Vista de conjunto
Cabeçote-substituição junta-versão cond.ar
RETIRADA
- Remover o cabeçote esquerdo, incluindo guarnições.
- Remover o cabeçote direito, incluindo guarnições.
RECOLOCAÇÃO
- Recolocar o cabeçote esquerdo, incluindo guarnições.
- Recolocar o cabeçote direito, incluindo guarnições.
Cabeçote esquerdo-substituição junta-versão cond.ar
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ).
- Remover a proteção lateral dianteira direita e esquerda
do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira.
- Remover a proteção lateral traseira direita e esquerda
do vão do motor.
- Remover as rodas dianteiras.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão das rodas dianteiras.
- Remover a chapa de proteção do motor.
- Descarregar o líquido de arrefecimento do motor.
Nota: Recolher o líquido de arrefecimento em um recipiente adequado.
(A)
- Retirar a tampa (1) do reservatório da direção hidráulica e aspirar o líquido com uma seringa.
- Soltar o parafuso (2) de fixação do reservatório do
líquido da direção hidráulica.
(B)
- Desencaixar a tubulação (1) de envio de óleo à caixa
da direção hidráulica da abraçadeira de suporte do reservatório.
- Levantar até o necessário o reservatório do líquido da direção hidráulica e retirar o prato (2) de coleta de gotas.
(C)
- Desligar a conexão elétrica (1) da embreagem
eletromagnética de acionamento do compressor do
ar-condicionado.
- Desligar a conexão elétrica (2) do sensor do nível de
óleo do motor.
- Soltar as conexões (3a) e desligar as tubulações de envio e retorno (3b) da bomba da direção hidráulica.
- Soltar os parafusos (4a) e retirar a bomba da direção hidráulica (4b).
- Soltar os parafusos e afastar o filtro desidratador/ acumulador completo com suporte e tubulações.
(D) - Soltar os parafusos (1a) e retirar a tampa superior de proteção do comando da distribuição (1b).
(E) - Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte (1b) do reservatório do líquido da direção hidráulica.
(F)
- Desligar a tubulação (1) de retorno ao reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Retirar o reservatório (2) do líquido da direção hidráulica completo com tubulação de envio à bomba.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.
- Remover o tensor móvel da correia única dos órgãos do
motor.
- Remover o tensor fixo da correia única dos órgãos do
motor.
(G) - Soltar os parafusos (1a) e retirar as tampas inferiores de proteção do comando da distribuição (1b).
(H)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o tensor móvel da correia da distribuição (1b).
- Desencaixar a correia dentada de comando da distribuição das polias conduzidas.
( I )
- Remover a tubulação de descarga dos coletores de
descarga direito e esquerdo.
- Remover os coletores de admissão.
- Remover a tubulação completa de combustível com
eletroinjetores.
- Remover a mangueira do debímetro à caixa de alimentação de ar.
- Remover o tubo da vareta de verificação do nível de óleo.
- Remover a tampa das bobinas de ignição do cabeçote
esquerdo.
- Remover as bobinas de ignição do cabeçote esquerdo.
- Soltar os parafusos e afastar lateralmente o suporte das conexões elétricas do termostato.
(A)
- Soltar os parafusos (1a) e afastar o suporte do termostato (1b) completo com as tubulações, desencaixando-o das conexões nos cabeçotes e do tubo rígido de entrada de líquido na bomba dgua.
(B) - Soltar o parafuso (1a) e retirar o tensor fixo superior do comando da distribuição (1b).
(C) - Soltar os parafusos (1a) das polias dentadas conduzidas do cabeçote esquerdo utilizando como contratorque a ferramenta (1b).
(D) - Retirar as polias dentadas conduzidas do cabeçote esquerdo (1a) com a ferramenta (1b).
(E) - Soltar os parafusos (1a) e retirar a proteção traseira esquerda da correia da distribuição (1b).
(F)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte (1b) de fixação da tampa de proteção do comando
da distribuição.
- Soltar os parafusos (2a) e retirar a tampa das válvulas do lado esquerdo (2b) completa com a guarnição.
