Vista de conjunto
Gr. motopropulsor c/câmbio autom.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador com as rodas
perfeitamente alinhadas.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
(A)
- Retirar a proteção de borracha (1a) e a trava do curso do pedal do acelerador (1b).
- Remover o revestimento de fechamento lateral do
console.
(B)
- Afastar o tapete do piso, soltar as porcas (1a) e retirar
a proteção da junta cardã da coluna da direção (1b).
- Soltar o parafuso de fixação (2) da coluna da direção à caixa da direção hidráulica.
- Remover as rodas dianteiras.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro direito e esquerdo da proteção do vão das rodas dianteiras.
- Remover a proteção lateral dianteira do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira.
- Remover a proteção lateral traseira esquerda e direita do vão do motor.
- Remover as grades dianteiras laterais e central.
- Descarregar a pressão de alimentação de combustível.
- Desligar a tubulação de recuperação dos vapores de
óleo do motor da caixa de tomada de ar.
- Remover a mangueira do debímetro da caixa de tomada de ar completa de resonador.
(C)
- Desligar a conexão elétrica (1) do medidor de vazão de ar.
- Remover a chapa de proteção do motor.
- Desligar a mangueira inferior do radiador.
Nota: Recuperar o líquido de arrefecimento em um
recipiente adequado.
- Desligar a mangueira superior do radiador.
(D) - Desligar a conexão (1) do motor / i.e.
(E) - Desligar a conexão elétrica (1) do corpo da borboleta integrado com o D.V.L. Desligar a conexão elétrica (2) do sensor de giros e fase do motor. Desligar a
conexão elétrica (3) do sensor de detonação. Desligar a conexão elétrica (4) do sensor de ângulo do cames.
Retirar a proteção (5a) e desligar a conexão elétrica
(5b)
(F)
- Desligar a conexão elétrica (1) do seletor de engate
das marchas e desencaixar o relativo chicote da abraçadeira.
- Desligar a conexão elétrica (2) do grupo de
eletroválvulas de seleção das marchas.
- Desencaixar o chicote elétrico da abraçadeira de
fixação e afastá-lo.
(G)
- Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de
temperatura da água do motor.
- Desencaixar o chicote elétrico (2) da abraçadeira de fixação e afastá-lo.
(H)
- Retirar a tampa (1) da central de derivação.
- Desligar o cabo de alimentação (2) do motor de partida da central de derivação.
- Desencaixar o cabo de alimentação do motor de partida da abraçadeira localizada na bomba dos freios e afastá-la.
(I)
- Retirar a trava (1a) e desligar o flexível do seletor de marchas (1b).
- Retirar a trava e desencaixar o flexível (2) do seletor de marchas do suporte no câmbio e afastá-lo.
(A)
- Desligar a tubulação (1) de retorno ao reservatório de alimentação do arrefecimento do motor da conexão no cabeçote direito.
- Desligar da conexão (2) no cabeçote direito, a
tubulação de envio do líquido de arrefecimento ao
aquecedor da instalação do ar-condicionado.
- Desligar do termostato do motor, a tubulação (3) de retorno do líquido de arrefecimento do aquecedor da instalação do ar-condicionado.
(B)
- Desligar o tubo (1) de recuperação dos vapores de combustível da caixa de aspiração de ar.
- Desligar o tubo de tomada (2) de depressão da caixa
de aspiração de ar.
(C)
- Desligar a conexão elétrica (1) da sonda lambda.
- Desligar a conexão elétrica (2) do sensor de detonação.
- Desligar a tubulação (3) de chegada de combustível do coletor de combustível dos eletroinjetores.
(D)
- Soltar o parafuso de fixação da tomada de ar frio na carroceria.
- Soltar o parafuso (1) de fixação da caixa do filtro de ar no suporte do ABS.
- Retirar o filtro (2) completo com o medidor de vazão de ar após desencaixá-lo da mangueira de entrada de ar da tomada ao filtro.
- Retirar a tomada de ar frio completa com a mangueira de entrada de ar da tomada ao filtro.
- Soltar o parafuso de fixação superior do radiador e o
parafuso de fixação da chapa de suporte da mangueira
do intercooler.
- Remover a travessa de ligação da sede dos faróis.
- Retirar o suporte superior de fixação do radiador de arrefecimento do motor.
(E)
- Desligar a conexão elétrica (1) da embreagem
eletromagnética de acionamento do compressor do
ar-condicionado.
- Desligar a conexão elétrica (2) do sensor do nível de óleo do motor.
(F)
- Desligar a conexão elétrica (1) do pressostato da instalação do ar-condicionado.
- Soltar os parafusos (2a) e afastar o filtro desidratador (2b) completo com suporte e tubulações.
(G)
- Desligar a conexão elétrica (1) do eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Desligar a conexão elétrica (2) do resistor do eletroventilador do radiador do motor.
- Soltar o parafuso (3a) e desencaixar o chicote
elétrico (3b).
(H) - Soltar os parafusos (1) de fixação do condensador da instalação do ar-condicionado ao radiador de arrefecimento do motor.
