Torques de aperto Ferramentas Imprimir
Vista de conjunto


Grupo motopropulsor
RETIRADA

(A)
- Montar o suporte do motopropulsor no cabeçote direito (1) e fixá-lo com o relativo parafuso.

- Montar o suporte do motopropulsor no cabeçote esquerdo (2) e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar o suporte do motopropulsor (3) no diferencial.
- Prender e sustentar o grupo motopropulsor em uma talha (4) munida de correntes ligadas aos suportes anteriormente montados.

(B) - Soltar os parafusos (1a) e desligar a semi-árvore dianteira esquerda (1b) do diferencial.

(C) - Soltar os parafuso (1a) e desligar a semi-árvore dianteira direita (1b) da semi-árvore intermediária.

(D) - Soltar os parafusos (1) de fixação do coxim elástico de suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões dianteiras.

(E) - Soltar a porca (1) de fixação do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao relativo coxim elástico.

(F)
- Soltar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição ao relativo coxim elástico.

- Soltar os parafusos (2) de fixação da bomba da direção hidráulica ao relativo suporte.

(G)
- Soltar o parafuso (1) de fixação do reservatório do
líquido da direção hidráulica à tampa da distribuição.
- Desencaixar as tubulações (2) da instalação da direção hidráulica das abraçadeiras de fixação no motor.
- Fixar o reservatório e a bomba da direção hidráulica à estrutura das suspensões dianteiras.


(A) - Levantar o grupo motopropulsor (1a) com a talha hidráulica e desencaixá-lo da estrutura das suspensões dianteiras (1b).

(B)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar a proteção inferior do volante do motor (1b).

- Soltar os parafusos (2a) e retirar o sensor de giros e fase (2b).

(C)
- Soltar as porcas (1a) e retirar o coletor de descarga direito (1b) completo com a proteção contra calor.

- Desencaixar os chicotes elétricos do motor de partida das abraçadeiras de fixação.

(D)
- Soltar as porcas (1a) e desligar as conexões elétricas
(1b) do motor de partida.
- Soltar os parafusos (2a) e a porca (2b) e retirar o motor de partida (2c) completo com o suporte traseiro.
- Retirar o espaçador (3a) e o suporte dos chicotes (3b).
- Girar a árvore de manivelas até colocar um dos parafusos de fixação do conversor de torque no volante do motor em correspondência da sede do motor de partida.

(E)
- Montar a ferramenta (1) de trava do volante.

- Soltar o parafuso (2) do conversor de torque que fica acessível.
- Retirar a ferramenta de trava do volante.
- Operar analogamente para soltar os dois parafusos restantes de fixação do conversor de torque ao volante do motor.

(F) - Soltar os parafusos (1a) e retirar a semi-árvore intermediária dianteira (1b).

(G)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte de fixação dos cabos de seleção/engate das marchas (1b).

- Soltar os parafusos (2a) e retirar o câmbio automático (2b) do motor.

Nota: Para esta intervenção são necessários dois
operadores.
Prestar atenção para não danificar o conversor de torque.

RECOLOCAÇÃO

(H)
- Montar o câmbio automático (1a) e fixá-lo com os relativos parafusos (1b) com o torque prescrito.



Nota: Verificar o correto posicionamento dos encaixes do conversor de torque com a árvore do câmbio.



Alinhar os furos dos parafusos de fixação do

volante do motor ao conversor de torque.

- Montar o suporte de fixação dos cabos de seleção
/engate das marchas (2a) e fixá-lo com os relativos parafusos (2b).

( I )
- Recolocar em sua sede a semi-árvore intermediária dianteira (1a) e fixá-la com os relativos parafusos (1b) com o torque prescrito.



- Girar a árvore de manivelas até colocar um dos furos dos parafusos de fixação do conversor de torque ao volante do motor em correspondência da sede do motor de partida.

(A)
- Montar a ferramenta (1) de trava do volante.

- Apertar o parafuso (2) do conversor de torque que fica acessível, com o torque prescrito.
- Retirar a ferramenta de trava do volante.
- Operar analogamente para apertar os dois restantes parafusos de fixação do conversor de torque ao volante do motor.

(B)
- Montar o motor de partida (1a) completo com o espaçador (1b) e suporte dos chicotes (1c) e fixá-lo com os relativos parafusos (1d) no torque prescrito.

- Ligar as conexões elétricas (2a) ao motor de partida e fixá-las com as relativas porcas (2b).
- Fixar os chicotes elétricos do motor de partida às relativas abraçadeiras.

(C)
- Montar o coletor de descarga direito (1a) completo com a proteção contra calor e fixá-lo com as relativas porcas (1b) no torque prescrito.

- Montar o sensor de giros e fase e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a proteção inferior do volante do motor e fixá-la com os relativos parafusos.
- Recolocar o grupo motopropulsor em sua sede na estrutura das suspensões dianteiras com a talha hidráulica.
- Fixar as tubulações da instalação da direção hidráulica às abraçadeiras de fixação no motor.
- Fixar o reservatório do líquido da direção hidráulica à tampa da distribuição com o relativo parafuso.
- Fixar a bomba da direção hidráulica ao suporte com os relativos parafusos no torque prescrito.

(D) - Apertar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição ao relativo suporte com o torque prescrito.

(E) - Apertar a porca (1) de fixação do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao relativo coxim elástico com o torque prescrito.

(F)
- Apertar os parafusos (1) de fixação do coxim elástico
do suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões dianteiras com o torque prescrito.
- Ligar a semi-árvore dianteira direita à semi-árvore intermediária e fixá-la com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Ligar a semi-árvore dianteira esquerda ao diferencial e fixá-la com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Retirar a talha hidráulica completa com correntes de suporte utilizada para o suporte do grupo motopropulsor.
- Retirar os suportes do grupo motopropulsor.