(G)
- Soltar as porcas (1a) e retirar o cabeçote
esquerdo (1b).
Nota: Para esta fase são necessários dois operadores.
- Retirar a guarnição do cabeçote esquerdo.
RECOLOCAÇÃO
- Montar a nova guarnição do cabeçote esquerdo.
Nota: A guarnição do cabeçote é do tipo Astadur.
O material do qual é composta sofre um processo de polimerização durante o funcionamento do motor, de forma que se endurece notavelmente durante o uso.
A fim de que ocorra a polimerização da guarnição é necessário:
- manter a guarnição lacrada na embalagem até a montagem.
- não lubrificar nem sujar de óleo a guarnição e as superfícies de contato.
- Colocar o cabeçote esquerdo em sua sede.
Nota: Para esta fase são necessários dois operadores.
(H) - Apertar os parafusos do cabeçote esquerdo (1a) no torque prescrito utilizando a ferramenta (1b) para o aperto no ângulo.
Nota: Para cada seqüência de aperto, obedecer a ordem indicada na figura.
- Montar a proteção traseira esquerda da correia da distribuição e fixá-la com os relativos parafusos.
- Montar as polias dentadas conduzidas do cabeçote esquerdo e fixá-las com os relativos parafusos sem apertá-los.
(A)
- Montar o tensor fixo superior do comando da distribuição (1a) e fixá-lo com o relativo parafuso (1b) no torque prescrito.
- Recolocar em sua sede o termostato completo com tubulações e fixá-lo com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica ao sensor de temperatura
do motor.
- Recolocar em sua sede no termostato, o suporte das conexões elétricas e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Remover a caixa de aspiração de ar.
- Remover as bobinas de ignição do cabeçote direito.
- Remover a tampa de válvulas do cabeçote direito.
- Retirar a vela de ignição do 1° cilindro.
(B)
- Montar a ferramenta (1a) completa com comparador centesimal (1b) na sede da vela do 1° cilindro.
- Girar a árvore de manivelas com pequenas rotações (nos dois sentidos) até colocar o pistão do 1° cilindro no PMS na fase de explosão.
Nota: Prestar atenção para que a última rotação da árvore de manivelas seja feita no sentido de funcionamento.
- Retirar os mancais (2) da árvore da distribuição "B" e
"G" do cabeçote direito e colocar os gabaritos em seu lugar.
(C)
- Retirar os mancais (1) das árvores da distribuição "4" e "7" do cabeçote esquerdo e montar os gabaritos
em seu lugar.
- Afrouxar os parafusos das polias de comando das árvores da distribuição do cabeçote direito utilizando como contratorque a ferramenta.
- Montar o tensor móvel da correia da distribuição
e fixá-lo com os relativos parafusos sem apertá-los.
- Colocar a correia de comando da distribuição partindo da polia de comando e prosseguindo no sentido anti- horário, certificando-se de que os ramais condutores estejam bem esticados.
(D)
- Montar a ferramenta (1a) e fixá-la com o parafuso (1b) do alternador e com o parafuso (1c) à bomba dgua.
Nota: O dente (1d) da ferramenta deve fazer reação na parte móvel do tensor da correia da distribuição.
- Operar na porca (2a) da ferramenta do tensor da correia até colocar a marca móvel do tensor da correia (2b) sob a marca fixa.
(E)
- Apertar os parafusos (1a) das polias de comando das árvores da distribuição no torque prescrito utilizando as ferramentas (1b) e (1c).
Nota: O valor do torque de aperto apresentado na tabela é o nominal; portanto, é necessário calcular o valor correto em função do comprimento da chave de prolongamento
- Montar os mancais das árvores da distribuição no lugar dos gabaritos retirados e fixá-los com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Dar dois giros na árvore de manivelas no sentido de rotação de modo a permitir o assentamento da correia da distribuição.
(F)
- Verificar se a marca móvel (1) do tensor da correia da distribuição coincide com a marca fixa.
- Caso as marcas não coincidam, descarregar ligeiramente a tensão do tensor operando na porca (2) da ferramenta de tensionamento até que as marcas coincidam.
