Esquema elétrico Ferramentas Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo







Interruptor do motor dos farois - R.R.
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Abrir a tampa do vão porta-fusíveis.
- Com a ferramenta (1a) e empurrando pelo vão porta-fusíveis, remover a moldura (1b) completa com interruptores.
- Desligar as conexões elétricas (2a), (2b) e (2c) e remover a moldura completa com interruptores.

(B)
- Remover o interruptor (1) de comando do motor de correção do assentamento dos faróis, soltando as aletas de fixação.


RECOLOCAÇÃO

- Montar o interruptor de comando do motor de correção do assentamento dos faróis na respectiva sede na moldura.
- Ligar as conexões elétricas.
- Montar a moldura completa com os interruptores na sua sede.
- Fechar a tampa do vão portafusíveis.
- Ligar o terminal (-) da bateria.








Motor do motor dos farois - R.R.
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Desligar a conexão elétrica (1) do motor de regulagem do assentamento dos faróis.
- Somente para motor de correção de assentamento dos faróis do grupo ótico esquerdo, soltar a mola (2a) e remover a tampa (2b) de proteção da lâmpada do farol alto.
- Girar em sentido horário e remover o motor de correção do assentamento dos faróis do grupo ótico.








Corretor de farois - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

O veículo permite regular diretamente da posição do motorista a orientação do feixe luminoso dos faróis conforme à carga. Deste modo se obtém sempre e rapidamente a regulagem correta dos faróis.
O dispositivo de regulagem consiste em um motor montado em cada um dos dois faróis que os inclinam oportunamente, de modo a abaixar o feixe luminoso no caso de veículo particularmente carregado e de levantá-lo, por sua vez, quando a carga diminuir.
Um seletor específico, posicionado no painel, permite a seleção entre as quatro posicões indicadas:
- posição 0 - uma ou duas pessoas nos bancos dianteiros, reservatório de combustível cheio, equipamentos de bordo (veículo "em ordem de marcha");
- posição 1 - cinco pessoas;
- posição 2 - cinco pessoas e porta-malas cheio (cerca de 50 kg);
- posição 3 - motorista e 300 quilos de carga, toda posicionada no porta-malas.

O seletor de regulagem está posicionado à esquerda dos instrumentos, junto ao botão de zeramento do conta-quilômetros e do botão de regulagem da iluminação do quadro de instrumentos. O seletor tem seu ideograma específico iluminado com as luzes de posição ligadas.
O dispositivo é habilitado somente com os faróis baixos ligados.
O circuito de regulagem dos faróis é protegido pelos mesmos fusíveis do circuito dos faróis baixos, posicionados na central de derivação.

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO

O dispositivo de regulagem dos faróis, H15 é alimentado no pino 2 por uma linha proveniente do circuito dos faróis baixos (Esquema elétrico E2011 FARÓIS BAIXOS); tal linha fornece tensão ao reguladdor somente quando os faróis baixos estão ligados.
O interrupto dos faróis baixos de comando das luzes externas H6 recebe alimentação sob chave (INT/A) no pino 7, através do fusível F1 da centralina de derivação B1; quando as luzes são inseridas, envia o comando - através da Alavanca do volante B5 - ao pino 6 do conector B de M45: na presença de tal sinal, o dispositivo Check M45 comanda a alimentação dos faróis baixos - pelo pino 5 do conector D; tal sinal excita o relé R1, colocado na central dos relés B3 que alimenta através da linha do fusível F7 de B3 os faróis baixos e direciona o comando H5.
O pino 3 do dispositivo H15 está na massa, enquanto do pino 1 sai o sinal de regulagem os motores ligados nos grupos dos faróis F10 (esquerdo) e F11 (direito), obtido através de um divisor resistivo que varia a tensão de saída segundo as quatro posições selecionadas.
Os motores N30 e N31 contém um transdutor que estabelece, com base à tensão do sinal de regulagem proveniente, ao pino 2, do dispositivo H15, o curso do motor específico. Os motores são alimentados, nos pinos 3, da mesma linha (do circuito dos faróis baixos) que alimenta o dispositivo H15, enquanto os pinos 1 estão na massa.

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
A5 terminal de derivação
B1 centralina de derivação 5505 A
B3 centralina dos relés 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE -
C10 massa dianteira esquerda
C13 massa dianteira na lateral esquerda 5505 A
C15 massa do painel lado motorista -
C21 massa no painel no suporte do Air Bag
D1 conector dianteiro / painel
F10 farol esquerdo 5540 B
F11 farol direito 5540 B
H1 comutador de ignição 5520 A
H15 comando da regulagem dos faróis 5540 C
H5 alavancas do volante 5550 A
H6 comando das luzes externas 5540 A
M45 dispositivo eletrônico Check 5560 C

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

F11D C13 F10D C10 B3BC M45 C21 B5 A5 C15A H5A H1 H6 D1 B1