Vista de Conjunto
Suporte rígido motopropulsor-lado câmbio-R.R.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Calçar as calotas da roda dianteira esquerda e removê-las. Em seguida, desapertar os parafusos e retirar
as rodas dianteiras.
- Remover o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira.
- Remover a chapa de proteção do motor.
(A)
- Soltar o parafuso (1a) e desligar o cabo de massa (1b) do suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor.
- Colocar o macaco hidráulico sob o câmbio.
- Soltar os parafusos (2) de fixação do coxim elástico do suporte do lado do câmbio na estrutura de sustentação das suspensões.
- Levantar até o necessário o grupo motopropulsor com o macaco hidráulico.
(B) - Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1b) completo com o coxim elástico (1c).
(C) - Na bancada, soltar a porca (1a) e separar o suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1b) do relativo coxim elástico (1c).
RECOLOCAÇÃO
(D) - Fixar o coxim elástico (1a) ao suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1b) com a relativa porca (1c) no torque prescrito.
(E)
- Montar o suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1a) completo com coxim elástico (1b) e fixá-lo ao câmbio com os relativos parafusos (1c) no torque prescrito.
- Abaixar até o necessário o grupo motopropulsor com o macaco hidráulico.
(F)
- Apertar no torque prescrito os parafusos (1) de fixação do coxim elástico do suporte do lado do câmbio à estrutura de sustentação das suspensões.
- Retirar o macaco hidráulico colocado anteriormente sob o câmbio.
- Ligar o cabo de massa (2a) ao suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor e fixá-lo com o relativo parafuso (2b).
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o elemento dianteiro da proteção lateral dianteira
do vão da roda.
- Montar a rodas dianteira esquerda com os respectivos
parafusos e em seguida a calota.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
Suporte rígido motopropulsor-câmbio aut.-R.R.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Calçar a calota da roda dianteira esquerda e removê-la.
Em seguida desapertar o parafuso da roda e removê-la.
- Remover o elemento dianteiro de proteção lateral do vão da roda.
- Remover a chapa de proteção do motor.
(A)
- Soltar o parafuso (1a) e desligar o cabo de massa (1b) do suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor.
- Colocar o macaco hidráulico sob o câmbio.
(B)
- Soltar os parafusos (1) de fixação do coxim elástico do suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões traseiras.
- Levantar o quanto basta o grupo motopropulsor com o macaco hidráulico.
- Soltar os parafusos (2) de fixação do suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor ao câmbio.
- Retirar o suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (3a) completo com o relativo coxim elástico (3b).
(C)
- Na bancada, soltar a porca (1a) e separar o suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1b) do relativo coxim elástico (1c).
RECOLOCAÇÃO
(D) - Fixar o coxim elástico (1a) ao suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1b) com a relativa porca (1c) no torque prescrito.
(E)
- Montar o suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor (1a) completo com coxim elástico (1b).
- Apertar os parafusos (2) de fixação do suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor ao câmbio.
- Abaixar até o necessário o grupo motopropulsor com o macaco hidráulico.
- Apertar os parafusos (3) de fixação do coxim elástico
do suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões traseiras com o torque prescrito.
- Retirar o macaco hidráulico colocado anteriormente sob o câmbio.
- Ligar o cabo de massa ao suporte rígido do lado do câmbio grupo motopropulsor e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o elemento dianteiro da proteção lateral
dianteria do vão do motor.
- Montar a roda dianteira esquerda fixando os parafusos
relativos. Em seguida montar a calota da roda.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.
Sup.rígido traseiro motopropulsor-R.R.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a proteção lateral dianteira do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira.
- Remover a proteção lateral traseira esquerda e direita do vão do motor.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão das rodas dianteiras.
- Remover as grades dianteiras laterais e central.
- Remover o pára-choque dianteiro.
(A)
- Desligar a tubulação (1) de recuperação dos vapores de óleo do separador.
- Desligar a tubulação (2) da recirculação dos vapores de óleo do separador.
- Soltar os parafusos (3a) e afastar o separador dos vapores de óleo (3b) do cabeçote.
(B)
- Montar o suporte do motor (1a) no cabeçote direito e fixá-lo com o relativo parafuso (1b).
- Montar o suporte do motor (2a) no cabeçote esquerdo e fixá-lo com o relativo parafuso (2b).