- Apertar os parafusos (3) do tensor da correia da distribuição com o torque prescrito.
- Retirar a ferramenta de tensão da correia.
- Montar as tampas de válvula dos cabeçotes esquerdo e
direito.
- Montar as bobinas de ignição.
- Montar a caixa de aspiração de ar.
- Montar a mangueira do debímetro à caixa de aspiração
de ar.
- Montar a tubulação de combustível completa com
eletroinjetores.
- Montar os coletores de admissão completos de
guarnição.
- Montar a tubulação de descarga de saída dos coletores
de descarga direito e esquerdo.
- Montar as tampas inferiores de proteção do comando da distribuição e fixá-las com os relativos parafusos.
- Montar o tensor fixo e o tensor móvel da correia única
dos órgãos do motor.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Recolocar em sua sede o reservatório do líquido da direção hidráulica completo com tubulação de envio
à bomba.
- Ligar a tubulação de retorno ao reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Montar o suporte do reservatório do líquido da direção hidráulica e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a tampa superior de proteção do comando da distribuição e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Recolocar em sua sede o filtro desidratador / acumulador completo com suporte e tubulações e
fixá-lo com os relativos parafusos.
(G)
- Montar a bomba da direção hidráulica completa (1a) e fixá-la com os relativos parafusos (1b) e (1c) no torque prescrito.
- Ligar a tubulação (2) da bomba à caixa da direção hidráulica do lado da bomba e fixá-la com a relativa conexão no torque prescrito.
- Ligar a tubulação (3) de alimentação do reservatório à bomba da direção hidráulica do lado da bomba
e fixá-la com a relativa conexão no torque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica (4) do sensor de nível de
óleo do motor.
- Ligar a conexão elétrica (5) da embreagem
eletromagnética de acionamento do compressor do
ar-condicionado.
- Recolocar em sua sede sob o reservatório do líquido
da direção hidráulica o prato de coleta de gotas.
- Fixar a tubulação de envio de óleo à caixa da direção hidráulica à abraçadeira no suporte do reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Apertar os parafusos de fixação do reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Abastecer a instalação da direção hidráulica com o líquido prescrito.
Nota: A instalação da direção hidráulica é auto- sangrante. A sangria é obtida girando completamente a direção para a direita e para a esquerda com o motor funcionando e
veículo parado.
Após a sangria do ar, verificar o nível do líquido da direção hidráulica e, se necessário, completá-lo.
- Abastecer a instalação de arrefecimento do motor com o líquido prescrito.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão das rodas dianteiras
- Montar as rodas dianteiras.
- Montar a proteção lateral traseira direita e esquerda do
vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira direita e esquerda do
vão do motor.
- Montar a proteção da travessa dianteira.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.
Cabeçote direito-substituição junta-versão cond.ar
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ).
- Remover a proteção lateral dianteira direita e esquerda
do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira.
- Remover a proteção lateral traseira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover as rodas dianteiras.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão das rodas dianteiras.
- Remover a chapa de proteção do motor.
- Descarregar o líquido de arrefecimento do motor.
Nota: Recolher o líquido de arrefecimento em um recipiente adequado.
- Remover o tirante de reação do motopropulsor.
- Remover o suporte do tirante de reação na carroceria.
(A)
- Retirar a tampa do reservatório (1) da direção hidráulica e aspirar o líquido com uma seringa.
- Soltar o parafuso (2) de fixação do reservatório do
líquido da direção hidráulica.
(B)
- Desencaixar a tubulação (1) de envio de óleo à caixa
da direção hidráulica da abraçadeira no suporte do reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Levantar até o necessário o reservatório do líquido da direção hidráulica e retirar o prato (2) de coleta de
gotas.
(C) - Soltar as conexões (1a) e desligar as tubulações de envio e retorno (1b) da bomba da direção hidráulica.
(D) - Soltar os parafusos (1a) e retirar a tampa superior de proteção do comando da distribuição (1b).
(E) - Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte (1b) do reservatório do líquido da direção hidráulica.
