenção dos módulos :
- ao Air Bag do lado
do motorista Q9, através do cabo em espiral no volante Q10
(pelos pinos 1 e 2)
- ao Air Bag do lado do passageiro Q11 (pelos pinos 3 e 4)
- aos pretensionadores
esquerdo Q20 (pelos pinos 10 e 11) e direito Q21 (pelos pinos
6 e 7)
Os pinos 23 e 27 se
ligam com o sensor no banco para desabilitação do Air Bag do lado
do passageiro K65.
Os pinos 5 e 24 se
ligam com o comutador de desabilitação do Air Bag do lado do passageiro
H75.
Quando o auto diagnóstico
do sistema verifica uma avaria ou for registrada uma colisão,
a central M60 envia pelo pino 13 um sinal para a luz espia de sinalização
de anomalia do Air
Bag, colocada no instrumento de check E30. Este sinal de massa faz
acender a espia, uma vez que o instrumento E30 é alimentado sob chave (INT)
pela linha protegida
pelo fusível da iluminação dos comandos B11. A
leitura dos dados do auto diagnóstico, que pode ser realizado ligando-se ao
conector R10; a este
chegam os sinais pelo pino 9 da central M60 através da linha de
diagnóstico. O
pino 20 de M60 envia o sinal para a espia de desabilitação do Air Bag do lado
do
passageiro, colocada
no velocímetro E10. Este sinal positivo faz acender a espia, uma
vez que o instrumento E10 está ligado à massa.
COMPONENTES
Cód. componente Denominação Ref. ao conjunto
B11 Fusível de iluminação dos comandos
B30 Fusível do ABS e AIR BAG
C10 Massa dianteira esquerda
C50 Massa do sistema Air Bag
D1 Conector dianteiro / painel
D60 Conector do Air Bag
D61 Conector dos pretensionadores
E10 Velocímetro 5560B
E30 Check Control 5560C
H1 Comutador de ignição 5520A
H75 Comutador de desabilitação
do Air Bag
do lado do passageiro
K65 Sensor no banco para desabilitação do
Air Bag do lado do passageiro
M60 Central do Air Bag 5580C
Q9 Air Bag do lado do motorista 5580C
Q10 Cabo em espiral no volante 5580C
Q11 Air Bag no painel (lado do passageiro) 5580C
Q20 Pretensionador
do cinto de segurança
dianteiro esquerdo 7065A
Q21 Pretensionador
do cinto de segurança
dianteiro DIREITO 7065A
R10 Conector de diagnóstico múltiplo
Air Bag - Descrição
O veículo possui um
sistema de segurança com controle eletrônico que, em caso de colisão
frontal de certa severidade, aciona os pretensionadores dos cintos de
segurança dianteiros
e os Air Bag de proteção do lado do motorista e do lado do passageiro.
Uma central eletrônica
controla todo o sistema verificando todos os componentes e
ativando, quando necessário, os sistemas de retenção (pretensionadores e Air
Bag).
A central tem dois níveis de intervenção :
- no primeiro nível o sistema aciona somente os pretensionadores
- no segundo nível o sistema aciona tanto aos Air Bag como os pretensionadores.
A central está localizada
sob o console central do veículo, e está fixada rigidamente à
carroceria. Deste modo, os sensores de desaceleração colocados dentro da
mesma, estão em proximidade
do baricentro e verificam com precisão as desacelerações
de todo o veículo. O
módulo do Air Bag do lado do motorista está colocado no centro do volante; está
montado em uma chapa
basculante que permite o comando da buzina. A chapa se aloja
em uma caixa metálica contendo a bolsa dobrada e o dispositivo gerador de
gás que enche a bolsa.
Um dispositivo de
contato em espiral permite que os cabos de ligação do módulo Air
Bag sigam a rotação do volante sem perigo de rompimento. O
módulo Air Bag do lado do passageiro está colocado no painel, acima do
porta-luvas, e é fixado
diretamente na travessa do veículo através de um suporte. O
Air Bag do lado do passageiro pode ser desativado de modo manual através de
um interruptor ou
de modo automático por um sensor localizado no banco. O
interruptor acionável através da chave do veículo se encontra na extremidade do
painel, lado do passageiro,
e é acessível somente com a porta aberta. Com a chave
em OFF a central comanda
também o acendimento da luz espia de "desabilitação do
Air Bag do lado do passageiro".
Um sensor para a verificação
automática da presença do passageiro está instalado no
banco. O mesmo é constituído de resistências elétricas variáveis com a pressão
aplicada,
que verificam a presença ou a ausência de um passageiro. O
pretensionador é um dispositivo integrado ao enrolador dos cintos de segurança
dianteiros.
O mesmo intervém de
modo a recuperar o inevitável alongamento dos cintos devido
à ação do peso do corpo, mantendo o mesmo aderente ao encosto do banco.
A central possui autodiagnóstico:
- verifica e memoriza eventuais anomalias
- reconhece os vários componentes e o tipo de defeito ocorrido
- informa o aparecimento de tais anomalias por meio de uma luz espia
Também as ativações
do sistema após uma colisão de certa severidade são memorizadas
pela central.
Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO : 5580C
As linhas de alimentação
da central do sistema são protegidas por um fusível volante (que protege também
o sistema ABS) localizado ao lado da caixa de fusíveis
NOTA : Estão previstas duas configurações do sistema
- a configuração "básica", fornecida de série, prevê o Air Bag do lado do motorista e os dois pretensionadores.
- a configuração completa, opcional, prevê também o Air Bag do lado do passageiro, com os relativos dispositivos de desabilitação.
ATENÇÃO : ao realizar operações no sistema AIR BAG é necessário observar criteriosamente as normas de segurança prescritas. Para maiores detalhes, ver PROCEDIMENTOS 5580C
DESABILITAÇÃO DO AIR
BAG LADO PASSAGEIRO
Interruptor manual
de desabilitação do air bg lado passageiro
Se estiver presente
uma criança colocada na frente em uma específica cadeirinha, montada
no sentido contrário ao da marcha do veículo, o interruptor deve ser colocado
na posição
OFF: de tal modo, a centralina exclui a ativação do air bag lado passageiro, mas
habilita
regularmente o funcionamento do respectivo pretensionador e do respectivo air
bag lateral.
Sensor de desabilitação
automática do air bag lado passageiro
Quando é verificada
a condição de ausência de passageiro por pelo menos 30 segundos, a
centralina exclui a ativação do air bag frontal do lado do passageiro, e também
o pretensionador
e o respectivo air bag lateral.
Se o sensor verifica a condição de presença de passageiro, a centralina reativa
imediatamente
o air bag do passageiro, o respectivo air bag lateral e o pretensionador.
Autodiagnose do sistema
Em caso de colisão que causou a ativação do sistema frontal completo (air bag
e pretensionadores)
não é possível o cancelamento da memória da centralina, e portanto, esta deve
sempre ser substituída.
Caso a ativação for
somente Os pretensionadores, a memória pode ser cancelada por duas
vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, a centralina deve ser substituída.
Semelhante ao caso
de uma colisão lateral, a memória pode ser cancelada por
duas vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, indiferentemente do lado,
a centralina
deve ser substituída.