- Soltar o parafuso e retirar o suporte do pára-choque dianteiro para permitir um correto posicionamento das ferramentas de suporte do grupo motopropulsor.
(C)
- Montar as ferramentas (1a), (1b) e (1c) para o suporte em segurança do grupo motopropulsor.
- Ligar os tirantes (2) das ferramentas aos suportes anteriormente montados e colocá-los em tensão.
- Calçar a calota da roda dianteira direita e removê-la. Em
seguida, soltar os parafusos e remover a roda dianteira
direita.
- Remover a chapa de proteção do motor.
(D)
- Retirar o filtro de óleo do motor (1a) utilizando uma ferramenta adequada (1b).
Nota: Recolher o óleo em um recipiente apropriado.
- Remover a tubulação de descarga dos coletores
esquerdo e direito junto com as respectivas guarnições.
- Remover a semi-árvore completa com a junta.
- Remover a correia única de comando dos órgãos.
- Remover o tensor fixo da correia.
(A)
- Desligar a conexão elétrica (1) do interruptor de insuficiência da pressão de óleo do motor.
- Soltar e retirar o interruptor (2) de insuficiência da
pressão de óleo do motor.
(B)
- Desligar as conexões elétricas (1a) e (1b) do alternador.
- Soltar os parafusos (2a) e retirar o alternador (2b).
(C)
- Soltar o parafuso (1a) e a porca (1b) e retirar os suportes (1c) das tubulações de envio e retorno do óleo do motor ao radiador de arrefecimento.
- Soltar as conexões (2a) e desligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (2b).
- Desencaixar o chicote elétrico da abraçadeira localizada no suporte traseiro do motor de partida.
(D)
- Soltar as porcas (1a) e retirar o suporte (1b) traseiro do motor de partida.
- Soltar os parafusos (2a) e as porcas (2b) de fixação do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor
ao bloco.
(E) - Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte do alternador (1b).
(F)
- Soltar a porca (1) de fixação do suporte rígido traseiro
do grupo motopropulsor ao relativo coxim elástico.
- Remover o tirante de reação do motopropulsor.
- Remover a chapa sobre a carroceria para o tirante de
reação.
(G) - Soltar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição ao relativo coxim elástico.
(H) - Afrouxar os dois parafusos (1) de fixação do coxim elástico do suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões dianteiras.
(A) - Levantar até o necessário o grupo motopropulsor com os tirantes das ferramentas de suporte e retirar o suporte rígido traseiro (1) do grupo motopropulsor.
RECOLOCAÇÃO
- Recolocar em sua sede o suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor.
- Recolocar em sua sede o grupo motopropulsor com as ferramentas de suporte.
(B) - Apertar os parafusos (1) de fixação do coxim elástico de suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões dianteiras com o torque prescrito.
(C)
- Apertar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição e ao relativo coxim elástico com o torque prescrito.
- Recolocar o suporte do tirante de reação do motopro-pulsor.
- Montar o tirante de reação.
(D)
- Apertar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição ao relativo coxim elástico com o torque prescrito.
- Montar o suporte do alternador e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Apertar os parafusos (1a) e as porcas (1b) de fixação do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao bloco com o torque prescrito.
(E)
- Montar o suporte (2a) traseiro do motor de partida e fixá-lo com as relativas porcas (2b).
- Fixar o chicote elétrico na abraçadeira localizada no suporte traseiro do motor de partida.
- Ligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá-las com as relativas conexões no torque prescrito.
- Montar os suportes das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá- las com o parafuso e a porca.
(F)
- Montar o alternador (1a) e fixá-lo com os relativos parafusos (1b) no torque prescrito.
- Ligar as conexões elétricas (2) do alternador.
- Montar o interruptor de insuficiente pressão de óleo do motor e apertá-lo no torque prescrito
- Ligar a conexão elétrica do interruptor de insuficiente pressão de óleo do motor.
- Montar o tensor fixo e em seguida a correia única de
comando dos órgãos do motor.
- Montar a semi-árvore intermediária.
- Montar a tubulação de descarga nos coletores direito e
esquerdo.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar a proteção lateral do vão da roda dianteira.
- Montar a roda dianteira direita.
- Retirar as ferramentas utilizadas para o suporte em segurança do grupo motopropulsor.
- Montar o suporte do pára-choque dianteiro e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Soltar os parafusos e retirar os suportes do motor
do cabeçote.