(F)
- Desligar a tubulação (1) de retorno ao reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Retirar o reservatório (2) do líquido da direção hidráulica completo com tubulação de envio à bomba.
- Remover a correia única dos órgãos móveis do motor.
- Remover o tensor fixo e o tensor móvel da correia única
dos órgãos do motor.
(G) - Soltar os parafusos (1a) e retirar as tampas inferiores de proteção do comando da distribuição (1b).
(H)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o tensor móvel da correia da distribuição (1b).
- Desencaixar a correia dentada de comando da distribuição das polias conduzidas.
- Remover a tubulação de descarga de saída dos coletores de descarga direito ou esquerdo.
- Remover os coletores de admissão.
- Remover a tubulação de combustível completa com
eletroinjetores.
- Remover a mangueira do debímetro à caixa de
aspiração de ar.
(A) - Desligar a conexão elétrica (1) do corpo da borboleta integrado com D.V.L.
(B)
- Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de detonação.
- Desligar a tubulação (2) de tomada de depressão da caixa de aspiração de ar.
- Desligar a tubulação (3) de recirculação dos vapores de óleo da caixa de aspiração de ar.
- Desligar a tubulação (4) de recuperação dos vapores de combustível da caixa de aspiração de ar.
- Soltar os parafusos (5a) e afastar o separador dos vapores de óleo (5b) da caixa de aspiração de ar.
(C) - Soltar os parafusos (1a) e retirar a caixa de aspiração de ar (1b).
(D)
- Desligar a tubulação (1) de recuperação dos vapores de óleo do separador.
- Desligar a tubulação (2) de recuperação de óleo condensado do separador.
- Retirar o separador dos vapores de óleo (3a) completo com tubulação de recirculação dos vapores de óleo (3b).
(E)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar os suportes (1b) de fixação do chicote elétrico das bobinas de ignição do cabeçote direito.
- Desligar as conexões elétricas (2) das bobinas de ignição do cabeçote direito.
(F)
- Soltar os parafusos restantes (1a) e remover as bobinas de ignição (1b) do cabeçote direito.
- Soltar o parafuso (2a) e retirar de sua sede no cabeçote direito, o sensor de ângulo do cames (2b).
- Soltar os parafusos e afastar lateralmente o suporte das conexões elétricas do termostato.
(G) - Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de temperatura da água do motor.
(H) - Soltar os parafusos (1a) e afastar o suporte do termostato (1b) completo com as tubulações, desencaixando-o das conexões nos cabeçotes e do tubo rígido de entrada de líquido na bomba de água.
- Afastar do cabeçote direito, a conexão (2) das tubulações do líquido de arrefecimento.
- Colocar um macaco hidráulico sob o câmbio.
- Remover o suporte rígido do motopropulsor - lado
câmbio automático.
- Abaixar lentamente o macaco hidráulico até apoiar o câmbio na estrutura da suspensão dianteira.
(A) - Soltar o parafuso (1a) e retirar o tensor fixo superior do comando da distribuição (1b).
(B) - Soltar os parafusos (1a) das polias dentadas conduzidas do cabeçote direito utilizando como contratorque a ferramenta (1b).
(C) - Retirar as polias dentadas conduzidas do cabeçote direito (1a) com a ferramenta (1b).
(D)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar a proteção traseira direita da correia da distribuição (1b).
- Soltar os parafusos (2) de fixação da proteção traseira esquerda da correia da distribuição ao suporte do tirante de reação no motor.
(A) - Soltar as porcas (1a) e retirar o suporte do tirante de reação no motor (1b).
(B) - Soltar os parafusos (1a) e retirar a tampa das válvulas do lado direito (1b).
(C)
- Soltar as porcas (1a) e retirar o cabeçote direito (1b).
Nota: Para esta fase são necessários dois operadores.
- Retirar a guarnição do cabeçote direito.
RECOLOCAÇÃO
- Montar a nova guarnição do cabeçote esquerdo.
Nota: A guarnição do cabeçote é do tipo Astadur.
O material do qual é composta sofre um processo de polimerização durante o funcionamento do motor, de forma que se endurece notavelmente durante o uso.
