Índice gráfico do sub-grupo
Esguichos lavadores pára-brisa - Regulagem
(A) REMOÇÃO
1 - Remover das respectivas sedes os
esguichos do lavador do pára-brisa
(1a) com a ferramenta (1b).
2 - Desligar a tubulação dos esguichos
do lavador do pára-brisa e
removê-los.
(B) RECOLOCAÇÃO
- Montar os esguichos do lavador do
pára-brisa e verficar se não estão
danificados.
- Ligar os esguichos do lavador do
pára-brisa às respectivas tubulações e
repô-los na suas sedes.
1 - Regular a pulverização dos esguichos
do lavador do pára-brisa agindo no
parafuso de regulagem com uma
chave de fenda.
Eletrobomba lavador pára-brisa
REMOÇÃO
- Posicionar o veículo no elevador.
- Remover a roda dianteira direita.
- Retirar a proteção bi-partida do
vão da roda dianteira.
- Soltar os parafusos de fixação
da proteção do vão da roda
dianteira.
- Soltar o botão de fixação.
- Retirar a prateção.
- Retirar a proteção do vão da roda
suplementar traseira.
- Retirar a roda traseira.
- Soltar os parafusos de fixação
da proteção.
- Retirar a proteção do vão da
roda pelo encaixe traseiro com
a moldura da longarina.
- Remover a grade dianteira lateral.
- Soltar os parafusos de fixação
da grade central.
- Retirar a grade central.
- Soltar os parafusos de fixação
da grade lateral.
- Remover a grade lateral em
direção a fechadura.
- Remover o pára-choque dianteiro - 7055B.
1 - Com a ferramenta (1 a) remover a
eletrobomba do lavador do pára-brisa
(1b) do reservatório.
Nota: recuperar o líquido do
lavador do pára-brisa em um
recipiente apropriado.
2 - Desligar a conexão elétrica da
eletrobomba do lavador do pára-brisa
3 - Desligar a tubulação da eletrobomba
do lavador do pára-brisa e removê-la.
RECOLOCAÇÃO
- Ligar a tubulação da eletrobomba do lavador do pára-brisa.
- Ligar a conexão elétrica da eletrobomba do limpador do pára-brisa.
- Repor a eletrobomba do lavador do pára-brisa na sua sede no reservatório.
- Montar o pára-choque danteiro.
- Montar a grade dianteira lateral.
- Montar a proteção do vão da roda suplementar traseira.
- Montar a proteção do vão da roda suplementar dianteira.
- Restabelecer o circuito do lavador do pára-brisa.
- Remover o veículo do elevador.
Palhetas do limpador do pára-brisa
REMOÇÃO
- Colocar os braços dos limpadores na posição vertical.
- Desprender as lingüetas de retenção e retirar as palhetas.
RECOLOCAÇÃO
- Montar as palhetas e fixar com as linguetas de retenção.
Braços limpadores pára-brisa (C/palhetas)
REMOÇÃO
1 - Remover as tampas de proteção.
2 - Soltar as porcas de fixação dos
braços dos limpadores.
3 - Desligar a alavanca do braço auxiliar
esquerdo (apenas para o braço do
limpador esquerdo) e remover os
braços dos limpadores retirando-os
dos pinos de comando individuais às
respectivas arruelas.
RECOLOCAÇÃO
- Colocar o motor do limpador do
pára-brisa em posição de repouso.
- Colocar a alavanca do braço auxiliar
esquerdo (apenas para o braço do
limpador do limpador esquerdo), em
seguida posicionar os braços das
palhetas do limpador de pára-brisa em
posição horizontal e fixá-los com as
respectivas porcas sem apertá-los.
- Verificar o funcionamento dos braços
dos limpadores.
- Apertar as porcas de fixação dos
braços dos limpadores com torque
prescrito.
- Montar as tampas de proteção.
Limpador pára-brisa - R.R. do conjunto
(A) REMOÇÃO
- Certificar-se de que a chave de ignição
esteja na posição "STOP", em
seguida, desligar o terminal (-) da
bateria.
- Remover o braço/braço do limpador/ do
limpador do pára-brisa completo com
palheta.
- Remover as tampas de
proteção.
- Soltar as porcas de fixação
dos braços dos limpadores.
- Desligar alavanca do braço
auxiliar esquerdo e remover os
braços dos limpadores
retirando-os dos pinos de
comando individuais às
respectivas arruelas.
- Remover o revestimento da base do
pára-brisa.
- Soltar os parafusos de fixação
da grade de cobertura da base
do pára-brisa.
- Levantar a cobertura da base
de modo a ter acesso ao tubo
de água da bomba do lavador.
