Esquema elétrico Torques de aperto Imprimir
Vista de conjunto







Tubul.ríg.cilindro-mestre à central hidr. do ABS-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a central hidráulica e eletrônica da instalação do ABS.
- Retirar o suporte da central ABS.
- Retirar o suporte do reservatório de alimentação de arrefecimento do motor.

(A)
- Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de número de giros da roda dianteira esquerda.

- Soltar os parafusos (2a) e desligar as massas (2b) e (2c) da carroceria.
- Desligar as tubulações flexíveis (3) do reservatório do líquido dos freios ao cilindro-mestre.
- Desencaixar as tubulações da instalação dos freios das abraçadeiras (4) de fixação.

(B) - Desligar do cilindro-mestre e retirar a tubulação (1) rígida do cilindro mestre à central hidráulica do ABS.


RECOLOCAÇÃO


- Recolocar em sua sede a tubulação rígida do cilindro- mestre à central hidráulica.
- Ligar a tubulação rígida do cilindro-mestre à central hidráulica e apertar a relativa conexão no torque prescrito.
- Fixar as tubulações da instalação dos freios às relativas abraçadeiras.
- Ligar as tubulações flexíveis do reservatório do líquido dos freios ao cilindro-mestre do lado deste.
- Ligar as massas e fixá-las com os relativos parafusos à carroceria.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de giros da roda dianteira esquerda.
- Recolocar o suporte do reservatório de alimentação de arrefecimento do motor.
- Recolocar o suporte da central ABS.
- Recolocar a central hidráulica e eletrônica da instalação do ABS.
- Executar sangria do ar da instalação hidráulica dos freios.
- Recolocar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Recolocar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.







Tubul.ríg. da central hidr. ao freio diant. esq.-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a central hidráulica e eletrônica da instalação ABS.
- Retirar o suporte da central do ABS.
- Retirar o suporte do reservatório de alimentação de arrefecimento do motor.

(A)
- Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de número de giros da roda dianteira esquerda.

- Soltar os parafusos (2a) e desligar as massas (2b) e (2c) da carroceria.
- Desencaixar as tubulações da instalação dos freios das abraçadeiras (3) de fixação.
- Retirar a roda dianteira esquerda.
- Retirar o elemento dianteiro e o elemento traseiro de proteção do vão da roda dianteira (esquerda).
- Retirar a chapa de proteção do motor.

(B)
- Soltar os parafusos (1a), a porca (1b) e retirar os suportes (1c) das tubulações dos freios à carroceria.

- Desligar a tubulação rígida (2) da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros.

(C)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte das tubulações da instalação dos freios ABS (1b).

- Retirar a tubulação rígida (2) da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros.


RECOLOCAÇÃO


- Recolocar em sua sede a tubulação rígida da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros.
- Montar o suporte das tubulações da instalação dos freios ABS e fixá-la com os relativos parafusos.
- Ligar a tubulação rígida da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros e apertar a relativa conexão no torque prescrito.
- Montar os suportes das tubulações dos freios à carroceria e fixá-los com o parafuso e a porca.
- Recolocar a chapa de proteção do motor.
- Recolocar o elemento dianteiro e o elemento traseiro de proteção do vão da roda dianteira (esquerda).
- Recolocar a roda dianteira esquerda.
- Fixar as tubulações da instalação dos freios às relativas abraçadeiras.
- Ligar as massas e fixá-las com os relativos parafusos à carroceria.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de giros da roda dianteira esquerda.
- Recolocar o suporte do reservatório de alimentação de arrefecimento do motor.
- Recolocar o suporte da central do ABS.
- Recolocar a central hidráulica e eletrônica da instalação ABS.
- Executar a sangria do ar da instalação elétrica dos freios.
- Recolocar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Recolocar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.







Tubul.ríg.cent.hidr.conex.tubul. ao freio tras.-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a central hidráulica e eletrônica da instalação ABS.
- Retirar o suporte da central do ABS.
- Retirar o suporte do reservatório de alimentação de arrefecimento do motor.

(A)
- Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de número de giros da roda dianteira esquerda.