( I )
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o convergedor de ar no radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático (1b).
- Soltar os parafusos (2) de fixação do radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático ao radiador de arrefecimento do motor.
- Soltar e retirar o radiador de arrefecimento do motor.
(A)
- Soltar os parafusos (1) de fixação do radiador de arrefecimento do óleo do motor à travessa inferior.
- Soltar o parafuso (2a) e retirar o suporte (2b) de ligação das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento.
- Afastar o radiador de óleo do motor e o condensador da instalação do ar-condicionado e fixá-los juntamente ao filtro desidratador/acumulador à carroceria.
- Retirar a correia única dos comandos vários do motor.
(B)
- Soltar as porcas (1a) e retirar a proteção contra calor (1b) do coletor de descarga.
- Soltar os parafusos (2a) e afastar o compressor do
ar-condicionado (2b) completo com as tubulações e
fixá-lo à carroceria.
- Remover o tirante de reação do grupo motopropulsor.
(C)
- Soltar o parafuso (1a) e desligar o cabo de massa (1b) do suporte rígido do lado do câmbio do grupo motopropulsor.
- Remover a tubulação de descarga dos coletores direito
e esquerdo.
(D)
- Desencaixar dos suportes, os tubos flexíveis (1) das pinças dos freios dianteiros .
- Retirar as molas de fixação (2) das pinças dos freios
aos suportes.
- Soltar os parafusos (3a) e afastar as pinças dos freios dianteiros (3b) completas com pastilhas e
fixá-las à carroceria.
(E)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar os sensores do número de giros das rodas dianteiras (1b) nos montantes do cubo.
- Soltar os parafusos (2a) e retirar os suportes (2b) do chicote dos sensores do número de giros das rodas dianteiras.
- Soltar as porcas (3a) e desligar as articulações da barra estabilizadora dianteira (3b) dos relativos suportes.
- Soltar as porcas (4) de fixação dos garfos dos amortecedores dianteiros aos braços oscilantes do lado dos braços oscilantes.
- Colocar um macaco hidráulico sob os montantes
dos cubos.
(F)
- Soltar as porcas (1a) e desligar os braços oscilantes superiores (1b) dos montantes dos cubos dianteiros com a ferramenta (1c).
- Retirar o macaco hidráulico debaixo dos montantes
dos cubos.
(G)
- Colocar as ferramentas (1a) e (1b) para a retirada do grupo motopropulsor sob o veículo.
- Abaixar o veículo até posicionar a estrutura das suspensões dianteiras nas ferramentas.
(H) - Soltar os parafusos (1) de fixação da estrutura das suspensões dianteiras à carroceria.
(I) - Soltar os parafusos (1a) e retirar os suportes (1b) completos com espaçadores (1c) de fixação da estrutura das suspensões dianteiras à carroceria.
- Levantar o veículo até a completa separação do grupo motopropulsor (1) com câmbio automático completo com estrutura das suspensões dianteiras da carroceria.
RECOLOCAÇÃO
- Colocar o grupo motopropulsor com câmbio automático completo com estrutura das suspensões dianteiras sob o veículo.
- Abaixar o veículo até atingir o completo posicionamento
do grupo motopropulsor em seu vão.
(A) - Montar os suportes (1a) completos com espaçadores (1b) e apertar os parafusos (1c) no torque prescrito.
(B)
- Apertar com o torque prescrito os parafusos (1) da estrutura das suspensões dianteiras à carroceria.
- Levantar o veículo e retirar as ferramentas utilizadas para a recolocação do grupo motopropulsor.
- Colocar um macaco hidráulico sob os montantes
dos cubos.
- Ligar os braços oscilantes superiores aos montantes dos cubos dianteiros e fixá-los com os relativos parafusos no torque prescrito. - Retirar o macaco hidráulico sob o montante do cubo.
(C)
- Apertar as porcas (1) de fixação dos garfos dos amortecedores dianteiros aos braços oscilantes no torque prescrito.
- Ligar as articulações da barra estabilizadora dianteira (2a) aos suportes e fixá-los com as relativas porcas (2b) no torque prescrito.
- Recolocar em suas sedes os suportes (3a) do chicote dos sensores do número de giros das rodas dianteiras e fixá-los com os relativos parafusos (3b).
- Recolocar em suas sedes os sensores do número de giros das rodas dianteiras (4a) e fixá-los com os relativos parafusos (4b) aos montantes do cubo.
(D)
- Recolocar as pinças dos freios dianteiros (1a) completas com as pastilhas nas relativas sedes e fixá-las com os parafusos (1b) no torque prescrito.
- Montar as molas (2) de fixação das pinças dos freios aos suportes.
- Fixar os tubos flexíveis das pinças dos freios dianteiros aos suportes.
- Montar a tubulação de descarga nos coletores direito
e esquerdo.
- Ligar o cabo de massa ao suporte rígido do lado do câmbio do grupo motopropulsor e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar o tirante de reação do motopropulsor.
(E)
- Recolocar em sua sede o compressor do
ar-condicionado (1a) completo com as tubulações e
fixá-lo com os relativos parafusos (1b) no torque prescrito.