- Desligar o tubo da bomba do
lavador do pára-brisa da
conexão e retirar a cobertura
completa com a guarnição.
1 - Soltar a porca (1 a) de fixação do
pino de comando do motor ao braço
de comando e girar o conjunto de
alavancas (1b) para permitir a
remoção do conjunto.
2 - Soltar os parafusos e porcas de
fixação do conjunto limpador de
pára-brisa.
3 - Remover o conjunto do limpador de
pára-brisa e desligar a conexão
elétrica do motor.
4 - Remover o conjunto do limpador do
pára-brisa.
(B) RECOLOCAÇÃO
- Ligar as conexões elétricas do motor.
- Repor na sua sede o conjunto limpador
de pára-brisa e fixá-lo com os
parafusos e porcas.
- Verificar a eficiência do motor.
- Colocar o motor em posição de
repouso.
1 - Para garantir o correto curso dos
braços limpadores, é necessário fixar
o braço de comando (1 a) do grupo
ao pino de comando do motor,
respeitando o alinhamento do furo
(1b) localizado no conjunto de
alavancas com o pino (1c) e com o
parafuso (1d).
Nota: Ao apertar a porca, o
conjunto de alavancas
gira-se parcialmente. Antes
de proceder a montagem dos
braços limpadores, verificar
se o motor está em posição
de repouso.
- Recolocar o revestimento da base do
pára-brisa.
- Recolocar os braço/s limpador/s do
pára-brisa completo com palheta.

Motor do limpador do pára-brisa
REMOÇÃO
- Remover o braço/braço do limpador/ do
limpador do pára-brisa completo com
palheta.
- Remover as tampas de
proteção.
- Soltar as porcas de fixação
dos braços dos limpadores.
- Desligar alavanca do braço
auxiliar esquerdo e remover os
braços dos limpadores
retirando-os dos pinos de
comando individuais às
respectivas arruelas.
- Remover o revestimento da base do
pára-brisa.
- Soltar os parafusos de fixação
da grade de cobertura da base
do pára-brisa.
- Levantar a cobertura da base
de modo a ter acesso ao tubo
de água da bomba do lavador.
- Desligar o tubo da bomba do
lavador do pára-brisa da
conexão e retirar a cobertura
completa com a guarnição.
1 - Soltar os parafusos de fixação do
motor do limpador com chapa de
suporte.
2 - Remover o motor do limpador de
pára-brisa.
RECOLOCAÇÃO
- Controlar para que o motor não seja
danificado e testar a funcionalidade
elétrica.
- Montar o motor do limpador do
pára-brisa e fixá-lo com os respectivos
parafusos com torque prescrito.
- Recolocar o conjunto limpadores de
pára-brisa.
- Recolocar o revestimento da base do
pára-brisa.
- Recolocar os braço/s limpador/es do
pára-brisa completo com palheta.
Limpador/lavador pára-brisa - Desc. do esquema
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇÃO
O Sistema limpador/lavador do pára-brisa é acionado pela alavanca colocada na parte direita do volante, possuindo várias funções: a alavanca pode assumir cinco posições diferentes às quais correspondem:
- limpador de pára-brisa desativado (parado)
- funcionamento intermitente
- funcionamento contínuo lento
- funcionamento contínuo médio-veloz
- funcionamento veloz temporário (posição estável da alavanca).
Na posição de funcionamento intermitente podem ser selecionadas quatro velocidades diferentes girando a respectiva alavanca:
- intermitente lenta
- intermitente média
- intermitente médio-veloz
- intermitente veloz.
Se o veículo é dotado de sensor de chuva, o funcionamento do limpador do pára-brisa é automático e a frequência e a velocidade das batidas varia em função da quantidade de água no pára-brisa.
O sensor de chuva se ativa colocando a alavanca na posição "funcionamento intermitente". Girando a alavanca se pode selecionar quatro níveis de sensibilidade.
- sensibilidade mínima;
- sensibilidade média;
- sensibilidade alta;
- sensibilidade máxima.
A regulagem da sensibilidade permite adequar o funcionamento automático do limpador do pára-brisa em particulares condições de visibilidade, como por exemplo neblina com condensação de água no pára-brisa, água nebulizada provocada por outros veículos, chuva pouco intensa, etc..
Girando a chave i na posição STOP o sensor de chuva é desativado e o sucessivo acionamento do motor não se ativa automaticamente mas deve-se deslocar a alavanca para uma outra posição e depois novamente na posição intermitente ou a alavanca de seleção de sensibilidade em uma outra posição.
O sensor de chuva é fixado ao pára-brisa no interior da área de atuação do limpador do pára-brisa e comanda uma centralina eletrônica que por sua vez controla o motor do limpador do pára-brisa.