- Soltar os parafusos (2a) e desligar as massas (2b) e (2c) da carroceria.
- Desencaixar as tubulações da instalação dos freios das abraçadeiras (3) de fixação.
- Retirar a roda dianteira esquerda.
- Retirar o elemento dianteiro e o elemento traseiro de proteção do vão da roda dianteira (esquerda).
- Retirar a chapa de proteção do motor.

(B)
- Soltar os parafusos (1a), a porca (1b) e retirar os suportes (1c) das tubulações dos freios à carroceria.

- Desligar a tubulação rígida (2) da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros.

(C)
- Soltar os parafusos (1a) e retirar o suporte das tubulações da instalação dos freios ABS (1b).

- Retirar a tubulação rígida (2) da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros.



RECOLOCAÇÃO


- Recolocar em sua sede a tubulação rígida da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros.
- Montar o suporte das tubulações da instalação dos freios ABS e fixá-la com os relativos parafusos.
- Ligar a tubulação rígida da central hidráulica, da conexão das tubulações aos freios traseiros e apertar a relativa conexão no torque prescrito.
- Montar os suportes das tubulações dos freios à carroceria e fixá-los com o parafuso e a porca.
- Recolocar a chapa de proteção do motor.
- Recolocar o elemento dianteiro e o elemento traseiro de proteção do vão da roda dianteira (esquerda).
- Recolocar a roda dianteira esquerda.
- Fixar as tubulações da instalação dos freios às relativas abraçadeiras.
- Ligar as massas e fixá-las com os relativos parafusos à carroceria.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de giros da roda dianteira esquerda.
- Recolocar o suporte do reservatório de alimentação de arrefecimento do motor.
- Recolocar o suporte da central do ABS.
- Recolocar a central hidráulica e eletrônica da instalação ABS.
- Executar a sangria do ar da instalação elétrica dos freios.
- Recolocar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Recolocar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o veículo do elevador.






Tubulação rígida da conexão ao freio tras. dir.-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o revestimento do plano de carga (Plano de bagagens).
- Retirar o conjunto da bomba imersa completa com comando indicador do nível.
- Aspirar o combustível do reservatório com um dispositivo adequado.
- Retirar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Aspirar o líquido dos freios do reservatório com uma seringa adequada.
- Retirar as rodas traseiras.

(A)
- Desligar a conexão (1) da tubulação rígida da conexão ao freio traseiro direito do lado do tubo flexível.

- Desencaixar os tubos flexíveis (2) das pinças dos freios traseiros dos suportes.
- Desencaixar os chicotes (3) dos sensores de giros das rodas traseiras dos suportes.

(B)
- Soltar a porca de fixação (1) do suporte do cabo do
freio de mão.
- Soltar os parafusos (2a) e a porca (2b) e retirar a proteção contra calor (2c).

(C)
- Colocar um macaco hidráulico (1) sob a travessa das suspensões traseiras.

- Soltar os parafusos (2a) e abaixar até o necessário a travessa das suspensões traseiras (2b) com o macaco hidráulico.

(D)
- Colocar um macaco hidráulico (1) sob o reservatório de combustível.

- Soltar os parafusos de fixação (2a) e abaixar o reservatório de combustível (2b) até o necessário.

(E)
- Desligar a conexão (1) da tubulação rígida, da conexão ao freio traseiro direito do lado do tubo rígido.

- Soltar os parafusos (2a) e retirar os suportes (2b) das tubulações dos freios à carroceria.
- Retirar a tubulação rígida (3) da conexão ao freio traseiro direito.


RECOLOCAÇÃO

- Recolocar em sua sede a tubulação rígida da conexão ao freio traseiro direito.
- Montar os suportes das tubulações dos freios à carroceria e fixá-los com os relativos parafusos.
- Ligar a tubulação rígida da conexão ao freio traseiro direito do lado do tubo rígido e apertá-la com a relativa conexão no torque prescrito.
- Recolocar o reservatório de combustível em sua sede e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Retirar o macaco hidráulico sob o reservatório de combustível.

(F)
- Recolocar a travessa das suspensões traseiras (1a) em sua sede utilizando o macaco hidráulico (1b) e fixá-la com os relativos parafusos (1c) no torque prescrito.

