Esquema elétrico Ferramentas Funcionamento Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo







Quadro de bordo - R.R. das lâmpadas
REMOÇÃO

- Remover o assento do banco único traseiro.
- Levantar a parte dianteira do assento liberando as fixações das sedes.
- Liberar o assento das fixações traseiras.
- Retirar o assento do habitáculo.
- Remover o encosto do banco traseiro.
- Retirar o parafuso de fixação do encosta à carroceria.
- Retirar o cinto de segurança traseiro.
- Levantar o encosto e soltar as travas.
- Remover o encosto.
- Remover a tampa do alto falante.
- Soltar as conexões elétricas (1a), (1b), (1c), (1d) e (1e).
- Soltar da tampa do porta malas as presilhas do chicote elétrico.
- Remover a proteção passacabos e retirar o chicote.
- Remover o chicote integrado na tampa do porta malas


RECOLOCAÇÃO

- Repor na sua sede o chicote integrado da tampa do porta malas.
- Desligar as conexões elétricas.
- Remover a proteção passacabos e fixar o chicote com as específicas presilhas.
- Montar a tampa com alto-falantes.
- Montar o revestimento do montante traseiro.
- Montar o encosto do banco traseiro.
- Montar o assento do banco único traseiro.







Quadro de bordo - R.R.
REMOÇÃO

- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Abaixar e afastar o volante
- Retirar o parafuso (1a) e remover a semi-caixa superior de revestimento da coluna de direção (1b).


- Retirar o parafuso (1a) e remover de sua sede o quadro de instrumentos de bordo analógico (1b) com a ferramenta (1c).








Quadro de bordo - R.R. reostato de intensidade
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Abrir a portinhola do vão porta fusíveis.
- Com a ferramenta (1a) e ajudando empurrando pelo vão porta fusíveis, remover a moldura (1b) completa com os interruptores.
- Desligar as conexões elétricas (2 a), (2b) e (2c), e remover a moldura completa com os interruptores.

(B)
- Remover o reostato de intensidade de iluminação dos instrumentos de bordo soltar as aletas de fixação.


RECOLOCAÇÃO

- Montar o reostato de intensidade luminosa dos instrumentos de bordo na específica sede na moldura.
- Ligar as conexões elétricas.
- Montar a moldura completa com os interruptores na sua sede.
- Fechar a pontinhola do vão porta fusíveis.
- Ligar o terminal (-) da bateria.










Iluminação do painel - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

O quadro de instrumentos, o painel de comandos da climatização e o display ICS são iluminadas com a chave em MAR.
A intensidade luminosa é regulavel através de uma rodela colocada próxima do comutador das luzes externas.
Na versão sport com os quadrantes brancos, estes não são iluminados com a chave em MAR, mas somente com a luz de posição inserida.
O circuito das iluminações de todos os instrumentos é protegido por um fusível específico, colocado na centralina de derivação,

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO

O quadro de instrumentos, o painel de comandos da climatização e o display ICS são iluminados com a chave em MAR.
A intensidade luminosa é regulavel através de uma rodela colocada próxima do comutador das luzes externas.
O circuito das iluminações de todos os instrumentos é protegido por um fusível específico, colocado na centralina de derivação,

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
C15 massa do painel lado motorista -
D90 conector ICS/ painel
E50 quadro de instrumentos 5560 B
E60 display ICS 5580M
H1 comutador de ignição 5520 A
H11 comutador de regulagem das 5560 B
luzes dos instrumentos
H6 comando das luzes externas 5540 A
H80 comandos da climatização 5040 D

