Torques de aperto Esquema elétrico Imprimir
Vista de conjunto






Pedaleira completa-R.R.

RETIRADA


- Colocar o volante em posição centrada e as rodas alinhadas.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a cobertura lateral (uma - qualquer) dos chicotes sob o painel de instrumentos.
- Retirar a tampa de acesso aos fusíveis no painel de instrumentos.
- Rertirar o fechamento lateral do console.

(A) - Retirar a proteção de borracha (1a) e a trava do curso do pedal do acelerador (1b).


(B)
- Afastar o tapete do piso, soltar as porcas (1a) e retirar a proteção da junta cardã da coluna da direção (1b).

- Soltar o parafuso de fixação (2) da coluna da direção ao pinhão da caixa da direção hidráulica.

(C)
- Retirar a árvore (1) inferior do comando da direção.

- Retirar o módulo de air bag.

Respeitar criteriosamente as normas de segurança previstas para esta operação.

- Retirar o revestimento da coluna da direção.

- Retirar o volante efetuar a substituição ou verificações para versões com AIR BAG.
- Retirar as alavancas da direção completas para versões com AIR BAG.

(D)
- Retirar das relativas sedes o interruptor do pedal da embreagem (1a) e o interruptor do pedal do freio (1b).

- Retirar a central multiserviços.
- Soltar o parafuso (2a) e afastar a central de derivação (2b).
- Retirar a cobertura lateral dianteira do vão do motor (uma), esq. ou dir. - (esquerda).
- Retirar cobertura lateral traseira do vão do motor (uma), esq. ou dir. - (esquerda).

(E)
- Soltar o parafuso (1a) e afastar o reservatório de alimentação do arrefecimento do motor (1b) sem desligar as relativas tubulações.

- Aspirar o líquido dos freios-embreagem do reservatório com uma seringa adequada.

(F)
- Retirar a proteção (1) do cilindo mestre.

- Desligar o tubo flexível (2) do reservatório da embreagem ao cilindro mestre do lado do cilindro- mestre.
- Desligar o tubo rígido (3) de envio do cilindro-mestre.

(G)
- Retirar a copilha (1a), remover o pino (1b) e desligar o pedal do freio (1c) da haste do servofreio.

- Soltar o parafuso (2) e a porca e afastar lateralmente o suporte das conexões elétricas.
- Desligar a conexão elétrica (3) do potenciômetro do pedal do acelerador.





RECOLOCAÇÃO

(A)
- Montar a pedaleira completa (1a), ligá-la ao servofreio e fixá-la com as relativas porcas (1b) e o parafuso (1c) no torque prescrito.

- Ligar a conexão elétrica do potenciômetro do pedal do acelerador.
- Recolocar em sua sede o suporte das conexões elétricas e fixá-lo com o parafuso e a porca.
- Ligar o pedal do freio à haste do servofreio e fixá-lo com o relativo pino e copilha.

(B)
- Ligar o tubo rígido de envio do líquido ao cilindro mestre e apertar a relativa conexão no torque prescrito.

- Ligar o tubo flexível (2) do reservatório da embreagem ao cilindro mestre do lado do cilindro mestre.
- Montar a proteção do cilindro mestre (3).
- Recolocar em sua sede o reservatório de alimentação do arrefecimento do motor e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Recolocar em sua sede a central de derivação e fixá-la com o relativo parafuso.
- Recolocar a central multiserviços integrados.
- Recolocar as alavancas da direção completas para versões com air bag.
- Recolocar o volante.
- Recolocar o revestimento da coluna da direção.
- Recolocar o módulo do air bag.
- Recolocar em sua sede a árvore inferior do comando da direção.

(C)
- Apertar o parafuso de fixação (1) da coluna da direção ao pinhão da caixa da direção hidráulica no torque prescrito

- Montar a proteção da junta cardã da coluna da direção (2a) e fixá-la com as relativas porcas (2b).
- Recolocar o tapete do piso em sua sede.
- Montar a trava do curso do pedal do acelerador completo com a proteção de borracha.
- Recolocar o revestimento lateral do console.
- Recolocar a tampa de acesso aos fusíveis no painel de instrumentos.
- Recolocar a cobertura dos chicotes sob o painel de instrumentos - R.R.
- Realizar a sangria do ar e restabelecimento do nível da instalação hidráulica dos freios.
- Recolocar a cobertura lateral traseira do vão do motor.
- Recolocar a cobertura lateral dianteira do vão do motor.






Pedaleira completa-desmontagem e montagem na bancada

RETIRADA


(A)
- Desencaixar o tirante do potenciômetro (1) do pedal
do acelerador.
- Soltar os parafusos (2a) e retirar o potenciômetro do pedal do acelerador (2b).

(B)
- Retirar a trava (1).

- Soltar os parafusos (2a) e retirar o pedal do acelerador (2b) completo com o tirante (2c).


RECOLOCAÇÃO

- Montar o pedal do acelerador completo com o tirante e fixá-lo com os relativos parafusos e trava.
- Montar o potenciômetro do pedal do acelerador e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Ligar o tirante ao potenciômetro do pedal do acelerador.
Após a recolocação da pedaleira, é necessário fazer a regulagem do potenciômetro do pedal do acelerador.