- Montar a proteção de calor (2a) do coletor de descarga e fixá-la com as relativas porcas (2b).
- Montar a correia única de comandos vários do motor.
- Com uma chave, agir sobre o tensor móvel desencaixando-o da posição "correia solta".
- Montar o elemento traseiro e o elemento dianteiro da
proteção do vão das rodas dianteiras.
- Montar as rodas dianteiras.
- Recolocar em suas sedes o condensador da instalação do ar-condicionado, o radiador de óleo do motor e o filtro desidratador/acumulador.
- Montar o suporte de ligação das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Apertar os parafusos de fixação do radiador de arrefecimento de óleo do motor à travessa inferior.
- Recolocar em sua sede o radiador de arrefecimento do motor.
- Apertar os parafusos de fixação do radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático ao radiador de arrefecimento do motor.
- Montar o convergedor de ar no radiador de arrefecimento do circuito hidráulico do câmbio automático e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Apertar os parafusos de fixação do condensador da instalação do ar-condicionado ao radiador de arrefecimento do motor.
- Fixar o chicote elétrico com a relativa abraçadeira no eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Ligar a conexão elétrica ao resistor do eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Ligar a conexão elétrica ao eletroventilador de arrefecimento do motor.
- Recolocar em sua sede o filtro desidratador/acumulador completo com suporte e tubulações e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar a conexão elétrica ao pressostato da instalação do ar-condicionado.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de nível do óleo do motor.
- Ligar a conexão elétrica da embreagem
eletromagnética de acionamento do compressor do arcondicionado.
- Montar o suporte superior de fixação do radiador de arrefecimento do motor.
- Posicionar provisóriamente a travessa de ligação da
sede dos faróis e colocar sem apertar os parafusos de
fixação.
- Posicionar na própria sede a fechadura da tampa do
vão do motor.
- Certificar-se de que a fechadura do capuz não esteja
danificada.Em seguida ligar o cabo de comando, posicioná-la e apertar as porcas de fixação. Efetuar a
regulagem de posicionamento e apertar os parafusos
de fixação.
- Montar as grades dianteiras laterais e central.
- Montar a tomada de ar frio completa com mangueira de entrada de ar da tomada ao filtro.
- Montar o filtro de ar completo com medidor de vazão de ar e ligá-lo à mangueira de entrada de ar da tomada
ao filtro.
- Apertar os parafusos de fixação da caixa do filtro de ar ao suporte do ABS.
- Apertar o parafuso de fixação da tomada de ar frio à carroceria.
- Ligar a tubulação de chegada de combustível ao coletor de combustível dos eletroinjetores.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de detonação.
- Ligar a conexão elétrica da sonda lambda.
- Ligar o tubo de tomada de depressão à caixa de aspiração de ar.
- Ligar o tubo de recuperação dos vapores de combustível à caixa de aspiração de ar.
- Ligar ao termostato do motor a tubulação de retorno do líquido de arrefecimento do aquecedor da instalação do ar-condicionado.
- Ligar à conexão no cabeçote direito, a tubulação de envio de líquido de arrefecimento ao aquecedor da instalação do ar-condicionado.
- Ligar à conexão no cabeçote direito, a tubulação de retorno ao reservatório de alimentação do arrefecimento do motor.
- Recolocar o flexível do seletor de marchas na relativa sede e fixá-lo ao suporte no câmbio com a relativa trava.
- Ligar o flexível do seletor de marchas e fixá-lo com a relativa trava.
- Recolocar em sua sede o cabo de alimentação do motor de partida e fixá-lo com a abraçadeira localizada na bomba dos freios.
- Ligar o cabo de alimentação do motor de partida à central de derivação.
- Montar a tampa na central de derivação.
- Ligar a conexão elétrica ao sensor da temperatura da água do motor e fixar o chicote elétrico na abraçadeira.
- Ligar a conexão elétrica ao grupo de eletroválvulas da seleção das marchas e fixar o chicote à relativa abraçadeira.
- Ligar a conexão elétrica do seletor de engate das marchas e fixar o chicote à relativa abraçadeira.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de ângulo do cames.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de detonação.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de giros e fase do motor.
- Ligar a conexão elétrica ao corpo da borboleta integrado com D.V.L.
- Ligar o conector do motor / i.e.
- Montar a mangueira superior do radiador. Ligar a mangueira inferior do radiador. Abastecer com líquido de
arrefecimento de acordo com o prescrito.
- Montar a proteção da travessa dianteira.
- Montar a proteção lateral dianteira do vão do motor.
- Montar a mangueira do debímetro.
(F)
- Apertar o parafuso (1) de fixação da coluna da direção
à caixa da direção hidráulica no torque prescrito.
- Montar a proteção da junta cardânica da coluna de direção (2a) e fixá-la com as respectivas porcas (2b).
- Recolocar na sua sede o tapete do assoalho
- Certificar-se de que o revestimento de fechamento lateral do console não esteja danificado, posicioná-lo e
apertar os parafusos de fixação.
- Montar a trava do curso do pedal do acelerador completo com a proteção de borracha.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.