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

D90 E60A H80 C15A E50A H1 H11 H6 B1






Instrumentos de bordo - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

O instrumento de bordo compreende o conta-giros, o tacômentro com mostrador de contaquilomentros parciais e totais, o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, o indicador de nível do combustível, uma série de espias de sinalização, um pulsante de acionamento do check painel e um pulsante para o zeramento do contaquilômetros parcial.
Para as versões com câmbio automático há também um outro display que indica o tipo de direção inserida (Auto ou Sport) e a marcha inserida. Em função das diversas motorizações ou versões do veículo, conta-giros e tacômetro apresentam setores de perigo e valores de fundo de escala diferentes.
O instrumento de bordo funciona com a chave em MAR. Na condição "noturna" ( luzes de posição ligadas), a intensidade luminosa é regulavel através de um específico comando colocado no painel.
Para maiores detalhes, ver DESCRIÇÕES E FUNCIONAMENTO: 5560 INSTRUMENTOS DE BORDO.

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO

A alimentação sob chave (INT/A) do quadro de instrumentos E50 chega ao pino 15 do conector A através do fusível F1 da centralina de derivação B1; o pino 16 do conector A está na massa.
A alimentação sob chave (INT/A) do quadro de instrumentos E50 chega ao pino 15 do conector A através do fusível F1 da centralina de derivação B1; o pino 16 do conector A está na massa.
O tacômentro eletrônico recebe o sinal tacométrico da centralina ABS M50 - pino 22 - ao pino 2 do conector B de E50.
O sinal tacométrico é reenviado na saída até a centralina de controle do motor M10, até a centralina da climatização M70, a centralina do navegador M90 e o autorádio P20.
Do pino 9 do conector B é enviado o consenso para a abertura do porta-malas quando o sinal tacométrico estiver inferior a 2 km/h. (ver Esquema elétrico E3045 ABERTURA DO PORTA-MALAS E TAMPA DE COMBUSTÍVEL).
A lógica interna gerencia dessa forma também o hodômetro total e parcial.
O conta-giros eletrônico recebe o sinal da rotação do motor proveniente da centralina de gerenciamento do motor M10, diferente para cada motorização, ao pino 4 do conector B de E50.
Do pino 20 do conector B é enviado o consenso para o acionamento do vidro traseiro térmico se a rotação estiver superior a 1000 rpm ( ver Esquema elétrico E3030 DESEMBAÇAMENTO DO VIDRO TRASEIRO E ESPELHOS RETROVISORES).
O indicador do nível do combustível é comandado segundo os sinais provenientes colocado no grupo da eletrobomba de combustível: a lógica interna gerencia dessa forma também a lâmpada espia da reserva.
O indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor é gerenciado de modos diferentes e conforme as motorizações:
O transmissor K36 envia um sinal proporcional à temperatura da água do motor - ao pino 15 do conector C de E50.
Um sinal de máxima temperatua chega da centralina do motor M10 ao pino 10 do conector B de E50 e faz acender a espia.

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
C10 massa dianteira esquerda -
C21 massa do painel no suporte do Air bag
C30 massa traseira esquerda
D1 conector dianteiro/painel
D23 conector painel i.e.
D25 conector painel / traseiro esquerdo
D5 junção ABS mais ?antispin
D7 conector dianteiro de recarga
E50 quadro de instrumentos 5560 B
H1 comutador de ignição 5520 A
I40 Interruptor do freio de mão inserido 5550 D
I45 interruptor espia do cinto de segurança 7065 A
K20 sensor (interruptor) desgastes das pastilhas de freio esquerda 3310 A
K21 sensor (interruptor) desgaste das pastilhas de freio direita 3310 A
K25 sensor ( interruptor) nível líquidos dos freios 3330 C
K30 sensor (interruptor) insuficiência de pressão do óleo motor 1084 A
K32 sensor do nível de óleo do motor 1084 A
K36 sensor / transmissor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor 1088 E
M10 centralina do motor 1056 B
M10 centralina do motor 1060 G
M50 centralina do ABS 3340 A
N40 eletrobomba de combustível e medidor de nível 1040 A

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

K21 K32 D5 D23A K30 K36 M50 D7 C10 K20 M45 C21 K25 E50 H1 I45 I40 B1 D1 D25A N40 C30