A fim de que ocorra a polimerização da guarnição é necessário:
- manter a guarnição lacrada na embalagem até a montagem.
- não lubrificar nem sujar de óleo a guarnição e as superfícies de contato.
- Colocar o cabeçote esquerdo em sua sede.
Nota: Para esta fase são necessários dois operadores.
(D) - Apertar os parafusos do cabeçote direito (1a) no torque prescrito utilizando a ferramenta (1b) para o aperto no ângulo.
Nota: Para cada seqüência de aperto, obedecer a ordem indicada na figura.
(E)
- Montar o suporte de reação no motor (1a) e fixá-lo com as relativas porcas (1b) com o torque prescrito.
- Apertar o parafuso de fixação da proteção traseira esquerda da correia da distribuição ao suporte de reação no motor.
- Montar a proteção traseira direita da correia da distribuição e fixá-la com os relativos parafusos.
- Montar as polias dentadas do cabeçote direito com os relativos parafusos sem apertá-los.
(F)
- Montar o tensor fixo superior do comando da distribuição (1a) e fixá-lo com o relativo parafuso (1b) no torque prescrito.
- Colocar um macaco hidráulico sob o câmbio e
levantá-lo até colocá-lo na posição correta.
- Montar o suporte rígido do motopropulsor - lado câmbio.
- Retirar o macaco hidráulico sob o câmbio.
- Recolocar em sua sede no cabeçote direito a conexão das tubulações do líquido de arrefecimento.
- Recolocar em sua sede o suporte do termostato completo com tubulações e fixá-lo com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica ao sensor de temperatura da água do motor.
- Recolocar em sua sede no termostato, o suporte das conexões elétricas e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar em sua sede no cabeçote direito, o sensor de ângulo do cames e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar a tampa das bobinas do cabeçote esquerdo.
- Montar as bobinas de ignição no cabeçote esquerdo.
- Montar a tampa das válvulas no cabeçote esquerdo,
completa de guarnição.
- Retirar a vela de ignição do 1° cilindro.
(G)
- Montar a ferramenta (1a) completa com comparador centesimal (1b) na sede da vela do 1° cilindro.
- Girar a árvore de manivelas com pequenas rotações (nos dois sentidos) até colocar o pistão do 1° cilindro no PMS na fase de explosão.
Nota: Prestar atenção para que a última rotação da árvore de manivelas seja feita no sentido
de funcionamento.
- Retirar os mancais da árvore da distribuição "B" e "G" do cabeçote direito e colocar os gabaritos
em seu lugar.
(H) - Retirar os mancais (1) das árvores da distribuição "4" e "7" do cabeçote esquerdo e montar os gabaritos
em seu lugar.
- Afrouxar os parafusos das polias de comando das árvores da distribuição do cabeçote esquerdo utilizando como contratorque a ferramenta.
- Montar o tensor móvel da correia da distribuição e fixá-lo com os relativos parafusos sem apertá-los.
- Colocar a correia de comando da distribuição partindo da polia de comando e prosseguindo no sentido anti- horário, certificando-se de que os ramais condutores estejam bem esticados.
(A)
- Montar a ferramenta (1a) e fixá-la com o parafuso (1b) do alternador e com o parafuso (1c) à bomba de água.
Nota: O dente (1d) da ferramenta deve fazer reação na parte móvel do tensor da correia da distribuição.
- Operar na porca (2a) da ferramenta do tensor da correia até colocar a marca móvel do tensor da correia (2b) sob a marca fixa.
(B)
- Apertar os parafusos (1a) das polias de comando das árvores da distribuição no torque prescrito utilizando as ferramentas (1b) e (1c).
Nota: O valor do torque de aperto apresentado na tabela é o nominal; portanto, é necessário calcular o valor correto em função do comprimento da chave de prolongamento.
- Montar os mancais das árvores da distribuição no lugar dos gabaritos retirados e fixá-los com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Dar dois giros na árvore de manivelas no sentido de rotação de modo a permitir o assentamento da correia da distribuição.
