Vista de conjunto
Radiador de refrigeração de óleo do motor-R.R.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Remover o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira.

- Remover as grades dianteiras central e laterais.

- Remover o pára-choque dianteiro.
- Soltar o parafuso (1a) e retirar o suporte (1b).
- Soltar os parafusos (2a) e desligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor (2b) do radiador de arrefecimento de óleo do motor.
Nota: Recolher o óleo do motor em um recipiente apropriado.
- Soltar os parafusos (3a) e retirar o radiador de arrefecimento de óleo do motor (3b).
RECOLOCAÇÃO
- Montar o radiador de arrefecimento de óleo do motor e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento de óleo do motor e fixá-las com os relativos parafusos.
- Montar o suporte e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras central e laterais.
- Montar o elemento dianteiro da proteção do vão da roda
dianteira.
- Encher até a boca o circuito de lubrificação de óleo com o óleo prescrito.
- Retirar o veículo do elevador.
Tubulação de envio/retorno óleodo motor ao radiador-R.R.
RETIRADA
- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover o elemento dianteiro da proteção do vão da
roda dianteira esquerda.
- Remover as grades dianteiras central e laterais.
- Remover o pára-choque dianteiro.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.
(A)
- Desligar a conexão elétrica (1) do interruptor de
pressão insuficiente de óleo do motor.
- Soltar e retirar o interruptor de pressão (2) insuficiente
de óleo do motor.
(B)
- Desligar as conexões elétricas (1a) e (1b) do alternador.
- Soltar os parafusos (2a) e retirar o alternador (2b).
(C)
- Soltar o parafuso (1a) e a porca (1b) e retirar os suportes (1c) das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento.
- Soltar as conexões (2a) e desligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (2b).
(D)
- Soltar o parafuso (1a) e retirar o suporte (1b).
- Soltar os parafusos (2a) e retirar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (2b).
RECOLOCAÇÃO
- Montar as tubulações de retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá-las ao radiador com os relativos parafusos.
- Montar o suporte e fixá-lo com o relativo parafuso.
(E)
- Ligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (1a) e fixá-las com as relativas conexões (1b) no torque prescrito.
- Montar os suportes (2a) das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá-las com o parafuso (2b) e a porca (2c).
(F)
- Montar o alternador (1a) e fixá-lo com os relativos parafusos (1b) no torque prescrito.
- Desligar as conexões elétricas (2) do alternador.
(G)
- Montar o interruptor de pressão (1) insuficiente de óleo do motor e apertá-lo com o torque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica (2) ao interruptor de pressão insuficiente de óleo do motor.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Montar o filtro de óleo do motor com cartucho.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras central e laterais.
- Montar o elemento dianteiro da proteção do vão da roda
dianteira esquerda.
- Montar a roda dianteira direita.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.