Índice gráfico do sub-grupo
Alternador - Remoção / Recolocação
REMOÇÃO
- Posicionar o veículo no elevador.
- Certificar-se de que a chave de ignição
esteja na posição "STOP", em seguida
desligar o terminal (-) da bateria.
- Remover a proteção / reparo sob o
motor.
- Remover o filtro de óelo a cartucho do motor - 1084B.
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover a proteção suplementar
dianteira direita.
- Soltar os parafusos de fixação
da proteção do vão da roda.
- Retirar o botão de fixação.
- Retirar a proteção.
- Remover a correia única do comando dos órgãos do motor - 1092G.
- Remover o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor - 1092G.
- Retirar a porca (1a) e retirar o tirante da
caixa da direção hidráulica direito (1b)
do montante do cubo dianteiro com a
ferramenta (1c).
- Remover a proteção plástica (1), soltar
as porcas (1 a), em seguida as
conexões elétricas (1 b) e (1 c) do
alternador.
- Soltar os parafusos (2a) e remover o
alternador (2b).
RECOLOCAÇÃO
- Montar o alternador (1a) e fixá-lo com
os respectivos parafusos (1b) com
torque prescrito.
- Ligar as conexões elétricas (2a) ao
alternador e fixá-las com as respectivas
porcas (2b).
- Montar a proteção plástica.
- Ligar o tirante da caixa da direção hidráulica direito ao montante do cubo dianteiro e fixá-lo
com as respectivas porcas com torque prescrito.
- Montar o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor.
- Montar a correia única do comando dos órgãos do motor.
- Montar a proteção suoplementar dianteira direito.
- Montar a roda direita.
- Montar o filtro de óleo de cartucho motor.
- Montar a proteção / reparo sob o motor.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o veículo do elevador.
Chapa/suporte/espaçador e alternador - R.R.
REMOÇÃO
- Remover a proteção / reparo sob o
motor.
- Remover o filtro de óelo a cartucho do motor - 1084B.
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover a proteção suplementar
dianteira direita.
- Soltar os parafusos de fixação
da proteção do vão da roda.
- Retirar o botão de fixação.
- Retirar a proteção.
- Remover a correia única do comando dos órgãos do motor - 1092G.
- Remover o tensor fixo da correia única dos órgãos do motor - 1092G.
- Remover o alternador seguindo
instruções das páginas anteriores.
- Soltar o parafuso de fixação da
proteção da correia de distribuição
à chapa / espaçador do alternador.
(A) Soltar o parafuso (1a) e remover a
chapa/espaçador do alternador (1 b).
(B) Soltar o parafuso (1a) e remover o
suporte do alternador (1b).
RECOLOCAÇÃO
- Montar o suporte do alternador e
fixá-lo com os parafusos específicos.
- Montar a chapa / espaçador do
alternador e fixá-la om os parafusos
específicos.
- Apertar o parafuso de fixação da
proteção da correia de distribuição
à chapa / espaçador
do alternador.
- Montar o alternador seguindo
instruções das páginas anteriores.
- Montar o tensor fixo da correia
única dos órgãos do motor.
- Montar a correia única do
comando dos órgãos do motor.
- Montar a proteção suplementar
dianteira direito.
- Montar a roda direita.
- Montar o filtro de óleo de cartucho
motor.
- Montar a proteção / reparo sob o
motor.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o veículo do elevador.

Alternador - Descrição do esquema
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇÃO
O circuito de partida e recarga é composto pela bateria, motor de arranque e pelo alternador.
A bateria (12V) é do tipo chumbo, de manutenção reduzida.
O motor de arranque consiste em um motor a corrente contínua alimentado pela bateria e um eletromagnético de excitação.
Girando a chave de ignição para a ultima posição (AVV) são alimentados os enrolamentos do motor de arranque, gerando as forças eletromagnéticas que fazem girar o pinhão do próprio motor. Simultaneamente, é excitado o eletromagnético que aciona o mecanismo de engate do pinhão na coroa dentada do volante motor. Colocando em rotação o eixo do motor.
O alternador recarrega a bateria durante a rotação normal do motor.
O eixo do alternador (rotor) é colocado em rotação através de uma correia. Alimentado pela corrente de excitação, o rotor gera um campo magnético que induz no enrolamento fixo (estator) uma corrente alternada.
Uma ponte retificadora a diodos posicionada na parte traseira do alternador transforma a corrente alternada em corrente contínua, que é enviada para carregar a bateria.
Um regulador de tensão, também incorporado no alternador, mantém um fornecimento de corrente com tensão constante (cerca de 14V) para todos as variações de carga e de regime do motor.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
A partida do motor através do específico motor de arranque A20 é controlado pelo relé de consentimento de partida J5.
O relé é alimentado pela bateria através do terminal de derivação A5 e o MAXI FUSE de consenso da partida B9.
O comutador de ignição H1 recebe a alimentação da bateria através da linha do maxifuse ACC de B5.
Girando a chave de ignição do comutador H1 para a posição extrema (AVV) é excitado o relé J5 que alimenta assim, o enrolamento do eletromagnético (pino 50) do motor de arranque A20.
Além do pino 30 de A20, o motor de partida propriamente dito, é alimentado com a tensão proveniente diretamente da bateria através do terminal de derivação A5.
O sinal de "partida" - pino 50 de H1 é enviado também ao quadro de instrumentos E50 - pino 13 do conector A - esta mesma lógica interna utiliza tal informação para elaborar a condição de "motor em funcionamento". ( Esquema elétrico E4010 INSTRUMENTO DE BORDO).
O sinal de "partida" aciona também o relé R1 que alimenta numerosas linhas "sob chave" (INT/A). ( Circuito elétrico E1010 ALIMENTAÇÃO).
A corrente contínua gerada pelo alternador A10 (pino B+) é a enviada à bateria A1, passando através do motor A20. Quando o alternador não gira, e portanto não recarrega, um sinal de massa é enviado do pino D+ ao quadro de instrumentos E50 - pino 7 do conector A.
A alimentação sob chave (INT/A) do quadro de instrumentos E50 chega através do fusível F1 da centralina de derivação B1 ao pino 15 do conector C: quando chega o sinal acima descrito, ilumina-se a espia "gerador"; com motor funcionando, tal sinal interrompe os 12 V e a luz espia se apaga.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
A10 alternador 5530 A
A20 motor de partida 5520 B
A5 terminal de derivação
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE
B9 fusível (MAXI FUSE) consenso partida -
C15 massa do painel lado motorista
D1 conector dianteiro/painel
D7 conector dianteiro de recarga
E50 quadro de instrumentos 5560 B
H1 comutador de ignição 5520 A
J5 relé de consenso da partida
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
A20AB A10AB D7 B9 J5 B5 A5 E50A H1 C15A B1 D1