Esquema elétrico Ferramentas Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo






Interruptor de comando da luz externa
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o parafuso (1b) e abrir a tampa de acesso aos fusíveis (1b).
- Remover de sua sede o interruptor de comando das luzes externas completo (2a) com a ferrramenta (2b).

Nota: exercer uma pressão pela parte interno do interruptor de comando das luzes externas para facilitar a remoção.

- Desligar a conexão elétrica (3a), (3b) e (3c) e remover o interruptor de comando das luzes externas (3d).
- Na bancada, remover o interruptor da regulagem do assentamento dos faróis e o reostato da luminosidade do quadro de bordo.


RECOLOCAÇÃO

- Repor em suas próprias sedes o reostato de luminosidade do quadro de instrumentos e o interruptor de regulagem do assentamento dos faróis.
- Ligar as conexões elétricas, em seguida repor em sua sede o interruptor de comando das luzes externas completo.
- Fechar a tampa de acesso aos fusíveis e fixá-lo com o respectivo parafuso.
- Ligar o terminal (-) da bateria.








Lanterna traseira externa
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Abrir a tampa de proteção (1a) depois de ter retirado o punho de fixação (1b).

(B)
- Desligar as conexões elétricas (1) da lanterna traseira.
- Retirar as porcas (2a) e remover a lanterna traseira externa (2b).


RECOLOCAÇÃO

- Repor na sua sede a lanterna traseira externa e fixá-la com as respectivas porcas.
- Ligar as conexões elétricas à lanterna traseira externa.
- Fechar a tampa de proteção e fixá-la com o respectivo punho.
- Ligar o terminal (-) da bateria.








Lanterna traseira interna







Lâmpada de luz de posição
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Remover o revestimento de acesso (1) depois de ter soltado o punho de fixação.
- Soltar as aletas de retenção (2a) e extrair da sua sede o porta-lâmpada (2b).
- Substituir a lâmpada da luz traseira de neblina (3b) ou a lâmpada da luz de marcha-à-ré (3a) ou a lâmpada da luz de posição (3c).


RECOLOCAÇÃO

- Repor na sua sede o porta-lâmpada e fixá-lo com as respectivas aletas de retenção.
- Colocar o revestimento de acesso e fixá-lo com o respectivo punho.
- Ligar o terminal (-) da bateria.







Lâmpada de luz de posição
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a tampa de proteção (1a) depois de ter soltado o punho de fixação (1b).

(B)
- Desligar a conexão elétrica (1a) e extrair o porta-lâmpada (1b).
- Substituir a lâmpada da luz de posição/luz de freio.


RECOLOCAÇÃO

- Repor na sua sede o porta-lâmpada.
- Ligar a conexão elétrica.
- Colocar a tampa de proteção e fixá-la com o respectivo punho.
- Ligar o terminal (-) da bateria.






Lanternas de placa
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Com a ferramenta (1a) remover a lanterna de placa completa (1b)
- Desligar a conexão elétrica (1) e extrair a lanterna de placa.

(B)
- Para substituir a lâmpada, girar o porta-lâmpada (1a) no sentido anti-horário, extraí-lo e remover a lâmpada (1b) de encaixe a pressão.


RECOLOCAÇÃO

- Montar a lâmpada completa de porta-lâmpada.
- Ligar a conexão elétrica da lanterna de placa e repô-la na sua sede.
- Ligar o terminal (-) da bateria.







Luz de posição e placa - Descr. Esquema
LUZES DE POSIÇÃO/ PLACA

Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMAS ELÉTRICOS
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

As luzes de posição são ligadas no primeiro estágio da alavanca no sentido horário do específico comutador localizado no lado esquerdo do grupo de comandos na coluna de direção, somente com a chave de ignição em MAR. Essa também podem ser inserida girando o comutador no sentido anti-horário - posição de estacionamento. Neste caso, a ativação é independente da posição do comutador de ignição.

Nesta condição, se a alavanca das luzes de seta estiver na posição de seleção direita ou esquerda, as luzes de estacionamento ficarão acesas só do lado selecionado.

Junto com as luzes de posição ligam-se também as luzes de iluminação da placa e várias luzes internas para iluminação do habitáculo, da instrumentação e dos comandos (estas linhas estão descritas e ilustradas nos esquemas relativos aos componentes aos quais se referem).

O circuito é protegido por dois fusíveis, um para as luzes do lado direito e o outro para as luzes do lado esquerdo.

Um indicador no quadro de instrumentos sinaliza a ativação das luzes de posição.