(C)
- Verificar se a marca móvel (1) do tensor da correia da distribuição coincide com a marca fixa.
- Caso as marcas não coincidam, descarregar ligeiramente a tensão do tensor operando na porca (2) da ferramenta de tensionamento até que as
marcas coincidam.
- Apertar os parafusos (3) do tensor da correia da distribuição com o torque prescrito.
- Retirar a ferramenta de tensão da correia.
- Montar a tampa de válvulas do cabeçote esquerdo,
completa de guarnição.
- Montar as bobinas de ignição do cabeçote esquerdo.
- Montar a tampa das bobinas de ignição no cabeçote
esquerdo.
(D)
- Montar a tampa das válvulas do lado direito e fixá-la com os relativos parafusos (1) no torque prescrito.
- Montar as bobinas de ignição do cabeçote esquerdo e fixá-las com os relativos parafusos.
- Ligar as conexões elétricas às bobinas de ignição do cabeçote direito.
- Montar os suportes de fixação do chicote elétrico das bobinas de ignição do cabeçote direito e fixá-los com os relativos parafusos.
- Recolocar em sua sede o separador dos vapores de óleo completo com tubulação de recirculação dos vapores de óleo.
- Ligar a tubulação de recuperação do óleo condensado ao separador.
- Ligar a tubulação de recuperação dos vapores de óleo ao separador.
- Montar a caixa de aspiração de ar e fixá-la com os relativos parafusos.
- Fixar o separador dos vapores de óleo à caixa de aspiração de ar com os relativos parafusos.
- Ligar a tubulação de recuperação dos vapores
de combustível à caixa de aspiração de ar.
- Ligar a tubulação de recirculação dos vapores de óleo à caixa de aspiração de ar.
- Ligar a tubulação de tomada de depressão à caixa de aspiração de ar.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de detonação.
- Ligar a conexão elétrica do corpo da borboleta integrado com D.V.L.
- Montar a mangueira do debímetro à caixa de alimentação de ar.
- Montar a tubulação de combustível completa de eletro-injetores.
- Montar os coletores de admissão completos de
guarnição.
- Montar a tubulação de descarga nos coletores de descarga esquerdo e direito.
- Montar as tampas inferiores de proteção do comando da distribuição e fixá-las com os relativos parafusos.
- Montar o tensor fixo e o tensor móvel na correia única
dos órgãos móveis do motor.
- Montar a correia única dos órgãos móveis do motor.
- Recolocar em sua sede o reservatório do líquido da direção hidráulica completo com tubulação de
envio à bomba.
- Ligar a tubulação de retorno do líquido da direção hidráulica ao reservatório.
- Montar o suporte do reservatório do líquido da direção hidráulica e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a tampa superior de proteção do comando da distribuição e fixá-la com os relativos parafusos.
(E)
- Ligar a tubulação (1) da bomba à caixa da direção hidráulica do lado da bomba com a relativa conexão no torque prescrito.
- Ligar a tubulação (2) de alimentação do reservatório à bomba da direção hidráulica do lado da bomba e
fixá-la com a relativa conexão no torque prescrito.
- Recolocar em sua sede sob o reservatório do líquido da direção hidráulica o prato de coleta de gotas.
- Fixar a tubulação de envio de óleo à caixa da direção hidráulica à abraçadeira no suporte do reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Apertar os parafusos de fixação do reservatório do líquido da direção hidráulica.
- Abastecer a instalação da direção hidráulica com o líquido prescrito.
Nota: A instalação da direção hidráulica é
auto-sangrante. A sangria é obtida girando completamente a direção para a direita e para a esquerda com o motor funcionando e
veículo parado. Após a sangria do ar, verificar o nível do líquido da direção hidráulica e, se necessário, completá-lo.
- Abastecer a instalação de arrefecimento do motor com o líquido prescrito.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão das rodas dianteiras.
- Montar as rodas dianteiras.
- Montar a proteção lateral traseira direita e esquerda do
vão do motor.
- Montar a proteção da travessa dianteira.
- Montar a proteção lateral dianteira direita e esquerda do
vão do motor.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.