- Recolocar em sua sede o separador dos vapores de óleo e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar a tubulação da recirculação dos vapores de óleo ao separador.
- Ligar a tubulação de recuperação dos vapores de óleo ao separador.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras laterais e central.
- Montar o elemento dianteiro da proteção do vão da roda
dianteira.
- Montar a proteção lateral traseira direita e esquerda do
vão do motor.
- Montar a proteção da travessa dianteira.
- Montar a proteção lateral dianteira direita e esquerda do
vão do motor.
- Abastecer o circuito de lubrificação do motor com o óleo prescrito.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.
Sup.rígido motopropulsor-lado distrib.-R.R.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover o elemento dianteiro do vão da roda direita.
- Remover a proteção lateral dianteira do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira do vão do motor.
- Remover a proteção lateral traseira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover o tirante de reação do motopropulsor.
- Remover as grades dianteiras laterais e central.
- Remover o pára-choque dianteiro.
- Remover a correia única de comando dos órgãos do motor.
(A)
- Montar a chapa de suporte do motor (1a) sobre o cabeçote esquerdo e fixá-la com o respectivo parafuso (1b).
- Montar as ferramentas (2a), (2b) e (2c) para sustentação em segurança do grupo motopropulsor.
- Ligar o tirante das ferramentas ao suporte (3) anteriormente montado e colocá-lo em tensão.
- Remover a chapa de proteção do motor.
(B) - Soltar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição ao relativo coxim elástico.
(C) - Soltar os parafusos (1) de fixação do coxim elástico do suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões dianteiras.
(D) - Soltar a porca (1) de fixação do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao relativo coxim elástico.
(E)
- Soltar as porcas (1) dos parafusos de fixação do compressor do ar-condicionado ao suporte rígido do motor do lado da distribuição.
- Soltar o parafuso (2) de fixação do suporte da bomba da direção hidráulica ao suporte rígido do motor do lado da distribuição.
(F)
- Desligar a conexão elétrica (1) da embreagem
eletromagnética de acionamento do compressor do
ar-condicionado.
- Desligar a conexão elétrica (2) do sensor de nível do óleo do motor.
- Levantar o grupo motopropulsor com o tirante das ferramentas de suporte até desencaixar o suporte rígido do motor do lado da distribuição do relativo coxim elástico.
- Retirar os parafusos de fixação, afastar lateralmente o compressor do ar-condicionado e apoiá-lo adequadamente.
(G) - Soltar as porcas (1a) e retirar o suporte rígido do motor do lado da distribuição (1b).
RECOLOCAÇÃO
(H)
- Montar o suporte rígido do motor do lado da distribuição (1a) e fixá-lo com as relativas porcas (1b) no torque prescrito.
- Recolocar o compressor do ar-condicionado em sua sede fixando-o com os relativos parafusos.
- Recolocar em sua sede o grupo motopropulsor utilizando as ferramentas de suporte.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de nível de óleo do motor.
- Ligar a conexão elétrica do eletroímã de acionamento do compressor do ar-condicionado.
( I )
- Apertar os parafusos (1) de fixação do suporte da bomba da direção hidráulica ao suporte rígido do motor do lado da distribuição no torque prescrito.
- Apertar as porcas dos parafusos de fixação do compressor do ar-condicionado ao suporte rígido do motor do lado da distribuição no torque prescrito.
(A) - Apertar a porca de fixação (1) do suporte rígido traseiro do grupo motopropulsor ao relativo coxim elástico no torque prescrito.
(B) - Apertar os parafusos (1) de fixação do coxim elástico do suporte do lado do câmbio à estrutura das suspensões dianteiras com o torque prescrito
(C)
- Apertar a porca (1) de fixação do suporte rígido do motor do lado da distribuição ao relativo coxim elástico com o torque prescrito.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Retirar as ferramentas utilizadas para o suporte em segurança do grupo motopropulsor.
- Soltar o parafuso e retirar o suporte do motor do cabeçote esquerdo.
- Montar o suporte do pára-choque dianteiro e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar a correia única de comando dos órgãos do motor.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras laterais e central.
- Montar o elemento dianteiro da proteção lateral dianteira do vão da roda.
- Montar o tirante de reação.
- Montar a proteção lateral traseira direita e esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção da travessa dianteira.
- Montar a proteção lateral dianteira do motor.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.