O correto funcionamento das luzes de posição e das luzes de iluminação da placa, é controlado por um dispositivo de "check" das luzes externas.

As avarias que podem ser identificadas são:

- lâmpada interrompida;
- lâmpada em curto-circuito para a massa ou para o positivo.

Para todas as anomalias encontradas nos diversos circuitos acende-se um sinalizador específico "avaria das luzes", que também encontra-se no módulo de controle. Tal sinalizador acende-se também por cerca de 6 segundos quando se gira a chave para MAR, para indicar a própria eficiência, e depois se apaga.


LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES


F11C C13 F10C C10 B5 M45 B1 H6 H1 H5B H5A E50A E50C F50 F51 C30 F30A F35 D40 F36 F31A


DESCRIÇÃO FUNCIONAL

As luzes de posição e de estacionamento são controladas por um dispositivo eletrônico Check M45, que recebe os sinais de comando dos interruptores e comanda as lâmpadas, efetuando também o controle (check) das respectivas linhas. A alimentação do dispositivo Check M45 vem diretamente da bateria.
(maxifuse CENTR de B5) nos pinos 1 e 6 do conector C, através do fusível F11 da centralina de derivação B1.
A alimentação sob chave (INT/A) vem através do fusível F1 da centralina de derivação B1 ao pino 9 do conector C: o pino 7 do conector C à massa.

O interruptor das luzes de posição do comando das luzes externas H6 recebe o consenso do pino 5 do conector A; quando as luzes são inseridas, envia o comando ao pino 4 do conector A de M45.

Na presença de tais sinais, o dispositivo Check M45 comanda a alimentação das luzes de posição dianteiras F10 (esquerda) e F11 (direita) - dos pinos 6 e 4 do conector D; das luzes traseiras F30 e F35 (esquerda) F31 e F36 (direita) - dos pinos 11, 2, 3, 12 do conector E; e enfim das luzes de placa F50 e F51 - dos pinos 1 e 6 do conector E.

Simultaneamente são acesas - do pino 9 do conector B. - também a espia "luz de posição ligada", no interior do quadro de instrumentos E50, pino 5 do conector C, enquanto o pino 15 do conector A fornece a alimentação sob chave do quadro, através do fusível F1 da centralina de derivação B1.

O interruptor das luzes de estacionamento do comando das luzes externas H6 recebe o consenso do pino 13 do conector A e envia o comando ao pino 9 do conector A de M45.

Na presença de tal sinal, o dispositivo Check M45 comanda a alimentação das luzes de posição como acima descrito.

Com luz de estacionamento ligada, um comando é enviado do pino 12 do conector B à alavanca de direção B5. se da alavanca de direção B5 vem um sinal - aos pinos 4 e 5 do conector B - a indicar a seleção dos indicadores direito ou esquerdo, o dispositivo Check M45 comanda a alimentação das luzes de posição somente do lado selecionado.

O dispositivo M45 controla a eficiência das lâmpadas e das respectivas ligações: em caso de avarias encontradas no circuito, se acende - do pino 6 do conector A. - a espia "luz de avaria", sempre do quadro de instrumentos E50, pino 7 do conector C, enquanto o pino 15 do conector A fornece a alimentação sob chave do quadro, através do fusível F1 da centralina de derivação sob chave do quadro através do fusível F1 da centralina de derivação B1.

O comando do fusível F15 da central de derivação B1.

COMPONENTES

Código dos componentes Denominação Referência ao conjunto
B1 centralina de derivação 5505A
B5 caixa MAXI FUSE
C10 MASSA DIANTEIRA ESQUERDA
C13 massa dianteira na lateral esquerda 5505A
C15 massa do painel lado motorista
C21 massa do painel no suporte do Air Bag
C30 massa traseira esquerda
D40 conector traseiro do porta-malas 5505A
E50 quadro de instrumento 5560B
F10 farol esquerdo 5540B
F11 farol direito 5540B
F30 lanterna traseira esquerda 5540A
F31 lanterna traseira direita 5540A
F35 lanterna traseira direita (parte móvel no porta malas 5540A
F36 lanterna traseira direita (parte móvel no porta-malas 5540A
F50 luz de placa esquerda 5540A
F51 luz de placa direita 5540A
H1 comutador de ignição 5520A
H5 alavancas da coluna de direção 5550A
H6 comando das luzes externas 5540A
M45 dispositivo eletrônico de Check 5560C





Luz de direção/emergência - Descr. Esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMAS ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