A cada acionamento, o sensor de chuva providencia automaticamente ( em cerca de 2 minutos) a estabilizar-se na temperatura de cerca de 40° C para eliminar da superfície de controle, eventual condensação e impedir a formação de gelo.
O sensor de chuva é capaz de reconhecer e adaptar-se automaticamente na presença das seguintes condições particulares que requerem uma diferente sensibilidade de intervenção:
- impureza na superfície de controle (depósitos de sal, sujeira, etc..)
- riscos de água provocadas pela palheta danificada do limpador do pára-brisa
- diferença entre dia e noite (o olho humano sobre maior distúrbio durante a noite pela superfície banhado do vidro.
A função de lavador do pára-brisa é acionado puxando ligeiramente a alavanca para o volante: é acionada, deste modo, a bomba do lavador do pára-brisa. Mantendo puxada a alavanca, é acionada também o limpador do pára-brisa (funcionamento contínuo); após soltar a alavanca, o limpador de pára-brisa funciona ainda por alguns ciclos.
Todo o sistema é controlado por um dispositivo eletrônico que gera a intermitência e controla o funcionamento do motor do limpador do pára-brisa e da eletrobomba do lavador do pára-brisa.
O circuito do limpador do pára-brisa é protegido por um fusível específico e comandado pelo relé de exclusão sob chave, ambos posicionados na central de derivação.
O limpador do pára-brisa e o lavador do pára-brisa podem ser acionados com a chave em MAR.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
A alavanca do limpador do pára-brisa do conjunto de alavancas do volante H5 permite a seleção das várias modalidades de funcionamento do limpador - lavador do pára-brisa.
A alavanca do volante H5 é alimentada pelo pino 3 do conector D da linha "sob chave" (INT/A) do relé R1 protegido pelo fusível F14: ambos estão localizados na centralina de derivação B1.
A mesma linha alimenta o dispositivo eletrônico interno do motor do limpador do pára-brisa N15: - pino 3 do conector B - e retorna - do pino 1 do conector B - à alavanca do volante H5.
O motor do limpador de pára-brisa N15 é ligado à massa - pino 1 do conector A.
A segunda das funções pré-selecionada, a alavanca do volante H5 (conector D) envia os seguintes sinais de comando ao dispositivo eletrônico interno do motor do limpador do pára-brisa N15:
- do pino 3 do conector C para o funcionamento contínuo veloz: o sinal vem do pino 5 do conector A do motor N15;
- do pino 1 do conector D para o funcionamento contínuo lento: o sinal vem do pino 4 do conector A do motor N15.
- do pino 10 do conector D para o funcionamento intermitente/ automático: o sinal vem do pino 2 do conector A do motor N15 e o sensor de chuva K85 - pino 5: tal sinal é diferente da segunda posição da alavanca de regulagem da intermitência que insere pela linha nenhuma, uma ou mais resistência, obtendo assim, as diversas velocidades de intermitência.
O interruptor do limpador do pára-brisa da alavanca do volante H5 envia, uma vez acionado, um sinal pelo pino 5 do conector D ao pino 4 do conector B de N15: este comanda por conseguinte, o acionamento do limpador do pára-brisa N20 - pelo pino 3 do conector A.
O mesmo sinal é enviado também como comando para o acionamento do lavador dos faróis com dispositivo de temporização R3 contido em B1 - pino 20 do conector F (Esquema elétrico E3022 LAVADOR DOS FARÓIS).
O sistema pode ser ligado também a um sensor de chuva K85 que regula automaticamente a freqüência das batidas do limpador do pára-brisa.
O sensor K85 é alimentado pelo pino 2 da linha "sob chave" (INT/A) do relé R1 protegido pelo fusível F9: ambos estão localizados na centralina de derivação B1; o pino 3 é ligado à massa.
Do pino 5 vem - o sinal do funcionamento intermitente/automático proveniente da alavanca do volante H5: este habilita o funcionamento do sistema e ao mesmo tempo estabelece a sensibilidade do sensor.
Os pinos 1 e 6 são ligados ao motor do limpador do pára-brisa N15: - pino 2 do conector B - sinalizando, segundo a lógica anteriormente descrita, o tipo de funcionamento automático.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE -
C13 massa dianteira na lateral esquerda 5505 A
C15 massa do painel lado motorista -
C25 massa na coluna
D1 conector dianteiro / painel
D42 conector do painel / luzes internas
H1 comutador de ignição 5520 A
H5 alavancas da direção 5550 A
K85 sensor de chuva
N15 motor do limpador do pára-brisa
N20 motor da eletrobomba do lavador do pára-brisa 5050 B
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
C13 N20 C25 B5 N15AB C15A K85 H5CD H1 D42 D1 B1