Esquema elétrico Torques de aperto Especificações técnicas Imprimir
Vista de conjunto






Radiador de refrigeração de óleo do motor-R.R.

RETIRADA

- Colocar o veículo no elevador.
- Remover o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira.
Como fazer?


- Remover as grades dianteiras central e laterais.
Como fazer?Como fazer?

- Remover o pára-choque dianteiro.
Como fazer?

- Soltar o parafuso (1a) e retirar o suporte (1b).

- Soltar os parafusos (2a) e desligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor (2b) do radiador de arrefecimento de óleo do motor.

Nota: Recolher o óleo do motor em um recipiente apropriado.


- Soltar os parafusos (3a) e retirar o radiador de arrefecimento de óleo do motor (3b).



RECOLOCAÇÃO


- Montar o radiador de arrefecimento de óleo do motor e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento de óleo do motor e fixá-las com os relativos parafusos.
- Montar o suporte e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras central e laterais.
- Montar o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira.
- Encher até a boca o circuito de lubrificação de óleo com o óleo prescrito.
- Retirar o veículo do elevador.





Tubulação de envio/retorno óleodo motor ao radiador-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira esquerda.
- Remover as grades dianteiras central e laterais.
- Remover o pára-choque dianteiro.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.

(A)
- Desligar a conexão elétrica (1) do interruptor de
pressão insuficiente de óleo do motor.
- Soltar e retirar o interruptor de pressão (2) insuficiente de óleo do motor.

(B)
- Desligar as conexões elétricas (1a) e (1b) do alternador.

- Soltar os parafusos (2a) e retirar o alternador (2b).

(C)
- Soltar o parafuso (1a) e a porca (1b) e retirar os suportes (1c) das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento.

- Soltar as conexões (2a) e desligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (2b).

(D)
- Soltar o parafuso (1a) e retirar o suporte (1b).

- Soltar os parafusos (2a) e retirar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (2b).



RECOLOCAÇÃO


- Montar as tubulações de retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá-las ao radiador com os relativos parafusos.
- Montar o suporte e fixá-lo com o relativo parafuso.

(E)
- Ligar as tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento (1a) e fixá-las com as relativas conexões (1b) no torque prescrito.

- Montar os suportes (2a) das tubulações de envio e retorno de óleo do motor ao radiador de arrefecimento e fixá-las com o parafuso (2b) e a porca (2c).

(F)
- Montar o alternador (1a) e fixá-lo com os relativos parafusos (1b) no torque prescrito.

- Desligar as conexões elétricas (2) do alternador.

(G)
- Montar o interruptor de pressão (1) insuficiente de óleo do motor e apertá-lo com o torque prescrito.

- Ligar a conexão elétrica (2) ao interruptor de pressão insuficiente de óleo do motor.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Montar o filtro de óleo do motor com cartucho.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar as grades dianteiras central e laterais.
- Montar o elemento dianteiro da proteção do vão da roda dianteira esquerda.
- Montar a roda dianteira direita.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.