As luzes intermitentes de direção e de emergência delimitam toda a ocupação de espaço do veículo.
Os indicadores de direção do lado direito e do lado esquerdo são acionadas levantado ou abaixando a alavanca específica posicionada no grupo de comandos da coluna de direção.
As luzes de emergência (indicadores no lado direito e esquerdo acionados simultaneamente) são ligadas através do botão específico de cor vermelha posicionado no centro do painel.
Os indicadores de direção funcionam sob chave, as luzes de emergência, por sua vez, por razões de segurança, são sempre acionáveis pois são alimentadas diretamente pela bateria.
Os indicadores de direção traseiros são constituídos por um conjunto de 4 led, controlados por uma centralina eletrônica específica.
Duas espias no quadro, também intermitentes, assinalam o inserimento dos indicadores direito e esquerdo.
No pulsante vermelho das luzes de emergência há um led que ilumina o específico ideograma quando são acionadas as luzes de emergência.
As luzes de emergência são acionadas também pelo sistema de alarme, que está ligado diretamente na alimentação das próprias luzes.

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

F11B C13 F10B C10 C21 M83 F21 D5 D20 B5 H35 C15A E50A H5B H1 C15B B1 F20 D25A F31B F30B C30

DESCRIÇÃO FUNCIONAL

As luzes de direção e de emergência são controladas por um dispositivo eletrônico de intermitência R1 colocado na centralina de derivação B1.
A alimentação do dispositivo chega ao pino 6 diretamente da bateria. (maxifuse CENTR de B5) através do fusível F8 da centralina de derivação B1; o pino 2 é a massa.
O acionamento das luzes de emergência é comandado pelo interruptor colocado no grupo H35: com pulsante apertado é enviado um sinal de massa ao pino 3 do dispositivo R2 de B1.
O pino 2 de H35 é alimentado sob chave (INT/A) através do fusível F5 da centralina de derivação B1; tal linha consente a iluminação do grupo de comando H35.
O acionamento das luzes de direção é comandada pela alavanca do volante H5. Essa é alimentada sob chave (INT/A) através do fusível F1 da centralina de derivação B1 ao pino 7 (setas lado esquerdo) e 1 (setas lado direito) do dispositivo R2 de B1.
O dispositivo de intermitência R2 de B1 gera dois sinais que alimentam os indicadores de direção : do pino 5 os da direita (f11, F21, F31); do pino 4 os de (F10, F20, F30).
Do pino 8 é enviado - diante de uma ligação de um reboque, um sinal para a espia específica, colocada no interior do quadro de instrumentos E50.
As luzes traseiras colocadas nos grupos F30 e F31 não são tradicionais lâmpadas, mas se trata de dispositivos eletrônico a led: foi portanto, inseria uma específica centralina das luzes de direção M83 que controla o sinal de inserimento das luzes traseiras encontrando eventuais anomalias e comanda as várias espias de controle.
A alimentação do dispositivo M83 chega ao pino 2 diretamente da bateria. (maxifuse CENTR de B5) através do fusível F8 da centralina de derivação B1; o pino 1 está na massa.
Nos pinos 6 e 7 chegam os sinais do dispositivo R2 de B1 para o acionamento do lado direito e esquerdo.
O dispositivo se liga aos indicadores de direção: colocados nos grupos F30 e F31 com dois sinais de retorno dos pinos 9 e 8.
Além disso são acionados - pelos pinos 4 e 5 - também a espia das luzes de direção, colocadas dentro do quadro de instrumentos E50; do pino 3 é acionado o led vermelho no interruptor H35 que ilumina o respectivo ideograma com as luzes de emergência ligadas.
Todas as luzes de emergência são acionadas também pela centralina do sistema de alarme M30 (pino 1 e 2 do conector B) que se liga diretamente na alimentação das próprias luzes (Esquema elétrico E7015 ALARME)

COMPONENTES

Código dos componentes Denominação Referência ao conjunto
B1 centralina de derivação 5505A
B5 caixa MAXI FUSE -
C10 massa dianteira esquerda -
C13 massa dianteira na lateral esquerda 5505A
C15 massa do painel lado motorista
C20 massa do painel lado passageiro
C21 massa no painel no suporte Air Bag -
D25 conector do painel/traseira esquerda -
D5 conector ABS mais ?antispin
E50 quadro de instrumento 5560B
F10 farol esquerdo 5540B
F11 farol direito 5540B
F20 luzes de direção lateral esquerda 5550C
F21 luzes de direção lateral direita 5550C
F30 lanterna traseira esquerda 5540A
F31 lanterna traseira direita 5540A
H1 comutador de ignição 5520A
H5 alavancas do volante 5550A
M83 centralina das luzes de direção 5550C