Torques de aperto Especificações técnicas Imprimir
Vista de conjunto






Cárter de óleo-limpeza/aplic.sigilante

RETIRADA


- Remover a proteção lateral dianteira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira.
- Remover a proteção lateral traseira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira esquerda
- Remover as grades dianteiras laterais e central.
- Remover o pára-choque dianteiro.
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da proteção do vão da roda dianteira direita.
- Remover a chapa de proteção do motor.
- Remover a tubulação de descarga da saída dos coletores de descarga direito e esquerdo.
- Remover a semi-árvore intermediária.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.
- Remover o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor.
- Remover o tirante de reação do motopropulsor.
- Remover o suporte do tirante de reação na carroceria.
- Remover o suporte rígido traseiro do motopropulsor.

(A) - Soltar o tampão (1) de descarga e descarregar o óleo do motor.

Nota: Recolher o óleo em um recipiente adequado.



(B)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar a proteção inferior do volante do motor (1b).

- Soltar os parafusos (2a) e afastar o sensor de giros e fase (2b) completo com suporte e fixá-lo adequadamente.

(C)
- Soltar os parafusos (1) de fixação do cárter ao bloco. - Aquecer a zona de acoplamento do cárter ao bloco
do motor e cortar o sigilante.
- Retirar o cárter (2) do bloco.


RECOLOCAÇÃO

- Atenção: Verificar a integridade da sigiladura da capa do mancal traseiro; em caso contrário, restabelecê-la.
Limpar as superfícies de acoplamento entre o cárter e o bloco do motor.
Aplicar o sigilante prescrito em todo o perímetro do cárter.

(D)
- Montar o cárter no bloco (1a) e fixá-lo com os parafusos (1b) e o parafuso (1c) no torque prescrito.

- Recolocar em sua sede o sensor de giros e fase completo com suporte e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Montar a proteção inferior do volante do motor e fixá-la com os relativos parafusos.
- Apertar o tampão de descarga de óleo do motor com o torque prescrito.
- Montar o suporte rígido traseiro do motopropulsor.
- Montar o suporte do tirante de reação na carroceria.
- Montar o tirante de reação do motopropulsor.
- Montar o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Montar a semi-árvore intermediária.
- Montar a tubulação de descarga da saída dos coletores de descarga direito e esquerdo.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o elemento dianteiro e o elemento traseiro da proteção do vão da roda dianteira direita.
- Montar a roda dianteira direita.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras laterais e central.
- Montar o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira esquerda.
- Montar a proteção lateral traseira esquerda e direita do vão do motor.
- Montar a travessa dianteira do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira esquerda e direita do vão do motor.
- Abastecer o circuito de lubrificação do motor com o óleo prescrito.






Bujão de escoamento de óleo

RETIRADA

- Colocar o veículo no elevador.
- Remover a chapa de proteção do motor.
Como fazer?


- Soltar o bujão (1) de escoamento de óleo do motor e descarregar o óleo.


Nota: Recolher o óleo em um recipiente adequado.




RECOLOCAÇÃO

- Colocar um novo bujão de escoamento completo com junta e apertá-lo no torque prescrito.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Abastecer o circuito de lubrificação do motor com o óleo prescrito.
- Retirar o veículo do elevador.