Índice gráfico do sub-grupo
Farois de neblina - R.R.
REMOÇÃO
- Remover a proteção suplementar dianteira direita.
- Soltar os parafusos de fixação da proteção do vão da roda.
- Retirar o botão de fixação.
- Retirar a proteção.
- Remover a grade dianteria central.
- Remover a grade dianteria lateral.
- Soltar os parafusos de fixação.
- Remover a grade em direção à fechadura.
- Remover o pára-choque dianteiro - 7055B.
- Na bancada,, soltar os parafusos e remover o farol de neblina depois de ter soltado as
tubulações do circuito lavador dos faróis das respectivas fixações.
RECOLOCAÇÃO
- Montar o farol antineblina e fixá-lo com os respectivos parafusos ao pára-choque dianteiro.
- Fixar as tubulações do circuito do lavador dos faróis.
- Montar o pára-choque dianteiro.
- Montar a grade dianteira lateral.
- Montar a grade dianteira central.
- Montar a meia proteção suplementar do vão da roda dianteira.
Farois de neblina - Decrição do esquema
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇAO
O veículo é dotado de dois faróis suplementares de profundidade "farol de neblina", utilizáveis em todos os casos de pouca visibilidade.
Os faróis de neblina são ligados através do interruptor específico posicionado no console central do painel; o ideograma específico é iluminado com a chave em MAR.
O circuito dos faróis de neblina é protegido por um fusível específico e comandado por um relé próprio posicionados na central dos relés do lado esquerdo do vão motor.
Um sinalizador no quadro de instrumentos indica o acionamento dos faróis.
O consenso para o inserimento das luzes do farol de neblina é subordinado a:
- chave em MAR
- luzes de posição ligadas.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
Os dois faróis de neblina F15 (esquerdo) e F16 (direito) são alimentados através do relé dos faróis de neblina R5 colocado na centralina dos relés B3.
O relé é alimentado diretamente pela bateria através da linha do fusível F3 da centralina dos relés B3.
O acionamento dos faróis de neblina também é controlado pelo dispositivo eletrônico Check M45, que recebe o sinal de comando do interruptor e comanda as lâmpadas.
A alimentação do dispositivo Check M45 vem diretamente da bateria. (maxifuse CENTR do B5) aos pinos 1 e 6 do conector C, através do fusível F11 da centralina de derivação B1.
A alimentação sob chave (INT/A) vem através do fusível F1 da centralina de derivação B1 ao pino 9 do conector C: o pino 7 do conector C está na massa.
O dispositivo M45 recebe na entrada o sinal do farol de neblina inserido pelo pulsante colocado no grupo H35 - pino 2 do conector A: tal sinal vem somente com a luz de posição inserida: na presença de tal sinal, o dispositivo M45 enviada pelo pino 1 do conector D - o comando do relé dos faróis de neblina R5 de B3.
Ao mesmo tempo envia do pino 7 do conector B - um sinal ao grupo H35 de modo a acender o led colocado ao próximo ao pulsante que sinaliza a função "faróis de neblina inseridos".
Tal led H35 é alimentado sob chave (INT/A) através do fusível F5 da centralina de derivação B1; tal linha permite a iluminação sob chave (INT/A) do grupo de comando H35.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
A5 terminal de derivação
B1 centralina de derivação 5505 A
B3 centralina dos relés 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE -
C10 massa dianteira esquerda
C13 massa dianteira na lateral esquerda 5505 A
C15 massa do painel lado motorista -
F15 farol de neblina esquerdo 5540 D
F16 farol de neblina direito 5540 D
H1 comutador de ignição 5520 A
H35 grupo interruptores no túnel 7040 L
H6 comando das luzes externas 5540 A
M45 dispositivo eletrônico Check 5560 C
Luz de neblina traseira - Decrição do esquema
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
O veículo é equipado com luzes traseiras de alta luminosidade "lanterna traseira de neblina", situadas na parte central (no porta-malas) das lanternas traseiras e utilizáveis em todos os casos de pouca visibilidade.