- Retirar o macaco hidráulico sob a travessa.
- Montar a proteção contra calor e fixá-la com os parafusos e a porca.
- Apertar a porca de fixação do suporte do cabo do freio de mão.
- Fixar os chicotes dos sensores de giros das rodas traseiras aos suportes.
- Fixar os tubos flexíveis das pinças dos freios traseiros aos suportes.
- Ligar a tubulação rígida da conexão ao freio traseiro direito do lado do tubo flexível e apertar a relativa conexão no torque prescrito.
- Recolocar as rodas traseiras.
- Recolocar o conjunto da bomba imersa completa com comando indicador do nível.
- Recolocar o revestimento do plano de carga (Plano de bagagens).
- Executar a sangria do ar da instalação hidráulica dos freios.
- Recolocar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Recolocar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar o veículo do elevador.







Tubulação rígida da conexão ao freio tras. esq.-R.R.

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar o revestimento do plano de carga (Plano de bagagens).
- Retirar o conjunto da bomba imersa completa com comando indicador do nível.
- Aspirar o combustível do reservatório com um dispositivo adequado.
- Retirar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Aspirar o líquido dos freios do reservatório com uma seringa adequada.
- Retirar as rodas traseiras.

(A)
- Desligar a conexão (1) da tubulação rígida da conexão ao freio traseiro esquerdo do lado do tubo flexível.

- Desencaixar os tubos flexíveis das pinças dos freios traseiros dos suportes (2).
- Desencaixar os chicotes (3) dos sensores de giros das rodas traseiras dos suportes.

(B)
- Soltar a porca (1) de fixação do suporte do cabo do freio de mão.

- Soltar os parafusos (2a) e a porca (2b) e retirar a proteção contra calor (2c).

(C)
- Colocar um macaco hidráulico (1) sob a travessa das suspensões traseiras.

- Soltar os parafusos (2a) e abaixar o quanto basta a travessa das suspensões traseiras (2b) com o macaco hidráulico.

(D)
- Colocar um macaco hidráulico (1) sob o reservatório de combustível.

- Soltar os parafusos de fixação (2a) e abaixar o reservatório de combustível (2b) até o necessário.

(E)
- Desligar a conexão (1) da tubulação rígida da conexão ao freio traseiro esquerdo do lado do tubo rígido.

- Soltar os parafusos (2a) e retirar os suportes (2b) das tubulações dos freios à carroceria.
- Retirar a tubulação rígida (3) da conexão ao freio traseiro esquerdo.


RECOLOCAÇÃO

- Recolocar em sua sede a tubulação rígida da conexão ao freio traseiro esquerdo.
- Montar os suportes das tubulações dos freios à carroceria e fixá-los com os relativos parafusos.
- Ligar a tubulação rígida da conexão ao freio traseiro esquerdo do lado do tubo rígido e apertá-la com a relativa conexão no torque prescrito.
- Recolocar o reservatório de combustível em sua sede e fixá-lo com os relativos parafusos.
- Retirar o macaco hidráulico sob o reservatório de combustível.

(F)
- Recolocar em sua sede a travessa das suspensões traseiras (1b) utilizando o macaco hidráulico (1b) e
fixá-la com os relativos parafusos (1c) no torque prescrito.
- Retirar o macaco sob a travessa.
- Montar a proteção contra calor e fixá-la com os parafusos e a porca.
- Apertar a porca de fixação do suporte do cabo do freio de mão.
- Fixar os chicotes dos sensores de giros das rodas traseiras aos suportes.
- Fixar os tubos flexíveis das pinças dos freios traseiros aos suportes.
- Ligar a tubulação rígida da conexão ao freio traseiro esquerdo do lado do tubo flexível e apertar a relativa conexão no torque prescrito.
- Recolocar as rodas traseiras.
- Recolocar o conjunto da bomba imersa completa com comando indicador do nível.
- Recolocar o revestimento do plano de carga (Plano de bagagens).
- Realizar a sangria do ar da instalação hidráulica dos freios.
- Recolocar a cobertura lateral traseira no vão do motor (esquerda).
- Recolocar a cobertura lateral dianteira no vão do motor (esquerda).
- Retirar o veículo do elevador.