Torques de aperto Ferramentas Imprimir
Vista de conjunto







Montante dianteiro completo c/ cubo da roda

RETIRADA


- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar as rodas dianteiras.
- Remover o elemento dianteiro de proteção do vão da roda dianteira (esquerdo e direito).
- Remover o garfo inferior de ligação do amortecedor da suspensão dianteira ao braço oscilante inferior (um), esquerdo ou direito.
(A) - Soltar as porcas (1a) e desligar as articulações da barra estabilizadora (1b) da barra.

Nota : Retirar a articulação da barra estabilizadora
direita.

- Soltar os parafusos de fixação (2) dos suportes da barra estabilizadora na estrutura das suspensões dianteiras.

- Remover a chapa de proteção do motor.
- Remover a tubulação de descarga de saída do coletor, (lado direito).

(B) - Soltar os parafusos de fixação (1) da caixa da direção hidráulica à estrutura da suspensão dianteira.

(C)
- Soltar a porca (1a) e retirar o suporte (1b) de fixação das tubulações dos freios à carroceria.

- Soltar os parafusos (2) traseiros do lado esquerdo de fixação da estrutura da suspensão dianteira à carroceria.
- Retirar o suporte (3a) e os espaçadores (3b).
- Afrouxar os parafusos dianteiros de fixação da estrutura da suspensão dianteira à carroceria.
- Introduzir um espaçador adequado entre a estrutura da suspensão dianteira e a carroceria.

(D) - Retirar a barra estabilizadora (1) da suspensão dianteira removendo-a pelo vão da roda direita.


RECOLOCAÇÃO


- Recolocar em sua sede a barra estabilizadora da suspensão dianteira.
- Retirar o espaçador colocado entre a estrutura da suspensão dianteira e a carroceria.
- Apertar no torque prescrito os parafusos dianteiros do lado esquerdo, de fixação da estrutura da suspensão dianteira à carroceria.

(E)
- Montar os espaçadores (1a), o suporte (1b) e apertar no torque prescrito os parafusos traseiros do lado esquerdo (1c), de fixação da estrutura da suspensão dianteira à carroceria.

- Montar o suporte (2a) de fixação das tubulações dos freios à carroceria e fixá-lo com a relativa porca (2b).

(F)
- Apertar os parafusos de fixação (1) da caixa da direção hidráulica à estrutura da suspensão dianteira no torque prescrito.

- Recolocar a tubulação de descarga de saída do coletor, ( lado direito).
- Recolocar a chapa de proteção do motor.

(G)
- Apertar os parafusos (1a) de fixação dos suportes da barra estabilizadora (1b) à estrutura das suspensões dianteiras no torque prescrito.

- Apertar as porcas (2a) de fixação das articulações da barra estabilizadora no torque prescrito.
- Recolocar o garfo inferior de ligação do amortecedor da suspensão dianteira ao braço oscilante inferior (um), esquerdo ou direito.
- Recolocar o elemento dianteiro de proteção do vão da roda dianteira (esquerdo e direito).
- Recolocar as rodas dianteiras.
- Retirar o veículo do elevador.






Cubo de uma roda dianteira
Atenção: Os rolamentos com codificador magnético multipolar para os sensores ativos do ABS não devem ser nunca colocados em contato direto com ímãs permanentes ou com eletroímãs.

RETIRADA

- Remover o montante dianteiro completo com cubo da roda.
(A) - Retirar do montante da roda, o cubo da roda (1a) completo com esferas (1b) e pista do rolamento axial (1c) utilizando uma prensa hidráulica, as semichapas (1d) e o extrator (1e).

(B)
- Desencaixar o anel contra poeira (1) do cubo da roda.

- Desencaixar até o necessário a pista do rolamento radial do cubo da roda com uma talhadeira. Para esta operação, usar óculos protetores.
- Retirar a pista do rolamento radial (2a) utilizando o extrator (2b), o sacador (2c) e uma base de reação (2d).


RECOLOCAÇÃO

- Montar a pista do rolamento radial utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa adequada e um introdutor.
- Montar o anel contra poeira no cubo da roda.
- Montar o cubo da roda completo com esferas e pista do rolamento axial utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa e um introdutor.
- Recolocar o montante dianteiro completo com cubo da roda.






Rolamento do cubo de uma roda dianteira

RETIRADA


- Retirar o montante dianteiro completo com cubo da roda.
- Retirar o rolamento do cubo de uma roda dianteira.


RECOLOCAÇÃO


- Recolocar o montante dianteiro completo com cubo da roda.
- Recolocar o rolamento do cubo de uma roda dianteira.





Rolamento do cubo de uma roda diant.(Um-rest.)

RETIRADA


- Retirar o montante dianteiro completo com cubo da roda (remanescente).
- Retirar o rolamento do cubo de uma roda dianteira (remanescente).


RECOLOCAÇÃO

- Recolocar o montante dianteiro completo com cubo da roda.
- Recolocar o rolamento do cubo da roda dianteira.





Rolam.cubo de uma roda diant.-subst.montante retir.

- Atenção: Os rolamentos com codificador magnético multipolar para os sensores ativos do ABS não devem ser nunca colocados em contato direto com ímãs permanentes ou com eletroímãs.


RETIRADA

(A) - Retirar do montante da roda, o cubo da roda (1a) completo com esferas (1b) e pista do rolamento axial (1c) utilizando uma prensa hidráulica, as semichapas (1d) e o extrator (1e).

(B)
- Desencaixar o anel contra poeira (1) do cubo da roda.

- Desencaixar até o necessário a pista do rolamento radial do cubo da roda com uma talhadeira.
- Para esta operação, usar óculos protetores.
- Retirar a pista do rolamento radial (2a) utilizando o extrator (2b), o sacador (2c) e uma base de reação (2d).

(C)
- Colocar o montante na morsa com sapatas
protetoras (1).
- Soltar os parafusos (2a) e retirar a pista externa (2b) dos rolamentos axial e radial.


RECOLOCAÇÃO

- Montar a pista externa dos rolamentos axial e radial utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa e um introdutor.

Nota: O rolamento com o codificador magnético multipolar (de cor preta) deve ser voltado para o lado do sensor do ABS.


- Montar a pista do rolamento radial utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa e um introdutor.

- Montar o anel contra poeira no cubo da roda.
- Montar o cubo da roda completo com esferas e pista do rolamento axial utilizando uma prensa hidráulica, uma chapa e um introdutor.




Rolam.cubo roda diant.(rest.)-subst.montante retir.
- Retirar o rolamento do cubo da roda dianteira (remanescente).
- Recolocar o rolamento do cubo da roda dianteira (remanescente).