As lanternas traseiras de neblina são ligadas através do pulsante localizado no console central entre os bancos; o ideograma específico é iluminado com a chave de ignição em MAR.
Um sinalizador no próprio interruptor indica o acionamento das lanternas traseiras de neblina.
O acionamento das lanternas traseiras de neblina dependente do acionamento dos faróis baixos ou então do acionamento dos faróis de neblina. Tal lógica de controle é gerenciada pelo dispositivo "check".
O funcionamento correto das lanternas traseiras de neblina é controlado pelo mesmo dispositivo de "check" das luzes externas.
As avarias que podem ser identificadas são:
- lâmpada interrompida
- lâmpada em curto-circuito para a massa ou para o positivo.
- lâmpada incorreta (lâmpada de 5W ao invés de 21W).
Para todas as anomalias encontradas nos diversos circuitos, é aceso um sinalizados específico "avaria das luzes", localizada no quadro de instrumento. Tal indicador se acende também por cerca de 6 segundos quando se gira a chave para MAR, para indicar a própria eficiência , e em seguida apagam-se.
O circuito das lanternas traseiras de neblina é protegido por dois fusíveis das luzes sob "check".
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
As luzes traseiras de neblina são controladas pelo dispositivo eletrônico Check M45, que recebe os sinais de comando dos interruptores e comanda as lampadas, efetuando também o controle (Check) das respectivas linhas.
A alimentação do dispositivo Check M45 vem diretamente da bateria. (maxifuse CENTR do B5) aos pinos 1 e 6 do conector C, através do fusível F11 da centralina de derivação B1.
A alimentação sob chave (INT/A) vem através do fusível F1 da centralina de derivação B1 ao pino 9 do conector C: o pino 7 do conector C está na massa.
O dispositivo M45 recebe na entrada o sinal das luzes traseiras de neblina inseridas pelo pulsante colocado no grupo H35 - pino 10 do conector A: tal sinal vem somente com a luz de posição inserida: se alem deste sinal tiver o sinal de faróis baixos inseridos - pino 6 do conector B - ou o de faróis de neblina inseridos - pino 2 do conector A , então o dispositivo M45 envia a alimentação das luzes traseiras de neblina nas lanternas traseiras centrais da esquerda F35 e direita F36, respectivamente pelo pino 10 e pelo pino 4 do conector E de M45..
Ao mesmo tempo envia do pino 3 do conector B - é enviado um sinal ao grupo H35 de modo a acender o led colocado ao próximo ao pulsante que sinaliza a função "luzes traseiras de neblina inseridas".
Tal led H35 é alimentado sob chave (INT/A) através do fusível F5 da centralina de derivação B1; tal linha permite a iluminação sob chave (INT/A) do grupo de comando H35.
O dispositivo M45 controla a eficiência das lâmpadas e das respectivas ligações: em caso de avarias encontradas no circuito, é acesa - pelo pino 6 do conector A . a espia "luzes avariadas", no quadro de instrumentos E50, pino 7 do conector C, enquanto o pino 15 do conector A fornece a alimentação sob chave do quadro, através do fusível F1 da centralina de derivação B1.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE -
C15 massa do painel lado motorista -
C21 massa do painel no suporte Air Bag
D40 conector traseiro do porta malas
E50 quadro de instrumentos 5560 B
F35 lanterna traseira direita (parte 5540 A
móvel no porta- malas)
F36 lanterna traseira direita (parte 5540 A
móvel no porta-malas)
H1 comutador de ignição 5520 A
H35 grupo interruptores no túnel 7040 L
H5 alavancas do volante 5550 A
H6 comando das luzes externas 5540 A
M45 dispositivo eletrônico Check 5560 C
LOCALIZAÇÃO COMPONENTES
M45 C21 B5 H35 C15A H5A H1 H6 B1 F36 D40 F35 C30